• Nenhum resultado encontrado

Monitorização do doente através da rede Medtronic CareLink

Caso o doente esteja inscrito na rede Medtronic CareLink, estão disponíveis alertas e relatórios de diagnóstico baseados em controlos sem fios diários automáticos e interrogações manuais do dispositivo através de um sítio da Internet seguro.

5.3.1 Transmissão de informações do doente e do dispositivo à rede CareLink

Controlos sem fios diários – O dispositivo transmite, diariamente, informações de síntese ao monitor do doente Medtronic MyCareLink do doente. A transmissão automática tem início a uma hora programada durante a inserção do dispositivo ou numa sessão de acompanhamento do doente subsequente. Normalmente, é agendada para a meia-noite, uma altura em que o doente estará, provavelmente, a dormir e a uma distância máxima de 2 m do respectivo monitor. A transmissão repete-se várias vezes ao longo de 5 horas para aumentar a probabilidade de êxito da transmissão. Caso a transmissão não tenha êxito durante este período, o dispositivo aguarda até à hora de início de transmissão do dia seguinte para transmitir novamente. Quando os dados do controlo sem fios diário são

recebidos com êxito pelo monitor, são transmitidos através de uma ligação por telemóvel à rede CareLink.

Cada transmissão de controlo sem fios diária inclui contadores de episódios, 10 s do ECG actual, 30 s do ECG e o gráfico de frequência para 1 episódio (com base na prioridade de dados de episódios sem fios), caso tenham sido detectados quaisquer novos episódios, 10 s do episódio de AF mais longo com uma duração superior a 10 min, até 8 min do gráfico de frequência de um episódio de sintomas (activado pelo doente), estado da pilha, histogramas de frequência ventricular e os 14 dias anteriores de dados de tendências Cardiac Compass.

Nota: Caso não ocorra qualquer evento novo, um único episódio pode voltar a ser transmitido por um período máximo de 14 dias. Nesse caso, será comunicada apenas a ocorrência inicial do episódio.

Interrogação manual do dispositivo – Caso lhe sejam dadas essas instruções, o doente pode utilizar o seu monitor MyCareLink para interrogar o dispositivo e transmitir

informações completas à rede CareLink.

5.3.2 Monitorização do doente e do dispositivo

A monitorização do doente através da rede CareLink permite proporcionar um cuidado baseado em excepções e baseado no agendamento.

Notificações CareAlert – Quando a rede CareLink recebe a transmissão de controlo sem fios diária, é gerada automaticamente uma notificação Medtronic CareAlert, caso sejam cumpridos os critérios da CareAlert e as Notificações CareAlert estejam configuradas no sítio da rede CareLink. Para obter informações sobre a configuração das notificações CareAlert, consulte a Secção 5.4, “Medtronic CareAlerts e notificações”, página 58 e o sítio da rede CareLink.

Relatório de eventos – Quando a rede CareLink recebe a transmissão de controlo sem fios diária, é gerado automaticamente um relatório de eventos, caso sejam cumpridos os critérios da CareAlert. Inclui um resumo de ECG de 30 s de 1 evento e uma lista de outros resultados desse dia. As informações de tendências (Cardiac Compass, histogramas e AF mais longa) para monitorização de AF podem ser opcionalmente configuradas para inclusão neste relatório.

Relatório de resumo – Um relatório de resumo é gerado automaticamente a cada 31 dias. Inclui um resumo de todas as informações de eventos das transmissões de controlo sem fios diárias que ocorreram desde o relatório de resumo anterior, assim como informações de tendências (Cardiac Compass, histogramas e AF mais longa).

Relatório completo – Quando o doente utiliza o seu monitor MyCareLink para interrogar o dispositivo e transmitir informações completas à rede CareLink, é gerado automaticamente

um relatório completo. O relatório inclui todos os ECG disponíveis desde a última transmissão do doente, assim como informações de tendências (Cardiac Compass, histogramas e AF mais longa).

Relatório actual – Os relatórios actuais são gerados pelo médico, conforme necessário, na secção “Transmission Details” (Detalhes de transmissão) do sítio da rede CareLink. As selecções do relatório actual disponíveis para cada transmissão incluem “Quick Look” (Leitura imediata), “Trends” (Tendências), “Episodes” (Episódios) e “Comment Reports” (Comentar relatórios).

Nota: Para obter informações adicionais sobre preferências de relatórios, consulte o sítio da rede CareLink.

5.3.3 Gestão das funções do dispositivo e monitorização CareAlert

A programação do dispositivo e a configuração das notificações CareAlert são operações separadas mas interligadas. Para receber notificações CareAlert para um tipo específico de arritmia (taquicardia, pausa, bradicardia ou AT/AF), a detecção deve estar activada para esse tipo de arritmia.

Caso seja necessário ajustar a programação da recolha de dados do dispositivo, da detecção de ondas R, da detecção de episódios, da duração dos episódios

sintomáticos ou dos parâmetros do motivo da monitorização, tais ajustes são realizados no programador durante uma sessão de acompanhamento do doente na clínica. Para obter informações adicionais, consulte a Capítulo 6, “Configuração da detecção (sensing) e da detecção de arritmias”, página 67.

Caso seja necessário ajustar a configuração da monitorização e notificações CareAlert, tais ajustes são realizados no sítio da rede CareLink. Para obter informações adicionais, consulte a Secção 5.4, “Medtronic CareAlerts e notificações”, página 58 e o sítio da rede CareLink.

Verificação do estado da pilha – O estado da pilha é configurado automaticamente como uma notificação CareAlert no sítio da rede CareLink. Caso assim o pretenda, pode ser configurado como uma condição de alerta vermelho ou amarelo. Além disso, pode verificar

o estado da pilha em “Patient Details” (Detalhes do doente) no sítio da rede CareLink ou num relatório do Reveal LINQ.

Caso o estado da pilha seja “RRT” (“Recommended Replacement Time”, Tempo de substituição recomendado), a duração da pilha do dispositivo está a chegar ao fim. A partir dessa data, estima-se que o dispositivo Reveal LINQ funcione durante 30 dias, no mínimo, altura em que será apresentado o estado EOS (“End of Service”, Fim de serviço).

O dispositivo poderá ser substituído ou removido assim que o estado da pilha atingir o EOS.

Notas:

Recomenda-se o agendamento de uma interrogação manual do dispositivo antes de este atingir o EOS. A interrogação manual do dispositivo pode ser agendada no sítio da rede CareLink. Em seguida, a verdadeira interrogação do dispositivo é realizada pelo doente, segundo as instruções do médico.

Quando o dispositivo atinge o EOS, os controlos sem fios diários são suspensos. Considerações sobre viagens para o doente – Caso o doente pretenda viajar para fora do respectivo fuso horário por um período alargado, as transmissões de controlo sem fios diárias e as transmissões manuais do dispositivo à rede CareLink poderão continuar disponíveis:

O doente deve levar o seu monitor MyCareLink consigo.

O doente deve levar o seu assistente do doente Reveal consigo.

O serviço de telemóvel deve estar disponível no destino de viagem do doente. Incentive o doente a contactar a Medtronic para confirmar a disponibilidade da cobertura.

Agende uma sessão com o doente no consultório imediatamente antes da viagem do mesmo para programar a hora da transmissão sem fios, de forma a que esta se adeqúe ao fuso horário do destino de viagem.

Agende uma sessão com o doente no consultório imediatamente após a viagem do mesmo para repor a hora da transmissão sem fios para o fuso horário doméstico.