• Nenhum resultado encontrado

2 ASPECTOS METODOLÓGICOS E ANÁLISE DO FUNCIONAMENTO DO

2.1. Metodologia de pesquisa

O direcionamento por uma pesquisa qualitativa foi determinante para os procedimentos, tais como, escolha de instrumentos e identificação do campo de pesquisa para base de dados sustentadores das observações, análises dos estudos empreendidos. Assim, todas as sete escolas estaduais foram visitadas e através de observação, investigação, leituras dos registros escolares, conversas com as equipes administrativas (diretores e vice-diretores) e pedagógicas (supervisores), além dos docentes obteve-se material para os registros que foram transcritos neste capítulo. Os materiais para a pesquisa correspondentes ao período de 2013 a 2015 como: organização do tempo escolar, registros de ausências/afastamentos /substituições de docentes, quantitativo de docentes por turma, PIP da escola e resultados educacionais, dificuldades e assuntos priorizados nos conselhos de classe formaram um conjunto consolidado de informações expostas em quadros

demonstrativos na sequência deste texto. Tais procedimentos se tornaram viáveis, porque planejou-se as ações cujos processos são descritos a seguir.

Os primeiros contatos com os gestores escolares foram estabelecidos por e.mail para identificação do campo de pesquisa e uma aproximação entre os sujeitos (pesquisadora e profissionais da escola). A partir da definição do campo a ser pesquisado, procedeu-se a organização dos instrumentos de registros (formulários de anotações das leituras e observações, questionários e preparação das entrevistas) sob princípios da racionalidade, maior aproveitamento do tempo e da qualidade das leituras realizadas. Esse procedimento é coerente com a Minayo (2007, p.44) que definiu a metodologia como o “caminho do pensamento” no sentido de uma organização para que através da articulação de métodos, dos instrumentos e dos achados observacionais possamos encontrar respostas às investigações propostas. Nesse sentido, também, considerou-se suas contribuições quanto à “definição da pesquisa para procedimento racional e sistemático na busca por respostas aos problemas propostos e atenção a um processo constituído de fases que abrangem a formulação do problema, apresentação e a discussão dos resultados”.

Assim, na construção do conhecimento sobre o funcionamento do conselho de classe restringiu a uma pesquisa de cunho qualitativo sob criteriosa observação e relação com as fontes geradoras de reflexão como serão mais bem identificadas na evolução deste capítulo. Na condução do processo de pesquisa entende-se que os aspectos éticos devem prevalecer sobre os demais critérios que darão corpo a estes estudos.

A leitura de documentos escolares como Projetos Políticos Pedagógicos, Regimentos Escolares, Planos de Intervenções Pedagógicas, os boletins de avaliações externas, atas dos conselhos de classe e termos de visita dos técnicos da SRE/Carangola possibilitaram a ampliação do contato com a realidade pesquisada, por sua associação às orientações da SEE/MG, conforme Gomes (1990).

Na obtenção de dados e informações, Fonseca (2002) aponta indicações relevantes como as entrevistas e os questionários para os atores envolvidos no processo a se constituírem em instrumentos de pesquisa para conhecimento da práxis pedagógica do campo de pesquisa. Com a análise desses documentos, pode- se compreender as bases sustentadoras das práticas de conselho de classe, suas

condições de coletividade. Através de conversas com a equipe administrativa e pedagógica das escolas (diretores, vice-diretores, especialistas e professores) anotações dos depoimentos desse grupo, dispôs-se a reunião dos dados para o enriquecimento dos estudos. Assim, fez-se necessário a organização dos dados observados e coletados nos documentos e contatos verbais para análise, reflexão e consolidação das informações, objetivando a exposição de aspectos gerais que circundam o funcionamento dos conselhos de classe nessas instituições.

Os procedimentos de pesquisa na Escola A, do período de 2014 e 2015 foram, também realizados coletando informações através de observações, das leituras nos arquivos escolares (Atas, Livros) da realização de entrevistas com a equipe gestora (01 diretor e 02 vice-diretores), com a equipe pedagógica (02 supervisoras) e aplicação de questionários a 29 docentes (vinte e nove) que participam do conselho de classe.

Aos procedimentos supramencionados, integraram-se os acompanhamentos das atividades do conselho de classe da referida escola como uma atividade de pesquisa de campo in loco com o objetivo de uma maior familiaridade com o objeto da pesquisa, além de torná-lo mais explícito e acrescido de uma observação vivenciada também pela pesquisadora.

Neste sentido, os esforços empreendidos para a realização das entrevistas com a equipe pedagógica (supervisores e docentes) e equipe administrativa (diretores e vice-diretores) incluíram as gravações como recursos para registros, no intento, também, de identificar o discurso sobre as atividades profissionais dos entrevistados, como estes se relacionam com as instruções sistêmicas e a realidade da escola. A observação tornou-se um instrumento básico norteador da coleta de dados para a construção do conhecimento sobre a ação dos vários atores que fazem parte das atividades dos conselhos de classe em todas as escolas pesquisadas.

A coleta de dados é compreendida como o ato de pesquisar, reunir documentos, procurar informações facilitadoras da análise do material obtido nos trabalhos. A coleta de dados objetivou, também, a reunião de informações que contribuíram nos estudos e avaliação das práticas dos conselhos de classe. Para que estas informações fossem relevantes, buscou-se sintonizá-las aos questionamentos expostos, anteriormente no capítulo I, para subsídios da formatação e sustentação do PAE proposto no próximo capítulo.

A partir dos propósitos supramencionados, obtiveram-se elementos para considerações conclusivas e sistematização das observações de como estão estabelecidas, na prática, as regras, a divisão do trabalho, as formas de participação dos conselhos de classe e suas condições de atendimento às expectativas sistêmicas quanto à melhoria na aprendizagem dos alunos da rede educacional.

2.1.1 Procedimentos para Análise de Dados

Objetivando uma organização desta análise, os registros foram condensados em anotações no formulário de elaboração própria, com finalidade de agrupar dados confrontando-os, como, por exemplo, o quantitativo dos professores de cada turma/ano de cada escolaridade e assiduidade nos conselhos de classe, previsão das datas destas reuniões nos calendários escolares e sua efetivação na prática, os diagnósticos apresentados nos conselhos de classe e as ações propostas, responsabilização pelas decisões como um trabalho associado de pessoas analisando situações e a concretização do envolvimento dos integrantes desse colegiado pedagógico. Para isto, a visitação aos arquivos escolares e conversas com os envolvidos foram essenciais para as informações e procedimentos de leitura das práticas das escolas, como também, os assuntos tratados nas reuniões dos conselhos de classe e nas visitas técnicas dos analistas da SRE que ocorreram nos três últimos anos (2013,2014 e 2015).

Os registros descritivos possibilitaram a análise de materiais qualitativos do discurso presente nas escolas visando uma maior consistência às operações deste trabalho (MINAYO, 2007). A reunião das informações foi de utilidade exclusiva para as inferências relacionadas aos objetivos desta dissertação e tratados sob a ética de respeito aos trabalhos desenvolvidos pelos profissionais destas escolas.

2.1.2 Informações Sobre os Participantes

A participação dos profissionais das escolas pesquisadas foi solicitada por meio de contatos telefônicos e verbais, envio de e.mail, de uma carta de apresentação expondo a temática dos objetivos da pesquisa deste Mestrado Profissional, solicitando colaboração da nas informações. A partir do feedback dos contatos, optou-se pelas escolas que responderam às solicitações. Diante da

adesão, houve possibilidade de acesso aos registros escolares e agendamentos para as entrevistas, entrega dos questionários aos docentes e a participação para observação das práticas dos conselhos de classe. Considerando-se que, em uma perspectiva político-pedagógica, a influência de todos que interagem no contexto escolar faz-se consequentes “em suas relações e na proposição de transformação das práticas” (LÜCK, 2000, p. 17), a observação e anotação das falas dos diversos atores (diretores, vice-diretores, supervisores, docentes, alunos, pais/responsáveis) constituíram-se materiais importantes para reflexão e conhecimento da realidade das escolas.

Neste sentido Tardif e Lessard (2012, p.40) contribuem também na afirmação de que“os professores são também atores que investem em seu local de trabalho, que pensam, dão sentido e significado aos seus atos, e vivenciam sua função como uma experiência pessoal, construindo conhecimentos e uma cultura própria da profissão”. Compreendeu-se, assim que nos espaços dos conselhos de classe cada professor fala de suas experiências, convicções, avaliações e suas expectativas para os trabalhos docentes.

Tem-se nestes estudos, a contribuição dos diretores, dos especialistas (supervisores) e dos docentes como coautores do PAE que foi proposto, pois se considera que “através dos discursos dos participantes do conselho de classe pode- se compreender como se estrutura, os papéis que desempenham e, se colaboram na construção de conhecimentos através de um processo reflexivo-crítico” (GÓMEZ, 1995, p.103).

2.2 Desafios gestores do trabalho escolar e sua relação com o conselho de