• Nenhum resultado encontrado

NÃO ENVENENE SEU FUTURO COM A DOR DO PASSADO

No documento Sabedoria Para Vencer - Mike Murdock (páginas 134-140)

20 CHAVES DE SUCESSO PARA UM CASAMENTO MELHOR

NÃO ENVENENE SEU FUTURO COM A DOR DO PASSADO

Mike Murdock

18

S

OLIDÃO

, AMOR

E

O CRISTÃO

SOLTEIRO

Li em algum lugar que há mais de 55 milhões de adultos solteiros vivendo nos Estados Unidos hoje.

Muitos foram casados e perderam o parceiro devido ao divórcio ou à morte. Para eles, a transição para a vida de solteiro é muitas vezes traumática. Reajustes dos horários, perda de amizades e repentina solidão podem desencadear uma crise inacreditável e uma batalha interior que requer tempo e, muitas vezes, uma dolorosa "cirurgia espiritual".

Uma interessante afirmação foi feita por um famoso solteiro, o missionário e apóstolo Paulo:

Coríntios 7.27). A primeira vista, parece contradizer a vontade de Deus, em Gênesis 2.18:

Não é bom que o homem esteja só. Contudo,

Paulo [não estava condenando o matrimônio] estava simplesmente aconselhando: "Concentre- se nas vantagens da circunstância atual".

Desfaça as malas, e viva onde você está! Pare de reviver o ontem. Memórias são fotografias de experiências. Aquilo em que nos concentramos, sentimos. O que sentimos influencia o que começamos a executar. E o nosso desempenho determina o nosso senso de valor e a nossa auto- estima. Uma arma para Satanás destruir a produtividade do presente é forçar nossa con- centração no passado.

Envolva-se com as oportunidades do presente. Amplie a sua mente. Discipline o seu corpo. Abra seu coração para aqueles ao seu redor.

Minha compaixão pelos solteiros é profunda. Tenho experimentado seus ciclos emocionais, o sentimento de perda, a esmagadora solidão. Mas também sei que, durante a hora da pressão, Deus se torna muito real. A pressão é também um fator de crescimento.

Ciclos emocionais

Solteiros normalmente experimentam constantes mudanças no ciclo emocional. Às vezes, vêem-se em casa pensando: "Deus, quando o Senhor enviará alguém para que eu possa compartilhar meus sonhos e planos? Por favor, Deus!" Então, logo no dia seguinte, pensam: "Uau! Como estou

contente por ninguém estar aqui para me aborrecer!"

Isso faz parte do amadurecimento. O que pensamos que precisamos e aquilo que realmente necessitamos, muitas vezes, são duas coisas diferentes.

A grandeza é um processo

Sua experiência com o vazio prepara-o para o preenchimento.

Sua experiência com a solidão desenvolve em você o apreço pelo companheirismo.

Sua experiência com dúvida obriga-o a cavar mais fundo para achar aquilo em que você realmente acredita.

Os testes de sinceridade dos outros desenvolvem sua capacidade de discernir.

Tempo é ouro no mundo da sabedoria. Ele é a chave para os tesouros que você sonha encontrar. Há tempo para ser exigente. Há tempo para ser gentil. Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu (Eclesiastes 3.1). Bom é o SENHOR para os que se atêm a ele (Lamentações 3.25).

Segredos de vitória para solteiros

A força mais poderosa no mundo é o amor. Ele quebra as barreiras do preconceito, da tradição e do egoísmo. E a base da motivação. O labor de um pai e o trabalho pesado de uma mãe estão

fundamentados no invisível ingrediente chamado

amor.

Amar é atribuir um alto valor a alguém. E o destronamento do eu e a priorização do outro. A questão importante que cada um deve pergun- tar a si mesmo é: "Por que estou realmente atraído por esta pessoa? E simplesmente pela boa aparência dela? Pelos talentos ou interesses mútuos?"

Muitas vezes, amamos uma característica ou qualidade de alguém, e não a pessoa. Memórias passadas de tratamento grosseiro acentuarão e ampliarão a gentileza de um novo amigo. Pressões financeiras irão exagerar a capacidade de atração por segurança financeira. Muitos solteiros têm aceitado menos que o melhor de Deus para eles simplesmente por causa da solidão.

A solidão pode ofuscar sua capacidade de julgamento

Seja honesto consigo mesmo. Discirna a origem da atração. Dê nomes às coisas. Se a pessoa em sua vida agora é uma força espiritual ou simplesmente o ajuda a subir socialmente, nomeie isso de acordo com o que é.

A simples satisfação de desejos físicos é enganosa e pode custar caro. Fique firme. Não deixe a solidão temporária criar um problema permanente. E lembre-se:

Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da

vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

Tiago 1.12

Uma palavra de cautela!

Não dê aos outros sua capacidade total. E preciso discernir o tamanho do "copo" e enchê-lo de acordo com a capacidade deste. O conteúdo de um galão derramado em um pequeno recipiente não gera apenas desperdício; também pode "afogar" aqueles que recebem e enfraquecer a capacidade do doador de "semear" novamente.

Discernindo o verdadeiro amor

Como podemos discernir o amor verdadeiro? Como sabemos quando estamos amando? Como ter a garantia de que alguém realmente nos ama?

Muitos discorrem sobre o que é ficar apaixonado, mas vamos evitar subterfúgios e admitir: Deus dará um amor e um desejo muito especiais por aquela pessoa que instiga o seu desejo por compromisso.

3 provas do amor incomum

1.O amor incomum não teme. Medo demonstra desconfiança, falta de confiança. Na caridade, não

há temor; antes, a perfeita caridade lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em caridade (1 João 4.18). Algo está em falta quando o medo está presente. Pode ser a evidência de ser a pessoa errada o tempo errado. Seja cauteloso.

2.O amor incomum quer doar. Quem ama quer

satisfazer as necessidades do outro. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3.16). O verdadeiro

amor resulta em investimento de tempo, de esforço e até das finanças no outro. Ministrar a alguém que você ama deve ser uma alegria.

3.O amor incomum antecipa-se às necessidades

do outro. Jesus demonstrou isso a Zaqueu e à samaritana junto ao poço. Ele ensinou aos Seus discípulos: Decerto, vosso Pai celestial bem sabe

que necessitais de todas essas coisas; mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6.32,33).

Enquanto semeia o amor no coração daqueles ao seu redor, espere que Deus o abençoe além de suas maiores expectativas. O que você faz acon- tecer aos outros, Deus fará acontecer a você (veja Efésios 6.8).

A LUTA

É

A PROVA DE QUE VOCÊ AINDA NÃO FOI

No documento Sabedoria Para Vencer - Mike Murdock (páginas 134-140)