• Nenhum resultado encontrado

Em jeito de conclusão, em relação ao percurso profissional apresentado, gostaria de salientar, que cada pessoa traça o seu percurso, consoante as opções que toma, estas foram as tomadas por mim quer ao nível curricular, quer ao nível profissional. Os onze anos posteriores ao término da licenciatura em Economia foram anos de muito trabalho e aprendizagem. Reconheço, sem dúvida alguma, que para a situação profissional atual em que me encontro, foram essenciais os cinco anos da Licenciatura em Economia.

O percurso profissional que segui foi o que escolhi, não por escassas opções, mas por paixão quer pela área da contabilidade, quer pela docência, quer pela arbitragem. Até ao momento este percurso profissional faz-me sentir realizado.

Em todas estas áreas defini objetivos ambiciosos que tenho vindo a concretizar com maior ou menor dificuldade, mas acima de tudo sempre com muita dedicação e profissionalismo. No que respeita aos capítulos 2,3,4,5 e 6 pode-se concluir que a análise financeira se revela fundamental para os profissionais da área financeira, nomeadamente para gestores financeiros tomarem decisões.

Pelo estudo efetuado verifica-se que é também fundamental fazer uma correta distinção entre função financeira, análise financeira e gestão financeira, no sentido de se perceberem quais são os principais utilizadores da mesma.

Foi preponderante a utilização dos diversos instrumentos de análise financeira no sentido de fazer uma correta análise de dois documentos essenciais: o balanço e a DR.

Para elaborar uma análise mais precisa do estado económico-financeiro da FPF foram utilizados rácios e indicadores que analisados e inter-relacionados se revelaram bastante úteis.

Utilizando os rácios de cálculo do risco consegui também completar a análise e perceber o risco económico, financeiro e global da FPF no triénio estudado.

Após um extenso trabalho de pesquisa para a realização deste relatório, e finda a sua elaboração, pode-se concluir que tive como objetivo fazer um diagnóstico económico- financeiro que permitiu aplicar toda a revisão de literatura abordada ao longo do presente relatório de uma forma prática. Escolhi a FPF por ser uma das minhas entidades patronais e porque, como Licenciado em Economia, ter interesse em perceber o estado económico- financeiro das entidades patronais para as quais presto serviços.

O enfoque deste caso de estudo visou avaliar a Federação Portuguesa de Futebol no triénio 2010-2012. O ano 2013 não foi objeto de estudo porque de acordo com o novo regime de normalização contabilística para as entidades do setor público não lucrativo e em conformidade com o disposto no artigo 43º dos estatutos da FPF, a Assembleia Geral de apreciação, discussão e aprovação das demonstrações financeiras e do relatório de gestão deve ser efetuada até ao dia 31 de Outubro seguinte ao encerramento da época desportiva a que diz respeito. Assim sendo, a última prestação de contas apresentada pela FPF foi divulgada em Outubro de 2013 e já se enquadrava no novo regime, ou seja, a prestação de contas foi elaborada no horizonte temporal de uma época desportiva que, para efeitos contabilísticos se inicia a 1 de Julho do ano N e termina a 1 de Julho de N+1.

Face a esta alteração da lei, à data de elaboração deste relatório era impossível ter acesso a prestações de contas com este horizonte temporal referentes aos anos de 2011 e 2012. Por conseguinte, decidi realizar a análise económico-financeira da FPF referente ao período 2010-2012, no sentido de analisar dados cujo espaço temporal se iniciou e terminou no mesmo período de tempo.

As conclusões sobre a situação económico-financeira da FPF encontram-se espelhadas no ponto 6.5 do presente relatório pelo que se tornaria repetitivo repeti-las nas notas conclusivas finais do relatório.

Chegado ao fim deste relatório gostaria de dizer que, num cenário de crise financeira, de grandes dificuldades sociais e empresariais, é fundamental perceber que, a FPF sendo uma

instituição de utilidade pública, que promove o desporto Rei em Portugal, se encontra financeiramente num bom momento, contrastando com a economia Mundial em geral e a Portuguesa em particular.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Demerjian, P. (2007). “Financial Ratios and Credit Risk: The Selection of Financial Ratio Covenants in Debt Contracts”. Stephen M. Ross School of Business, University of Michigan

Federação Portuguesa de Futebol, 2010. Relatório e Contas. Federação Portuguesa de Futebol, 2011. Relatório e Contas. Federação Portuguesa de Futebol, 2012. Relatório e Contas.

Felício, J., Cantiga, J. (1996). Gestão Financeira – Dominar a tesouraria. Lisboa: IAPMEI. Fernandes, C., Peguinho, C., Viera, E., Neiva, J., (2012), “Análise Financeira”. (3.ª Edição) Lisboa: Edições Sílabo.

Gonçalves, C., Santos, D., Rodrigo, J., (2012). “Relato Financeiro Interpretação e Analise”. Porto: Publicações Vida Económica-Editorial, S.A.

Haskins, E., (2002). “Ratios tell a story”. Darden Business Publishing, University of Virginia

Matarazzo, D. (2010). “Análise Financeira de Balanços - Abordagem Gerencial –“. 7ª Edição: ed. São Paulo: Atlas,2010.

Meneses, H. (1987). “Princípios de Gestão Financeira”. Lisboa: Editorial Presença.

Moreira, J. (2001). “Análise Financeira de Empresas - da teoria à prática”. Porto: Associação da Bolsa de Derivados do Porto.

Nabais, C., Nabais, F. (2012), “Prática Financeira I”. (6.ª Edição) Lisboa: Lidel - Edições Técnicas.

Neves, H., Rodrigues J., (2007). “O Controlo de Gestão - ao serviço da estratégia e dos gestores”. (7ª Edição), Porto: Áreas Editora.

Neves, J. (2012). “Análise Financeira – Técnicas Fundamentais”. Lisboa: Texto Editora. Pinto, A., Moutinho, A., Pais, C., Areosa, J., Correia, L., Graça, M., Freire, M., Fernandes, O., Barata, P., Dias, P., Reis, P., Pontes, S., Casado, T., Nascimento, V. (2008), “Normas Internacionais de Contabilidade: Aplicação prática das normas internacionais de relato financeiro em Portugal”. Lisboa: CTOC – Bloco Formativo I.

REFERÊNCIAS ONLINE

http://www.fpf.pt/ - Acedido na WWW a 2 de Junho de 2014 http://www.lpfp.pt/ - Acedido na WWW a 2 de Junho de 2014 http://www.afvr.pt/ - Acedido na WWW a 2 de Junho de 2014 http://www.utad.pt/ - Acedido na WWW a 11 de Junho de 2014

http://www.portugal.gov.pt/ - Acedido na WWW a 25 de Junho de 2014 http://www.anqep.gov.pt/ - Acedido na WWW a 20 de Junho de 2014 http://www.citi.pt/ - Acedido na WWW a 20 de Junho de 2014

http://www.epnervir.com/ - Acedido na WWW a 30 de Junho de 2014 http://www.contabilista.pt/ - Acedido na WWW a 21 de Julho de 2014 http://www.knoow.net/ - Acedido na WWW a 4 de Julho de 2014

http://www.monografias.brasilescola.com/ - Acedido na WWW a 1 de Junho de 2014 http://www.otoc.pt/ - Acedido na WWW a 13 de Agosto de 2014

http://www.jornaldenegocios.pt - Acedido na WWW a 22 de Junho de 2014 http://www.thinkfn.com/ - Acedido na WWW a 21 de Junho de 2014 http://www.ine.pt/ - Acedido na WWW a 29 de Junho de 2014

ANEXO I – DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DA FPF – ANO 2010

Documentos relacionados