• Nenhum resultado encontrado

PROPOSTA DO SGA BASEADO NA NORMA ISO 14001 PARA A INDÚSTRIA

4 ANALISE DOS DADOS

4.2 PROPOSTA DO SGA BASEADO NA NORMA ISO 14001 PARA A INDÚSTRIA

A organização em estudo, uma indústria de embalagens de madeira que conta com uma serraria própria emitindo assim muitos resíduos a partir da extração de recursos naturais que é a madeira, apresentando aspectos importantes para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental baseado na ISO 14001.

Após realizada a análise do processo de produção da indústria, verificação média da quantidade de resíduos gerados no mês e ano pela produção, e entrevista com o proprietário da empresa, a proposta formulada visa à implantação do SGA conforme a estrutura e capacidade da organização, objetivando a minimização dos impactos ambientais relacionados com a busca de um aumento de receita ambiental para a entidade e também a diminuição dos custos ambientais.

Existe a necessidade de melhorias na indústria de embalagens de madeira em relação aos processos e destinos destes resíduos, o que proporcionará inovação para a empresa quanto ao seu desempenho ambiental. Inserindo o Sistema de Gestão Ambiental nos processos produtivos da indústria, além da empresa ser reconhecida pela sociedade por estar preocupada com o meio ambiente, passando uma imagem positiva, esta aplicação poderá trazer outros benefícios para a empresa

Um dos benefícios gerados pela gestão ambiental é a possibilidade de economia com a redução de custos em função da reciclagem, e aumento de receita por meio da venda e ainda o reaproveitamento dos resíduos gerados pela produção, além de benefícios estratégicos no que tange melhorias quanto a imagem da empresa, adequação aos padrões ambientais, uma melhor relação com a comunidade, melhoria nas relações de trabalho na indústria, e precaução em relação a futuras multas ambientais pelo mau descarte dos resíduos.

Conforme menciona Bernardo (2013), a ISO 14001 tem como propósito uma melhoria contínua baseada no PDCA que de maneira simplificada quer dizer: Planejamento, no sentido que a organização deve planejar suas ações antes de colocar em prática; Desenvolver, na etapa deve ser desenvolvido tudo o que foi planejado anteriormente; Conferir, para que desta forma seja conferido o processo de desenvolvimento; e por fim Atuar, após a conferência deve-se corrigir o que foi desenvolvido de forma errada e padronizar o que foi desenvolvido corretamente sempre em busca de uma melhoria contínua.

A edição da ISO 14001, (2015) atua no mesmo conceito do PDCA da versão anterior requerendo a determinação de questões internas e externas ligadas as condições ambientais que influenciam a organização. O sucesso da implantação do Sistema de Gestão Ambiental

exige implicações nos fatores de nível estratégico no sentido da definição do rumo para as tomadas de decisões na empresa, e nível competitivo relacionado às oportunidades para que transcorram melhoramentos no desenvolvimento ambiental e na prevenção dos aspectos ambientais.

É sugerido que o proprietário da empresa destine um responsável para a verificação e análise ambiental nos processos produtivos da indústria, disposto a abranger um conhecimento amplo relacionado ao sistema de gestão que será implantado, sendo assim o responsável para administrar e organizar, que seja proativo e conduza da melhor maneira a implementação e manutenção do SGA.

A partir do detalhamento do escopo é indicado o seguimento dos passos na indústria de embalagens. Para um bom desempenho e correta implantação do Sistema de Gestão Ambiental é indicado pela a própria Norma ISO 14001 que seja desenvolvido um roteiro compreendido pelos seguintes passos (CAGNIN, 2000):

Primeiro passo, Política Ambiental: nesse primeiro momento é necessário que a administração da empresa defina a política ambiental que será seguida e se comprometa a ela. Deve se comprometer a legislação e as normas ambientais aplicáveis, ser apropriada à natureza, escala e aos impactos ambientais das atividades produtos e serviços, atenda e revise as metas e objetivos ambientais da organização, se comprometa a prevenção da poluição e uma melhoria contínua, forneça uma estrutura para a entidade, seja documentada, mantida e implementada, comunicada aos colaboradores e esteja de acesso para o público. Assim, nesse primeiro momento deve ser definida a política ambiental atendendo tais quesitos mencionados:

- Implantar melhoramentos no gerenciamento dos resíduos sólidos; - Utilizar de forma correta e racionalmente os recursos ambientais; - Reutilizar estes recursos ambientais quando possível;

- Analisar as possibilidades de conceber novas receitas ambientais a entidades decorrentes dos resíduos gerados;

- Encontrar maneiras para que ocorra uma diminuição dos impactos ambientais gerados;

- Fornecer uma facilidade para o descarte dos resíduos emitidos;

- Buscar a compreensão de toda a equipe de funcionários da empresa para que ocorra colaboração de todos nessa implantação.

Segundo passo, Planejamento: após a definição da política ambiental deve ser feito um planejamento para ser seguido, um plano que satisfaça a política ambiental juntamente

com os objetivos ambientais relacionados com os impactos ambientais significativos desenvolvidos no decorrer da produção da entidade, garantindo recursos físicos e financeiros para a aplicação desta implantação. No segundo momento ocorre um planejamento, dentro do escopo definido de SGA na entidade onde identifica os aspectos ambientais, requisitos legais e outros objetivos, metas e programas.

Terceiro passo, Implementação: nesse momento é feita a implementação e operação do plano de ação desenvolvido no segundo passo, onde a empresa deve oferecer todos os recursos e mecanismos de apoio necessários e definir as funções e responsabilidades dos colaboradores e também as autoridades para orientá-los nesse processo.

No terceiro passo ocorre a implementação, onde a empresa deverá fornecer recursos para a implantação e assegurar que os requisitos do Sistema de Gestão Ambiental sejam estabelecidos e implementados. Inicialmente será direcionado um responsável para a implementação, após será comunicado a toda a equipe sobre a importância da prevenção dos impactos ambientais com a implementação do SGA na indústria.

Quarto passo, Verificação e Ação Corretiva: nesse momento a organização deve medir, monitorar e avaliar periodicamente o processo para que aconteça um melhor desenvolvimento ambiental. Quarto passo: Verificação e ação corretiva, orienta-se a empresa que faça um monitoramento dessa implementação, para que assim ocorra uma análise para futuras melhorias nos processos caso ocorra a necessidade.

Quinto passo, Análise Crítica e Melhoria: nesse último momento a alta administração da empresa deve efetuar uma análise crítica de tempo em tempo para que a partir desta análise desenvolva-se aperfeiçoamentos na implantação do Sistema de Gestão Ambiental desejado pela entidade. Quinto passo: nesse último passo é feita a análise pela administração da empresa para assim avaliar se a implementação está sendo viável, se está sendo desenvolvida corretamente e se está trazendo benefícios a organização, sempre com o objetivo de uma melhoria contínua no Sistema de Gestão Ambiental.

4.2.1 Proposta de adaptação do SGA baseado na norma ISO 14001 na Indústria

A proposta de adaptação do Sistema de Gestão Ambiental baseado na ISO 14001 foi elaborada a partir de uma análise na caracterização da organização em estudo e dos fatos mencionados no item citado quanto ao processo de implantação estabelecido pela referida norma e aplicado por diversos estudos dos autores: Cagnin (2000); Kraemer (2001); Seiffert (2002); Nicolella et al (2004); Tinoco e Kraemer (2004); Ribeiro (2006); Oliveira e Pinheiro

(2010); Dias (2011); e pela versão da ISO 14001 (2015) com o intuito de abranger apenas o setor de produção da indústria e buscar meios de minimizar os impactos gerados ao meio ambiente com a retirada de recursos ambientais da indústria, concebendo novas receitas ambientais. A empresa está disposta a aderir investimentos para o melhor descarte dos resíduos e ganhos com a venda de resíduos doados.

O organograma 16 demonstra de maneira simplificada a proposta prevista para a adaptação na indústria de embalagens situada na região Noroeste do Estado.

Figura 16 - Organograma: Proposta de adaptação do SGA na indústria

Fonte: autora (2017).

A proposta de implantação do Sistema de Gestão Ambiental na Indústria está dividida em cinco etapas, conforme apresentado na figura 16. No primeiro momento é definida a política ambiental para a indústria, esta será seguida no setor de produção da empresa, objetivando uma redução de impactos ambientais gerados ao meio ambiente e a busca pelo aumento de geração de receitas ambientais com o destino adequado dos resíduos que são destinados para a doação, onde são utilizados para a queima, causando grandes prejuízos ao meio ambiente e assim uma preocupação com o futuro. Para o gestor é de suma importância a busca de novas alternativas sustentáveis para o designo desses resíduos, a busca de preservação ambiental traz consigo uma nova imagem para a empresa, podendo assim ser vista como uma empresa sustentável.

No segundo momento da proposta de implantação na indústria é realizado um planejamento, buscando seguir a proposta da política ambiental criada para a empresa, analisar de maneira detalhada o processo produtivo da indústria, o qual foi mencionado neste trabalho, ter um maior conhecimento da legislação ambiental dentro da empresa, baseando -se assim para a formalização de objetivos e metas a serem alcançadas para o desempenho ambiental. Planejar responsabilidades para a equipe da empresa, planejar novos projetos relacionados ao SGA e análise de viabilidade de futuras instalações na empresa relacionadas ao aperfeiçoamento ambiental.

A terceira etapa da adaptação do sistema na indústria é a implementação e operação, onde se inicia com a nomeação de um responsável para esta implementação, comunicar e designar responsabilidades para a equipe da empresa, fornecer os recursos necessários para esta implantação, e, por fim, efetuar uma palestra explicativa relacionada ao Sistema de Gestão Ambiental e novas adequações na empresa aos colaboradores.

A quarta etapa é conhecida como a verificação, em que ocorre o monitoramento de todas as operações do setor produtivo da indústria feita pelo responsável, uma avaliação periódica e registros desta implantação, assim efetuar as medidas de correção necessárias para o aperfeiçoamento dessa implantação, e fornecimento de relatórios para a análise da administração da empresa.

A quinta etapa é composta pela análise crítica da implantação do sistema na indústria, avaliando os resultados obtidos para que assim ocorra uma análise crítica da viabilidade da implantação do Sistema de Gestão Ambiental baseado na ISO 14001 na indústria de embalagens de madeira.

4.3 ALTERAÇÕES NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DA INDÚSTRIA PARA A

Documentos relacionados