• Nenhum resultado encontrado

O município de Guapimirim está localizado na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro e dista da capital do estado cerca de 50 km, apresentando uma área total de 360.766 km², em um vale formado pela Serra dos Órgãos (Fig. 8). Guapimirim faz limite com os municípios de Teresópolis e Petrópolis ao norte, Itaboraí ao sul, Cachoeiras de Macacu a leste e Magé e fundos da Baía de Guanabara a oeste, de coordenadas geográficas 22º 32' 14" sul, 42º 58' 55" oeste e altitude média de 60m em relação ao nível do mar. Apresenta uma população estimada de 51.483 habitantes, com densidade demográfica de 142,70 habitantes/ km² distribuída em aproximadamente 15.741 domicílios. Do total de domicílios do município 96,71% está em área urbana e 3,29% em área rural (IBGE, 2010). O município de Guapimirim foi desmembrado do município de Magé pela Lei Estadual nº 1772, de 21/12/1990, sendo constituído em distrito sede desde 1995 e não apresenta oficialmente divisão distrital (Prefeitura Municipal de Guapimirim 2012).

Figura 8. Mapa do município de Guapimirim, localizado na região serrana do Rio de Janeiro. Fonte: Laboratório de Monitoramento Epidemiológico-ENSP/FIOCRUZ 2011.

19

4.4. Seleção dos estratos do LIRAa

O LIRAa é um método de amostragem que tem como objetivo principal a obtenção de indicadores entomológicos, de maneira rápida. Os critérios para delineamento da amostra do LIRAa em cada município são determinados em função de sua densidade populacional, do número de imóveis e de quarteirões existentes, considerando sempre como unidade primária de amostragem o quarteirão. Em municípios de médio e grande porte, a amostragem é de conglomerados em dois estágios: quarteirões (unidade primária) e imóveis (unidade secundária). Essa forma de amostragem permite menor concentração de imóveis nos quarteirões sorteados, propiciando a divisão dos municípios de médio e grande porte em estratos de, no mínimo, 8.100 imóveis e de, no máximo, 12.000 imóveis, sendo o ideal 9.000 imóveis. Em cada estrato, sorteia-se uma amostra independente de, no máximo, 450 imóveis, número que poderá variar de acordo com o número de imóveis do estrato (MS, 2009).

Para a escolha dos estratos e respectivos bairros, foram utilizadas as mesmas áreas definidas no processo de estratificação do LIRAa, limitando-se àquelas no entorno do eixo urbano, onde há maior concentração de imóveis e adensamento populacional, garantindo uma representatividade da área urbana do município.

Rotineiramente em Itaboraí, o LIRAa é realizado em 18 estratos (Fig. 9). Para o atual estudo, foram selecionados os estratos 2, 3, 16 e 17, que correspondem aos bairros do Centro, Outeiro das Pedras, Rio Várzea, Areal e Venda das Pedras. Em Guapimirim, o LIRAa é realizado em 4 estratos urbanos (Fig. 10). Para o presente estudo, foi selecionado o estrato 1, que inclui os bairros do Capim, Centro, Parada Modelo, Jardim Modelo e Quinta Mariana. A Tabela 1 apresenta a descrição de cada estrato com o número de quarteirões, imóveis e os bairros correspondentes.

20

Figura 9. Mapa do município de Itaboraí com os 18 estratos do LIRAa, em 2012. Fonte: SES-RJ.

Figura 10. Mapa do município de Guapimirim com os 4 estratos do LIRAa, em 2012. Fonte: SES-RJ.

21

Tabela 1. Descrição de cada estrato do LIRAa de março de 2012, contendo informações dos bairros, número de quarteirões e imóveis, nos municípios de Itaboraí e Guapimirim, Rio de Janeiro.

ITABORAI

Nº. do estrato Nome dos bairros Nº.

quarteirões Nº. imóveis

16 Areal 262 9.269

2 Centro 80 4.626

2 Outeiro das Pedras 20 1.908

3 Rio Várzea 129 6.563

17 Venda das Pedras 40 4.002

GUAPIMIRIM 1 Capim 52 11.117 Centro 110 Jardim Modelo 32 Parada Modelo 16 Quinta Mariana 20 4.5. Inquérito entomológico

Em Itaboraí, foram realizados quatro inquéritos entomológicos pelas equipes de vigilância entomológica nos meses de março, maio, agosto e outubro de 2012, enquanto em Guapimirim foram realizados dois inquéritos nos meses de agosto e outubro de 2012, concomitantes à realização do LIRAa. Nesses inquéritos, foram obtidos índices de infestação de formas imaturas e adultas de mosquitos do gênero Aedes, por meio do LIRAa (índices de infestação predial), de armadilhas de oviposição (índices de positividade e de densidade de ovos de Aedes) e de aspiração de mosquitos adultos (proporção de Ae. aegypti e Ae. albopictus). Todas as atividades de campo foram realizadas uma semana antes, durante e após a execução do LIRAa realizado pelas equipes de vigilância entomológica do município.

22

4.5.1. LIRAa

Como é rotina durante a vigilância entomológica realizada pela autoridade municipal a cada ciclo do LIRAa, em cada estrato são sorteados os quarteirões que serão incluídos na pesquisa domiciliar. Durante a semana de execução do LIRAa, o agente de saúde visitou os imóveis selecionados em busca de criadouros contendo formas imaturas de Ae. aegypti e Ae. albopictus, respeitando um percentual de 50% do total de imóveis de cada quarteirão. Para a realização dessas visitas, define-se o quantitativo de agentes necessários, visando a cobertura do número de imóveis programados para a realização do LIRAa em um período máximo de cinco dias, cabendo a cada agente realizar uma média de 20 visitas por dia. Se o agente identificar um imóvel positivo, as formas imaturas são coletadas, colocadas em tubinhos contendo álcool a 70% e transportadas para o laboratório do município para identificação. Após a identificação das espécies coletadas, foram obtidos os indicadores de infestação preconizados pelo Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), que são Índice de Infestação Predial (IIP), Índice de Tipos de Recipientes (ITR) e Índice de Breteau (IB). Mapas com o resultado dos índices de infestação predial de cada LIRAa e estrato foram construídos, utilizando o programa ArcGIS versão 10.0. Todas as etapas do LIRAa foram realizadas nos estratos incluídos nesse estudo, seguindo os procedimentos de rotina da autoridade de vigilância entomológica do município. Os dados obtidos nesse monitoramento de rotina, referentes aos estratos de estudo, foram incluídos para comparação na presente análise.

Documentos relacionados