• Nenhum resultado encontrado

A metodologia define a maneira de como o trabalho deve ser realizado. São definidos nesta etapa os caminhos e os instrumentos para coletar e analisar os dados da pesquisa e do trabalho prático.

3.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA

A metodologia da pesquisa pode ser classificada nas seguintes dimensões:

3.1.1 Quanto a sua Natureza

A pesquisa é classificada sob o ponto de vista de sua natureza em básica e aplicada.

Fundamental é a investigação que procura aumentar o conhecimento sobre o homem, a natureza e a própria humanidade. Pesquisa que faz crescer o patrimônio comum da ciência pela descoberta de leis e efeitos é uma pesquisa básica ou fundamental [...] Quando a pesquisa objetiva, por exemplo, resolver ou encaminhar a solução do problema de analfabetismo de uma comunidade rural, a taxa de evasão de alunos de um bairro urbano de periferia onde vive uma população de iletrados, trata-se de uma pesquisa aplicada, isto é, gera conhecimentos úteis à solução de problemas sociais (BOAVENTURA, 2004, p.56).

Portanto, a presente pesquisa classifica-se como aplicada, por se tratar de um estudo de um processo de reclamatória trabalhista transitado em julgado numa Vara Trabalhista, a fim de avaliar as condições técnicas, legais e normativas adotadas pelo perito na sua metodologia de confecção.

3.1.2 Do Ponto de Vista dos seus Objetivos

Quanto aos seus objetivos, a pesquisa pode ser classificada como exploratória, descritiva e explicativa.

Para Gil (2010, p.27), a pesquisa exploratória “[...] têm como propósito proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses”.

Ainda segundo Gil (2010, p.27), a pesquisa descritiva “[...] têm como objetivo a descrição das características de determinada população. Podem ser elaboradas também com a finalidade de identificar possíveis relações entre variáveis”.

A pesquisa explicativa:

[...] tem como propósito identificar fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência de fenômenos. Estas pesquisas são as que mais aprofundam o conhecimento da realidade, pois têm como finalidade explicar a razão, o porquê das coisas (GIL, 2010, p.28).

Quanto aos objetivos, a presente pesquisa se classifica como descritiva, que segundo Beuren et al (2004, p.81), “[...] configura-se como um estudo intermediário entre a pesquisa exploratória e a explicativa [...]”. Nesse contexto, descrever significa identificar, relatar, comparar, entre outros aspectos.

3.1.3 Quanto à Forma de Abordagem do Problema

Quanto à forma de abordagem do problema, pode a pesquisa ser classificada como qualitativa e quantitativa.

A pesquisa quantitativa é a que, segundo Beuren et al (2004, p.92), “[...] caracteriza- se pelo emprego de instrumento estatístico, tanto na coleta quanto no tratamento de dados”, sendo que a presente pesquisa se configura como qualitativa, pois, ainda segundo Beuren et al (2004, p.92):

[...] na pesquisa qualitativa concebem-se análises mais profundas em relação ao fenômeno que está sendo estudado. A abordagem qualitativa visa destacar características não observadas por meio de um estudo quantitativo, haja visto a superficialidade deste último.

Embora sejam utilizados números na parte prática do trabalho de conclusão, os mesmos não se configuram como dados estatísticos e, portanto, não modificam na essência, a classificação da presente pesquisa como qualitativa.

3.1.4 Quanto os Procedimentos Técnicos

Quanto os procedimentos técnicos a pesquisa se classifica em bibliográfica, documental e estudo de caso.

Na pesquisa bibliográfica buscam-se nos diversos autores os conceitos que tratam dos assuntos objeto de estudo, que conforme Beuren et al (2004, p.86):

Explicitam que esse tipo de pesquisa constitui parte da pesquisa descritiva ou experimental, quando objetiva recolher informações e conhecimento prévios acerca de um problema para o qual se procura resposta ou acerca de uma hipótese que se quer experimentar. Por ser da natureza teórica, a pesquisa bibliográfica é parte obrigatória, da mesma forma como em outros tipos de pesquisa bibliográfica é parte obrigatória, da mesma forma como em outros tipos de pesquisa, haja vista que é por meio dela que tomamos conhecimento sobre a produção científica existente.

Os documentos a serem pesquisados no estudo são de um processo de reclamatória trabalhista já julgado e retirado de uma das Varas do Trabalho da região que será a base do levantamento dos dados para a análise do estudo de caso.

Ainda conforme Beuren et al (2004, p.89), “A pesquisa documental baseia-se em materiais que ainda não receberam um tratamento analítico ou que podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa”.

Complementa Beuren et al (2004, p.84), “Estudo de caso caracteriza-se principalmente pelo estudo concentrado de um único caso”.

O presente Trabalho de Conclusão de Curso conta com a pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso, conforme o momento e os aspectos específicos de cada momento de pesquisa.

3.2 Plano de coleta dos dados

Os dados do trabalho são coletados de forma individual, quando da seleção do Processo de Reclamatória Trabalhista (PRT) transitado em julgado numa das Varas da Justiça do Trabalho da região para ser estudado. Após o conhecimento do conteúdo do PRT são sintetizados os grandes momentos do processo e estudados, em particular, os procedimentos adotados pelo perito, comparando-os com o que estabelecem a legislação e as normas brasileiras de contabilidade aplicadas à perícia.

Foi utilizada a técnica da observação, que mediante detalhada análise do processo trabalhista em estudo e o questionamento do laudo judicial contábil nela presente, se constituirão nos grandes momentos que sistematizam a consecução dos objetivos propostos para o TCC da proponente.

A observação é uma técnica que faz o uso dos sentidos para a obtenção de determinados aspectos da realidade. Consiste em ver, e examinar os fatos ou fenômenos que se pretendem investigar. Contribui para o pesquisador obter a comprovação dos dados sobre os indivíduos observados, os quais, às vezes, não tem consciência de alguns fatos que os orientam em seu comportamento.

Assim procedendo, pretende-se transformar o caso objeto do presente estudo numa grande oportunidade para conhecer o funcionamento da justiça do trabalho e em especial para aprender o ofício da Perícia Contábil como técnica que oportuniza a possibilidade de atuação profissional.

3.2.1 Instrumentos de Coleta de Dados

Para Gil (2010, p.49), após a pesquisa bibliográfica, “[...] o passo seguinte consiste na identificação das fontes capazes de fornecer as respostas adequadas à solução do problema proposto”.

Na pesquisa documental Gil (2010, p.66):

As fontes documentais são muito mais numerosas e diversificadas, já que qualquer elemento portador de dados pode ser considerado documento. As fontes documentais clássicas são: os arquivos públicos e documentos oficiais, a imprensa e os arquivos privados.

Ainda segundo Gil (2010, p.78), é feita mediante a manipulação de certas condições e a observação dos efeitos produzidos. “Na pesquisa psicológica, o experimento geralmente envolve a apresentação de um estímulo e o registro da resposta”.

No presente estudo, os dados são obtidos num Processo de Reclamatória Trabalhista transitado em julgado numa das Varas do Trabalho da região, mediante tratamento técnico adequado para transformá-los de dados para informações compreensíveis do ponto de vista acadêmico, de forma a evidenciar um resumo de suas partes principais e em especial dos grandes momentos de atuação do perito contador.

3.3 PLANO DE ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

Segundo Beuren et al (2004, p.136), “[...] analisar dados significa trabalhar com todo o material obtido durante o processo de investigação”.

Por sua vez, Boaventura (2004, p.115):

Tendo examinado as matérias criticamente, a tarefa do pesquisador é buscar a evidência nas fontes, estabelecendo os resultados, compondo as respostas às questões formuladas. A interpretação ou reconstrução do passado é a maior contribuição oferecida pela pesquisa histórica.

Na presente pesquisa a análise e interpretação de dados ocorre na avaliação dos cálculos trabalhistas constantes do laudo pericial elaborado pelo perito contador, procurando evidenciar sua correção do ponto de vista técnico e metodológico diante o que preconiza a Norma Brasileira de Contabilidade e a legislação pertinente aplicável.

Documentos relacionados