• Nenhum resultado encontrado

A presente pesquisa se deu a partir de uma abordagem quantitativa. Nesse tipo de estudo, coletam-se e quantificam-se dados e opiniões mediante o emprego de recursos e técnicas estatísticas (GONÇALVES, s/d). Dessa forma, a pesquisa realizada não levou em consideração as opiniões e histórias de vida do público estudado, os torcedores de futebol, pois ela tem como objetivo entender, de maneira ampla, como eles se encaixam, através de parâmetros pré-estabelecidos, na tipologia proposta pelo autor cujo estudo está sendo utilizado como referencial para este trabalho.

De acordo com Vergara (2007), os tipos de pesquisa podem ser definidos por dois critérios básicos: quanto aos fins e quanto aos meios. Este estudo é caracteriza pelos fins como: Exploratório, já que é realizado em áreas de pouco conhecimento sistematizado, assim sendo não comporta hipóteses na sua fase inicial, porém no decorrer da pesquisa estas poderão surgir naturalmente; Descritivo, pois expõe características claras e bem delineadas de determinada população ou fenômeno, para isso envolve técnicas padronizadas e bem estruturadas de coletas de seus dados; e Aplicado, uma vez que tem necessidade de resolver problemas que já existem na prática. De forma imediata ou não. Quanto aos meios de investigação, essa pesquisa é: Bibliográfica, haja visto que na etapa inicial foi realizada com base em material publicado em livros, jornais, revistas, sites na internet, e que estavam disponibilizados ao público em geral ; e De campo, vendo que baseia-se pela experiência que se está sendo aplicada na investigação e é realizada exatamente no local onde são observados os fenômenos estudados.

Os dados foram obtidos através de questionários com o público-alvo. Foi escolhido o questionário como instrumento de coleta dos dados, pois, “por constituir perguntas fechadas, padronizadas, são mecanismos de pesquisa mais adequados à quantificação, porque são mais fáceis de codificar e tabular” (PÁDUA, 2004). Depois de redigido, o questionário foi testado, antes de sua utilização definitiva, tendo sido aplicado em uma pequena população escolhida.

3.2. Área de Abrangência

Foram selecionados por conveniência como universo delimitado para a presente pesquisa, torcedores de futebol que se apropriam de objetos esportivos, como jogadores, times e ligas desportivas, e também de objetos físicos, como produtos licenciados por clubes esportivos. A esses sujeitos foram aplicados os questionários, conforme é demonstrado na tabela a seguir:

Quadro 6 - Aplicação dos questionários.

Sujeitos Total

Torcedores no estádio 40

Torcedores na Universidade 60

Torcedores na internet 202

Fonte: Elaborado pelo autor, 2014.

Para Contandriopoulos et al. (1997) a definição da população-alvo tem uma influência direta sobre a generalização dos resultados, o que significa que para se chegar nos objetivos almejados, é preciso definir corretamente a amostra escolhida para ser estudada. Dessa forma, o número de questionários distribuídos foi de aproximadamente 302, sendo 40 entre torcedores no estádio, 60 na Universidade e 202 na internet.

“As categorias são as, para Academia, formas de conscientização nos conceitos dos modos universais da relação do homem com o mundo, que refletem as propriedades e leis mais gerais e essenciais, da natureza, a sociedade e o pensamento. Essas categorias são empregadas para classificar ideias. A categoria empírica tem a finalidade operacional, que visa ao trabalho de campo ou ao trabalho que vem a partir dele e será ela utilizada na pesquisa.” (TRIVIÑOS, 1994). Desta forma, as categorias analíticas desta pesquisa são tipos de torcedores e o mercado do esporte.

3.3. Coleta de Dados

As etapas de realização da pesquisa foram: A – Pesquisa com dados secundários em revistas, sites e periódicos sobre a indústria do esporte, divulgados na imprensa nacional,

pesquisas históricas sobre o futebol no mundo e Brasil; B – Levantamento de dados – realização de pesquisa de campo com aplicação de questionários que foram distribuídos nos estádios, Universidades e através da internet; C – Tratamento dos dados – seleção, codificação e tabulação dos dados obtidos e interpretação do que foi encontrado.

Consoante a Roesch (2005) o questionário é o instrumento mais usado para coletar dados de uma pesquisa quantitativa. O questionário foi elaborado inspirado no conteúdo do artigo A conceptual approach to classifying sports fans publicado por Hunt et al. (1999). Com base nos cinco diferentes tipos de torcedores propostos pela tipologia dos autores, as principais frases que caracterizavam cada um dos modelos foram extraídas, e dessa forma novas sentenças afirmativas foram elaboradas. Cinco sentenças para representar o Torcedor Temporário; Quatro para representar o Torcedor Local; Sete para representar o Torcedor Devoto, Onze para representar o Torcedor Fanático; Sete para representar o Torcedor Disfuncional; Quatro para sinalizar a atitude de compra do torcedor mediante vitórias/derrotas de sua equipe favorita.

Representadas pelas seguintes sentenças, que inclusive foram colocas no corpo do questionário para ser validadas, as principais atitudes dos torcedores quando sua equipe favorita ganha ou perde são:

34. SAIO COM PARTE DO UNIFORME DO MEU TIME APÓS VITÓRIA DA EQUIPE.

35. LEVO ALGUM OBEJTO OU VESTIMENTO DO MEU TIME PARA A UNIVERSIDADE OU TRABALHO APÓS VITÓRIA DA EQUIPE.

36. FALO: “NÓS GANHAMOS!” PARA EXPRESSSAR A VITÓRIA DO MEU TIME.

37. COSTUMO UTILIZAR TERMO: “ELES PERDERAM” PARA EXPRESSSAR A DERROTA DA EQUIPE.

As afirmativas foram expostas em ordem aleatória no questionário, além de acompanharem juntamente uma escala. A escala foi baseada no modelo proposto por Likert (1932), percorrendo os níveis de 1 à 10 onde se tem a máxima negação em uma extremidade, em contrapartida com a máxima afirmação na outra extremidade.

A coleta de dados se procedeu em algumas etapas. Primeiramente foi feito um pré-teste para avaliar o entendimento do questionário pelos respondentes. Para isso, cerca de dez exemplares que não estão contabilizados na base de dados, foram respondidos com o acompanhamento do pesquisador. Verificou-se que algumas sentenças deveriam ser reescritas, pois estavam causando dúvidas de interpretação. O tempo médio de resposta nesses testes foi de aproximadamente 10 minutos. Após essa etapa, os questionários iniciais foram aplicados por conveniência na Universidade Federal do Ceará. Foram cerca de 40 exemplares respondidos. A próxima fase foi a coleta de respostas nos estádios em dias de jogos oficias dos dois principais clubes de Fortaleza. Cerca de 60 unidades foram coletadas, também por conveniência, na Arena Castelão e Estádio Presidente Vargas em jogos do Ceará Sporting Club e Fortaleza Esporte Clube válidos pela Serie B e C do Campeonato Brasileiro 2014 respectivamente. O estágio final se deu pela abertura do questionário, importado eletronicamente pelo Google Drive, para resposta pela internet através de redes sociais. As 202 amostras foram coletadas de forma aleatória, obtendo uma amplitude que englobou respondentes de países que não são o Brasil. Os dados foram coletados através do questionário disponibilizado da internet e foi enviado para os clubes de maior torcida do país, entretanto apenas os clubes São Paulo Futebol Clube e Grêmio Foot-ball Porto Alegrense autorizaram e apoiaram a divulgação do mesmo em suas fanpages.

3.4. Tratamento dos Dados

Os dados obtidos na pesquisa foram analisados primeiramente fazendo-se uma seleção, onde se foi feita uma análise crítica para identificar possíveis falhas de informação, como por exemplo, respostas copiadas, respostas sobre os dados preliminares incoerentes (Idade, gênero e nível de escolaridade). Tendo, assim, sido importante verificá-los para ver se estavam devidamente preenchidos com todas as sentenças respondidas, pois se não estivessem, teria sido necessário retornar ao campo para fazer uma nova coleta.

Em seguida, foi feita a codificação, que é utilizada para caracterizar os dados que se relacionam. É interessante classificá-los agrupando sob determinadas categorias, e também atribuindo um código, seja número ou letra, com um significado. Dessa forma, com a

pesquisa concluída, foi feita a tabulação, dispondo os dados em tabelas e gráficos, a fim de facilitar a compreensão e interpretação.

Conforme citado, os dados obtidos foram analisados estatisticamente no software Microsoft Excel e foram encontrados resultados que ajudam a responder uma das perguntas dessa monografia: A tipologia proposta por Hunt et al. (1999) é válida para o cenário brasileiro atual? Após análises dos dados feitas para cada afirmativa, a base de informações coletada através dos questionários foi submetida a outro tipo de observação. A análise fatorial foi feita utilizando-se o software IBM SPSS, que dispõe de recursos de aplicação analítica,

Data Mining, Text Mining e estatística. Por fim se foi feita uma análise fatorial dos dados,

através da elaboração da matriz de componentes rodados e também os testes de KMO e Bartlett, para indicar se a análise fatorial é adequada à amostra. Verificando a validade o questionário, perceveu-se que uma nova categoria de torcedor poderia ser sugerida à tipologia já existente. Esse grupo foi denominado Torcedor Telespectador e teve as seguintes sentenças associadas ao seu fator:

24. SIGO PÁGINAS DA MINHA EQUIPE PREFERIDA NA INTERNET E REDES SOCIAIS.

25. ASSINO O CANAL DE TELEVISÃO ESPECÍFICO DA MINHA EQUIPE FAVORITA.

26. SOU CADASTRADO EM SITES PARA RECEBER NOTÍCIAS (NEWSLETTER) SOBRE MINHA EQUIPE FAVORITA.

4. ANÁLISE DOS RESULTADOS

Documentos relacionados