• Nenhum resultado encontrado

S UA VIDA É HOJE

No documento Sabedoria Para Vencer - Mike Murdock (páginas 41-49)

— Mike Murdock

9

10 M

ENTIRAS EM QUE MUITOS ACREDITAM

SOBRE DINHEIRO

Problema financeiro é o principal assunto das cartas que recebo. Sei o que significa prosperar e

o que significa estar completamente devastado nas finanças.

Uma das ferramentas que Satanás usa para destruir a motivação, os objetivos e a alegria da realização é a dificuldade financeira. Escrevi este livro porque me importo com você e com as perdas que pode ter experimentado na vida. Leia este capítulo com a mente aberta para com Deus, e entenda como pode tornar-se um vencedor na área financeira.

Aterrorizantes gritos de terror soam no ar numa noite fria. De repente, há uma explosão. Indefesos gritos de tormento e desespero são ouvidos. Famílias são dizimadas. Uma vida inteira de sonhos é despedaçada como vidro no concreto. Cicatrizes emocionais para sempre são gravadas na alma. Há estragos, destruição, caos. Tudo numa questão de minutos. Porque alguém mentiu.

Na pressa, os mecânicos do avião haviam falhado em avisar uma pequena avaria. Certo de que tudo estava bem, o piloto executou a decida fora de controle. Ele aceitou a opinião e o julgamento dos outros. Isso lhe custou sua vida. A felicidade depende de algo que você está acreditando. O êxito ou o fracasso depende de sua crença numa mentira ou numa verdade. No casamento, na saúde, nas questões espirituais e até mesmo nas finanças, o que você acredita faz toda a diferença. Todos nós podemos recordar momentos nos quais acreditamos numa mentira. Às vezes, inofensivas; às vezes, devastadoras.

PRINCÍPIO DE SABEDORIA 28:

O que você pensa sobre dinheiro revela o que você realmente pensa sobre a vida.

Uma das maiores necessidades da vida é o

dinheiro. Sente-se com o conselheiro de jovens

casais. Olhe para os jovens na prisão por roubo. Escute o missionário da África compartilhando as necessidades de seu ministério. Fale com o marido cansado que trabalha demais. Leia a Bíblia Sagrada. Os ensinamentos de Jesus Cristo incluíam este tópico poderoso, dinheiro. Milhares vivem insatisfeitos e frustrados porque não compreendem a verdade sobre o dinheiro.

10 mentiras em que muitas pessoas

acreditam sobre dinheiro

• MENTIRA 1: dinheiro não é importante.

Recentemente, sentei-me em um café no ae- roporto de Dallas-Fort Worth. E ouvi enquanto a garçonete falou de suas longas horas de trabalho, do pequeno apartamento e de duas crianças.

"Você não gostaria de ganhar mais dinheiro?", perguntei. Ela respondeu indignadamente: "Não, eu não! Isso é o que está errado com o nosso mundo hoje: ganância. Tenho o suficiente para minhas contas e sustento para meus dois filhos. Isso é tudo que quero. As pessoas dão muita ênfase ao dinheiro. Ele não é importante".

Eu não conseguia acreditar no que estava ouvindo. Perguntei-lhe: "Alguma vez você já ouviu falar de Calcutá, na Índia?" Ela respondeu: "Sim". Prossegui: "Já viu as imagens de crianças famintas lá?"

Ela confirmou: "Sim". Indaguei: "Alguma vez você já lhes enviou algum dinheiro ou comida?" Ela foi sincera: "Não". Tornei a perguntar: "Por que não?" Ela esclareceu: "Não tive o suficiente..." Então, calou-se.

Eu pude ver nos olhos dela que a ficha tinha caído. Dinheiro realmente importa. A vida de- pende dele. Dinheiro é algo poderoso em nosso mundo. Com ele barganhamos, vendemos, com- pramos e negociamos ao longo da vida! Abrigo, alimentação, cuidados médicos, educação e mesmo auto-preservação envolvem dinheiro. Dinheiro é um elemento de comunicação entre seres humanos. Na guerra ou na paz, no amor ou no ódio, o dinheiro fala mais alto.

• MENTIRA 2: o dinheiro é mau.

Muitas pessoas que creem nisso citam errone- amente o texto que o apóstolo Paulo escreveu a Timóteo: Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males (1 Timóteo 6.10). Note que não é

dito que o dinheiro é mau, e sim que o amor ou a obsessão por dinheiro é a raiz, o início, de toda espécie de males. Por quê? Porque o amor ao dinheiro é idolatria. E o culto à criação, em vez de ao Criador.

Deus é o Dono da riqueza. Em Ageu 2.8, Ele diz: Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos.

Deus é o Doador da riqueza, como vemos em Deuteronômio 8.18: Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires poder.

Quando Deus lhe der um dom, este deve ter valor, importância e propósito em sua vida: Toda

boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes (Tiago 1.17).

Deus nunca daria presentes ruins aos Seus filhos. E o mau uso ou o abuso do dinheiro que pode ser destrutivo. Não é o dinheiro em si.

O fogo pode destruir casas, belas florestas, matar seres humanos. Mas adequadamente aproveitado, pode ser usado para cozinhar alimentos, para o aquecimento de casas e o funcionamento de motores de automóveis.

Enchentes podem matar afogadas muitas pessoas. No entanto, a água é necessária para a vida humana, a limpeza e até para a natureza. Da mesma forma acontece com dinheiro. Ele pode ser usado para o bem! Como um humorista disse: "O dinheiro não são notas frias, mas quentes e suaves bênçãos!"

• MENTIRA 3: dinheiro nunca faz mal a ninguém. Uma verdade é inegável: o dinheiro sempre in- fluenciará sua vida. Por quê? O que está por trás do misterioso magnetismo do ouro? Alguns homens mataram por dinheiro; abandonaram filhos e esposas em busca de ouro.

Veja, o desejo básico do homem é um senso de valor, um sentimento de importância. O dinheiro representa poder, influência, realizações e segurança. E por isso que dinheiro pode ser enganoso.

Jesus se referiu a essa questão como a sedução das riquezas, que impede o desenvolvimento espiritual (veja Mateus 13.22), porque dá uma falsa sensação de segurança.

Um sábio e rico governante, Salomão, avisou: As riquezas não duram para sempre (Provérbios 27.24). Porventura, fitarás os olhos naquilo que não é nada? Porque, certamente, isso se fará asas e voará ao céu como a águia (Provérbios 23.5).

Dinheiro demais frequentemente produz orgulho. Isso é espiritualmente devastador (veja Marcos 10.25). Qualquer coisa que consuma seu tempo, qualquer coisa em que você pense a maior parte do tempo, torna-se o seu deus (veja Mateus 6.24). O Senhor se recusa a competir e garante que: Aquele que confia nas suas riquezas cairá

(Provérbios 11.28). Sim, o dinheiro pode ferir você.

PRINCÍPIO DE SABEDORIA 29:

Qualquer coisa em que você pense a maior parte do tempo torna-se o seu deus.

MENTIRA 4: dinheiro pode resolver seus

problemas e garantir sua felicidade pessoal.

Infelizmente, o oposto é verdadeiro em muitos casos (veja Eclesiastes 5.12). Os ricos, às vezes,

sentem que suas amizades são frágeis e artificiais, baseadas em suas posses, e não na pessoa deles mesmos. Amargurados, frustrados e solitários, alguns têm até cometido suicídio. Pense por um momento. Você ainda está contente com o seu último aumento salarial? Provavelmente não. Em Eclesiastes 5.10, é dito: O que amar o dinheiro nunca se fartará de

dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda.

Ter um propósito na vida, e não apenas riquezas, é verdadeiramente gratificante. E esse propósito só pode ser realizado em uma pessoa: Jesus Cristo. Quem tem o Filho tem a vida; quem não

tem o Filho de Deus não tem a vida (1 João 5.12).

Incrédulos muitas vezes ignoram os problemas da riqueza. Cristãos frequentemente ignoram o propósito da prosperidade. Quando se trata da deterioração do casamento ou da moral de uma nação inteira, o problema humano básico é espiritual.

MENTIRA 5: alguns são beneficiados com a

riqueza; outros destinados à pobreza.

Esta ridícula mentira tem destruído a iniciativa, o direcionamento e a motivação em muitos potenciais vencedores em todo o mundo. Muitas pessoas capazes acreditam que "seja o que for, se aconteceu, era para ser". Absurdo!

A verdade é que, por meio do desenvolvimento dos talentos dados por Deus e dos princípios do dar, você possibilidade uma abundante colheita financeira em sua vida.

O que lavra a sua terra se fartará de pão, mas o que segue os ociosos está falto de juízo. A mão dos diligentes dominará, mas os enganadores serão tributários.

Provérbios 12.11,24.

Em todo trabalho há proveito, mas a palavra dos lábios só encaminha para a pobreza.

Provérbios 14.23

Jesus disse: Dai, e ser-vos-á dado (Lucas 6.38).

Salomão afirmou: Alguns há que espalham, e ainda se lhes acrescenta mais; e outros, que retêm mais do que é justo, mas é para a sua perda. A alma generosa engordará, e o que regar também será regado (Provérbios 11.24,25).

7

N

ASCIDO

PARA

SABOREAR

UVAS

O homem já nasce com uma necessidade de vencer, conquistar.

A escravidão não é natural. Nossa mente fun- ciona a partir do ponto de vista do caçador, e não da presa. Fomos feitos para dominar sobre as obras das mãos de Deus. Por isso, o leão e o elefante são subjugados pelo homem.

E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

O homem anseia por grandeza. Temos obsessão por expandir, crescer e melhorar. Nascemos para o lugar alto. Nós instintivamente nos movemos em direção ao crescimento: espiritual, mental e financeiro.

A semente da necessidade foi plantada pelo Cria- dor em nós. Deus fez de si mesmo uma necessidade para a felicidade humana. Tal como a peça faltante do quebra-cabeça, o retrato da vida não faz sentido até que o Criador seja incluído nele.

No documento Sabedoria Para Vencer - Mike Murdock (páginas 41-49)