• Nenhum resultado encontrado

O Estado de Santa Catarina está representado no núcleo decisório do Congresso, segundo os cri- térios do DIAP, por quatro parlamentares, sendo dois senadores e dois deputados. Os deputados são Carlito Merss (PT) e Fernando Coruja (PPS) e os senadores são Ideli Salvatti (PT) e Jorge Bornhausen (PFL).

Na categoria “em ascensão”, podendo integrar no futuro a lista dos mais influentes, está o depu- tado Mauro Passos (PT).

Mauro Passos – Deputado, PT, 1º manda- to, engenheiro. Líder sindical, fiscalizador da boa aplicação dos recursos públicos, faz parte do núcleo de infra-estrutura da bancada. De- batedor qualificado, o Governo e o partido não tem aproveitado adequadamente a experiência e o conhecimento do parlamentar na área de infra-estrutura, especialmente no debate das agências reguladoras. Integrante do grupo que exige mudanças na política econômica e na relação com os movimentos sociais, destaca-se como debatedor.

São Paulo

O Estado de São Paulo, indiscutivelmente, é a unidade da Federação que possui o maior número de quadros na elite do Congresso, 16, sendo dois senadores e 14 deputados. São eles, os senadores Aloizio Mercadante (PT) e Eduardo Suplicy (PT), e os deputados Alberto Goldman (PSDB), Aldo Rebelo (PCdoB), Arlindo Chinaglia (PT), Arnaldo Faria de Sá (PTB), Arnaldo Madeira (PSDB), Delfim Netto (PMDB), José Eduardo Cardozo (PT), Luciano Zica (PT), Luiza Erundina (PSB), Luiz Antônio Fleury (PTB), Luiz Edu- ardo Greenhalgh (PT), Michel Temer (PMDB), Ricardo Berzoini (PT) e Walter Feldman (PSDB).

Na categoria “em ascensão”, podendo integrar futuramente a elite parlamentar, os deputados:

Antônio Carlos Mendes Thame - Deputado, PSDB, 4º mandato, professor universitário. Político experiente, foi secretario de Recursos Hídricos do Governo Geraldo Alckmin (1999-2002) e prefeito de Piracicaba (1993/1996). Ex-Constituinte, é um parlamentar de excelente formação intelectual. Vice–líder do PSDB na Câmara, é dos mais assíduos nas atividades de plenário e nas comissões. Par- lamentar disciplinado e estudioso, daqueles que fazem o dever de Casa, é especialista em Meio Ambiente e Comércio Exterior. Além de bom arti- culador, destaca-se como debatedor.

Antônio Carlos Pannunzio – Deputado, PSDB, 3º mandato, engenheiro e professor. Pre- sidente regional do PSDB, tem sido presença constante no questionamento do Governo Lula. Defensor da economia de mercado, destaca-se como articulador.

Dimas Ramalho – Deputado, PPS, 1º man- dato, Procurador de Justiça. Ex-líder do PPS na Câmara, goza de bom trânsito no Congresso. Inde- pendente em relação ao Governo Lula, destaca-se como articulador.

Dr. Pinotti - Deputado, PFL, 2º mandato, médico e professor. Parlamentar experiente, foi secretário de Educação do Governo Franco Montoro (1986-1987) e de Saúde em São Paulo, na gestão do ex-governador Orestes Quércia (1988-1991), além de secretário de Educação do município de São

Paulo na gestão de José Serra. Eleito pelo PMDB e recém filiado ao PFL, é aliado dos assalariados e defensor da economia nacional. Bom debatedor, destaca-se como formulador.

Ivan Valente – Deputado, PSOL, 3º mandato, engenheiro e professor. Defensor do ensino público e gratuito, é especialista em matéria educacional. Com postura crítica em relação à política eco- nômica do Governo Lula, foi um dos vice-líderes mais ativos do PT na Câmara. Destaca-se como debatedor.

Júlio Semeghini – Deputado, PSDB, 2º man- dato, engenheiro eletrônico. Quadro técnico e político do PSDB, especialista em ciência e tec- nologia, é o principal formulador e negociador nessas matérias. É um parlamentar de atuação discreta.

MARCELO ORTIZ – Deputado, PV, 1º manda- to, advogado e professor. Foi líder do PV e goza de excelente trânsito no Congresso. Como líder, foi o responsável pela saída do partido da base de sustentação do Governo Lula, declarando-se independente. Destaca-se como debatedor.

Salvador Zimbaldi – Deputado, PTB, 3º mandato, servidor público. Líder do movimento Renovação Carismática da Igreja Católica, é um parlamentar influente no Congresso. É discípulo do saudoso Roberto Magalhães Teixeira, ex-prefeito de Campinas. Ex-PSDB, migrou para o PTB, partido do qual tem recebido relevantes missões. Destaca-se como articulador.

Vicentinho – Deputado, PT, 1º mandato, me- talúrgico. Parlamentar de bom trato, é um dos principais interlocutores do PT e do Governo em matéria sindical e trabalhista. Foi presidente da CUT e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Mem- bro ativo da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, é autor de vários projetos de lei e co-autor da PEC 29/2003 sobre estrutura sindical. Destaca-se como articulador.

Walter Barelli – Deputado, PSDB, 1º manda- to, economista. Com larga experiência no mundo do trabalho, como diretor-técnico do Dieese, secretário de Trabalho do Estado de São Paulo e ministro do Trabalho, está desempenhando papel

relevante no debate da Reforma Sindical. No PSDB, é o parlamentar responsável pela coordenação dos temas vinculados às relações de trabalho. Destaca- se como formulador.

Sergipe

Sergipe está representado pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB).

Na condição de parlamentar “em ascensão” e que poderá vir a compor a relação dos “Cabeças” do Congresso Nacional está o deputado João Fontes (PDT/SE).

João Fontes – Deputado, PDT, 1º mandato, advogado. Vice-líder do PDT, é um dos parla- mentares mais ativos nos debates do plenário e comissões da Câmara. Faz oposição ao Governo Lula com conhecimento de fato, já que durante muitos anos pertenceu aos quadros do PT. É mem- bro ativo das Comissões de Trabalho, Administração

e Serviço Público e de Constituição, Justiça e de Cidadania, onde tem sido um guerreiro na defesa dos trabalhadores do setor privado, servidores públicos e aposentados e pensionistas. Destaca-se como debatedor.

Tocantins

O Estado do Tocantins, pelos critérios do DIAP, não possui representante entre os 100 parlamen- tares mais influentes do Congresso.

Já na categoria “em ascensão” está apenas o deputado Eduardo Gomes (PSDB).

Eduardo Gomes – Deputado, PSDB, 1º man- dato, empresário e servidor público. Parlamentar articulado, estreou na Câmara com desenvoltura de veterano. Dedicado ao estudo e formulação na área de infra-estrutura, é o terceiro secretário da Mesa Diretora da Câmara. Bom articulador, vem se revelando um formulador habilidoso.

Documentos relacionados