• Nenhum resultado encontrado

Os conceitos apresentados na missão, visão e valores acabam resultando em como a Igreja do Amor se organiza internamente e também nas atividades que a membresia realiza dentro da igreja. As atividades desenvolvidas dão um sentido de responsabilidade aos fiéis e também promovem a permanência dos crentes na igreja.

O “amor” como sentindo importante para igreja permeia todas as atividades ou setores que a Igreja denomina como “Ministérios do Amor”. A igreja acredita que esses ministérios são formas do crente se fazer útil para Deus, para os próprios congregados e também para a comunidade local como um todo. Além disso, a igreja define essas funções atribuídas pelos ministérios como sendo “mais que um (serviço) voluntário”, é a forma do crente se encontrar consigo mesmo e com Deus (IGREJA DO AMOR, 2019, INFORMAÇÃO ELETRÔNICA).

Entre os “ministérios” presentes estão os de: Evangelismo e Missão, Batismo e Curso de Membresia, Ministério Infantil, Connect, Brigada do Amor e em especial a Livraria e Grife do Amor. Todos esses “ministérios” lidam com atividades desempenhadas pelos membros ou por necessidade de se ter cultos para faixas etárias diferentes (IGREJA DO AMOR, 2019, INFORMAÇÃO ELETRÔNICA).

É interessante observar que cada um dos ministérios se volta para um grupo de pessoas, ou tomando como base a perspectiva do marketing, conforme Patriota (2008) nos sinaliza, para nichos. Os “Ministérios do Amor”, como poderá ser visto nos subtópicos seguintes, configuram-se em estratégias de segmentação para dialogar com cada nicho, a partir de abordagens e atuações específicas.

4.2.1 Evangelismo e Missão

O Evangelismo e Missão lida com a necessidade básica das religiões de origem protestantes: alcançar novas pessoas. Muitas igrejas de origem protestantes e pentecostais, entende a vida após a morte como a única forma de redenção, e mais que isso, acreditam na segunda vinda de Jesus. Para que essa visão escatológica se realize, todas as nações precisam ter conhecimento do evangelho de Jesus Cristo.

Entretanto, a Igreja do Amor se posiciona quanto ao evangelismo como espalhar a mensagem de “esperança e compaixão de Jesus Cristo” na cidade onde a igreja está situada. Somando com a “missão”, a evangelização se mune de ações sociais desenvolvidos pela própria Igreja do Amor, como é o caso dos sopões, “Mercado Popular” e a “Blitz do Amor”. Esta última, por exemplo, é uma ação que “distribui” orações e abraços grátis para os transeuntes em terminais de ônibus (IGREJA DO AMOR, 2019, INFORMAÇÃO ELETRÔNICA).

Figura 1 - Blitz do Amor

Fonte: Igreja do Amor (2019, informação eletrônica).

Segunda a Igreja, o amor só pode ser visto por meio de ações assim como Jesus também demonstrou, a Igreja do Amor deve fazer o mesmo. Dessa forma, outra ação interessante promovida pela Igreja, em Paulista/PE, é o “Mercado Solidário”. A igreja disponibiliza produtos de consumo básico, como alimentos, roupas e pequenos objetos aos mais necessitados da região. Entretanto, não é feita apenas uma distribuição desses itens, mas uma “venda” (IGREJA DO AMOR, 2019, INFORMAÇÃO ELETRÔNICA).

Pelo que se pode apreender do vídeo disponível no canal do YouTube da Igreja do Amor, o Mercado Solidário funcionaria como um mercado tradicional: um ambiente com prateleiras, itens separados por categoria. Cada responsável de uma família recebe um valor em dinheiro fictício e podem escolher o que desejar ou “comprar” os itens que mais precisam (IGREJA DO AMOR, 2019b, INFORMAÇÃO ELETRÔNICA).

Figura 2 - Frame do vídeo do Mercado Solidário no YouTube

Fonte: Igreja do Amor (2019, informação eletrônica).

Segundo a Igreja do Amor, essa ação visa desassociar a doação de apenas receber um favor. Assim, segundo a Igreja, as pessoas contempladas se sentem mais amadas e valorizadas (IGREJA DO AMOR, 2019b, INFORMAÇÃO ELETRÔNICA).

4.2.2 Curso de Membresia e Batismo

Para os novos convertidos que são alcançados pelo evangelismo praticado pela Igreja do Amor existe o “Batismo e Curso de Membresia”. O Batismo é um ato simbólico que tem ligações com as passagens bíblicas do Novo Testamento e assim, com a mensagem de “morrer para o mundo” no momento da submersão e “viver para Cristo” ao emergir. Este é um momento muito importante na maioria das igrejas protestantes, pentecostais e neopentecostais. Na Igreja do Amor isso é um grande evento que reúne diversas pessoas em uma praia de Paulista/PE, afinal, mais um membro ingressou na família (IGREJA DO AMOR, 2019, INFORMAÇÃO ELETRÔNICA).

Figura 3 - Frame do vídeo sobre o batismo

Fonte: Igreja do Amor (2018, informação eletrônica).

Os novos convertidos que pretendem receber o batismo em águas precisam passar pelo Curso de Membresia. Trata-se de aulas que os novos convertidos recebem para explicar as convicções da denominação, história e também o próprio funcionamento da igreja. O texto institucional descreve o curso de Membresia para os novos convertidos como “conectando-os à Igreja do Amor”. Além disso, esse curso é

uma forma de apresentar os ministérios a fim de promover a permanência dos convertidos na Igreja (IGREJA DO AMOR, 2019, INFORMAÇÃO ELETRÔNICA).

4.2.3 Ministério Infantil

O Ministério Infantil corresponde a cultos que ocorrem ao mesmo tempo em que os cultos para os adultos. Entretanto, este ministério trata de temas religiosos configurados para serem atrativos e compreensíveis para o público infantil.

O espaço para as crianças se chama “Decolar”, onde um foguete se posiciona na entrada do espaço. O nome pode ser referência ao momento de iniciação das crianças em temas religiosos que a Igreja do Amor trata. No site, o Ministério infantil é descrito como experimentar um ambiente e ministrações bíblicas de forma lúdica (IGREJA DO AMOR, 2019, INFORMAÇÃO ELETRÔNICA).

Figura 4 - Espaço Decolar na Igreja

Fonte: Igreja do Amor (2019, informação eletrônica).

4.2.4 Connect

Para os jovens, a Igreja do Amor criou um ministério chamado de “Connect”. Trata-se de um espaço para que os jovens possam se reunir e principalmente realizar cultos específico para esse público. Assim sendo, os cultos do Connect possuem características próprias, assim como o Ministério Infantil, com a intenção de atrair a “nova geração” (IGREJA DO AMOR, 2019, INFORMAÇÃO ELETRÔNICA).

O nome deste ministério faz referências explícitas à geração dos aparelhos eletrônicos/digitais e ao próprio sentido que a palavra “conectar” possui em meio as plataformas digitais, se conectando a espaços virtuais. Na questão imagética, a assinatura visual do Connect traz o símbolo de “ligar” ou “power”, que os aparelhos eletrônicos possuem. Porém, a Igreja não deixa de lado quanto às questões de caráter humano, de se conectar uns aos outros.

Figura 5 - Connect

Fonte: Igreja do Amor (2019, informação eletrônica).

No texto institucional sobre o Connect, a Igreja do Amor traz palavras como a “paixão”, “coragem”, “ousadia” e “limites”, talvez com a intenção de tornar o discurso para esse público mais intenso e chamativo (IGREJA DO AMOR, 2019, INFORMAÇÃO ELETRÔNICA).

4.2.5 A Brigada do Amor

A “Brigada do Amor” trata de uma equipe especializada de brigadistas e bombeiros civis que fazem o monitoramento na segurança e bem-estar dos fiéis nos cultos. Estes também possuem a função de fazer atendimento pré-hospitalar (IGREJA DO AMOR, 2019, INFORMAÇÃO ELETRÔNICA).

Documentos relacionados