• Nenhum resultado encontrado

Novos Recursos e Aprimoramentos (9.0)

No documento Informatica (Versão HotFix 4) Guia de versão (páginas 103-117)

Parte III: Versão 9.0

Capítulo 16: Novos Recursos e Aprimoramentos (9.0)

A tabela a seguir lista as tarefas de qualidade de dados que você pode executar na ferramenta Desenvolvedor e na ferramenta Analyst:

Desenvolvedor Informatica Informatica Analyst

- Crie e execute mapeamentos. - Crie e execute regras. - Crie perfis.

- Dados de pontuação.

- Exporte mapeamentos para o PowerCenter.

- Crie perfis. - Dados de pontuação. - Gerencie tabelas de referência. - Crie regras de criação de perfil. - Execute regras em perfis.

- Gerencie registros inválidos e duplicados.

Nota: A funcionalidade Informatica Data Explorer Advanced Edition é um subconjunto da funcionalidade

Informatica Data Quality.

Data Services

O Informatica Data Services fornece uma forma de encontrar, entender, integrar e gerenciar dados em uma empresa.

Com o Informatica Data Services, você pode criar modelos de dados que descrevem como representar e acessar dados em uma empresa. Use os componentes do modelo de dados para integração de dados e projetos de qualidade de dados. Reutilize os componentes para vários projetos para liminar o trabalho redundante.

Também é possível criar um banco de dados virtual que permita que todos os aplicativos consumam dados, independentemente do modo como a lógica de integração estiver fisicamente implementada. O banco de dados virtual também isola aplicativos e outros consumidores de dados de alterações nas fontes de dados subjacentes.

Com o Data Services, você pode executar as seguintes tarefas:

¨ Defina exibições lógicas de dados. Uma exibição lógica de dados descreve a estrutura e o uso dos dados em uma empresa. Você pode criar um modelo de objeto de dados lógicos que mostre quais tipos de dados a empresa usa e como esses dados estão estruturados.

¨ Mapeie modelos lógicos para fontes ou destinos de dados. Crie um mapeamento que vincule objetos em um modelo lógico a fontes ou destinos de dados. Você pode vincular dados de várias origens diferentes para ter uma única exibição dos dados. Também é possível carregar dados que estejam em conformidade com um modelo para vários destinos diferentes.

¨ Crie exibições virtuais de dados. Você pode implantar um modelo lógico para um banco de dados federado virtual. Os usuários finais podem executar consultas SQL em relação aos dados virtuais sem afetar os dados de origem reais.

¨ Exporte mapeamentos para o PowerCenter. Você pode exportar mapeamentos para o PowerCenter para reutilizar os metadados para integração de dados físicos ou para criar serviços da Web.

¨ Crie e implante mapeamentos que os usuários finais possam consultar. Você pode criar

mapeamentos e implantá-los para que os usuários finais possam consultar os resultados de mapeamentos. ¨ Crie dados de perfil de dados. Crie e execute perfis para revelar a estrutura e o conteúdo dos dados. A

criação de perfil de dados é uma etapa essencial em qualquer projeto de dados, pois pode identificar pontos fortes e fracos nos dados e ajudá-lo a definir seu plano de projeto. Esse item estará disponível se você tiver a opção de criação de perfil de dados.

¨ Crie regras. Crie regras com transformações de Serviços de Dados. Esse item estará disponível se você tiver a opção de criação de perfil de dados.

¨ Gerenciar dados de referência. Crie e atualize tabelas de referência para uso por analistas e

desenvolvedores na padronização da qualidade de dados e em regras de validação. Crie, edite e importe arquivos de dicionário de qualidade de dados como tabelas de referência. Crie tabelas de referência para estabelecer relações entre dados de origem e valores válidos e padrão. Os desenvolvedores usam tabelas de referência na padronização e nas transformações de pesquisa no Desenvolvedor Informatica.

A tabela a seguir lista as tarefas de serviços de dados que você pode executar nas ferramentas Desenvolvedor e Analista:

Desenvolvedor Informatica Informatica Analyst

- Crie modelos de objetos de dados lógicos. - Crie e execute mapeamentos com transformações de

Serviços de Dados. - Crie serviços de dados SQL. - Crie dados de perfil de dados. - Crie regras.

- Exporte objetos para o PowerCenter.

- Gerencie dados de referência.

Nota: Se você tiver a opção de criação de perfil de dados, poderá executá-la e também criar regras com as

transformações de Data Services.

Informatica Analyst

O Informatica Analyst é um novo aplicativo baseado na Web que os analistas podem usar para analisar, limpar, padronizar, criar perfil de dados e pontuar dados em uma empresa.

Os analistas de negócios e os desenvolvedores usam o Informatica Analyst para colaboração orientada a dados. Você pode executar a criação de perfil de dados de coluna e regra, scorecard e gerenciamento de registros inválidos e duplicados. Também é possível gerenciar e fornecer dados de referência para desenvolvedores em uma solução de qualidade de dados.

Use o Informatica Analyst para realizar as seguintes tarefas:

¨ Crie dados de perfil de dados. Crie e execute um perfil para analisar a estrutura e o conteúdo dos dados empresariais e identificar pontos fortes e fracos. Depois que executar um perfil, você poderá executar uma busca detalhada seletiva para ver as linhas subjacentes dos resultados do perfil. Também é possível adicionar colunas a scorecards e valores de coluna a tabelas de referência.

¨ Crie regras em perfis. Crie e aplique regras dentro de perfis. Uma regra é uma lógica comercial reutilizável que define condições aplicadas a dados quando você executa um perfil. Use regras para validar os dados em um perfil e medir o progresso da qualidade dos dados.

¨ Dados de pontuação. Crie scorecards para pontuar os valores válidos para qualquer coluna ou a saída das regras. Os scorecards exibem a frequência de valor para colunas em um perfil como pontuações. Use scorecards para medir e representar visualmente o progresso da qualidade de dados. Você também pode exibir gráficos de tendência para exibir o histórico de pontuações com o tempo.

¨ Gerencie dados de referência. Crie e modifique tabelas de referência para uso pelos analistas e

desenvolvedores na padronização da qualidade de dados e em regras de validação. Crie, edite e importe arquivos de dicionário de qualidade de dados como tabelas de referência. Crie tabelas de referência para estabelecer relações entre dados de origem e valores válidos e padrão. Os desenvolvedores utilizam tabelas de referência na padronização e nas transformações de pesquisa no Desenvolvedor Informatica. ¨ Gerencie registros inválidos e duplicados. Corrija registros inválidos e consolide os registros duplicados.

Domínio Informatica

O domínio do PowerCenter foi renomeado como domínio Informatica. Ele foi expandido e inclui objetos e serviços da plataforma Informatica.

Interface da Linha de Comando

O infacmd foi expandido para permitir o gerenciamento de todos os serviços de aplicativo da Informatica. A interface da linha de comando do Domínio Informatica tem os seguintes programas infacmd:

¨ infacmd as. Gerencie o Analyst Services. ¨ infacmd dis. Gerencie o Data Integration Service.

¨ infacmd isp. Administre o domínio, a segurança e os serviços de aplicativo do PowerCenter. Antes, era chamado de infacmd.

¨ infacmd mcf. Exporte mapeamentos do repositório do Modelo para o repositório do PowerCenter. ¨ infacmd mrs. Gerencie os Model Repository Services.

¨ infacmd oie. Exporte objetos do repositório do Modelo para um arquivo de exportação. Importe objetos do arquivo para o repositório do Modelo.

¨ infacmd ps. Gerencie o conteúdo do depósito de criação de perfil, perfis e scorecards. ¨ infacmd rtm. Gerencie o banco de dados da área de preparação da ferramenta Analyst. ¨ infacmd sql. Gerencie serviços de dados SQL que você implanta no Data Integration Service.

Serviços

O domínio Informatica inclui serviços para PowerExchange, Informatica Analyst e Informatica Developer.

Analyst Service

Serviço de aplicativo que executa o Informatica Analyst no domínio Informatica. Crie e ative um Analyst Service na guia Domínio do Informatica Administrator. Quando você ativa o Analyst Service, o Service Manager inicia o Informatica Analyst. Você pode abrir o Informatica Analyst com o Informatica Administrator.

Data Integration Service

Serviço de aplicativo que processa solicitações do Informatica Analyst e do Informatica Developer para visualizar ou executar perfis de dados e mapeamentos. Também gera visualizações de dados para serviços de dados SQL e executa consultas SQL nas exibições virtuais em um serviço de dados SQL. Crie e ative um Data Integration Service na guia Domínio do Informatica Administrator.

Model Repository Service

Serviço de aplicativo que gerencia o repositório do Modelo. O repositório do Modelo é um banco de dados relacional que armazena os metadados para projetos criados no Informatica Analyst e no Informatica Designer. O repositório do Modelo também armazena informações de tempo de execução e configuração para aplicativos implantados em um Data Integration Service. Crie e ative um Model Repository Service na guia Domínio do Informatica Administrator.

Serviço do Ouvinte do PowerExchange

Gerencia o Ouvinte do PowerExchange para movimentação de dados em massa e captura de dados de alteração. O Serviço de Integração do PowerCenter se conecta ao Ouvinte do PowerExchange por meio do Serviço do Ouvinte.

Serviço do Agente de Log do PowerExchange

Gerencia o Agente de Log do PowerExchange para Linux, UNIX e Windows, para capturar dados de alteração e gravá-los nos arquivos de Log do Agente de Log do PowerExchange. Os dados de alteração podem se originar de logs de recuperação DB2, Oracle logs de redo, um banco de dados de distribuição do Microsoft SQL Server ou fontes de dados em um sistema i5/OS ou z/OS.

Gerenciamento

Esta seção descreve os novos recursos e aprimoramentos ao gerenciamento do domínio.

Informatica Administrator

O Console de Administração do PowerCenter foi renomeado como Informatica Administrator (ferramenta Administrador). O Informatica Administrator tem uma nova interface. Algumas das propriedades e tarefas de configuração do Console de Administração do PowerCenter foram movidas para locais diferentes no Informatica Administrator.

Gerenciamento de Conexão

As conexões de banco de dados são centralizadas no domínio. Você pode criar e exibir conexões de banco de dados no Informatica Administrator, Desenvolvedor Informatica ou Informatica Analyst. Crie, exiba, edite e conceda permissões nas conexões de banco de dados no Informatica Administrator.

Implantação

Você pode configurar, implantar e ativar aplicativos na ferramenta Desenvolvedor. Implante aplicativos em um ou mais Data Integration Services.

Licenciamento

O domínio Informatica impõe as restrições de licenciamento no número de CPUs e repositórios do PowerCenter.

Monitoramento

Você pode monitorar trabalhos de perfil, trabalhos de scorecard, trabalhos de visualização, trabalhos de mapeamento e serviços de dados SQL para cada Data Integration Service. Exiba o status de cada objeto monitorado na guia Monitoramento da ferramenta Administrador.

PowerCenter

Esta seção descreve novos recursos e aprimoramentos do PowerCenter.

Sessões em tempo real

¨ Substituição do arquivo de log da sessão. Você pode limitar o tamanho dos logs de sessão para sessões em tempo real. É possível limitar o tamanho por tempo ou tamanho de arquivo. Você também pode limitar o número de arquivos de log para uma sessão.

Transformação de pesquisa

¨ Atualizações de cache. Você pode atualizar o cache de pesquisa com base nos resultados de uma expressão. Quando uma expressão é verdadeira, você pode adicionar ou atualizar o cache de pesquisa. Você pode atualizar o cache de pesquisa dinâmica com os resultados de uma expressão.

¨ Resiliência de deadlock de banco de dados Em versões anteriores, quando o Serviço de Integração encontrava um deadlock de banco de dados durante uma pesquisa, havia falha na sessão. A partir da versão 9.0, a sessão não falhará mais. Quando um deadlock ocorre, o Serviço de Integração tenta executar a última instrução de uma pesquisa. Você pode configurar o número de novas tentativas e o tempo entre as tentativas.

¨ Retorno de várias linhas.É possível configurar a Transformação pesquisa para retornar todas as linhas que correspondam a uma condição de pesquisa. Uma Transformação de pesquisa é uma transformação ativa quando pode retornar mais de uma linha para qualquer linha de entrada.

¨ Substituições SQL para pesquisas sem cache Em versões anteriores, era possível criar uma substituição SQL somente para pesquisas com cache. Você pode criar uma substituição SQL para pesquisas sem cache. É possível incluir portas de pesquisa na consulta SQL.

Transformação SQL

¨ Confirmação automática para conexões. Ative a confirmação automática para cada conexão com banco de dados. Cada instrução SQL em uma consulta define uma transação. Uma confirmação ocorre quando a instrução SQL é concluída ou quando a instrução seguinte é executada, o que acontecer primeiro

¨ Processamento exatamente um.O Serviço de Integração fornece a entrega “exatamente um” de mensagens de origem em tempo real para a transformação SQL. Se o processamento for interrompido, o Serviço de Integração pode se recuperar sem exigir que a mensagem seja enviada novamente. Para executar o processamento exatamente um, o Serviço de Integração armazena um conjunto de operações para um ponto de verificação na tabela PM_REC_STATE.

¨ Transformação passiva Você pode configurar a transformação SQL para ser executada em modo passivo, ao invés de ativo. Quando a transformação SQL é executada em modo passivo, ela retorna uma linha de saída para cada linha de entrada.

Transformação XML

¨ Validação do buffer do Analisador de XML. A transformação do Analisador de XML pode validar um documento XML em um esquema. A transformação do Analisador de XML encaminha XML inválidos para uma porta de erro. Quando o XML não é válido, a transformação do Analisador de XML encaminha o XML e as mensagens de erro para um grupo de saída separado que você pode conectar a um destino.

Mapping Architect for Visio

¨ Atalhos. É possível configurar uma transformação para usar um atalho. Você pode criar um modelo de mapeamento que contenha atalhos para transformações reutilizáveis.

¨ Modelo de mapeamento. Você pode incluir os seguintes objetos em um modelo de mapeamento: -Transformação do Normalizador de Pipeline

-Transformação personalizada -Definição da fonte do PowerExchange -Definição de destino do PowerExchange

Programas de Linha de Comando

¨ pmrep ExecuteQuery. O comando pmrep ExecuteQuery inclui uma opção -n. Quando você usa essa opção, o pmrep não inclui o caminho pai completo dos objetos não reutilizáveis no resultado da pesquisa. Esta opção pode aumentar o desempenho do pmrep.

Metadata Manager

Esta seção descreve novos recursos e aprimoramentos do Metadata Manager.

Recursos

¨ Recurso Microsoft Analysis and Reporting Services. O Metadata Manager adicionou o recurso Microsoft Analysis and Reporting Services. Use esse recurso para extrair metadados de relatórios do Microsoft Reporting Services e extrair um esquema de análise do Microsoft Analysis Services. ¨ Teste uma conexão para validar a configuração de um recurso. Quando você criar ou editar um

recurso, clique em Testar Conexão para testar a conexão ao sistema de origem, validar a URL do Agente do Metadata Manager ou validar a configuração do arquivo de origem.

¨ Sintaxe do arquivo de parâmetro do PowerCenter. O Metadata Manager oferece suporte a formas adicionais de parâmetros nos arquivos de parâmetro do PowerCenter para um recurso do PowerCenter. ¨ Carregue vários arquivos de parâmetro do PowerCenter. Quando você configura um recurso do

PowerCenter, pode atualizar vários arquivos de parâmetro do PowerCenter ao mesmo tempo.

¨ Cancelar carregamentos. Você pode cancelar um carregamento de qualquer recurso que exija o Agente do Metadata Manager ou qualquer recurso do IBM DB2 z/OS.

¨ Único arquivo de log. É possível baixar um único arquivo de log no Microsoft Excel que inclua detalhes do carregamento, estatísticas da sessão e resumo dos detalhes.

¨ Editar recursos. Use uma única caixa de diálogo para editar qualquer propriedade de um recurso, incluindo propriedades de conexão, atribuições de conexão, parâmetros de recurso e agendamentos.

Atribuições de conexões

¨ Vincule objetos em recursos conectados. Se você alterar atribuições de conexão para um recurso, não precisará recarregar o recurso para criar os links entre objetos correspondentes nos recursos conectados. Você pode usar a janela Administração do Link do Recurso para direcionar o Metadata Manager a fim de criar links entre objetos correspondentes nos recursos conectados.

¨ Exportar detalhes do link ausente. A guia Detalhes da Carga contém informações resumidas de links criados entre objetos nos recursos conectados. É possível exportar os detalhes de objetos que o Metadata Manager não pôde vincular a um arquivo do Microsoft Excel para análise futura.

¨ Atribuição de conexão automática. O Metadata Manager pode configurar automaticamente atribuições de conexão para um recurso de integração de dados, inteligência comercial ou modelagem de dados. O Metadata Manager configura as atribuições de conexão durante um processo de link ou carga do recurso. Use a guia Detalhes da Carga para analisar as atribuições de conexão e fazer correções, se necessário. Ou configure manualmente as atribuições de conexão.

¨ Eliminar recursos mantém as atribuições da conexão. O Metadata Manager mantém atribuições de conexão para um recurso eliminado. As propriedades de atribuição de conexão exibem o status do esquema como eliminado. Se você recarregar o recurso, o Metadata Manager alterará o status para ativo, caso o esquema ainda exista na origem.

Glossário Comercial

¨ Fluxo de trabalho de aprovação do Glossário Comercial. É possível usar o glossário comercial para criar e editar rascunhos de termos comerciais, propor termos comerciais para análise por administrador de dados e publicar os termos. Depois da publicação, o termo comercial ficará visível a todos os usuários. ¨ Migre um glossário comercial. É possível migrar os glossários comerciais de e para XML. O arquivo

XML inclui todas as categorias, termos comerciais e objetos personalizados, bem como comentários de objetos, links e relacionamentos.

¨ Os termos do glossário comercial no diagrama da linhagem de dados. Quando você inicia a linhagem de dados, o Metadata Manager exibe os termos associados com cada objeto em um diagrama da

linhagem. O Metadata Manager não exibe mais as conexões de upstream e downstream entre termos comerciais em um diagrama de linhagem de dados.

¨ Vincule termos do glossário comercial a tabelas de referência. É possível associar um termo comercial com um nome de tabela de referência e um URL à tabela de referência. É possível especificar um URL a uma tabela de referência no Informatica Analyst, ou você pode incluir qualquer URL válido a uma tabela de referência. Antes, você associava um termo comercial com uma tabela de referência no Reference Table Manager. O Reference Table Manager não existe mais.

¨ Trilha de auditoria. Exiba o histórico das alterações nas categorias do glossário comercial, termos comerciais e objetos personalizados. A trilha de auditoria inclui os valores antigos e novos de uma propriedade e o usuário que fez as edições. Você também pode pesquisar a trilha de auditoria.

Pesquisar Metadados

¨ Use a API da URL para acessar os objetos e recursos do Metadata Manager. É possível usar a API da URL para acessar os objetos e recursos do Metadata Manager de aplicativos externos. Por exemplo, você pode marcar um link para um objeto de catálogo específico ou pode acessar a linhagem de dados em um objeto específico de uma ferramenta de business intelligence.

¨ Exiba uma instância de um objeto no diagrama de linhagem. Os mapeamentos e tabelas de banco de dados, exibições e sinônimos do PowerCenter não são mais divididos em várias instâncias em nós diferentes de um diagrama de linhagem. Você também pode configurar classes adicionais cujos objetos não são divididos.

Comandos mmcmd

O programa da linha de comando mmcmd inclui comandos das seguintes áreas:

¨ Gerenciamento de recurso. Comandos adicionados pra criar, atualizar, excluir e eliminar recursos. Comandos adicionados para configurar atribuições de conexão, configurar arquivos de parâmetro do PowerCenter e criar links entre objetos nos recursos conectados. Adicionado um comando para cancelar a carga de um recurso.

¨ Serviço do Metadata Manager. Comandos adicionados para criar e excluir o conteúdo do repositório do

No documento Informatica (Versão HotFix 4) Guia de versão (páginas 103-117)

Documentos relacionados