• Nenhum resultado encontrado

Metodologia em sala de aula/Estratégias didáticas

No documento ALESSANDRA KRAUSS WIECZORKIEVICZ (páginas 66-70)

3.2 PRÁTICAS DE ENSINO DE SOCIOLOGIA

3.2.1 Metodologia em sala de aula/Estratégias didáticas

As metodologias e estratégias são a base para a promoção do conhecimento sociológico em sala de aula, pois são as ferramentas de trabalho utilizadas pelos professores nas aulas de Sociologia, com o direcionamento para o desenvolvimento do pensamento crítico e a formação cidadã.

Esse trabalho é fundamental na construção desses atributos na vida do aluno de ensino médio. Nesse aspecto, em relação as metodologias e estratégias, algumas pesquisas apresentaram contribuições. Mota (2005, p. 102) relata situações em sua pesquisa.

A forma como conduzem suas aulas realiza diferentes maneiras dos estudantes conduzirem o seu pensamento. E mudanças pequenas no cotidiano escolar, como as disposições das classes, a não-centralização das aulas na figura do professor, os trabalhos e pesquisas em grupos auxiliam na construção de práticas e concepções de ensino e aprendizagens consoantes com exercícios de fato críticos e cidadãos.

Isso é apresentado nos relatos de alguns professores de Sociologia, quando mencionada a diversidade nas estratégias e metodologias utilizadas em sala de aula, não de uma forma uniforme, mas ampla para as aulas de sociologia.

Uma das estratégias que eu uso, é sempre, estou trabalhando para preparar minha aula, conforme os conteúdos que serão aplicados em diferentes séries, uso também alguns vídeos para contextualização posteriormente e trabalho com seminários ou debates em sala de aula, e procuro fazer através de uma forma de apurar o senso crítico do aluno, também buscar eles, é a escrita, através de interpretação de textos e a escrita para que esses possam ampliar os seus conhecimentos e também debater sobre o assunto que está sendo trabalhando entre as aulas (P3).

Aulas expositivas, dialógicas, textos, vídeos. A metodologia deve ser flexível, de modo a respeitar o contexto no qual estão inseridos os educandos (P5).

Quadro e giz em seguida explicação, leitura do livro didático algumas vezes), vídeos, estratégias: alguns alunos aprendem mais ouvindo, outros escrevendo, ou assistindo algo, por isso, estas metodologias atingem mais pessoas (P6).

Teórica, slides, dinâmicas, caracterização onde os alunos resgatam parte da história, filmes, vídeos (P7).

Textos, oralidade, debates (P8).

Aula dialógica, procuro meios de envolver os educandos nas questões de forma crítica. Leitura formal com realidade dos educandos (P9).

Aulas expositivas, artigos, resenhas, mídias, vídeo-aulas (P12).

Aulas expositivas, dialogadas, trabalhos individuais, duplas, trios, pesquisas, projeções em slides, atividades como criação de panfletos, plaquinhas (campanhas) e júri-simulado, entre outros (P13).

Aulas expositivas, dialogadas, seminários e dinâmicas (P14).

Aulas expositivas, uso de livro didático, charges, filme, prova, exercícios e seminários (P15). Uso muito aula expositiva e dialógica, muito bastante demais, mais eu acho que eu tenho gostado mais, percebi foi os debates, mais debatido nas aulas, é claro que a escola não pode impor a sua opinião, e eles vão construindo a própria opinião, mais interessante para eles e menos perigosa para a gente (P16).

Percebe-se que o uso de algumas estratégias é mencionado por vários professores, que é o caso dos vídeos usados em sala de aula. Estratégia utilizada pelos professores: P3, P,5, P6, P7 e P12.

O vídeo é uma tática conhecida na literatura, como estratégia didático, por ser um recurso midiático inserido nas salas de aulas. Silva (2010, p. 93) comenta sobre a importância desse recurso didático.

O uso dos recursos midiáticos, em especial o vídeo, pode ser considerado um excelente instrumento pedagógico. A partir dele podemos abordar, por meio da exibição ou da produção, temas diversos de forma interdisciplinar O vídeo em sala de aula possibilita o despertar da criatividade à medida que, estimula a construção de aprendizados múltiplos, e a partir da exploração da sensibilidade e das emoções dos alunos, além de contextualizar conteúdos variados. A partir desse conjunto de possibilidades, o professor pode conduzir o aluno a aprendizados significativos que fomentem princípios de cidadania e de ética.

Nesse direcionamento, outra estratégia apresentada pelos professores P3, P8 e P16 é o debate em sala de aula. Essa estratégia, segundo (ALTARUGIO; DINIZ; LOCATELLI, 2009, p. 27), “se apresenta como um método alternativo que oferece aos alunos a oportunidade de exporem suas ideias prévias a respeito de fenômenos e conceitos científicos em um ambiente estimulante’’. Sendo, um meio do aluno, participar das aulas, com a possibilidade de expor seus posicionamentos e ouvir dos demais colegas. Almeida e Costa (2017, p. 18973), complementam “O debate é um recurso que propicia o enfrentamento de “diferentes pontos de vista”.

Além do debate como estratégia, foi apresentado pelos professores P3, P14 e P15, o seminário como estratégia utilizada nas aulas. Carbonesi (2014, p. 07), comenta sobre:

[...] o uso da técnica de seminário como procedimento avaliativo que possibilita ao aluno desenvolver competências e habilidades no que se refere à pesquisa, à autonomia na busca de conhecimento, ao trabalho em grupo, à comunicação e o posicionamento crítico/reflexivo verbalizado do educando no decorrer do processo de organização e resultado do trabalho proposto.

Outra estratégia, mencionada pelos professores P5, P12, P13, P14 e P15, é a aula expositiva. Machado (2017, p. 24914), comenta a respeito da aula expositiva, “caracterizando-se como uma atividade dinâmica, participativa e estimuladora, na perspectiva de superar a passividade, e favorecer análises e discussões críticas que resultaram numa forma peculiar a produção de novos conhecimentos. Os slides são estratégias utilizadas pelos professores P7 e P13. Os autores, Andrade, Cadena e Coutinho (2014, p. 01-02) falam em relação a sua importância em sala de aula.

As apresentações de slides se popularizaram entre professores por qualidades como a facilidade de congregar linguagens diversas (imagens, esquemas, vídeos), a praticidade na exposição de conteúdos auxiliares e mesmo a possibilidade de reprodução em diversas turmas.

Os filmes, também são utilizados em sala de aula, apresentados pelo professor P7 como uma das estratégias didáticas. Coelho e Viana (2011, p. 92), ressaltam:

O uso de filmes em sala de aula pode tornar as aulas dinâmicas e o cotidiano escolar passa a ser menos cansativo para professores e alunos. Outro ponto importante é que filmes tornam os alunos mais interessados, pelo fato de a aula “fugir” do comum, mas sempre relacionada ao conteúdo programático da disciplina.

Outra estratégia, mencionada pelos professores P3, P5 e P8, é a utilização de textos nas aulas. Em relação a importância dessa estratégia, os autores Rabelo e Silva (2013, p. 02-03), comentam:

A leitura é a melhor forma de conhecimento das diversas realidades e culturas do mundo. Por intermédio dela é que se aprende a formar o olhar de entendimento de mundo ao redor. [...] A sociedade, atualmente, “exige um cidadão com capacidade de entender, analisar e resolver problemas. Com isso, pode-se afirmar que a interpretação análise e resolução estão diretamente relacionadas à capacidade de leitura”. [...] No contexto escolar, “a leitura tem sido, fundamentalmente, um objeto de ensino.

Nessa mesma direção de leitura e análise, o professor P3, comentou que utiliza em suas aulas a estratégia da interpretação de texto. Teotonio, et al. (2013, p. 03), falam em seu trabalho, sobre a implicância dessa estratégia, para a formação do aluno.

Interpretação de texto é o ato de ler, analisar e refletir o texto, procurando ter uma visão geral do assunto, verificando com atenção e cuidado o enunciado nas entrelinhas para melhor entender e compreender o sentido da leitura. [...]O incentivo à prática da leitura para aquisição do conhecimento, para melhor compreensão da realidade que lhe cerca é de fundamental importância no desenvolvimento pessoal e social do aluno, desde as primeiras etapas de iniciação à leitura. Para que o indivíduo tenha facilidade em adquirir compreensão de textos lidos, é necessário que ele pratique diversas atividades orientadas pelos professores, seja dedicado à leitura e tenha um conhecimento prévio dos assuntos, para assim desenvolver melhor sua habilidade de entender o que lê. [...] tudo isso contribui para o cidadão leitor interpretador, esclarecido e competente, onde o professor é um grande contribuinte neste processo de aquisição de conhecimentos.

Como se vê, a diversidade de metodologias e estratégias é enorme, cada professor apresenta seu modo individualizado de trabalho, não havendo uma forma única a qual todos os professores devam seguir. Porém, como são professores, de vários municípios, o modo como trabalham se diferencia, cada município e escola tem suas peculiaridades, desde os recursos disponíveis, cultura organizacional e o modo como aqueles professores organizam e planejam suas aulas.

Todos os dados apresentados pelos professores, em relação a metodologia e estratégias, são embasados em vários aspectos sociais, como a questão cultural e social de cada município. As disparidades nas respostas dos professores apresentam isso, são diversas as metodologias e estratégias adotadas pelos professores de Sociologia, de 6 municípios distintos.

Os autores Bodart e Silva (2016, p.184) argumentam referente a importância das metodologias e estratégias no processo de ensino em Sociologia. “Embora exista uma prática docente própria de cada professor, algumas ferramentas são consideradas fundamentais, especialmente quando se busca um ensino estimulante”. Nóvoa (1995, p.16-17), complementa “cada um tem o seu próprio modo de organizar as aulas, de se movimentar na sala, de se dirigir aos alunos, de utilizar os meios pedagógicos”. Pela individualidade de cada professor trabalhar e preparar sua aula, estimula-se o interesse no aluno.

Esse interesse que os alunos devem ter pelas aulas de Sociologia, é decorrente das diversas formas de trabalhar, fazendo com que esse aluno, tenha vontade de aprender Sociologia. Em relação as diversas estratégias, são mencionados pelos professores, fator que deve ser considerado pela questão da organização da escola, na elaboração do plano de trabalho, ou pela experiência em sala de aula, vivência do professor, adaptação de acordo com a realidade escolar e do aluno, disponibilidade de tempo na programação das aulas, dedicação exclusiva do professor na disciplina de Sociologia e disponibilidade de materiais pedagógicos disponibilizados na escola. Vejamos:

Na verdade a gente tem usado é o livro didático a gente usa o livro didático eu uso meu material próprio né e as pesquisas as coisas que eu faço e a gente trabalha no sentido às vezes de debates com os alunos de apresentação de um texto para debater a realidade às vezes passa alguns textos no quadro negro algumas coisas que sejam mais curtas para ele mas é assim aqui na escola a gente é muito limitado né porque nós não temos Datashow para todo mundo tem um só para toda a escola, escola gigantesca então em matéria de metodologia assim para a gente poder fazer um trabalho é nós estamos assim tanto quanto limitados mas enfim é no campo da sociologia como uma área onde existem a abstração da realidade onde a gente analisa a realidade eu acho que dá para trabalhar na sala de aula com textos né dá para trabalhar com debates, seminários e pesquisas é mais ou menos nessa área que Caminha no campo da sociologia e sempre trazendo do processo histórico para realidade no momento contemporâneo, acho que isso não pode faltar é isso que faz a sociologia ser uma disciplina quem é que cria um efeito sobre os alunos (P1).

Textos, aulas dinâmicas, filmes, seminários, teatro, projetos, música, curta metragem e metodologias ativas (P2).

Aula expositiva, discussão, debates, recursos audiovisuais, estudos de caso e dramatização (P4).

Aulas expositivas e dialógicas, com o uso de diversos instrumentos didáticos e pedagógicos: projetor, revistas, jornais etc (P10).

Apostilas Ayrton Senna- Obrigatória do Programa. Livro didático sociologia em movimento. Leituras, produções textuais, provas, vídeos, análises de textos, outros (P11).

Todavia, apesar das situações cotidianas enfrentadas pelos professores referentes as limitações dos recursos pedagógicos, formação dos professores, a experiência no magistério em Sociologia, a complementação de carga horária em outras disciplinas e a deficiência na formação continuada, mesmo assim esses professores oportunizam várias metodologias a seu aluno na construção do conhecimento sociológico.

Nessa direção, a realidade atual da Coordenadoria Regional de Educação de Canoinhas, é que cada professor apresenta estratégias e metodologias diferenciadas, de acordo com sua realidade e como analisa ser a melhor forma de trabalhar. Percebe-se que esses professores utilizam muitas estratégias para fazer com que seu aluno de ensino médio, produza o conhecimento da sociologia.

No documento ALESSANDRA KRAUSS WIECZORKIEVICZ (páginas 66-70)