• Nenhum resultado encontrado

Este estudo de natureza empírica dedica-se a codificar a face mensurável de uma determinada realidade social, qual seja, o cumprimento das diretrizes legais na elaboração do manual do usuário de edifícios, propondo-se a contribuir com a evolução do conhecimento e da aplicação dessas diretrizes, tanto no meio acadêmico, como no meio empresarial.

Trata-se de uma investigação exploratória realizada por meio de dois procedimentos distintos, pesquisa de campo e pesquisa documental. Para o primeiro procedimento, a pesquisa de campo, foram elaborados diferentes questionários e aplicados junto a dois diferentes grupos: os usuários dos edifícios e as construtoras responsáveis pela elaboração dos manuais. O segundo procedimento refere-se à análise interpretativa dos manuais em questão, que busca demonstrar a sua adequação frente às normas vigentes e às necessidades reais dos usuários. Integrando-se esses dois tipos de pesquisa ao estudo preliminar da bibliografia disponível sobre tema em questão, é possível seguir rumo aos objetivos propostos no início deste trabalho.

Utiliza-se, para tal, uma abordagem qualitativa que traduz numericamente as informações necessárias, procurando obter características precisas do fenômeno avaliado, ou seja, que possibilite estimar a adequação dos manuais quanto às necessidades e expectativas dos usuários de edifícios e das construtoras, através de critérios estatísticos precisos obtidos de ambos os pequenos grupos de respondentes.

A característica qualitativa dessa abordagem se encontra na possibilidade de uma análise indutiva dos dados resultantes da pesquisa, a qual contou com um número relativamente pequeno de respondentes que, embora abrangente, não permite generalizar o universo alvo, mas propicia a avaliação interpretativa das informações obtidas, através de um enfoque crítico que decorre na discussão de novas práticas e reflexões em torno das diretrizes legais para a elaboração do manual do usuário.

Outra característica qualitativa da técnica aplicada no estudo de caso, em especial na pesquisa documental em que são analisados os manuais fornecidos pelas construtoras, é o destaque que é dado à discussão dos pontos mais relevantes desse instrumento, conforme as expectativas dos usuários, em comparação às normas que regem as diretrizes de tal elaboração.

No entanto, sabendo que uma não substitui a outra, a abordagem quantitativa está implícita neste trabalho, ainda que prevaleça o método qualitativo com discussões à luz do referencial teórico, da pesquisa de campo e da análise dos manuais, direcionando-se menor ênfase às estatísticas. Sendo assim, entendemos que esta investigação é de caráter qualitativo, adepta a uma filosofia de modo a esclarecer os objetivos aqui propostos e obter informações relevantes sobre o objeto deste trabalho que contribuam com a melhoria do atendimento ao cliente do setor da construção civil.

“[...] dificilmente é possível delinear investigações relevantes baseadas em experimentos controlados e na manipulação e observação de uma quantidade limitada e pequena de variáveis, por vezes é também difícil manter a completa separação entre o observador e o fenômeno. Em geral, [...] as abordagens quantitativas são limitadas a aspectos parciais da realidade estudada e, na maioria das vezes, as pesquisas desenvolvem conjuntamente análise qualitativa. Muitas vezes, a pesquisa quantitativa é utilizada como suporte para análises qualitativas. A abordagem estatística, em muitos casos, não substitui o conhecimento do especialista, mas o auxilia na tomada de

110

decisões e no tratamento de informações utilizando o método científico.” (FABRICIO, 2005, p. 5-6).

Depois de redigida a introdução — na qual são definidos objeto e objetivos da pesquisa —, depois de feita a revisão da bibliografia sobre o tema em estudo preliminar, depois de definidos o tipo, a natureza, a abordagem metodológica adequada, bem como a amostra do universo a ser pesquisado, esta investigação procede através das seguintes etapas:

A) Estudo de caso:

a. elaboração e aplicação dos questionários junto aos grupos que compreendem o universo pesquisado;

b. tabulação dos dados coletados entre os respondentes;

c. interpretação e análise dos dados tabulados, confrontando-os com: i. os dados obtidos pelos respondentes representantes das

construtoras com aqueles obtidos pelos usuários dos edifícios; ii. os conceitos obtidos na revisão bibliográfica realizada

anteriormente neste trabalho;

iii. as diretrizes constantes das normas que regulam a elaboração do manual do usuário de edifícios;

iv. a hipótese anunciada na introdução desta dissertação.

B) Pesquisa documental:

a. coleta dos manuais entre as construtoras pesquisadas; b. análise dos manuais;

i. confrontando-os com a análise dos dados obtidos no estudo de caso;

ii. confrontando-os com os conceitos obtidos na revisão bibliográfica realizada anteriormente neste trabalho;

iii. confrontando-os com as diretrizes constantes das normas que regulam a elaboração do manual do usuário de edifícios;

iv. confrontando-os com a hipótese anunciada na introdução desta dissertação.

A) O estudo de caso

Quanto à amostra do universo investigado, a pesquisa de campo abrange dois grupos distintos:

1° as empresas construtoras do subsetor de edificações e aos engenheiros que respondem, pelas empresas, sobre os manuais de usuário;

2° os usuários dos edifícios.

O primeiro grupo é composto por 11 empresas e o segundo, por 150 usuários dos edifícios.

Das 11 empresas construtoras contatadas, todas responderam aos questionários. No entanto, foram enviados 270 questionários aos usuários, aos cuidados dos síndicos dos edifícios cujos manuais foram avaliados e, deste montante, apenas 150 foram respondidos.

As construtoras foram escolhidas entre as que fornecem o manual do usuário e possuem certificação ISO ou Qualihab e pretendem manter a certificação, das quais sete foram pessoalmente visitadas e quatro foram contatadas via e-mail, com o envio do questionário, e posteriormente contatadas por telefone.

O prazo para entrega dos questionários respondidos foi de 15 dias.

Mesmo que elaboradas por meio de critérios previamente definidos e com muitas questões de múltipla-escolha, as entrevistas, aplicadas individualmente na pesquisa de campo constituem-se de questionários semi-abertos que permitem maior flexibilidade e espontaneidade das respostas, estimulando o pensamento livre dos entrevistados para compor, dessa forma, um material de análise mais consistente que contou com a coleta de informações úteis que não haviam sido programadas.

112

O questionário destinado aos engenheiros de construtoras (APÊNDICE A) conta com 11 perguntas específicas sobre manual de usuário e quatro sobre o perfil da empresa e do respondente.

A elaboração desse questionário tem por base a metodologia semi- estruturada, com perguntas de múltipla escolha e espaço para justificativa, de modo a permitir que as respostas fossem tabuladas e gerassem gráficos.

O questionário destinado aos usuários de manuais (APÊNDICE B), conta com seis questões específicas sobre a eficácia do manual e três sobre o perfil do respondente, utilizando a metodologia estruturada, com perguntas de múltipla escolha, sem espaço para observações dos respondentes.

B) A pesquisa documental

A pesquisa documental consiste na análise dos manuais fornecidos pelas 11 construtoras investigadas neste trabalho, na qual é avaliada a existência ou não dos quesitos constantes nas normas vigentes que definem as diretrizes necessárias na elaboração do manual do usuário de edifícios. Os manuais também são avaliados à luz dos resultados obtidos no estudo de campo que indicam as reais necessidades dos usuários, bem como a concepção das construtoras responsáveis por sua elaboração. A conceituação revisada na pesquisa bibliográfica também se constitui em um elemento comparativo dessa análise.