• Nenhum resultado encontrado

O que é cidadania?

No documento ALESSANDRA KRAUSS WIECZORKIEVICZ (páginas 101-104)

3.4 O PAPEL DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

3.4.4 O que é cidadania?

O conceito de cidadania é utilizado na disciplina de Sociologia, seja pelo fato de estar atualmente atrelado a uma das funções do conhecimento sociológico, que seria formação cidadã para o exercício pleno da cidadania, ou como conteúdo do entendimento dos direitos e deveres, algo que está direcionado ao pensamento crítico de uma sociedade. Mota (2005, p. 96) salienta “De um modo geral, defensores do retorno da sociologia aos programas curriculares argumentam sua importância

em razão de uma formação para a crítica e para a cidadania. Percebe-se a importância desse conceito nos estudos sociológicos, para o exercício das relações sociais”.

Nesse viés, o que é cidadania? Resês (2007, p. 191) comenta: “a cidadania é o cotidiano, pois a vida cotidiana é a vida de todo o homem. Toda a ação do homem está ligada ao cotidiano, mesmo as ações políticas e sociais”. Melo (2016, p. 339), salienta:

[...] cidadania tem origem dupla, expressando na vertente grega o direito e a capacidade de participação direta nos destinos da coletividade e na acepção latina, o vínculo de dependência jurídica entre o indivíduo e o Estado. [...] a cidadania avançou de sua dimensão civil para a conquista popular de direitos políticos e sociais.

Mota (2005, p. 97) complementa:

Entretanto, mais do que uma definição jurídica e um “conteúdo” de sala de aula, cidadania implica valores e práticas que envolvem o cotidiano das pessoas. Esses valores e práticas fundamentam-se e constroem-se em uma moralidade, cuja natureza é sempre historicamente condicionada.

A cidadania está atrelada ao coletivo, com um direcionamento para as relações que acontecem no cotidiano das pessoas, para a organização da sociedade, o convívio social, a transformação da coletividade, a interação social e a socialização das pessoas no meio em que estão inseridas. Exercer a cidadania, é a vivência em sociedade, com base nas regras estabelecidas, com base nos direitos e deveres sociais, para o desenvolvimento pleno da coletividade.

Nesse aspecto, estudar a cidadania é importante, por conta do entendimento dos indivíduos em sociedade, interligados a seus comportamentos e manifestações coletivas e individuais que acontecem em seu contexto social. No que cabe a essa questão, quando perguntado aos professores da Coordenadoria, duas características foram apresentadas para explicar o conceito de cidadania: participar da sociedade e exercer direitos e deveres.

3.4.4.1 Participar da sociedade

Uma das características mencionadas pelos professores, referente ao conceito do que é cidadania, foi o participar da sociedade. Segundo esses professores, cidadania é participar e contribuir com a sociedade em todos os segmentos sociais.

Cidadania não é só participar, mais é participar com qualidade para você saber o que você busca o que você procura aonde você quer ir é cidadania é isso, e sociologia e preparar esse cidadão para participar da sociedade com qualidade com argumentação com análise da realidade (P1).

Exercer a capacidade crítica, autônoma de interagir em sociedade. Ser cidadão é ser político! É ser sujeito da sua história, com consciência de classe, histórica, política e social. É saber conviver em sociedade, cidadania é um exercício constante, e está relacionado com a formação desse sujeito na escola e em casa. Sua socialização primaria e secundária. E a Sociologia, filosofia são fundamentais na construção do sujeito político e cidadão, que compreende seu EU no mundo. O cidadão é aquele que não é o “ Analfabeto político” como no poema de Brecht. Se interessar pelo mundo e pelo contexto social em que vive (P2).

Olha, nos dias de hoje palavra complicada, né, porque o que a gente vê muito, hoje cidadania a tal ponto que está escasso, vejo dessa forma, né. Porque as pessoas não tem, mais no sentido de se interessar é, pelo ver os direitos das outras pessoas, de tentar entender, o porquê que

aquela pessoa, vive em determinada situação, né. A cidadania então é aquela questão assim, porque nós devemos ser cidadãos? Nós devemos ser cidadãos, para nós podermos fazer com que a sociedade evolua, através da nossa cidadania, eu como cidadão, não é só aquela parte de não devo jogar o papel no chão, lógico que não deve, não deve nunca, há eu não devo estragar o patrimônio público, lógico também não, mas eu vejo que a cidadania, vai muito além disso, ela vai a busca de transformar o cidadão, né uma pessoa um cidadão, que ele se reconheça como cidadão e que ele reconheça os outros como cidadão, né. Fazendo parte da sociedade, como um todo, eu vejo que se nós não se conscientizarmos, no Brasil no caso de que a cidadania está envolvendo todas as pessoas né, que não é exclusiva de uma ou outra, ou algumas classes da sociedade, nós não vamos chegar a lugar nenhum, infelizmente nós vamos continuar nessa mesmice que nós estamos vivendo uma mesmice redundante, né, se fala cidadania mais em prática se coloca o que as pessoas enxergarem, hoje eu sou um cidadão, então como cidadão eu vou fazer isso evoluir a minha intenção é que o Brasil chegue, falando em sociedade brasileira nos patamares maiores e ser reconhecida internacionalmente e ser reconhecido mundialmente, em um país em que as pessoas valorizam a sua cidadania e pratiquem a cidadania (P3).

É ser integrante do seu caráter no meio onde vive (P8).

Ter consciência acima de tudo, não restringindo-se apenas ao voto, mas sobretudo um cidadão consciente fará toda a diferença na vida em sociedade e na escolha de seus governantes (P11). Termo que designa o papel social de uma pessoa em relação com seus pares de equidade, corresponsabilidade, participação nas decisões, autonomia e construção de uma sociedade justa (P12).

É a participação ativa na sociedade (P15).

Na concepção desses professores, cidadania é participar da sociedade, tendo um papel de agente ativo de transformação social, que promova mudanças, fazendo a diferença, compreendendo e valorizando seus papéis sociais, agindo com respeito, sendo consciente da importância das suas ações na coletividade e entendendo a realidade a qual faz parte.

De certa forma, é tudo o que os indivíduos fazem em sociedade, nas suas ações individuais e coletivas, pois todas estão atreladas a coletividade como um todo, cada ação envolve outro indivíduo e consequentemente reflete naquela sociedade. Nesse aspecto, o indivíduo quando nasce já começa a exercer sua cidadania, levando em consideração todas as suas ações sociais.

E dentro do contexto sociológico, a disciplina de Sociologia, tem a função de mostrar e identificar papéis sociais, para o convívio, a interação, socialização, diálogo, compreensão, conhecimento e ações que orientam a vida em sociedade, na construção de uma realidade melhor e comprometida com todos os indivíduos.

3.4.4.2 Direitos/Deveres

Quando perguntado sobre o conceito de cidadania, alguns professores responderam, que seria a conquista de direitos e deveres e seu pleno exercício em sociedade.

Significa ter consciência de ser sujeito de direitos, direito a vida, ao voto, a saúde, educação, moradia, enfim, direitos civis, políticos e sociais (P4).

É a junção, o conjunto de direitos e deveres de um indivíduo. Isto faz com que a pessoa seja integrante do Estado. E são justamente esses direitos que permitem o indivíduo intervir e usufruir de serviços do Estado (P5).

Seria pelo fato de sermos cidadãos, possuirmos direitos e deveres, na sociedade e que precisamos trabalhar pelo bem coletivo (P6).

A consciência crítica, e a capacidade racional de exercer seus direitos, respeitando a pluralidade e laicidade do Estado. Fazer valer seus direitos não por imposição, mas como necessidade de melhoria de vida (P9).

É a efetiva condição do exercício dos direitos de cidadão, mediante a cumprimento de seus deveres (P10).

É exercer plenamente a conquista diária de seus direitos, cumprir com seus deveres, contribuir para o melhoramento da sociedade em que vive (P13).

Pessoas conscientes de seus direitos e deveres no âmbito social preocupados com o bem comum (P14).

É o exercício dos seus direitos, de ser humano, e os deveres, se você tem todos os direitos, você tem as etapas dos deveres, participação política, lazer. É minha opinião assim (P16).

Segundo os professores da Coordenadoria, cidadania é exercer direitos e deveres, além de conquistá-los na prática social. Para esses professores, a cidadania está atrelada a esse exercício e esta conquista, com base em direitos e deveres sociais, políticos e civis. Tendo consciência dos mesmos e agindo em sociedade com essa visão, para o bem comum de todos os indivíduos que ali estejam inseridos, trabalhando e articulando na conquista de uma sociedade melhor.

De um modo geral, em relação a questão da cidadania, percebe-se duas percepções diferenciadas do conceito, pelas respostas dos professores, podendo ser pelo fato de haver diversas formações dos professores, e pelo modo como compreendem o conceito de uma forma ampla.

Quando alguns compreendem, a cidadania como toda a ação que envolve a participação de todos os indivíduos em sociedade, nos mais diversos segmentos, e outros entendem como sendo o exercício de direitos e deveres. Algo que está atrelado, porém com concepções diversas, pois em se tratando de um conceito sociológico, terá muitas concepções de acordo com as diversas fundamentações teóricas que norteiam o conceito.

No documento ALESSANDRA KRAUSS WIECZORKIEVICZ (páginas 101-104)