• Nenhum resultado encontrado

A metodologia envolve a classificação da pesquisa, a coleta e a análise dos dados pesquisados. Para Silva (2003, p. 25) “entende-se por metodologia o estudo do método na busca de determinado conhecimento”.

3.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA

A classificação da pesquisa é feita quanto à sua natureza, quanto à forma de abordagem ao problema, quanto aos objetivos e quanto aos procedimentos técnicos. Nesse sentido, a pesquisa se retrata do seguinte aspecto:

3.1.1 Quanto à natureza

Vergara (2004), relata que a pesquisa aplicada tem como objetivo a necessidade de solucionar problemas concretos sendo imediatos ou não. Gil (2010, p. 26) afirma que “[...] as pesquisas aplicadas podem contribuir para a ampliação do conhecimento científico e sugerir novas questões a serem investigadas”.

Conforme Collis e Hussey (2005, p. 27) “a pesquisa aplicada é aquela que foi projetada para aplicar suas descobertas a um problema específico existente”. Quanto à natureza, a pesquisa é aplicada, pois o estudo tem como propósito a aplicação prática do estudo, visa buscar soluções no que tange os problemas ambientais a partir dos conhecimentos adquiridos na busca de uma melhoria econômica e social de uma indústria.

3.1.2 Quanto à forma de abordagem do problema

Quanto à abordagem do problema, pode ser classificada como qualitativa ou quantitativa. Segundo Collis e Hussey (2005) a diferenciação dos métodos adotados refere-se ao método quantitativo e método qualitativo.

Para Collis e Hussey (2005) o método qualitativo abrange analisar as percepções e assim obter um conhecimento nas atividades sociais e humanas. Sendo assim, o presente estudo classifica-se como uma pesquisa qualitativa, em virtude de que após os dados coletados, estes serão analisados, interpretados e descritos.

3.1.3 Quanto aos objetivos

Quanto aos objetivos a pesquisa pode ser classificada em: exploratória, descritiva e explicativa. A presente pesquisa se caracteriza como descritiva, pois descreve os fatos e atos ocorridos na indústria de embalagens de madeira ligados aos impactos gerados ao meio ambiente, juntamente com a proposta da implantação do SGA na indústria de embalagens.

Para Gil (2010, p. 27) “as pesquisas descritivas têm como objetivo a descrição das características de determinada população”. Conforme Marion, Dias e Traldi (2002), a pesquisa descritiva tem como objetivo relatar características de fenômenos ou população, assim analisa o tema em que está sendo pesquisado.

3.1.4 Quanto aos procedimentos técnicos

Existes diferentes tipos de denominações para os procedimentos técnicos: procedimentos de coleta, procedimentos técnicos ou até mesmo estratégias de pesquisa. De forma geral, podem ser utilizadas várias combinações ou tipos de procedimentos técnicos metodológicos em uma mesma pesquisa (ZAMBERLAN, et al, 2014).

Para a pesquisa em questão, quanto aos procedimentos técnicos, se classifica como pesquisa bibliográfica, pela utilização de várias fontes de pesquisa; pesquisa documental, perante o uso de documentos disponibilizados pela entidade pesquisada; e estudo de caso, em consequência do estudo ser feito em uma empresa apenas, assim, aprofundando conhecimentos ligados diretamente a organização.

A pesquisa bibliográfica é realizada com materiais já publicados, tem como vantagem principal o fato de permitir ao investigador uma série de ocorrências muito mais amplas perante a uma pesquisa direta. Essa vantagem poderá comprometer a qualidade da pesquisa, pois a partir dos dados coletados é feita a análise do estudo, e por este fato, é necessário muito cuidado nas fontes secundárias para que não apresentem informações equivocadas sobre o assunto (GIL, 2010).

Para Gil (2010), a pesquisa documental é constituída por um delineamento mais importante do campo da história, apresenta pontos semelhantes a pesquisa bibliográfica. É utilizada por aproximadamente todas as ciências sociais, elaborada com finalidades diversas tais como assentamento, autorização e comunicação.

O estudo de caso é considerado uma categoria de pesquisa aplicada nas ciências sociais, nos tempos de hoje é reconhecido como o procedimento mais adequado para uma

investigação de fenômenos contemporâneos dentro de seu contexto real. Permite um estudo amplo e detalhado, trabalho quase impossível perante a outros delineamentos já vistos (GIL, 2010).

Para Vergara (2004, p. 49), “estudo de caso é circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como pessoa, família, produto, empresa, órgão público, comunidade ou mesmo país”.

Nesse contexto, o estudo busca informações em bibliografias, como: artigos, livros, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso, assim caracteriza-se como bibliográfica, também como documental, pois busca informações nos relatórios financeiros da empresa, e estudo de caso, porque a pesquisa é realizada em uma indústria.

3.2 COLETA DE DADOS

Zamberlan, et al (2014), afirma que em uma coleta de evidências para estudo de casos ocorrem várias fontes distintas, entre elas as consideradas principais são: documentos, registros em arquivos, entrevista, observação direta, observação participante e artefatos físicos.

No plano de coleta de dados é necessário informar como os dados da pesquisa são obtidos. No estudo, os dados foram coletados pelo procedimento de entrevistas despadronizadas com o proprietário, por participação sistemática, observação não participante, registrada por meio de anotações e fotografias, momentos onde o setor de produção da empresa aplica a Contabilidade Ambiental nas funções exercidas, observação de relatórios e documentos disponibilizados pela empresa. A realização desta coleta de dados teve autorização do proprietário da empresa.

De acordo com Zamberlan et al (2014, p.116), “as técnicas de coleta de dados predominantemente aplicadas na pesquisa qualitativa são: entrevistas, observação, uso de diários e análise documental”.

“Entrevista é uma comunicação verbal entre duas ou mais pessoas, com um grau de estruturação previamente definido. Excelente instrumento de pesquisa, largamente usada no mundo das organizações, com diversas finalidades” (SILVA, 2003 p. 69).

A entrevista pode ser classificada em três tipos: entrevista padronizada ou estruturada; entrevista despadronizada ou não estruturada, neste caso pode ser considerada uma entrevista focalizada, clínica ou não dirigida; e painel. O estudo em questão é realizado por uma pesquisa despadronizada. Silva (2003 p. 70), diz que uma pesquisa despadronizada

“consiste em uma conversação informal, que pode ser alimentada por perguntas aberta, que proporcionam maior liberdade para o informante”.

Oliveira et al (2003, p. 68) relata que “na observação não participante, o pesquisador não participa diretamente da ação, simplesmente acompanha o fato, sem envolvimento”.

Para Oliveira et al (2003, p. 64) “pesquisa documental é a forma de coleta de dados em relação a documentos, escritos ou não denominados fontes primárias”, pois as informações econômicas e financeiras foram coletadas nos relatórios financeiros fornecidos pela empresa.

3.3 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

Após a coleta de dados ocorreu a classificação de forma sistemática de acordo com a seleção, codificação e tabulação (OLIVEIRA et al, 2003).

O processo de análise dos dados envolve diversos procedimentos: codificação das respostas, tabulação dos dados e cálculos estatísticos. Após, ou juntamente com a análise, pode ocorrer também à interpretação dos dados, que consiste, fundamentalmente, em estabelecer a ligação entre os resultados obtidos com outros já conhecidos, quer sejam derivados de teorias, quer sejam de estudos realizados anteriormente (GIL, 2010, p.113).

Segundo Oliveira et al (2003 p. 76) “analise é a tentativa de evidenciar as relações existentes entre o fenômeno estudado e outros fatores. A elaboração da análise é realizada em três níveis: interpretação, explicação, especificação”.

Os dados da pesquisa foram analisados e interpretados perante o entendimento e aperfeiçoamento do referencial teórico adquirido, planilhas no Excel para assim ter uma melhor visualização dos impactos gerados, análise de documentos e anotações, recomendações a implantação do Sistema de Gestão Ambiental conforme a ISO 14001.

Documentos relacionados