• Nenhum resultado encontrado

1. INTRODUÇÃO

1.1 METODOLOGIA

A metodologia utilizada na presente pesquisa é a de caráter qualitativo Chizzotti (2014), ou seja, fundamenta seus pressupostos teóricos e metodológicos em um mundo derivado das concepções dos sujeitos e de suas interações com o espaço geográfico e com outros sujeitos, logo, a pesquisa de caráter qualitativo necessita encontrar fundamentos para a análise e interpretação dos fatos que revelem os signos construídos socialmente.

No Quadro abaixo segue a descrição do percurso metodológico da presente pesquisa.

Quadro 1 – Etapas do percurso metodológico

Etapa  Parte/Estratégia  Metodologia/Técnica  Observações 

1a Etapa  etapas, além da revisão e entrega

Fonte: Autoria própria (2021).

A presente pesquisa em sua primeira etapa realizou procedimentos exploratórios objetivando consolidar um levantamento bibliográfico estruturante para

a presente pesquisa. Na segunda etapa foi realizada uma revisão sistemática que possibilitaram fomentar um teórico e prático para a pesquisa, com a finalidade de trazer rigor científico que viabilizasse o percurso metodológico e que as escolhas pelo referencial teórico fossem transparentes e relevantes para o leitor (RAMOS;

FARIA; FARIA, 2014).

Os objetivos da revisão sistemática de literatura, realizada em agosto de 2021 como parte da segunda etapa do percurso metodológico, caracterizaram-se pela construção do estado da arte das pesquisas associadas ao conflito entre EUA e Afeganistão. Nessa perspectiva, o âmbito dessa sondagem contemplou estudos que objetivamente tivessem relação intrínseca entre a ocupação estadunidense e os impactos no território afegão.

A pesquisa exploratória em busca por referências foi feita de 20 de agosto de 2021 até 20 de outubro de 2021, no repositório de artigo científico Google Acadêmico com artigos escritos em inglês e em português. Os termos-chave utilizados nas buscas foram “Afeganistão”, “ocupações Afeganistão” e “Estados Unidos”.

O recorte temporal da primeira revisão sistemática de literatura, associado às investigações sobre as temáticas analisadas, foi realizado entre os anos de 2011 e 2021. A escolha pelo período analisado deve-se ao fato do aumento de produções científicas associadas as mudanças geopolíticas a partir do 11/9 e a ocupações estadunidense no Afeganistão. A pesquisa baseou-se no critério de revisão de pares em documentos associados a artigos, teses e dissertações. O Quadro 1, apresenta a síntese da pesquisa exploratória, realizada em repositórios acadêmicos sobre temas associados a educação geográfica em contextos digitais.

Quadro 2: Resultados da pesquisa exploratória I em banco de dados nacionais pertinentes à revisão sistemática de literatura

Repositório Pesquisas encontradas Pesquisas Relevantes

Google Acadêmico 1250 05

Fonte: Autoria própria, 2021.

Na revisão sistemática de literatura, foram realizadas 02 buscas, e as mesmas palavras-chave, objetivando estabelecer um rigor metodológico e protocolar da pesquisa (RAMOS; FARIA; FARIA, 2014). Foram localizados, assim, 1250

trabalhos. É importante ressaltar que a elevada quantidade de trabalhos achados, não estão necessariamente associados a temática da presente pesquisa, ou não estão escritos em idiomas daqueles que foram considerados oficiais pela pesquisadora deste trabalho, ou não possuem revisão por pares acadêmicos. A autora deste trabalho, considerou relevantes apenas os artigos, teses e dissertações que abordassem objetivamente as implicações geopolíticas da ocupação estadunidense em território Afegão.

Conforme a Figura 1, os temas mais recorrentes encontrados na pesquisa se assemelham aos termos-chave utilizados na busca. Os temas estiveram associados a temáticas como a localização espacial do Talibã, a ocupação soviética, investimentos estadunidenses na indústria bélica, a Guerra ao Terror, o onze de setembro, o Al-Qaeda e sua relação com o Talibã, violência contra mulheres no Afeganistão, o primeiro regime Talibã, fluxos migratórios afegãos a partir de 1996, a ocupação estadunidense e a retirada do Talibã do poder.

Segue abaixo a nuvem de palavras ilustrando as palavras-chave mais recorrentes em resumos de artigos acadêmicos sobre a ocupação estadunidense do Afeganistão durante a pesquisa. É relevante mencionar que quanto maior a palavra, mais ela foi repetida.

Figura 1: Nuvem de palavras ilustrando as palavras mais recorrentes encontradas na revisão sistemática de literatura

Fonte: Autoria própria, 2021

Os textos pesquisados na revisão sistemática de literatura abordam majoritariamente, os motivos por trás da Guerra ao Terror e conforme a Figura 1, pode-se ver as palavras mais recorrentes citadas como “Estado”, “militares”,

“Estados Unidos” e “Afeganistão”. Notáveis também são os termos, “religião”,

“fanatismo religioso”, “terrorismo”, “Guerra ao Terror” e “Guerra Fria”. Pouco se vê, no entanto, termos relacionados a questões humanitárias, com a exceção dos termos “ACNUR”, “refugiados” e “repatriação” são os únicos presentes e configuram entre alguns dos vocábulos de menor escala.

Percebe-se, portanto, que a ocupação estadinidense não teve como objetivo em momento algum a garantia de respeito aos direitos humanos da população afegã, ao contrário do que foi afirmado em 2004 pelo então presidente George W.

Bush. Os motivos por trás dela foram única e exclusivamente a retaliação dos ataques terroristas e o controle das reservas de petróleo e gás natural presentes no Afeganistão – todas as outras ações foram apenas discursos para apaziguar a comunidade internacional ou efeitos colaterais da decisão estadunidense.

Por fim, a organização da presente pesquisa está apresentada da seguinte forma: a introdução que traz a trajetória pessoal do pesquisador e as justificativas da escolha do tema, bem como aspectos da estrutura, como o objeto de investigação, os objetivos e o problema desencadeador da pesquisa.

No capítulo 2, são explicitadas as características geográficas e históricas do Afeganistão que incitam o interesse das potências mundiais e os eventos mais importantes que ocorreram nesse Estado durante o século XX. No capítulo 2, são apresentados os motivos por trás da ocupação estadunidense ao Afeganistão.

Nessa perspectiva, no capítulo 3, estão descritas as consequências da ocupação estadunidense para o Estado Afegão. No capítulo 4, é apresentado possíveis cenários geopolíticos para o Estado e o povo Afegão após a saída das tropas dos EUA. E finalizando, nas Considerações Finais, é apresentada uma reflexão sobre as consequências para o cenário geopolítico Afegão pós ocupação Estadunidense.

Documentos relacionados