• Nenhum resultado encontrado

Modelo de um novo campo científico emergente: multidisciplinar, experiências de larga escala, planeadas e executadas a longo prazo, elevado custo por

investigador, pesquisa básica, aplicada e de desenvolvimento conjugadas - mas funcionalmente separadas, composição diversa (agentes de pesquisa académicos e não académicos - industria e serviços do estado).

Conceitos analíticos 01HR56 /R. REVELLE 02HR59 /Gordon 03HR59 Wexler et al. 03HR59 Revelle 04J60 David Hall 05S66 / Kassand er et. Al 05S66 / A. Chambe rlain 05S66 / L. Hawort h 05S66 / Malone 05S66 / Gordon MacDon ald et al 05S66 / Hollom on et. Al 10, 12 7, 9, 10, 11, 20 3, 5, 6, 9, 12, 15, 17 3, 4, 7, 10, 18, 19, 24, 31, 33, 34 8 1, 10, 11, 15, 18, 21, 23, 25 6, 7, 8, 15, 16, 17, 20, 21, 22, 33, 34, 35 1, 8, 14, 16, 17, 21 5, 11, 17, 24, 25 4, 10, 12 2, 3, 16, 29, 36 Legenda: 01HR56 Revelle:

10 - Escala internacional e multidisciplinar dos projetos científicos.

12 - Sublinha que o avanço na ciência para além de um certo limite, é dispendioso e requer investimento (de uma proporção que só o estado pode assegurar.)

02HR59 Gordon:

7 - Handicap das disciplinas sem ensino graduado multidisciplinar em relação às disciplinas básicas.

9 - Ciclo vicioso: condições mais exigentes da aprendizagem no campo - são mais dispendiosas que as restantes para os estudantes > atraem menos estudantes > os departamentos perdem relevância e acesso aos fundos.

10 - As condições físicas da pesquisa tornam especialmente difícil financeiramente para os estudantes concluírem a graduação.

11 - Não há expansão sem intervenção exterior.

20 - Programas de investigação conduzidos no exterior, requerendo planeamento a longo prazo e orientados para finalidades externas ao campo científico.

03HR59 Wexler:

3 - Satisfação com o apoio continuado a programas do IGY.

5 - Aspetos combinados da meteorologia e oceanografia na monitorização do CO2 atmosférico, como resposta a um novo problema ambiental.

6 - Diversas agências cooperam para a continuação dos programas do IGY.

9 - As disciplinas de matemática e computação são determinantes para o desenvolvimento das ciências atmosféricas.

12 - Cooperação entre diversas áreas científicas no estudo da atmosfera.

15 - Valor científico na manutenção de estações na antártica (em conflito com a lógica militar).

17 - Ideia de que a ciência está apenas no início da compreensão de certos problemas e de que é necessário mais esforço e apoio por parte do Estado.

03HR59 Revelle:

101

4 - Condições do planeamento de longo prazo dos programas científicos do IGY. 7 - Possibilidades e valor do apoio continuado e de longo prazo da ciência. 10 - Importância vital da continuidade dos programas internacionais do IGY. 18 - Natureza conjugada da investigação básica e aplicada.

19 - A investigação aplicada depende da acumulação de conhecimentos resultantes da investigação básica. 04J60 David Hall:

8 - Relação da pesquisa científica Espaço, Oceano, Energia atómica. 05S66 Kassander et Al:

1 - Elogia a perspetiva de um programa mais abrangente em ciências atmosféricas, não restrito apenas às técnicas de MC.

10 - Multidisciplinariedade na abordagem de problemas de modificação do clima.

11 - A NSF como mais orientada para promover a pesquisa fundamental/básica (não vocacionada para as áreas aplicadas da ciência).

15 - Prevê uma transferência de cientistas das áreas científicas clássicas para as áreas interdisciplinares. 18 - O trabalho de campo das disciplinas envolvidas requer níveis de financiamento de uma escala diferente de áreas dependentes apenas de pesquisa em laboratório.

21 - Necessidade de diversificar e autonomizar diferentes estruturas para pesquisa básica e pesquisa aplicada. 23 - Os custos deste tipo de pesquisa científica não são proporcionais à quantidade de recursos humanos envolvida.

25 - Multidisciplinariedade abrangente às áreas sociais e legais. 05S66 A. Chamberlain:

6 - O campo é concebido como contendo diversos agentes: governo, industria, academia. 7 - Experiências de campo de grande dimensão são mais dispendiosas.

8 - A introdução de matemática nesta área é fundamental para o desenvolvimento do campo

15 - Ideia de um esforço federal, interdisciplinar e interagência, com implementação de um laboratório nacional.

16 - É necessário um apoio logístico à pesquisa dos diferentes laboratórios. 17 - A pesquisa em MC tem valor para outras áreas científicas.

20 - Requer uma perspetiva de longo prazo.

21 - O programa requer apoio para diferentes áreas científicas que a MC deve integrar.

22 - O desenvolvimento de políticas públicas sobre esta área requer pesquisa nos seus efeitos sociais e económicos.

33 - Desenho de um campo multidisciplinar.

34 - Diferenciação entre o campo científico clássico, do cientista de "papel e caneta" e do campo científico emergente, das experiências de campo em larga escala.

35 - Conjugação de diferentes modos de pesquisa básica e aplicada. 05S66 L. Haworth:

1 - O campo das MC começou com aplicações descobertas por cientistas em empresas privadas. 8 - Recomendação de um esforço especial no desenvolvimento das áreas conexas às MC. 14 - Cooperação entre cientistas de diferentes áreas.

16 - As áreas de desenvolvimento dependem da acumulação de conhecimentos básicos.

17 - Visão multidisciplinar, e integrada (investigação básica, aplicada e desenvolvimento) do campo das MC. 21 - A área ambiental como um campo multidisciplinar.

05S66 Malone:

5 -Importância de desenvolvimentos em diferentes áreas para a formação do campo das MC. 11 - Requer estabilidade do apoio orçamental.

17 - É necessária a continuidade dos programas de pesquisa para que estes possam ser eficientes.

24 - Quem detém mais conhecimento sobre as práticas operacionais de WM, os agentes comerciais, ou as agências estatais?

25 - O problema no desenvolvimento de técnicas válidas de MC pode ser, falta de conhecimento básico, ou falhanço em desenvolver ferramentas.

05S66 Gordon MacDonald et al:

4 -Resultados operacionais (da pesquisa feita por agentes não académicos) pode ser usada para avançar a pesquisa.

10 - Objetivos nacionais a serem prosseguidos com programas de investigação e desenvolvimento 12 - Riqueza de abordagens realizadas pelos operadores comerciais.

102

2 - Mais concentração (da ação política) no desenvolvimento de diferentes vertentes desta área científica (MC) 3 - São necessários estudos para produzir legislação e regulamentação adequada do setor.

16 - Pesquisa aplicada como assente nas bases lançadas pela pesquisa básica, deve ser tornada distinta ao nível das estruturas institucionais.

29 - Conjugação da previsão e da modificação do clima.

36 - Big Science vs. Little Science - o tamanho da pesquisa importa para o tipo de políticas a aplicar.

Análise

Esta ideia é apresentada uma e outra vez em todos os testemunhos, constituindo uma das preocupações básicas dos proponentes, a de anunciar um novo formato do campo científico, que precisa ser reconhecido e alavancado pelo poder público, sob o risco da nação perder nas lutas económicas, geoestratégicas e militares, e mesmo nas lutas pela preservação do ambiente. O financiamento da ciência nos moldes atuais, defendem, assente na reprodução da estrutura, impede o desenvolvimento de um campo, pouco intensivo na mão-de-obra, com pouca necessidade de pequenas instalações laboratoriais, mas com grandes necessidades de financiamento de missões, infra-estruturas e tecnologias de investigação a serem implementadas de forma concentrada, ou instalada além- fronteiras, com necessidades de manutenção ao longo de vários anos e proporcionalmente mais dispendiosa relativamente aos custos com capital humano. Além disso estes novos projetos de investigação transgridem as fronteiras disciplinares e instituem um leque variado de abordagens numa mesma equipa de investigação.

Finalmente possuem ainda a interligação/sobreposição de modalidades de pesquisa orientadas para a resposta a problemas teóricos, com modalidades de pesquisa orientada para fins comerciais, públicos ou militares, podendo mesmo conter ramificações com o desenvolvimento de novas tecnologias, ou outras formas de inovação.

Esta visão implica reformulações concretas no campo científico:

 A implementação de estruturas de investigação centralizadas a nível nacional, mas abertas à utilização por parte de universidades, agências e empresas com atividades de investigação;

 O financiamento de infra-estruturas de investigação de exterior (do oceano, da atmosfera, etc.) por todo o país e por todo o mundo, reduzindo a importância do laboratório e afirmando a importância da acumulação de dados diretamente monitorizáveis e a introdução da computação e das matemáticas avançadas nos

103 domínios das ciências da natureza - colocando em causa construções teóricas vigentes;

 A introdução de plataformas internacionais com partilha de informação entre universidades e com entidades estrangeiras, mas coordenadas, planeadas e financiadas centralmente;

 A instituição de organismos com múltiplas funções (de investigação, informação, e regulamentação - como o Weather Bureau ou a ESSA) e com equipas diversificadas em termos disciplinares;

 A criação de linhas de financiamento de ciência específicas para grandes objetivos científicos nacionais;

 O aprofundar da ligação estado - academia - industria na produção de ciência aplicada e de desenvolvimento.

Podemos supor um grupo até então dominante, e a correspondente ortodoxia em contraste com os elementos enunciados no parágrafo anterior.

Ilustrando a construção desta categoria, mencionamos aqui os conceitos de 02HR59 Gordon:

7, 9, 11 - “Handicap das disciplinas sem ensino graduado multidisciplinar em relação às disciplinas básicas”

«In the second place, oceanography, and to some extent other interdisciplinary fields, such as meteorology and geophysics, are handicapped in their efforts to support their graduate students, as compared with basic disciplines such as physics and biology. We are poor relations, and the money that we are requesting for student support is necessary in order to correct the situation. (…) The point is that we cannot expand significantly without outside support. All of these difficulties could be removed by enactment of H.R. 6298.»

20 - “Programas de investigação conduzidos no exterior, requerendo planeamento a longo prazo e orientados para finalidades externas ao campo científico”

«Dr. Riley. I would say both of those programs that I mentioned, particularly in geochemistry and harbor-defense work, are long-range programs. In my own laboratory we have a rather long-range program on Long Island Sound which includes some aspects that you might call earth sciences; that is, it includes the physical oceanography of the region, the rate at which

104

the water is transported in and out, the so-called flushing rate of the sound, but primarily it is a biological program. This program has been going on since 1952 and probably will be a long-range effort.»

O conceito 20 extraído do texto de Roger Revelle 01HR56 sumariza bem a questão do aumento da escala dos projetos científicos:

10 - “Escala internacional e multidisciplinar dos projetos científicos”

«The areas involved are too vast for any one nation to cover; observations are required not only in large numbers but simultaneously from carefully chosen places. Advantage should also be taken of the large programs in related sciences such as meteorology, glaciology, and seismology.»

E ainda sobre este tema, é bastante ilustrativo o conceito 10 extraído de 03S66 Gordon McDonnald et al.

10 - “Objetivos nacionais a serem prosseguidos com programas de investigação e desenvolvimento”

«In summary, I believe that it is now time for an increased effort on a national scale in the fields of weather and climate modification. The emphasis in these efforts should be on research and development.»

Categoria 7 - O campo científico deve ser reformado em torno de grandes objetivos