• Nenhum resultado encontrado

Análise dos factores críticos

2. Metodologia do questionário

O questionário foi construído com base em cinco blocos de questões que foram considerados como os pontos-chave da matéria em discussão, a saber:

1. Circuito dos medicamentos 2. Comércio paralelo

3. Venda de medicamentos através da Internet

4. Autoridades reguladoras e enquadramento legislativo 5. Contrafacção

2.1 Escolha da escala

A escala escolhida foi a linear numérica, em que os itens de um questionário avaliam uma única dimensão de uma variável, que se distribui ao longo de um gradiente de intervalos iguais e lineares. A escala numérica possui os extremos etiquetados, sendo mais fácil para o inquirido responder às questões colocadas, e facilita a análise e interpretação dos resultados.

A numeração escolhida foi a de 1 a 10, correspondendo o 1 a “discordo totalmente” e o 10 a “concordo totalmente”. Para os casos de desconhecimento ou de não existir opinião, foi considerada a resposta “Não Sabe/Não Responde” (NS/NR).

Nas questões 3.4 e 3.5 foi considerado outro tipo de resposta, sem escala, apenas de escolha das opções apresentadas.

2.2 Universo

A escolha da população-alvo teve por objectivo abranger profissionais especialistas na área dos Assuntos Regulamentares, Distribuição, Logística e Indústria Farmacêutica. Como tal, os questionários foram enviados para o colégio de Assuntos Regulamentares da Ordem dos Farmacêuticos, para o colégio de Indústria Farmacêutica da Ordem dos Farmacêuticos, para o grupo de distribuição grossista da Ordem dos Farmacêuticos, para a Associação de Grossistas de Produtos Químicos e Farmacêuticas –

GROQUIFAR, para a Associação dos Profissionais de Registos e Regulamentação Farmacêutica – APREFAR e para as 3 edições da pós-graduação em Regulação e Avaliação do Medicamento e Produtos de Saúde (RAMPS) da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

2.3 Validação do questionário

Foi realizado um pré-teste ao questionário, dado que se considerou provável não se conseguir prever todos os problemas e/ou dúvidas que poderiam surgir durante a aplicação do questionário.

Como tal, o questionário foi enviado para 10 pessoas, consideradas especialistas na área de aplicação do questionário, de forma a procederem à validação do mesmo. Destas 10 pessoas responderam 7, pelo que foi obtida uma taxa de resposta de 70%.

Os currículos abreviados dos especialistas que responderam à fase de validação são apresentados de seguida:

Nome CV abreviado

Ana Paula Martins

Farmacêutica, Mestrado em Epidemiologia e Doutoramento em Farmácia Clínica, Directora de External Affairs da MSD Portugal, Professora Auxiliar convidada da Faculdade de Farmácia de Lisboa.

Branca Barata

Licenciatura em Ciências Farmacêuticas, Universidade de Lisboa, 1988. Especialista Registos Regulamentação Farmacêutica conferido pela Ordem dos Farmacêuticos em 98/11/12. Directora do departamento de Medical Affairs Roche Farmacêutica Química Lda – que engloba a área regulamentar, farmacovigilância, ensaios clínicos, qualidade, farmacoeconomia, preços e informação científica.

Fernanda Aleixo

Licenciada em C. Farmacêuticas - opção de Indústria, pela FFUL, em 1987. Especialista em Assuntos Regulamentares pela OF em 1997. 21 anos de experiência na Indústria Farmacêutica, nas áreas de Assuntos Regulamentares (incluindo preços e comparticipações), Qualidade na perspectiva de distribuição grossista e auditora, Vigilância (medicamentos e produtos de saúde) e informação científica.

Nome CV abreviado Fernanda

Mendes

Licenciada em Ciências Farmacêuticas e Mestre em Regulação e Avaliação de Medicamentos e Produtos de Saúde, ambos pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Começou a sua actividade profissional na área regulamentar do medicamento em 1998 na Schering-Plough Farma na vertente dos medicamentos de uso humano e em 2000 assume funções como Regulatory

Affairs Manager/Directora Técnica na Schering-Plough Veterinária, na área dos

medicamentos/produtos veterinários. Em 2002 passa a exercer funções de Drug

Regulatory Affairs na Novartis Farma e desde 2004 assume funções de

Regulatory Affairs Manager/Directora Técnica da Pierre Fabre Médicament. Membro da APREFAR desde 1999 assumiu funções de Direcção nos biénios 2003/2005 e 2006/2008.

Heitor Costa

Licenciado em Medicina, com pós-graduação em Farmacoepidemiologia e MBA em Gestão e Engenharia da Qualidade. Na área dos medicamentos e produtos de saúde, desempenhou no INFARMED, sucessivamente, funções técnicas no Centro Nacional de Farmacovigilância, Secretário Executivo da Comissão de Avaliação de Medicamentos, Coordenador da Unidade de Vigilância de Produtos de Saúde, Director de Avaliação de Produtos de Saúde, Presidente da Comissão de Avaliação de Dispositivos Médicos de Diagnóstico In vitro e Director de Medicamentos e Produtos de Saúde. Integrou diversos grupos de trabalho da Comissão e do Conselho da União Europeia, bem como da EMA, sobre medicamentos humanos e veterinários, dispositivos médicos, cosméticos e produtos homeopáticos. Em junho de 2005 ingressou como Director Médico do Grupo Medinfar, tendo, em Outubro de 2006, passado a coordenar uma Área que inclui os departamentos Médico, de Assuntos Regulamentares e de I&D. Em Agosto 2009 ingressou na Sanofi-Aventis como Director de relações insitucionais e comunicação. Hernâni Sério Ver Anexo 2. João Norte

Licenciatura em Ciências Farmacêuticas pela FFUL. Função actual: External

Affairs Manager da Merck Sharp & Dohme, Lda, desde Março de 2003. Funções

anteriores: INFARMED: Director de Avaliação de Medicamentos de Uso Humano (2001-2003); Director de Gestão de Informação (2000-2001); Outros: Membro da Direcção da Associação Portuguesa de Economia da Saúde (2006- 2008).

Não foram obtidos comentários que tenham produzido alterações no questionário, pelo que este permaneceu inalterado.

2.4 Período do questionário

O questionário foi enviado a 30/09/2008 e as respostas foram aceites até 9/11/2008.

2.5 Amostra

Conforme referido, o questionário foi enviado para alguns grupos, sendo que o número de pessoas por cada um destes, indicado à data de envio do questionário, era de:

APREFAR: 300 pessoas GROQUIFAR: 15 empresas

Pós-graduações em RAMPS: 130 pessoas

Ordem dos Farmacêuticos (Colégio de Indústria, colégio de Assuntos Regulamentares e grupo de distribuição grossista): 100 pessoas

Como tal, estimou-se que tenha sido enviado um máximo de 545 questionários.

Dos vários grupos, apenas o das pós-graduações em RAMPS continha os endereços electrónicos dos inquiridos acessíveis. Relativamente aos restantes grupos, os questionários foram enviados pelas próprias entidades, por motivo de os endereços electrónicos serem de natureza confidencial. Porém, pensa-se que entre os vários grupos existia um número elevado de pessoas que se repetia, por pertencerem simultaneamente a mais do que um grupo, o que não era possível quantificar.

Desta forma, considerando que o número total de respostas obtidas foi de 71, concluiu- se que a taxa de resposta foi igual ou superior a 13%, com base nos 545 questionários enviados.

Os inquiridos dispunham de três áreas profissionais chave para responder no questionário, nomeadamente, assuntos regulamentares, distribuição, logística, dando-se a possibilidade de escolher “outras”, no caso de a área profissional não se enquadrar em nenhuma das anteriores.

Numa primeira abordagem, procedeu-se à segmentação do conjunto de perguntas contidas no questionário em dois grupos: o que contém as “variáveis de classificação”, referentes ao estatuto socieconómico-demográfico da população inquirida (idade, sexo e

área profissional), e o que contém as questões ligadas ao próprio objecto do inquérito (variáveis factuais e/ou de opinião associadas ao tema a investigar).

Com o apuramento do inquérito pretendeu-se utilizar as variáveis do primeiro grupo, para estabelecer grelhas de tabulação que permitem explicar o comportamento das variáveis do segundo grupo, assim como compreender a tendência de opinião em cada uma das questões colocadas.

As tabulações cruzam as variáveis duas a duas, dando origem a um quadro de dupla entrada, contendo o número de casos em que ocorre intersecção das partições de cada variável.