• Nenhum resultado encontrado

5.3 ELEMENTOS COGNITIVOS

5.3.3 Metodologia de Gestão de Projetos

Durante a análise documental realizada nos editais fontes de evidência, foi evidenciado um novo elemento cognitivo considerado fundamental na execução de projetos de software e, portanto, constante nas contratações realizadas pela APF: a metodologia de gestão de projetos.

A gestão de projetos é tema de grande relevância no âmbito da terceirização do desenvolvimento de software, cuja abordagem encontra-se diretamente relacionada à necessidade de definição e implantação de processos, por intermédio dos quais seja possível controlar a sua execução pelo conhecimento prévio do efeito das suas respostas (VAZQUEZ; SIMÕES; ALBERT, 2010). Muito embora não faça parte do modelo de pesquisa, as evidências indicaram o uso assíduo de procedimentos de gestão de projetos, ganhando destaque como importante referência o Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamentos de Projetos ou PMBOK (sigla em língua inglesa) (PROJECT MANAGEMENT BODY OF KNOWLEDGE, 2004), que é um conjunto de boas práticas em gerência de projetos constituído pelo PMI (Project Management Institute).

No âmbito de conhecimento fornecido pelo PMBOK, um projeto é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. Para atender a esses objetivos, a gestão do ciclo de vida de projetos é dividida processos agrupados em nove áreas, as quais são apresentadas no Quadro 15.

Quadro 15 - Processos de gerenciamento de projetos do PMBOK

Área / Processos de

Gerenciamento Descrição

Integração

Processos e atividades que integram os diversos elementos do gerenciamento de projetos, que são identificados, definidos, combinados, unificados e coordenados dentro dos grupos de processos de gerenciamento de projetos. Desenvolve os seguintes artefatos no âmbito do projeto:

1. O termo de abertura;

2. A declaração do escopo preliminar; 3. O plano de gerenciamento.

Também realiza as atividades de orientação, gerenciamento, monitoramento, controle da execução e de mudanças, e encerramento do projeto.

Escopo

Processos envolvidos na verificação de que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o trabalho necessário, para que seja concluído com sucesso, realizando as atividades de planejamento e definição do escopo, criação da Estrutura Analítica do Projeto (EAP), verificação e controle do escopo.

Tempo

Processos relativos ao término do projeto no prazo correto realizando a definição, o sequenciamento, a estimativa de recursos, a estimativa de duração, todas no âmbito das atividades do projeto, além do desenvolvimento e controle do cronograma estabelecido para o projeto.

Custos

Processos envolvidos em planejamento, estimativa, orçamentação e controle de custos, de modo que o projeto termine dentro do orçamento aprovado, consistindo na realização de estimativa, orçamentação e controle dos custos do projeto.

Qualidade

Processos envolvidos na garantia de que o projeto irá satisfazer os objetivos para os quais foi realizado, consistindo na realização do planejamento, garantia e controle da qualidade.

Recursos Humanos

Processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto, consistindo na realização do planejamento, contratação ou mobilização, desenvolvimento e gerenciamento da equipe do projeto. cont.

Área / Processos de

Gerenciamento Descrição

Comunicações

Processos relativos à geração, coleta, disseminação, armazenamento e destinação final das informações do projeto de forma oportuna e adequada, consistindo na realização de planejamento das comunicações, distribuição das informações, gerenciamento das partes interessadas e geração do artefato relatório de desempenho.

Riscos

Processos relativos à realização do gerenciamento de riscos em um projeto, consistindo na realização do planejamento do gerenciamento de riscos, identificação, análise qualitativa e quantitativa de riscos, planejamento de respostas a riscos e monitoramento e controle de riscos.

Aquisições

Processos que compram ou adquirem produtos, serviços ou resultados, além dos processos de gerenciamento de contratos, consistindo na realização do planejamento de compras e aquisições, planejamento de contratações, solicitação de respostas de fornecedores, seleção de fornecedores, administração e encerramento do contrato.

Fonte: PROJECT MANAGEMENT BODY OF KNOWLEDGE (2004).

No âmbito da contratação do serviço de desenvolvimento de software na APF, a gestão de projetos auxilia no gerenciamento da execução contratual, permitindo um maior controle sobre os artefatos de software produzidos pela contratada (BRASIL, 2011a). Nesse sentido, busca-se exigir que o preposto – ou representante principal do fornecedor junto ao cliente – exerça a gestão dos projetos que lhe forem repassados, sendo desejável, inclusive, certificação PMI. Essa exigência facilitaria o relacionamento cliente-fornecedor, tendo em vista que a linguagem comum, proporcionada pelo PMBOK, induziria à melhor qualidade de comunicação entre as partes, favorecendo a entrega de produtos com qualidade e dentro dos prazos esperados.

O edital MRE-001/2011 evidencia o uso do PMBOK, conforme excerto apresentado a seguir, destacando-se em negrito a principal expressão:

5.2.3. Toda Ordem de Serviço encaminha deverá ter como resultado um artefato que agregue valor ao negócio e/ou processo de desenvolvimento e será orientada, padronizada e conduzida pela Metodologia de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas (MDMS) do MRE, constante no anexo III e por modelos de desenvolvimento, qualidade e gestão de projetos amplamente aceitos, tais como CMMI e PMBoK.

A existência de uma estrutura formal de gestão de projetos também influencia na capacidade da organização pública em gerenciar a criação e realização de novos produtos, principalmente àqueles que desdobram em contratações de TI. Notadamente o desenvolvimento de software, os projetos que envolvem a construção ou manutenção de SI necessitam de processos de apoio ao PS que busquem controlar o sequenciamento da execução do projeto, de modo a torná-lo o mais adequado possível, dentro dos padrões de qualidade exigidos pela organização pública (BRASIL, 2011a). A Figura 14 sintetiza a visão

do ciclo de vida de um projeto no âmbito dos processos definidos no PMBOK que podem ser incorporados ou atuarem de forma complementar ao PS da organização.

Figura 14 - Visão do ciclo de vida de projeto

Fonte: PROJECT MANAGEMENT BODY OF KNOWLEDGE (2004).

A comunicação eficiente realizada entre os usuários do cliente e os técnicos do fornecedor, e mesmo entre os próprios técnicos, está entre as atividades mais desafiadoras em um projeto de desenvolvimento de software (PRESSMAN, 2006). Nesse sentido, sob enfoque cognitivo, a existência de uma metodologia de gestão de projetos facilita o processo de comunicação entre as partes (KHAN et al., 2011). Assim, o uso de procedimentos para o gerenciamento de projetos tem o potencial de aumentar as probabilidades de sucesso na sua realização contribuindo, assim, para o êxito do processo de terceirização.