• Nenhum resultado encontrado

Este tópico define as estratégias para a execução do estudo e caracteriza a classificação da pesquisa, pesquisa quanto à natureza, pesquisa quanto à abordagem, pesquisa quanto ao objetivo, coleta de dados e análise de dados.

4.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA

Os estudos podem ser classificados em três grupos de acordo com o tipo de pesquisa, são eles: pesquisa quanto à natureza, pesquisa quanto à abordagem e pesquisa quanto aos objetivos.

Quanto à natureza as pesquisas podem ser classificadas como pesquisa básica ou pesquisa aplicada. De acordo com Gil (2010) a pesquisa básica reúne estudos que tem como propósito preencher uma lacuna no conhecimento. Já a pesquisa aplicada abrange estudos elaborados com a finalidade de resolver problemas identificados no âmbito das sociedades em que os pesquisadores vivem.

Este estudo se classifica, portanto, como pesquisa aplicada, pois como coloca Gill (apud ROCKEMBACH, 2013), atua sobre o viés de gerar conhecimentos para a aplicação prática, focada na solução de problemas específicos reais que envolve verdades e interesses locais. Nesse contexto, a fonte principal das questões de pesquisa está centrada nas dificuldades, nos problemas e preocupações vividos pelas pessoas e o propósito é oferecer soluções potencias para os problemas humanos. A pesquisa aplicada compreende o questionamento e a discussão acerca dos problemas, com o emprego de referencial teórico de determinada área de saber, e a apresentação de alternativas que possam solucionar os problemas.

Já quanto à forma de abordagem a pesquisa pode ser quantitativa e/ou qualitativa. A pesquisa quantitativa, de acordo com Gil (2002), é um tipo de pesquisa que admite que tudo pode ser quantificável, em outras palavras, tudo pode ser transformado em números (opiniões e informações) para depois ser classificada e analisada. Oliveira (2004) afirma que o método quantitativo busca estabelecer relações entre variáveis, assim como uma investigação de fenômenos de causa e efeito. Ainda o quantitativo significa quantificar dados, opiniões, agregando as informações recursos e técnicas estatísticas, como porcentagem, média, moda,

mediana e desvio padrão, além de coeficiente de correlação, análise de regressão, entre outros.

Quanto à abordagem o presente estudo classifica-se de natureza qualitativa, pois, o foco principal está voltado ao processo de melhoria contínua suas etapas e seus significados no contexto de seu ambiente natural, neste caso o ambiente fabril. Zamberlan (2014) considera que na pesquisa qualitativa, há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são requisitos básicos no processo de pesquisa qualitativa.

Quanto aos objetivos ou níveis de pesquisa três tipos de estudo são amplamente utilizados: pesquisa exploratória, pesquisa descritiva e pesquisa explicativa. De acordo com Vergara (2004) a pesquisa exploratória é realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado. No mesmo entendimento, Gil (2010) explica que as pesquisas exploratórias têm como propósito proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. Seu planejamento tende a ser bastante flexível, pois interessa considerar os mais variados aspectos relativos aos fatos ou fenômeno estudado.

Conforme Vergara (2004) a pesquisa descritiva expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno. E Gil (2010) afirma que as pesquisas descritivas têm como objetivo a descrição das características de determinada população. Podem ser elaboradas também com a finalidade de identificar possíveis relações entre variáveis.

Segundo Gil (2010), as pesquisas explicativas tem como propósitos identificar fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência de fenômenos. Estas pesquisas são as que mais aprofundam o conhecimento da realidade, pois têm como finalidade explicar a razão, o porquê das coisas. Por isso mesmo, constitui o tipo mais complexo e delicado de pesquisa, já que o risco de cometer erros eleva-se consideravelmente. Para Vergara (2004), a pesquisa explicativa tem como principal objetivo tornar algo inteligível, justificar lhe os motivos. Visa, portanto esclarecer quais fatores contribui de alguma forma, para a ocorrência de determinado fenômeno.

Desta forma o presente estudo enquadra-se como pesquisa exploratória por ser a primeira realizada com esta abordagem e tema específico, na referida organização, e também é considerado descritivo, pois buscará constatar quais as percepções, opiniões e sugestões de um grupo de funcionários da empresa.

4.2 COLETA DE DADOS

Zamberlan (2014) afirma que a coleta de dados se baseia nos objetivos da pesquisa, onde as técnicas não são de uso único, muitas vezes são complementares, utilizando várias técnicas em um só estudo. Conforme Oliveira (2004) a coleta de dados é a parte prática da pesquisa, onde inicia-se a aplicação dos instrumentos confeccionados e as técnicas escolhidas, a fim de recolher os dados conforme previsto.

Os dados foram coletados por meio de:

 Pesquisa bibliográfica: em livros, sites e artigos publicados com dados relativos ao conceito Heijunka e nivelamento de produção.

 Pesquisa documental: com base em dados e informações dos arquivos, especificamente as ordens de fabricação dos processos de produção dos setores de solda e áreas afins.

 Entrevista: Foi aplicada ao gestor da produção, gestor da área de melhoria continua, aos lideres das áreas envolvidas e colaboradores que executam as atividades, com perguntas a fim de obter informações sobre o que impacta para o bom desempenho do setor de solda e áreas afins.

 Observação: complementando analise com objetivo de registrar comportamentos ou atividades de pessoas e objetos que possam influenciar nos interesses da pesquisa e que durante a pesquisa documental ou entrevista não tenha ficado claro. Necessária para poder descrever os processos de aplicação do conceito Heijunka e verificar possíveis pontos positivos e negativos.

4.3 ANALISE DE DADOS

O objetivo central da análise é detalhar as observações, de tal modo que elas tragam elementos que possam responder as perguntas da pesquisa. Já o objetivo

da interpretação é a busca das respostas e a sua ligação com conhecimentos já adquiridos.

Para Lakatos e Marconi (2003), a importância dos dados está não em si mesmo, mas em proporcionarem respostas às investigações. Desta forma, a análise e interpretação de dados podem ser consideradas uma parte de suma importância para a realização do trabalho, pois é devido à coleta de dados que se obtêm os dados para a execução do projeto.

Para Gil (2010) a interpretação dos dados consiste em estabelecer uma relação entre a teoria e a prática, observada a partir de conceitos teóricos ou de estudos já elaborados anteriormente.

A análise e interpretação dos dados foi realizada através da sistematização dos dados e informações coletadas das conversas informais e a entrevista com alguns gestores das áreas de logística, solda e com funcionários dos setores envolvidos da empresa investigada.

Por se tratar de uma pesquisa com abordagem qualitativa, o estudo teve diferenciadas aplicações, de acordo com a necessidade de cada objetivo a ser pesquisado. Para descrever os processos de produção, identificar e avaliar possíveis elementos que impactam no nivelamento da produção e consequentemente nos índices de eficiência e produtividade e para propor e avaliar melhorias para aumentar os índices de eficiência e produtividade nos processos de produção de montagem dos carros kit de componentes para o abastecimento dos setores de solda foi utilizado técnicas de abordagem de pesquisa qualitativa, pois a base desta pesquisa foi através de documentos da organização, entrevista com gestores e colaboradores e a observação, chegando aos resultados finais.

Para propor melhorias nos tempos de produção, movimentação de peças e utilização de mão de obra e com o objetivo de reduzir os custos de produção no processo de montagem dos carros kit de componentes de solda, foi utilizado técnicas de pesquisa quantitativa utilizando métodos estatísticos como coleta de dados e tabulação para chegar a um resultado final.

A proposta de fazer o TCC utilizando a ferramenta do Heijunka e nivelamento de produção com aplicação na montagem dos carros kit no mercado de componentes para o setor de solda foi apresentada ao gerente e supervisores da área de logística e ao diretor de operações da AGCO unidade de Santa Rosa. A proposta foi aprovada, mas com a ideia de que não fosse implantada apenas no

supermercado de componentes de solda, mas que pudesse ser implantado em toda a empresa e com a ajuda de uma consultoria, contratar uma empresa especializada em nivelamento de produção e produção enxuta para garantir que toda a empresa pudesse melhorar os processos. Após a solicitação de orçamento para três empresas de consultório, e com a aprovação da área de finanças a empresa de consultoria VE3 – Supply Chain Consulting & Solutions foi contratada para dar inicio ao trabalho que devido à demora para a aprovação do orçamento acabou atrasando o inicio do trabalho, o que, consequentemente, atrasou a realização deste estudo de aplicação do conceito Heijunka. A ideia inicial deste estudo era os resultados obtidos com a aplicação da ferramenta do Heijunka, mas devido ao atraso na contratação da empresa de consultoria VE3, nos permitiu apenas um estudo baseado em resultados esperado com a aplicação da ferramenta.

Documentos relacionados