• Nenhum resultado encontrado

Normas Regulamentadoras

No documento Ergonomia, Saúde e Segurança do Trabalho (páginas 43-47)

que elas têm para a segurança do trabalho. Quando você estiver na empresa e perceber um erro, falha ou alguma inadequação comportamental ou nos processos será importante se fundamentar nelas para explicar as medidas corretivas, pois são normas com força de lei e devem ser cumpridas. Você vai ganhar maior credibilidade profissional se buscar fundamentação legal na sua arguição do que simplesmente dizer que acha melhor mudar. Aplicar a legislação vigente é sempre uma ação preventiva!

6.1 Introdução

As Normas Regulamentadoras, ou simplesmente, NR, são leis estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) regulamentadas desde 1978, através da Portaria nº 3.214. Inicialmente foram criadas 28 NR todas relativas à segurança e à medicina do trabalho. Atualmente são 35 Normas Regula- mentadoras todas disponíveis e atualizadas no site do MTE.

NR 1 – Disposições Gerais NR 2 – Inspeção Prévia NR 3 – Embargo e Interdição

NR 4 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT

NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA NR 6 – Equipamento de Proteção Individual – EPI

NR 7 – Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO NR 8 – Edificações

NR 9 – Programas de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade

NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais

NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos NR 13 – Caldeiras e Vasos de Pressão

NR 14 – Fornos

NR 15 – Atividades e Operações Insalubres NR 16 – Atividades e Operações Perigosas

NR 17 – Ergonomia

NR 18 – Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção

NR 19 – Explosivos

NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis. NR 21 – Trabalho a Céu Aberto

NR 22 – Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração NR 23 – Proteção Contra Incêndios

NR 24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho NR 25 – Resíduos Industriais

NR 26 – Sinalização de Segurança

NR 27 – Registro Profissional do Técnico de Segurança do Trabalho no Mi- nistério do Trabalho – Revogada pela Portaria GM nº262 de 29/05/2008 NR 28 – Fiscalização e Penalidades

NR 29 – Segurança e Saúde no Trabalho Portuário NR 30 – Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário

NR 31 – Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura

NR 32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde NR 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados NR 34 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da

Construção e Reparação Naval NR 35 – Trabalho em altura NRR1 – Disposições Gerais

NRR2 – Serviço Especializado em Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural – SEPATR

NRR3 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do trabalho Ru- ral – CIPATR

NRR4 – Equipamento de Proteção Individual – EPI NRR5 – Produtos Químicos

É necessário dizer que todas as NR são importantes e não há como enfatizar uma em detrimento de outra. No cotidiano da empresa, quando pensamos em segurança, conforto, bem estar temos que utilizar uma composição de- las, ou seja, usaremos três, quatro, ou mesmo dez normas ao mesmo tempo ao analisar alguma situação de diagnóstico ou de correção. Por exemplo, considerando uma indústria metalúrgica provavelmente as seguintes nor- mas serão analisadas: 4, 5, 6, 7, 9, 10, 11, 12, 14, 15, 16, 17, 23, 24, 25 e 26. Se preferir considerar uma prestadora de serviços (lavandeira, hotel, shopping, supermercado, etc.) não será muito diferente. É necessário ter a As Normas Regulamentadoras, na

sua íntegra, podem ser pesquisadas acessando: http://www.mte.gov.br ou

http://www.trabalho.gov.br. Nesses endereços é possível encontrar todos os itens e subitens que compõem cada uma das NR e das NRR.

e-Tec Brasil

45

Aula 6 - Normas Regulamentadoras

visão sistêmica, global, e buscar as respectivas legislações para saber quais procedimentos devem ser providenciados.

Considere um operador de empilhadeira. Este profissional deve ter feito um exame admissional (NR 7); respeitar a sinalização durante o transporte de cargas (NR 26 e NR 11); com certeza a CIPA fez o mapa de risco e este operador vai observar antes de iniciar suas atividades de trabalho (NR 5); o local de trabalho envolve riscos caso as condições ergonômicas não estejam adequadas (NR 17); claro que trabalhador está usando equipamentos de proteção individual (NR 6); se o trabalho é céu aberto, ou seja, externo (NR 21), mas também pode envolver locais fechados (NR 22); é sempre indicado observar as condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho (NR 24); o que fazer com os resíduos industriais (NR 25); assim como conhecer o que prescreve as disposições gerais (NR 1), inspeção prévia (NR 2), embargos e interdições (NR 3) e as penalidades (NR 28) para empregadores. Fica claro para você como ocorre esta integração das normas? Percebe que não há como priorizar uma normativa e abdicar as demais?

Para Ballou (1993, p. 18) as áreas de atuação da logística definem que é preciso “agrupar conjuntamente as atividades relacionadas ao fluxo de pro- dutos e serviços para administrá-las de forma coletiva... envolvendo as ativi- dades de transporte, estoque e comunicação”.

Sabemos que além do autor referenciar a logística tem uma ação muito ampla nas prestadoras de serviços como nas produtoras de bens de consu- mo. Não há como fazer ou produzir algo que não envolva administração de materiais, sistemas de transporte, administração de tráfego, armazenagem, manuseio e acondicionamento de produtos, movimentação de mercadorias e todos estes processos envolvem pessoas, ferramentas, materiais, máqui- nas, matéria-prima, produto acabado, informações entre outros.

Trata-se de uma área chave e, sendo assim, é mais do que necessário estar atento as suas necessidades. Não há como reverter um quadro de acidente com lesão permanente, mas, sempre há formas de realizar medidas preven- tivas que minimizem ou eliminem desconforto, risco, desatenção, medo, má sinalização, falta de treinamentos ou de outras condições inseguras para o trabalhador, para o meio ambiente ou para com o patrimônio da empresa. Por apresentar esta importância e diversidade de atuações a área da logís- tica pode ser considerada como de risco para algumas empresas, sendo as- sim, é fundamental aplicar as leis, portarias, resoluções, medidas provisórias,

despachos, decretos, decretos-leis, entre outras normativas previstas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

A aplicação da legislação por parte de empregados e empregadores deve so- frer um processo educativo no ambiente corporativo. Não há como controlar a todo o momento que o funcionário respeite uma sinalização indicada e agir de acordo com a solicitação da mesma, como por exemplo: Cuidado, afaste-se! Desligue a máquina antes da sua manutenção! Ou mesmo fazer com que ele sempre utilize todos os equipamentos de proteção de forma correta. É preciso que os profissionais de segurança se valham de estraté- gias de sensibilização (palestras, cursos, workshops, dramatizações, leituras, cartazes, SIPAT) para que gradativamente mude-se o foco do descaso ou da pouca importância para o oposto, para a conscientização de comportamen- tos muito mais seguros.

Resumo

Vimos que existe uma legislação específica para a promoção de melhorias ou prevenções na área de segurança do trabalho que são as Normas Regula- mentadoras. Analisamos a importância de não excluir a logística na aplicação de tal normatização. Reiteramos a necessidade da empresa em fazer investi- mentos e na conscientização e na educação do trabalhador para a promoção de comportamentos e procedimentos compatíveis com a segurança.

Atividade de aprendizagem

1. Acesse o site do Ministério do Trabalho e Emprego: http://portal.mte. gov.br/legislacao/normas-regulamentadoras-1.htm. Leia as Normas Regulamentadoras.

a) Inicialmente busque as normas que se relacionam diretamente com as atividades que você executa no seu local de trabalho.

b) Depois leia as demais, sempre com um foco associativo, ou seja, buscan- do integrar uma normativa com a outra, assim como fizemos nesta aula. Acesse o site:

http://www.fiesp.com.br/download/ legislacao/medicina_trabalho.pdf

Você vai encontrar um Manual

Prático sobre Legislação de Segurança e Medicina no Trabalho elaborado pela FIESP e

CIESP. O texto envolve acidentes, análise de riscos, segurança e a legislação. Tenho certeza que você vai gostar desta leitura!

e-Tec Brasil

47

No documento Ergonomia, Saúde e Segurança do Trabalho (páginas 43-47)