• Nenhum resultado encontrado

Os “Cabeças” por estado e os parlamentares que estão “em

ascensão” no Poder legislativo

Este anexo reúne, além dos “100” Cabeças do Congresso por Estado, os congressistas em ascensão, entendidos como tais aqueles que, mantida a trajetória ascendente, poderão no futuro fazer parte da elite do Poder Legislativo. O corte quantitativo, que fixa em 100 o número de “Cabeças” do Congresso, impõe situações nas quais a equipe fica na contingência de escolher entre parlamentares em condições praticamente iguais. Este fato justifica a lista “em ascensão”, que também observa os critérios que orientam a pesquisa. Assim, optou-se por acrescentar este anexo, no qual são identificados aqueles que eventualmente poderiam figurar entre os 100, mas que um pequeno detalhe no exame isento de suas qualidades e habilidades o deixou fora.

Levantamentos com estas características, sujeitos às vicissitudes conjunturais, estão sempre pas- síveis de modificação pela dinâmica própria da política. Entretanto, a fotografia ou o retrato parado da elite do Congresso – bem como dos parlamentares “em ascensão” – foi feita com base em critérios científicos e, portanto, isentos de vícios ou preferências de qualquer natureza. Trata-se de um mapa real de poder no Congresso Nacional, que incorpora a experiência, a tradição e a seriedade do DIAP em tudo aquilo que leva seu nome.

Assim, salvo fatos novos relevantes, estes são os parlamentares que já estão, no caso dos “Cabe- ças”, e que poderão estar, no caso dos deputados e senadores “em ascensão”, comandando o processo decisório no Poder Legislativo Brasileiro.

nacional. Trata-se do ex-presidente da Repúbli- ca e ex-presidente do Congresso, senador José Sarney.

Não existe parlamentar “em ascensão” no Es- tado.

Amazonas

O Estado do Amazonas está muito bem repre- sentado no núcleo decisório no Congresso. Além do ex-líder do Governo no Congresso e ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República na gestão de FHC e hoje líder da oposição no Senado, senador Arthur Virgílio (PSDB); e do vice-líder do PFL na Câmara, deputado Pauderney Avelino, o Estado possui, entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso, o líder do PDT no Senado, o senador e jurista Jefferson Peres.

Na categoria “em ascensão” apenas uma par- lamentar.

Vanessa Grazziotin – Deputada, PCdoB, 2º mandato, farmacêutica e professora. Parlamentar atuante, é membro ativa da Comissão de Traba- lho, Administração e Serviço Público. Prioriza em seu mandato assuntos de cidadania, a defesa dos trabalhadores, servidores públicos e aposentados e pensionistas. Debatedora qualificada, é fiel à orientação partidária e defende o Governo Lula no Congresso.

Bahia

O Estado da Bahia está representado na elite parlamentar por cinco deputados e dois senadores. Deputados: ACM Neto (PFL), Geddel Vieira Lima (PMDB), José Carlos Aleluia (PFL), Jutahy Júnior (PSDB) e Walter Pinheiro (PT). Senadores: Antonio Carlos Magalhães (PFL) e Rodolpho Tourinho (PFL).

Além dos sete parlamentares “Cabeças”, o Estado conta com mais seis deputados na cate- goria “em ascensão”: Alice Portugal (PCdoB), Daniel Almeida (PCdoB), Mario Negromonte (PP), Nelson Pelegrino (PT), Severiano Alves (PDT) e Zezéu Ribeiro (PT).

Alice Portugal – Deputada, PCdoB, 1º man- dato, farmacêutica, bioquímica, líder sindical.

Defensora dos trabalhadores e servidores públicos, é crítica da política econômica do Governo Lula. Defensora da agenda de educação, é voz ativa em defesa dos movimentos sociais no Congresso. Uma das parlamentares mais atuantes do PCdoB na Câmara, destaca-se como debatedora.

Daniel Almeida – Deputado, PCdoB, 1º man- dato, técnico industrial. Com a experiência de quem foi vereador em Salvador e líder sindical, tem atuação destacada na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.Vice-líder do PCdoB, coordena na bancada da Câmara Federal o debate da reforma sindical. Destaca-se como articulador.

Severiano Alves – Deputado, PDT, 2º man- dato, advogado. Procurador Federal, já foi pre- feito de Saúde/BA (1989-1992). Político com bom trânsito no Congresso, foi líder do PDT na Câmara. Destaca-se como articulador.

MARIO NEGROMONTE – Deputado, PP, 3º mandato, advogado. Líder do PP na Câmara, é um parlamentar de atuação discreta. Foi deputado estadual e já pertenceu ao PSDB no Estado. Des- taca-se como articulador.

NELSON PELEGRINO – Deputado, PT, 2º mandato, advogado. Com tradição de luta em defesa dos movimentos sociais, é um parla- mentar de grande desenvoltura no exercício do mandato. Respeitado no Congresso, foi líder do PT na Câmara Federal. Já presidiu a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Destaca-se como debatedor.

Zezéu Ribeiro – Deputado, PT, 1º mandato, arquiteto. Ao estrear no Congresso, definiu seis prioridades: política urbana e habitação; agricul- tura familiar e reforma agrária; política para a juventude, criança e adolescente; cooperativis- mo; desenvolvimento regional e mata atlântica. Foi relator do projeto de recriação da SUDENE. Vice-líder do PT, destaca-se como articulador.

Ceará

O Ceará, um dos Estados mais importantes do Nordeste, participa da elite parlamentar com um senador, Tasso Jereissati (PSDB), e quatro depu-

tados federais: Bismarck Maia (PSDB), Eunício Oliveira (PMDB), Inácio Arruda (PCdoB) e José Pimentel (PT).

Na categoria “em ascensão”, o Estado está re- presentado por dois deputados: André Figueiredo (PDT) e João Alfredo (PSOL).

ANDRÉ FIGUEIREDO – Deputado, PDT, 1º mandato, advogado, economista e empresário. Vice-líder do PDT na Câmara, é um parlamentar muito presente nas atividades de plenário. Crítico da política econômica e social do Governo Lula, destaca-se como debatedor.

JOÃO ALFREDO – Deputado, PSOL, 1º man- dato, advogado. Depois de três mandatos de de- putado estadual, estreou na Câmara Federal com desenvoltura de veterano. Era um dos quadros do PT em matéria de meio ambiente, mas deixou o partido por discordar da orientação partidária em relação às políticas econômicas e sociais patroci- nadas pelo Governo Lula. Líder do PSOL, é um par- lamentar de forte rigor ético e grande capacidade de trabalho e articulação.

Documentos relacionados