• Nenhum resultado encontrado

Minas Gerais, um Estado com grande tradi- ção na política nacional, possui apenas cinco parlamentares entre os 100 congressistas mais influentes do Poder Legislativo Federal, de acor- do com os critérios do DIAP. O Estado está repre- sentado na elite parlamentar pelos deputados: Carlos Mota (PSB), Custódio Mattos (PSDB), Paulo Delgado (PT), Sérgio Miranda (PDT) e Virgílio Guimarães (PT).

Na categoria “em ascensão”, o DIAP classificou quatro deputados:

Nárcio Rodrigues – Deputado, PSDB, 3º mandato, jornalista. Membro ativo da Comissão Mista de Orçamento, foi presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informá- tica. Politicamente vinculado ao governador Aécio Neves, destaca-se como articulador.

Rafael Guerra – Deputado, PSDB, 2º manda- to, médico e professor universitário. Coordenador da Frente Parlamentar da Saúde, ganhou projeção pela capacidade de diálogo e negociação. Destaca- se como articulador.

Gilmar Machado – Deputado, PT, 2º man- dato, professor. Com fortes vínculos com os movimentos sociais, militou no movimento de professores da educação básica, no movimento negro e evangélico progressista. Vice-líder do Go- verno na Câmara, é um dos principais nomes do partido na Comissão Mista de Orçamento. Autor de vários projetos em suas áreas de atuação, tem tido papel fundamental no debate de temas como educação, cultura, desporto, questões raciais e orçamento público. Hábil negociador, destaca-se como formulador.

Mário Assad Junior – Deputado, PSB, 3º mandato, advogado. Ex-presidente da Comissão de Viação e Transportes, já pertenceu ao PL. Vice- líder do PSB na Câmara, é um parlamentar com fortes atuações de bastidores. Com bom trânsito no Congresso, destaca-se como articulador.

Pará

O Pará está representado na elite pelo deputado Jader Barbalho (PMDB).

Na categoria “em ascensão”, estão quatro par- lamentares: dois deputados e dois senadores.

Ana Júlia Carepa – Senadora, PT, 1º man- dato, bancária e arquiteta. Vice-líder do PT no Senado, é uma parlamentar muito atuante. Ex- deputada federal, cujo mandato foi marcado pela combatividade, estreou no Senado com grande desenvoltura. Assídua aos trabalhados de plenário e das comissões, tem feito uma defesa qualificada do Governo Lula. Destaca-se como debatedora.

ANIVALDO VALE – Deputado, PSDB, 3º man- dato, agropecuarista e servidor público. Político experiente, já foi diretor e presidente do Banco da Amazônia. Especialista em questões orçamen- tárias, é um dos parlamentares mais influentes da Comissão Mista de Orçamento. Destaca-se como articulador.

Babá – Deputado, PSOL, 2º mandato, enge- nheiro e professor. Recentemente expulso do PT, ganhou projeção nacional por questionar a política econômica do Governo Lula, liderando um gran- de movimento contra a reforma da Previdência. Muito ativo nas comissões e no plenário, tem sido muito requisitado para fazer palestras nos encon- tros, congressos e seminários dos trabalhadores, servidores públicos, aposentados e pensionistas. Destaca-se como debatedor.

Luiz Otávio – Senador, PMDB, 1º mandato, empresário e administrador de empresas. Com atividades empresariais na área de transporte, foi secretário de Transporte do Estado do Pará e pre- sidente do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e das Agências de Navegação no Estado do Pará. Vinculado ao presidente do Senado, senador Renan Calheiros, é presidente da comissão

mais importante da Casa: Assuntos Econômicos. Teve seu nome aprovado no Senado para uma vaga no Tribunal de Contas da União. Destaca-se como articulador.

Paraíba

O Estado da Paraíba está representado entre os 100 parlamentares mais influentes pelos senadores Efraim Morais (PFL) e Ney Suassuna (PMDB) e pelo deputado Inaldo Leitão (PL).

Na categoria “em ascensão” está o deputado Wilson Santiago (PMDB).

WILSON SANTIAGO – Deputado, PMDB, 1º mandato, advogado, defensor público e funcionário público. Com a experiência de dois mandatos de deputado estadual, estreou no Câmara com desen- voltura de veterano. Líder do PMDB na Câmara, destaca-se como articulador.

Paraná

O Estado do Paraná, segundo os critérios do DIAP, possui apenas quatro representantes entre os 100 mais influentes do Poder Legislativo, sendo um senador, Álvaro Dias (PSDB) e três deputados: Gustavo Fruet (PMDB), Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Osmar Serraglio (PMDB).

Estão classificados na categoria “em ascensão”, podendo integrar no futuro a elite parlamentar, os deputados Dr. Rosinha e Drª Clair, ambos do PT.

Doutora Clair – Deputada, PT, 1º mandato, advogada. Liderança na advocacia trabalhista obreira, estreou na Câmara com desenvoltura de veterana. Com postura independente, é uma das principais referências nas discussões, arti- culações e negociações das reformas trabalhista e sindical. É uma das parlamentares mais atu- antes da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara. Destaca-se como debatedora.

Dr. Rosinha – Deputado, PT, 2º mandato, médico e servidor público. Respeitado por sua coerência política, é vinculado aos movimen- tos sociais. Especialista em Seguridade Social, atuou junto à bancada e ao Governo Lula para

modificar a reforma da Previdência, buscando imprimir um conteúdo de justiça social, respeito a direitos adquiridos, correção de distorções e combate a privilégios. Fiel aos compromissos de campanha, divergiu das iniciativas do Governo Federal que conflitavam com as posições histó- ricas do partido, especialmente na área social. Membro da Comissão Interparlamentar Conjunta do Mercosul, tem prestado relevantes serviços ao País em defesa do fortalecimento do bloco como alternativa à Área de Livre Comércio das Américas – Alca. Destaca-se como debatedor.

Pernambuco

Pernambuco está representado por onze con- gressistas na lista dos 100 mais influentes, sendo nove deputados e dois senadores. Os deputados são: Armando Monteiro (PTB), Eduardo Campos (PSB), Fernando Ferro (PT), Inocêncio Olivei- ra (PL), José Múcio Monteiro (PTB), Maurício Rands (PT), Renildo Calheiros (PCdoB), Roberto Freire (PPS) e Roberto Magalhães (PFL). Os se- nadores são: Marco Maciel (PFL) e Sérgio Guerra (PSDB).

Na categoria “em ascensão”, podendo integrar futuramente a lista dos mais influentes, apenas o deputado Raul Jungmann (PPS).

RAUL JUNGMANN – Deputado, PPS, 1º mandato, administrador e consultor de empre- sas. Vice-líder do PPS na Câmara, é um dos par- lamentares mais ativos em plenário. Fiscalizador eficaz, tem feito oposição de modo sistemático ao Governo Lula. Defensor da ética na política, teve papel decisivo no processo de depuração da Câmara dos Deputados. É vice-presidente da CPMI dos Sanguessugas. Destaca-se como debatedor.

Piauí

O Piauí não possui representante entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso.

Na categoria “em ascensão”, o Estado tem um deputado:

Ciro Nogueira – Deputado, PP, 3º mandato, advogado. Político de atuação discreta, exerce seu

segundo cargo na Mesa Diretora. O primeiro como quarto secretário e agora como segundo vice-pre- sidente da Câmara. Destaca-se como articulador.

Documentos relacionados