• Nenhum resultado encontrado

Metodologia Design for Sustainability ou D4S

CAPÍTULO VI | METODOLOGIAS, MÉTODOS E

33.6. Temas específi cos para o processo de P&D

33.6.2. Metodologia Design for Sustainability ou D4S

A metodologia D4S foi divulgada pela primeira vez em 2007, na publicação “Design para a Sustentabilidade: Uma abordagem prática para economias em desenvolvimento”; foi desenvolvida a partir do trabalho de viersos pesquisado- res, em parceria com o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP) e teve o apoio fi nanceiro da agência alemã InWent.

A D4S resultou de um amplo trabalho iniciado pela UNEP no fi nal da déca- da de 90, e de um trabalho desenvolvido pela InWEnt com micro e pequenas empresas de países em desenvolvimento em 2005, entre outras iniciativas, e tem como objetivo principal possibilitar o a disseminação do design para a sustentabilidade em países em desenvolvimento.

A parte metodológica da publicação supracitada (Parte II) está organizada em três fases: Avaliação de Necessidades, Redesign e Benchmarking.

A fase 01 (Análise das necessidades - Quadro 27, página seguinte) busca coletar e analisar dados econômicos em nível macro (nacional), meso (setorial) e micro (empresa) que sejam relevantes para o projeto, além de mapear como acontece o processo de inovação local e quem o promove. Com isto, defi ne-se um Plano de Ação para o projeto a ser desenvolvido. A análise de necessida- des envolve o uso de oito formulários (worksheets). Embora esta etapa esteja orientada à implementação do D4S em nível nacional nos países, o nível meso (setor) e micro (empresa) podem ser úteis para o estudo desta tese, na medida em que podem ser aplicados de forma parcial para a compreensão das neces- sidades relativas aos resíduos sólidos em um determinado setor e/ou empresa. A fase 02 (Redesign - Quadro 28, página seguinte) abrange a formação da equipe de Design, avaliação dos interesses e ganhos para a empresa, escolha do produto e seus drivers de sustentabilidade, avaliação do impacto, desen- volvimento da estratégia e briefi ng, geração e seleção de idéias, conceitos e implementação.

A fase 03 (Benchmarking - Quadro 29, página seguinte) busca estabele- cer comparações entre produtos a partir de critérios ambientais, e envolve dez etapas que podem ser realizadas por meio de dez worksheets ou de uma worksheet simplifi cada.

A metodologia D4S apresenta pelo menos duas características particular- mente interessantes: considera de forma estruturada questões tanto de susten- tabilidade social quanto ambiental (drivers), e propõe uma abordagem adequa- da a pequenas e médias empresas de países em desenvolvimento, com o uso de ferramentas e métodos e baixa complexidade e custo.

Por este motivo, vários dos recursos do D4S foram selecionados para inte- grar o modelo de processo de P&D, para aplicação não apenas no desenvol- vimento de produtos mas também adaptados para a P&D em novos materiais, uma vez que os materiais também são considerados nesta tese como um pro- duto a ser desenvolvido.

A metodologia D4S difere do processo de P&D em novos materiais na me- dida em que não haverá um produto inicial de uma empresa para ser redese-

FASE 1 - ANÁLISE DE NECESSIDADES

Nível Tema Worksheet

Nível 1 - projeto Objetivos

Benefi ciários Ganhos para cada um

N1

Nível 2 – economia nacional (ma- cro)

Coleta de dados Produto interno bruto (PIB)

Índice de desenvolvimento humano (IDH) Importações e exportações

Setor agrícola, industrial e de serviços Grandes indústrias e pequenas e micro Papel do setor informal

Aspectos do DS Seleção dos setores

N2 N3 N3 N3 N3 N3 N3 N3 N4 Nível 3 – setor (meso) Análise SWOT do setor

Critérios para seleção da empresa

N5 N6

Nível 4 – empresa (micro) Identifi cação da estratégia de inovação em DS Empresa de produto e empresa de capacidade

N7

Plano de ação de avaliação das ne- cessidades em DS

Mapas mentais / O que? Por que (pessoas, lucro, planeta)? Quem? Como? (Atividades), Quando? (Tempo), Imagem do projeto e Financiadores)

-

Quadro 27. Estrutura da

1ª fase - Análise de ne- cessidades - da metodo- logia D4S, com os níveis, temas e formulários de trabalho (worksheets) (Elaborado pelo autor com base em D4S, 2007).

FASE 2 - REDESIGN

Passo Detalhes Work-

sheet 1. Criação da equipe e

planejamento do pro- jeto

Máx. 6 pessoas

Capacidade criativa/de decisão/de comunicação/multidisciplinar/organização/operacional Cronograma

R1

2. SWOT e ganhos para a empresa

Capacidade de inovação da empresa: - Forças, fraquezas, ameaças e oportunidades

Defi nir direcionadores do DS: pessoas, lucro e planeta. Pesos iguais ou diferenciados. Objetivos: o que a empresa:

- deve fazer (legislação e /ou demandas)?

- quer fazer (redução de custo, posicionamento de mercado e responsabilidade corporativa)? - pode fazer (capacidade fi nanceira, recursos humanos, capacidade de inovação)?

R2

3. Seleção do produto Resultado dos direcionadores do DS, e alinhado com os objetivos da empresa Deve ter potencial de mudança e ser relativamente simples.

R3

4. Diretrizes de DS para o produto

Determinar e priorizar os direcionadores de DS para o produto R4

5. Avaliação de impac- tos do DS

Criação da árvore de processo do CV e localização física Defi nição do cenário de uso e unidade funcional Identifi cação dos critérios de impacto de DS Preenchimento da matriz de impacto Priorizando os impactos de DS

R5

6. Estratégia de DS e briefi ng de design para DS

Roda de estratégia em DS para escolha de duas entre as 7 possíveis estratégias de design Montagem do briefi ng

R6

7. Geração e seleção da idéia

Técnicas possíveis:

- usando idéias coletadas na avaliação de impactos do DS e dos direcionadores de DS - utilizando a roda de estratégia de DS para o brainstorming

- utilizando as regras

- outras técnicas de criatividade (635, brainwriting, analogias), seleção, clusterização Avaliar cruzando valores e critérios

Avaliar com base no tempo (curto e longo prazo)

R7

8. Desenvolvimento de conceitos

Caixa morfológica para combinações de conceitos

Tabela de avaliação qualitativa (bom, sufi ciente, pobre) ou quantitativa (0 a 10)

R8

9. Avaliação Avaliar a partir dos direcionadores e objetivos colocados no passo 2 R9 10. Implementação e

sequência

Prototipagem e testes: avaliação da performance sustentável

Teste de marketing: avaliação das reações do consumidor aos aspectos sustentáveis Estratégia de comunicação: explicitar ou não aspectos sustentáveis

Monitoramento da performance sustentável para revisões no produto

R10

Quadro 28. estrutura da

2a fase - Redesign - da metodologia D4S (Elabo- rado pelo autor com base em D4S, 2007).

FASE 3 - BENCHMARKING

Passo Questão norteadora

1. Defi nindo objetivos Quais são os objetivos do benchmarking?

2. Escolhendo o produto Quais produtos dos concorrentes serão escolhidos para comparação? 3. Unidade funcional Qual é a unidade funcional e os limites do sistema para comparação? 4. Áreas focais Quais as áreas focais para a comparação?

5. Parâmetros Como as áreas focais podem ser convertidas em parâmetros mensuráveis? 6. Sessão de desmontagem Como organizar a sessão de desmontagem?

7. Resultados Como processar e comparar os resultados do benchmarking? 8. Opções de melhoria Como revisar os resultados e gerar ideias de melhoria? 9. Priorizando opções Como avaliar e priorizar as ideias de melhoria? 10. Implementação Como implementar as melhorias?

Quadro 29. estrutura da 3a fase - Ben-

chmarking - da metodologia D4S (Elaborado

pelo autor com base em D4S, 2007). nhado (Redesign). Por isso, as ênfase não será em analisar estrategicamente uma empresa já defi nida e seu mercado (Fase 1 do D4S), nem no redesign dos seus produtos (Fase 2) ou comparação com concorrentes (Fase 3), mas sim em compreender os problemas relativos a um determinado resíduo sólido gerado por uma empresa e a partir dele explorar possibilidades de geração de valor.

Apesar disso, várias das ferramentas podem ser utilizadas, pois são aplicá- veis também ao desenvolvimento de materiais, produtos e serviços. Também a ideia de se ter um formulário (worksheet) para cada ferramenta será aproveitada no modelo de P&D. Finalmente, a proposta de formação da equipe (Passo 1 da Fase 2) também será aproveitada, incluindo a sugestão de equipes enxutas de trabalho, com até seis membros.

Documentos relacionados