• Nenhum resultado encontrado

A janela do ECG mostra traçados do ECG e um Marker Channel com anotações no ecrã do programador. É possível visualizar ECG em tempo real, congelar ECG, registar ECG em tempo real e chamar quaisquer gráficos de ECG guardados, antes de terminar uma sessão com o doente.

Por predefinição, a janela do ECG é visualizada numa perspectiva parcial. É possível expandir esta janela de modo a ocupar todo o ecrã, seleccionando o botão com o pequeno quadrado no canto superior direito da janela. No modo expandido, é possível rearranjar os ECG ou sobrepôr as anotações do Marker Channel sobre um ECG. Toque simplesmente com a caneta táctil no traçado do ECG ou do Marker Channel e arraste-o para a posição pretendida.

Nota: Quando o Marker Channel é sobreposto sobre um traçado de ECG, ou um traçado de ECG é sobreposto sobre um outro traçado, apenas um dos nomes dos traçados é visível. Toque no nome do traçado sobreposto para revelar a designação oculta.

4.6.1 Visualizar ECG em tempo real

A janela do ECG permite visualizar até 4 traçados de ECG em tempo real durante uma sessão com o doente. O traçado de ECG Reveal apresenta o sinal de ECG subcutâneo do dispositivo Reveal LINQ. Os traçados dos eléctrodos I, II e III do ECG podem mostrar sinais do ECG de superfície que são detectados utilizando pólos cutâneos ligados ao doente. O cabo do ECG ligado a estes pólos deve estar ligado ao programador. A janela apresenta a amplitude da onda R actual no canto superior esquerdo.

Como ajustar o ECG com a barra de botões – Utilize a barra de botões de ajuste para alterar o aspecto dos ECG.

Figura 20. Barra de botões de ajuste do ECG

1 A seta para cima aumenta o tamanho do ECG.

2 O botão de normalização redimensiona automaticamente o ECG. 3 A seta para baixo diminui o tamanho do ECG.

4 Utilize o botão de origem para seleccionar qual o ECG a visualizar.

5 O botão de selecção de impressão activa ou desactiva o ECG para impressão. É possível seleccionar um máximo de 2 ECG para impressão.

Como ajustar o ECG com a janela "Adjust" (Ajustar) – É possível utilizar a janela "Adjust" (Ajustar) para efectuar outras alterações à visualização do ECG.

Figura 21. Janela "Adjust" (Ajustar) do ECG

1 O botão [Adjust…] (Ajustar) permite visualizar a janela do ECG em modo de ecrã inteiro e a janela "Adjust" (Ajustar).

2 Ajuste as opções de dimensão, origem e impressão para cada ECG. 3 As opções de cor modificam a cor de um traçado.

4 A opção "Clipping" (Cortar) corta as partes superiores e inferiores dos traçados a uma distância de 22 mm. A opção "ECG Filter" (Filtro do ECG) altera a largura de banda dos traçados para melhorar a clareza do ECG visualizado na presença de interferências (seleccione a caixa de verificação para activar (0,5 a 40 Hz) ou desactivar (0,05 a 100 Hz) esta opção). A opção "Show Artifacts" (Mostrar artefactos) mostra os artefactos de estimulação sobrepostos aos ECG. 5 "Sweep Speed" (Velocidade de varrimento) (12,5; 25; 50;100 mm/s).

6 O botão [Normalize] (Normalizar) equilibra o espaço entre os traçados de ECG e ajusta o tamanho de cada traçado de acordo com a configuração predefinida.

7 O botão de calibração adiciona um sinal de referência à saída analógica (caso esteja disponível), ao ecrã e ao gravador de tiras em tempo real (caso esteja disponível).

8 Quando tiver terminado, prima [OK].

Como interpretar as anotações do Marker Channel – As anotações do Marker Channel surgem sob a forma de 1 ou 2 caracteres, situados acima ou abaixo da linha de base do Marker Channel. Estas anotações indicam eventos, tais como detecção (sensing) e detecção de eventos. O Marker Channel pode ser visualizado como um traçado separado ou encontrar-se sobreposto a um dos ECG.

Tabela 3. Anotações do Marker Channel

Marcador Explicação

Detecção ventricular

Detecção de assistolia (assinala o primeiro evento num episó-dio de pausa detectado)

Detecção de bradicardia

Detecção de bradicardia (assinala o primeiro evento num epi-sódio de bradicardia detectado)

Detecção de VT (Taquicardia)

(abaixo da linha de base)

Detecção de VT (Taquicardia) (assinala o primeiro evento num episódio de VT detectado)

Detecção de FVT (Taquicardia)

(abaixo da linha de base)

Detecção de FVT (Taquicardia) (assinala o primeiro evento num episódio de FVT detectado)

(acima da linha de base)

Detecção de AT (assinala o final de pelo menos 2 min de arritmia auricular)

(acima da linha de base)

Detecção de AF (assinala o final de pelo menos 2 min de arritmia auricular)

Δ Sintoma activado pelo doente (somente assinalado num registo

de ECG armazenado) Evento ignoradoa

Tabela 3. Anotações do Marker Channel (continuação)

Marcador Explicação

Rejeição de assistolia (assinala uma pausa que se determinou não ser assistolia)

Rejeição de FVT (Taquicardia) (assinala um evento que teria sido detectado como FVT, mas que foi rejeitado devido a ruído)

aUm evento que termina um intervalo de ruído. Notas:

Qualquer interrupção da ligação telemétrica com o dispositivo Reveal LINQ pode resultar em perda de anotações do Marker na visualização do ECG.

A alteração do valor de qualquer parâmetro de detecção poderá resultar em perda de um marcador na visualização do ECG quando prime [PROGRAM] (Programar).

4.6.2 Como congelar traçados de ECG em tempo real

É possível congelar os últimos 15 s de todos os traçados do ECG em tempo real que são visualizados na janela expandida do ECG. Prima [Freeze] (Congelar), na parte superior da paleta de ferramentas, para capturar os 15 s anteriores de sinais do traçado de ECG e abrir a janela de visualização de tiras congeladas.

Utilize os controlos existentes na janela de visualização de tiras congeladas para realizar as seguintes funções:

Visualizar porções anteriores ou posteriores da tira, utilizando a barra de deslocamento horizontal.

Ver tiras congeladas que não estão visíveis na janela, utilizando a barra de deslocamento vertical.

Figura 22. Interpretação da janela de visualização de tiras congeladas

1 O botão [Freeze] (Congelar) congela um ECG em tempo real e apresenta-o na janela de visualização de tiras congeladas.

2 O botão [Adjust…] (Ajustar) abre a janela "Adjust" (Ajustar) e mostra opções para o visualizador de tiras.

3 A barra de botões de ajuste permite normalizar o traçado, alterar o tamanho do traçado e alterar a origem.

4 Os botões de setas permitem mover as réguas no ecrã para mostrar o início e o fim de um intervalo de tempo.

5 Medição das réguas: o intervalo de tempo entre as réguas no ecrã. 6 O botão [Strips…] (Tiras) abre uma lista de outras tiras congeladas. 7 O botão [Save] (Guardar) guarda a tira congelada apresentada no ecrã.

8 O botão [Delete] (Eliminar) elimina a tira congelada apresentada no ecrã (caso tenha sido guardada).

9 O botão [Print…] (Imprimir) imprime a tira congelada apresentada no ecrã. 10 O botão [Close] (Fechar) fecha a janela de visualização de tiras congeladas.

Nota: As tiras de ECG guardadas não são incluídas nos dados da sessão guardados em disquete ou num dispositivo de memória flash USB.

4.6.3 Como chamar um ECG guardado

Antes de terminar a sessão com o doente, poderá chamar qualquer tira de ECG recolhida e guardada durante a sessão para visualizar, ajustar e imprimir a tira.

Para visualizar um ECG anteriormente recolhido, pressione o botão [Strips…] no painel de controlo do ECG ou o botão [Strips…] no visualizador de tiras. Seleccione uma tira e prima [Open]. A tira seleccionada surge na janela de visualização de tiras.

5 Monitorização do estado do doente