• Nenhum resultado encontrado

No caso de doentes com arritmia cardíaca conhecida ou suspeita de arritmia cardíaca, é importante monitorizar o ritmo cardíaco durante um período longo de tempo, em condições ambulatórias. As informações sobre o ritmo cardíaco poderão ajudá-lo a identificar se os sintomas do doente estão relacionados com arritmias ou a detectar arritmias

assintomáticas. A monitorização cardíaca contínua e de longo prazo poderá ajudá-lo a tomar decisões informadas sobre as necessidades do doente em termos de medicação, cardioversão ou outra terapia de controlo da frequência ou do ritmo.

O ICM Reveal LINQ armazena informações detalhadas sobre a ocorrência de episódios de arritmia cardíaca. O dispositivo também regista outras informações sobre o doente, tais como as frequências cardíacas médias, a variabilidade da frequência cardíaca e a actividade ao longo do dia. É possível utilizar estas informações para construir uma imagem de diagnóstico do estado do doente.

O ICM Reveal LINQ pode ser implantado durante vários meses ou anos, permitindo-lhe monitorizar o estado do doente de forma contínua, sem interferir com as suas actividades diárias.

As informações registadas no ICM Reveal LINQ poderão ajudá-lo a monitorizar e avaliar o estado do doente das seguintes formas:

Monitorizando a carga de AT/AF do doente e a ocorrência de episódios assintomáticos de AT/AF, para avaliar a necessidade de tratamento médico ou de um ajuste do mesmo.

Monitorizando o ritmo ventricular do doente durante episódios de arritmia auricular, para avaliar se uma terapia de controlo da frequência está a ter o efeito desejado ou necessita ser adaptada.

Registando incidentes de eventos sintomáticos para correlacionar os sintomas com o ritmo cardíaco e auxiliar no diagnóstico.

Registando continuamente outras informações sobre o doente que possam ajudá-lo a avaliar o seu estado, como a variabilidade da frequência cardíaca ou a actividade do doente.

Se tiver activado a recolha de dados, o dispositivo detecta automaticamente episódios de arritmia com base em critérios de detecção relacionados com a idade do doente e o motivo da monitorização programado ou com base em parâmetros de detecção programados manualmente. (Ver Secção A.1.) Se instruir o doente para registar informações cardíacas durante ou imediatamente após a ocorrência de um evento sintomático, também poderá utilizar o dispositivo juntamente com o assistente do doente.

5.1.1 Registar episódios automaticamente

O ICM Reveal LINQ detecta continuamente o ECG subcutâneo do doente e analisa o momento dos eventos ventriculares, de forma a detectar possíveis episódios de arritmia. O ICM Reveal LINQ pode classificar os 4 tipos de episódios de arritmia seguintes: “Tachy” (taquiarritmia ventricular) – A frequência cardíaca do doente aumenta para uma frequência superior ao limiar do intervalo de taquicardia (frequência) programável para a duração de taquicardia programável ou superior a 231 min–1 (260 ms) para 30 dos últimos 40 intervalos.

“Brady” (bradiarritmia) – A frequência cardíaca do doente diminui para uma frequência inferior ao limiar de bradicardia programável.

“Pause” (assistolia) – Não são detectados eventos ventriculares durante um período de tempo programável.

“AF only” ou “AT/AF” (apenas fibrilação atrial ou taquiarritmia atrial/fibrilação atrial) – O doente tem uma taquiarritmia auricular ou fibrilhação auricular. Também é possível registar apenas a fibrilhação auricular. O dispositivo Reveal LINQ detecta um episódio de AT ou AF conduzida através da análise da irregularidade do ritmo ventricular, recorrendo a um algoritmo automático.

Os critérios de classificação das arritmias cardíacas podem ser ajustados para se

adaptarem ao estado do doente individual (para obter mais informações, ver a Secção 6.4). Dados de episódios e armazenamento de ECG do Reveal LINQ – O dispositivo armazena dados de episódios e ECG para cada tipo de episódio em que a detecção esteja activada:

Os dados de episódios de arritmia são armazenados num registo de episódios. Isto inclui até 30 episódios cada para bradicardia, pausa, AT e AF, e até 60 episódios para taquicardia. Quando o registo estiver cheio, os dados do episódio mais recente poderão substituir os dados do episódio mais antigo desse tipo que se encontra armazenado.

Os ECG, registados antes e durante um episódio, podem ser armazenados na memória do dispositivo. Para cada episódio de AT/AF, o dispositivo armazena um ECG dos primeiros 2 min do episódio. Para cada episódio de taquicardia, bradicardia ou pausa, o registo de ECG consiste em 30 s de ECG antes do episódio e um máximo de 27 s de ECG antes do final do episódio.

O ICM Reveal LINQ reserva 27 min de armazenamento de ECG por dia para os episódios detectados automaticamente. Quando a memória disponível para episódios detectados automaticamente estiver cheia, um novo registo de ECG substituirá o registo de ECG armazenado mais antigo, desde que um número mínimo de episódios de cada tipo permaneça na memória.

Notas:

Caso o “AT/AF Recording Threshold” (Limiar do registo de AT/AF) esteja programado para “Only Longest Episode” (Apenas o episódio mais longo), um episódio de AT/AF com a duração de 10 min ou mais terá de armazenar um registo do episódio e um ECG. Até que o dispositivo seja interrogado, cada episódio de AT/AF subsequente com uma duração superior substituirá o episódio mais curto registado anteriormente.

Depois de o dispositivo acumular 27 min de armazenamento de ECG num dia, caso tenham sido armazenados 3 episódios de um tipo (taquicardia, bradicardia, pausa ou AT) ou 4 episódios de um tipo (AF), os novos episódios não serão armazenados. No dia seguinte, o dispositivo retomará o registo de episódios, substituindo os episódios mais antigos, até que o limite de 27 min de episódios acumulados desse dia seja alcançado.

Caso a detecção de um tipo de arritmia seja desactivada depois de os dados do episódio desse tipo já terem sido armazenados, serão mantidos na memória do dispositivo até 3 episódios cada de bradicardia, taquicardia e pausa, e 1 episódio de AT/AF. Estes episódios não serão substituídos, excepto se a detecção voltar a ser activada posteriormente para esse tipo particular de arritmia.

5.1.2 Registar episódios utilizando o assistente do doente

Ao experimentar sintomas, o doente pode segurar o assistente do doente sobre o ICM Reveal LINQ implantado e premir o botão de registo de sintomas para registar um episódio sintomático. Desta forma, o doente activa manualmente o armazenamento de um ECG. O ICM Reveal LINQ pode armazenar um máximo de 10 episódios (de sintomas) activados pelo doente, no registo de episódios. Quando o registo estiver cheio, os dados do episódio mais recente serão guardados por cima dos dados do episódio mais antigo que se encontra armazenado.

O ICM Reveal LINQ reserva um máximo de 30 min de armazenamento de ECG para os registos de ECG dos 4 episódios de 7,5 min mais recentes, dos 3 episódios de 10 min mais recentes ou dos 2 episódios de 15 min mais recentes, no registo de episódios. Cada episódio de sintomas armazenado contém 6,5 min, 9 min ou 14 min, respectivamente, de ECG registado antes da activação e 1 min após a activação. Depois de o dispositivo acumular 30 min de armazenamento de ECG num determinado dia, não serão armazenados novos episódios activados pelo doente. No dia seguinte, o dispositivo retomará o registo de episódios activados pelo doente, substituindo os episódios mais antigos, até que o limite de 30 min de episódios activados pelo doente acumulados desse dia seja alcançado.

5.2 Realização de uma sessão de acompanhamento do