• Nenhum resultado encontrado

na Ações de sensibilização nas escolas / ECOESCOLAS

No documento RESÍDUOS URBANOS. Relatório Anual (páginas 53-72)

Anexo I.3. Ações efetuadas no âmbito dos objetivos qualitativos do PPRU pelos membros da CAPPRU

Ambilital 1 na Ações de sensibilização nas escolas / ECOESCOLAS

Membro da CAPPRU Objetivo Qualitativ o PPRU Ações 2010 Ações 2011 Ambisousa 1

Acão "Prevenir é que está a dar" (17 escolas visitadas e 2002 alunos

abrangidos); Acão "Jornadas do Ambiente 2010" (3 dias de duração e 1046 crianças abrangidas); 6 sessões de esclarecimento sobre compostagem

doméstica/prevenção/boas práticas ambientais (336 participantes); 35 visitas aos aterros com ênfase na sensibilização da prevenção de RU (1200 participantes); Divulgação da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2010 no site institucional da Ambisousa; Divulgação da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2010 nos e-mails dos colaboradores da Ambisousa; Criação e divulgação de um blog institucional sobre Compostagem Doméstica.

Acão "Jornadas do Ambiente 2011" (3 dias de duração e 1500 crianças abrangidas); 20 sessões de

esclarecimento sobre compostagem doméstica/prevenção/boas práticas ambientais (1264 participantes); 23 visitas aos aterros com ênfase na sensibilização da prevenção de RU (850 participantes); Divulgação da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2011 no site institucional da Ambisousa; Divulgação da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2011 nos e-mails dos colaboradores da Ambisousa; Elaboração e distribuição de 1000 flyers sobre Compostagem Doméstica.

3

Conjugação de diversas ações,

principalmente a Compostagem Doméstica e Ações de Sensibilização Ambiental, com os diversos intervenientes (Municípios - Departamentos Técnicos de Ambiente, Bibliotecas, Escolas e Juntas de Freguesia de alguns municípios do Vale do Sousa); Sensibilização e lançamento da iniciativa de aquisições em produtos reciclados na Ambisousa (cerca de 1,8%).

Conjugação de diversas ações, principalmente a Compostagem Doméstica e Ações de Sensibilização Ambiental, com os diversos intervenientes (Municípios -

Departamentos Técnicos de Ambiente, Bibliotecas, Escolas e Juntas de Freguesia de alguns municípios do Vale do Sousa); Aquisição de produtos reciclados (2%).

4

Implementação na Ambisousa de medidas que incutam atitudes de consumo responsável, tais como: 100% das impressões em papel reciclado.

Implementação na Ambisousa de medidas que incutam atitudes de consumo responsável, tais como: 100% das impressões em papel reciclado; Distribuição de 450 sacos de compras reutilizáveis em 2 ações realizadas em grandes superfícies comerciais; Distribuição de 200 fraldas reutilizáveis e 200 babetes ecológicas num Centro Hospitalar do Vale do Sousa.

6

Promoção do Projeto de Compostagem Doméstica no Vale do Sousa com um total de 250 compostores distribuídos.

Promoção do Projeto de Compostagem Doméstica no Vale do Sousa tendo sido distribuídos 795 compostores, totalizando 1045 compostores distribuídos no Vale do Sousa; Otimização do SIG para apoio à Compostagem Doméstica no Vale do Sousa; Distribuição de 50 autocolantes: "Publicidade: Aqui Não!" aos

colaboradores da Ambisousa.

7 na

Promoção para a reutilização de livros e manuais escolares, com posterior entrega em Biblioteca Municipal, em conjugação com o Departamento Municipal de Ação Social. Neste projeto-piloto o resultado foi de 860 kg

Membro da CAPPRU Objetivo Qualitativ o PPRU Ações 2010 Ações 2011 APED 1

1 - Elaboração de um Guia de Boas Práticas Ambientais (com exemplos de boas práticas no âmbito da Prevenção de Resíduos).

2 - Organização do Seminário "O Ambiente e os novos desafios para a Distribuição" no qual foram abordadas, entre outras, as seguintes temáticas:

Prevenção/Valorização de Resíduos; Estratégias de sustentabilidade.

3 - Iniciativas individuais (associados APED) de sensibilização ambiental nas lojas (ex. distribuição de postais de Natal, calendários de bolso, réguas, porta-lápis, marcadores de livros, cartazes com mensagens ambientais; afixação permanente de sinalética e informação ambiental; campanhas temáticas de sensibilização ambiental).

4 - Informação ambiental em sites, revistas de diversos associados da APED.

1 - Organização do Seminário "Consumo sustentável - a resposta da Distribuição Moderna" no qual foram abordadas as seguintes temáticas: Consumo Sustentável; Boas Práticas das empresas da Distribuição. 2 - Iniciativas individuais (associados APED) de sensibilização ambiental nas lojas (ex. distribuição de postais de Natal, calendários de bolso, réguas, porta-lápis, marcadores de livros, cartazes com mensagens ambientais; campanhas temáticas de sensibilização ambiental).

3 - Apoio individual de associados da APED ao projeto nacional “Simula Menos Resíduos” da Agência

Portuguesa do Ambiente, que consistiu na colocação em estabelecimentos de comércio de um simulador interativo que associa a produção de resíduos a práticas de consumo.

4

1 - Campanha de sensibilização sobre "Reutilização dos sacos de compras". 2 - Iniciativas individuais (associados APED) de receção de resíduos dos clientes nas lojas: pilhas (desde 1998), baterias auto ( desde 1998), cabides têxteis (desde 2001), consumíveis informáticos (desde 2006), lâmpadas (em alguns casos incluindo incandescentes), rolhas de cortiça (desde 2008), óleos alimentares usados (desde 2007), REEE (desde 2007), entre outros. 3 - Informação ao consumidor e

disponibilização de produtos mais amigos do ambiente (produtos com base em critérios de ecodesign, produtos

certificados, produtos biológicos, proteção integrada, detergentes concentrados, produtos reciclados, produtos com rótulo ecológico, madeira certificada), produtos com maior eficiência energética.

Informação ao consumidor e disponibilização de produtos mais amigos do ambiente (produtos com base em critérios de ecodesign, produtos certificados, produtos biológicos, proteção integrada, detergentes concentrados, produtos reciclados, produtos com rótulo ecológico, madeira certificada), produtos com maior eficiência energética.

Membro da CAPPRU Objetivo Qualitativ o PPRU Ações 2010 Ações 2011 5

1 - Assinatura de protocolo de colaboração da APED com APA no âmbito da Prevenção de resíduos.

2 - Iniciativas dos associados APED: implementação de sistemas de gestão ambiental, formação aos colaboradores, certificação ambiental de algumas lojas/entrepostos.

3 - Desenvolvimento de projetos por associados da APED com vista à redução do consumo de papel (ex. faturação

eletrónica, gestão de registos de formação).

6

1 - Organização de uma campanha de sensibilização sobre Óleos Alimentares Usados e divulgação através dos suportes das empresas participantes.

2- Integração em contínuo das lojas dos associados da APED nos circuitos de recolha seletiva de orgânicos, nos Municípios que já disponibilizam este serviço.

Integração em contínuo das lojas dos associados da APED nos circuitos de recolha seletiva de orgânicos, nos Municípios que já disponibilizam este serviço.

7

1 - Renovação do saco reutilizável da APED (Saco Verde - 99% RPET).

2 - Alargamento da oferta de sacos reutilizáveis nas lojas dos associados da APED e outras alternativas ao transporte de compras (ex. troleys).

Alargamento da oferta de sacos reutilizáveis nas lojas dos associados da APED e outras alternativas ao

transporte de compras (ex. troleys).

8

1 - Iniciativas individuais (associados APED) de desenvolvimento de embalagens e produtos com base em critérios de ecodesign.

2 - Acompanhamento ambiental dos fornecedores por parte de associados da APED com vista à minimização dos impactes ambientais da sua atividade, nomeadamente a nível da minimização da produção de resíduos.

1 - Iniciativas individuais (associados APED) de desenvolvimento de embalagens e produtos com base em critérios de ecodesign.

2 - Acompanhamento ambiental dos fornecedores por parte de associados da APED com vista à minimização dos impactes ambientais da sua atividade, nomeadamente a nível da minimização da produção de resíduos.

Braval

1 Agenda Anual personalizada com

conselhos de prevenção (2500)

Publicidade na imprensa regional durante a SEPR com mensagens e conselhos claros e simples a apelar à prevenção. Agenda Anual

personalizada com conselhos de prevenção

4 Oferta de sacos de compras reutilizáveis

Oferta de sacos de compras

reutilizáveis. Instalação de bebedouros em vários pontos das instalações da empresa para eliminar a água engarrafada.

6 Construção de uma Unidade de

Tratamento Mecânico e Biológico.

Membro da CAPPRU Objetivo Qualitativ o PPRU Ações 2010 Ações 2011 1

2.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR): Realização de sessões de sensibilização para alunos sobre a problemática da produção de resíduos com especial enfoque na questão da

escolha correta de embalagens. 9 escolas visitadas

688 alunos participantes

Promoção de comportamentos de consumo mais sustentáveis junto de crianças e jovens: Realização de animações nas escolas das capitais de distrito com o objetivo de sensibilizar os jovens consumidores para a necessidade de reduzir o impacte das nossas ações individuais no ambiente - Uma das áreas de consumo abordadas foram a produção de resíduos e desperdício alimentar - O projeto foi realizado com o apoio da Comissão Europeia e do Centro de Informação Europeia Jacques Delors e foi nomeado para os Green Project Awards 2011 na categoria de comunicação 26 escolas abrangidas 1948 alunos participantes 122 professores participantes 3ª Semana 2.ª Semana Europeia da

Prevenção de Resíduos (EWWR): Conceção de Fotogaleria sobre escolha correta de embalagens no site da associação: 2 700 visitantes

DECO 4

Medida interna: Promoção de boas práticas de utilização na utilização de papel junto dos colaboradores da DECO: Adoção de medidas/ divulgação de boas práticas junto dos

colaboradores da DECO: - Utilização de papel com menor gramagem na utilização de fotocopiadora

- Utilização de novas tecnologias como meio preferencial de comunicação - Implementação de códigos de utilizador nos equipamentos multifunções de forma a responsabilizar o utilizador - Utilização racional de papel nas tarefas

- Incentivo ao recurso a canecas, cantis ou garrafas na utilização das máquinas de bebidas.

DGAE 1

Colocação nos WC das Senhoras e

Deficientes dispensadores de higiene (23) – contentor de uso múltiplo, com capacidade para 20 litros, de polietileno, com tampa acionada por pedal e devidamente identificado, substituídos mensalmente.

Colocação nos WC das Senhoras e Deficientes dispensadores de higiene (23) – contentor de uso múltiplo, com capacidade para 20 litros, de

polietileno, com tampa acionada por pedal e devidamente identificado, substituídos mensalmente.

Membro da CAPPRU Objetivo Qualitativ o PPRU Ações 2010 Ações 2011 4

Envio de e-mails a todos os funcionários desta DGAE no âmbito do projeto ECO (mensal) e ações de informação/formação de: bem, estar cuidado com a ambiente e reciclagem. Incentivar para a redução de utilização de papel e eletricidade, nomeadamente, na colocação de

impressoras multifuncionais e colocação de informação/cartazes nos elevadores a alertar para o desligar dos computadores e luzes dos gabinetes.

Envio de e-mails a todos os

funcionários desta DGAE no âmbito do projeto ECO (mensal) e ações de informação/formação de: bem, estar cuidado com a ambiente e reciclagem. Incentivar para a redução de utilização de papel e eletricidade,

nomeadamente, na colocação de impressoras multifuncionais e colocação de informação/cartazes nos elevadores a alertar para o desligar dos computadores e luzes dos gabinetes.

7

Envio de e-mails a todos os funcionários desta DGAE no âmbito do projeto ECO (mensal) e ações de informação/formação de: bem, estar cuidado com a ambiente e reciclagem. Colocação cartazes e respetivos contentores para reciclagem pelos diversos pisos do edifício e recolha semanal pela Câmara Municipal de Lisboa)

Envio de e-mails a todos os

funcionários desta DGAE no âmbito do projeto ECO (mensal) e ações de informação/formação de: bem, estar cuidado com a ambiente e reciclagem. Colocação cartazes e respetivos contentores para reciclagem pelos diversos pisos do edifício e recolha semanal pela Câmara Municipal de Lisboa)

8

Envio de e-mails a todos os funcionários desta DGAE no âmbito do projeto ECO (mensal) e ações de informação/formação de: bem, estar cuidado com a ambiente e reciclagem, bem como colocação de cartazes e informação espalhada pelos vários pisos do edifício da DGAE.

Envio de e-mails a todos os

funcionários desta DGAE no âmbito do projeto ECO (mensal) e ações de informação/formação de: bem, estar cuidado com a ambiente e reciclagem, bem como colocação de cartazes e informação espalhada pelos vários pisos do edifício da DGAE.

Ecopilhas

1

Campanha de Publicidade de sensibilização para a problemática da produção de resíduos de pilhas e baterias; Campanhas de Sensibilização nas Escolas 'Pilhas de Livros'; Participação em diversas campanhas autárquicas de sensibilização

Campanha de Publicidade; Campanha 'Pilhão vai à Escola' de Sensibilização e prevenção para o consumo de pilhas e baterias em mais de 1.000 escolas; Participação em diversas campanhas autárquicas de sensibilização para a prevenção de resíduos

8

A Ecopilhas não tem intervenção na produção das pilhas e acumuladores, não deixando de sensibilizar os produtores para a necessidade de diminuir a utilização de matérias-primas nocivas para o ambiente.

ERSUC

1

Exposição itinerante Casa do Ambiente Exposição itinerante Casa do Ambiente

Protocolo com a APPACDM que

reencaminha para reenchimento toners e cartuchos consumidos

Protocolo com a APPACDM que reencaminha para reenchimento toners e cartuchos consumidos Utilização de garrafas de litro e meio em

detrimento das garrafas de 33 cl

Consumo da água da rede com recurso a jarros de vidro

4

Distribuição de fraldas reutilizáveis em 2 maternidades e pelos funcionários da ERSUC

Membro da CAPPRU Objetivo Qualitativ o PPRU Ações 2010 Ações 2011 Lipor 1

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (2009-2011) teve o apoio do programa LIFE+ «Informação e Comunicação».

EWWR (em parceria) com a ADEME, Agência do Ambiente e das Economias de Energia (França); ACR+, Associação das Cidades e Regiões para a Reciclagem e Gestão Sustentável dos Recursos (Bélgica); ARC, Agência dos Resíduos da Catalunha

(Espanha); IBGE, Instituto de Ambiente de Bruxelas (Bélgica).

Entre outras atividades, o projeto contemplou a organização de 3 edições da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, com carácter local mas com impacto por toda a Europa, bem como os Prémios Europeus para a Prevenção de Resíduos.

A LIPOR na qualidade de parceira do projeto não poderia submeter ações no entanto dinamizou um programa paralelo a que designou "Ações Paralelas.

Anualmente é definido um Plano de comunicação e divulgação dos Projetos e iniciativas de Prevenção da LIPOR, para fazer saber os projetos e envolver os diferentes públicos.

3

PAYT - O projeto resulta de uma parceria entre a LIPOR e a Maiambiente, e consiste num sistema que será aplicado na rede de recolha seletiva de algumas Freguesias do Município da Maia, com a dotação de equipamentos com chip, colocando assim em prática o princípio do poluidor- pagador. Desta forma será também possível quantificar os quantitativos de resíduos produzidos e compreender os padrões de consumo de cada

agregado/habitação.

Análise de zona piloto – Município da Maia. Apresentação de relatório técnico sobre estudo da zona-piloto. Apresentação de tese de investigação sobre aplicação do projeto PAYT no Município da Maia.

Reuniões com os técnicos do Grupo Câmaras - acompanhamento e orientação dos projetos

4

Ações de sensibilização interna junto dos colaboradores.

Com esta iniciativa pretende-se sensibilizar os cidadãos para o consumo da aguda da torneira, promovendo-se assim a redução da quantidade de resíduos de embalagem produzidas. Estas iniciativas foram dinamizadas com diferentes parcerias

nomeadamente organizações que gerem o tema da água. A Minha Lancheira - Projeto de Educação

Alimentar e Ambiental realizado em parceria com o Gabinete de Saúde da Câmara Municipal da Maia.

O projeto visa ou sensibilizar os alunos e encarregados de educação para o impacto ambiental resultante das suas escolhas enquanto consumidores e promover a adoção de boas práticas ambientais a nível da prevenção e da separação de resíduos. A par da sensibilização ambiental, com este projeto pretendeu-se ainda promover as escolhas alimentares saudáveis ao nível dos lanches. O Projeto desenvolveu-se em 4 fases fundamentais: 1- Apresentação; 2- Diagnóstico situacional; 3-Intervenção;4- Avaliação

Membro da CAPPRU Objetivo Qualitativ o PPRU Ações 2010 Ações 2011

Publicidade não endereçada: Projeto-piloto que consistiu na distribuição de

autocolantes "Publicidade não

endereçada...aqui não obrigado". A Acão teve como objetivo levar os cidadãos a aderir ao autocolante, que foi distribuído pelas caixas de correio que ainda não tinham aderido ao autocolante, em várias zonas habitacionais dos Municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Valongo. Através da redução da publicidade não endereçada recebida nas caixas de correio esta Acão permite reduzir a quantidade de papel nos resíduos indiferenciados

Cartão Eco-cidadão: Pretende fomentar e incentivar no Cidadão a implementação de boas práticas ambientais. Este cartão é fornecido gratuitamente no Ecocentro da Formiga a particulares que serão premiados em prol seu esforço na separação dos resíduos e do ambiente, Prémios atribuídos: produtos da horta, brindes, cursos de formação, composto Nutrimais, e almoços (patrocínio: restaurante Figurino de Barreiros - Maia).

Re-agir: Projeto direcionado para as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Consiste em promover a caracterização e monitorização dos resíduos produzidos no recinto escolar, bem como proceder ao levantamento de problemas e necessidades existentes na área ambiental.

Reagir - 2009-2011 Reagir - 2011-2013

Resíduos Ok: Projeto direcionado para as escolas do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e escolas Secundárias. O projeto está orientado para uma otimização da Gestão de Resíduos no recinto escolar, seguindo a metodologia e o plano dinâmico e ajustável previsto no regulamento.

Ação Prevenção: Iniciativa no âmbito da Ed. Ambiental. Visa encorajar a

implementação de ações de prevenção de resíduos na Escola, e fomentar a difusão de boas práticas noutros meios (Família e Comunidade em geral). Objetivos:

- Proporcionar a aquisição de valores e conhecimentos que fomentem a adoção de Boas Práticas Ambientais no quotidiano;

- Dotar os Professores/Educadores de competências e capacidades relevantes para a integração da temática “Prevenção de Resíduos” nas suas atividades pedagógicas; - Propiciar sinergias entre a Prevenção de Resíduos e outras temáticas relacionadas como as Alterações Climáticas e a Saúde;

- Impulsionar o envolvimento da Comunidade, por exemplo, através da criação de parcerias locais;

- Sensibilizar e envolver os Encarregados de Educação; - Desenvolver uma cidadania ativa na comunidade escolar.

Membro da CAPPRU Objetivo Qualitativ o PPRU Ações 2010 Ações 2011

BUS: O projeto visa a criação/utilização de espaços já existentes, através a criação de parcerias com outras entidades, onde possam ser armazenados bens de utilidade doméstica.

Após a receção dos donativos, estes são reparados e armazenados para que, posteriormente, mediante as necessidades de Instituições de Solidariedade Social e solicitações de entidades beneficiárias, seja realizada a sua distribuição.

Os objetivos gerais para 2010 consistem em:

- Sensibilizar os Municípios associados da LIPOR para o Projeto;

- Efetuar o levantamento de entidades externas que efetuam trabalho na área da reutilização/reparação;

- Potenciar/divulgar essas estruturas com o objetivo de reutilizar/reparar um maior número de materiais;

- Potenciar as estruturas internas que operam nas áreas da

reutilização/recuperação/reparação, (Ecocentro, Oficina EEER, Roupas e Livros).

6

Terra-a-Terra: Fomentar a prática da compostagem caseira nas habitações com jardim, através de formação, entrega de um compostor e monitorização do processo ao longo de um ano.

O projeto "Horta à Porta" disponibiliza talhões e formação a particulares interessados em praticar a agricultura biológica.

Horta na escola: Visa promover a redução de resíduos orgânicos produzidos, as boas práticas de cidadania e a qualidade de vida nas escolas. É dado o apoio à instalação de um compostor na escola e à instalação de uma pequena horta.

O Parque do Gorgolito foi criado em Novembro de 2008, com o objetivo de disponibilizar um espaço adequado às necessidades da população da Freguesia de s. Pedro de Rates, relativamente à prevenção da produção de resíduos. Este parque resulta de uma parceria entre a Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates, o Município da Póvoa de Varzim e a Lipor.

Compostagem comunitária: Fomentar a prática da compostagem comunitária em condomínios, conjuntos de moradias, prédios e instituições.

No caso do compostor elétrico, além da compostagem dos resíduos orgânicos de jardim, pretende-se fomentar a compostagem dos resíduos orgânicos provenientes da cantina do quartel (preparação e restos das refeições).

Membro da CAPPRU Objetivo Qualitativ o PPRU Ações 2010 Ações 2011

Dose certa: Combate ao desperdício alimentar, aliado à redução dos resíduos alimentares provenientes da confeção de refeições.

- Aconselhar sobre a importância das boas práticas, quer ao nível de compras, quer na gestão de stocks de alimentos;

- Despertar para a consciência, alteração de comportamentos e de hábitos ambientais e alimentares;

- Motivar e potenciar a participação voluntária e ativa.

7

O Programa (Re)Criar consiste numa iniciativa promovida pela LIPOR e pela ERP Portugal – Associação Gestora de REEE, em parceria com o IEP - Instituto

Eletrotécnico Português e a ANDC – Associação Nacional de Direito ao Crédito, com o objetivo estratégico de promover em Portugal o empreendedorismo, em geral, e a separação e reutilização de REEE’s.

Com este Programa, pretende-se, por um lado, dar uma nova vida aos equipamentos elétricos e eletrónicos que de outra forma seriam um resíduo e deste modo apoiar Instituições de Solidariedade Social através da doação dos bens recuperados.

8

Troca de termómetros de mercúrio:

Esta ação pretende criar a possibilidade dos cidadãos efetuarem a deposição dos termómetros de Mercúrio, garantindo assim o devido encaminhamento de um

No documento RESÍDUOS URBANOS. Relatório Anual (páginas 53-72)

Documentos relacionados