• Nenhum resultado encontrado

g/500 L Nutriente das leveduras, activador da fermentação Dissolver em água ou em mosto a fermentar.

No documento Como Fazer Um Bom Vinho (páginas 37-42)

Etapas de vinificação para Vinhos Brancos

Enovit 75 g/500 L Nutriente das leveduras, activador da fermentação Dissolver em água ou em mosto a fermentar.

Fermotan Special B tanino antioxidante, para preservar os compostos aromáticos

responsáveis pela complexidade do bouquet.

No início da fermentação, deve ser adicionado numa única dose Fermotan Special B, logo após se ter atingido uma graduação alcoólica mínima de quatro graus alcoólicos.

Fermotan Special B é constituído por uma mistura equilibrada de taninos elágicos, Lagar/cuba de decantação 12-24 horas Controlo da temperatura e densidade Fermentação alcoólica Transfega Lagar/cuba de fermentação Decantação

Trasfega do Mosto Limpo

Fermol Associées 100g/500 L Micronix 300g/500 L Enovit 75g/500 L Início da Fermentação Fim da Fermentação A meio da fermentação Quadro 13 Enovit 75g/500 L Densid 1070 FermotanSP B 75g/500 L

Durante a Fermentação, (densidade1070)

A meio da fermentação

compostos aromáticos, os taninos presentes na sua composição exercem uma função de suporte para notas aromáticas mais voláteis.

A aplicação de Fermotan Special B, na vinificação em branco, possui numerosas vantagens: a mais facilmente perceptível é a de maior frescura do vinho. A sua especial formulação exalta e cede notas frescas como a menta, ervas aromáticas e lima tornando os vinhos mais agradáveis de beber.

Fermotan Special B diminui a quantidade de bentonite necessária para a estabilização proteica. Tudo isso se traduz numa maior quantidade de aromas, considerando que muitos compostos aromáticos possam ligar-se às proteínas, eliminadas sucessivamente determinariam uma diminuição do perfil aromático.

Produto Dose a aplicar Aplicação Modo de aplicação

Fermotan Special B 25 - 75 g/500 L

Tanino enológico que confere complexidade aromática e estabilidade ao vinho

Dissolver a dose de Fermotan Special B em mosto ou em vinho e adicionar à massa em remontagem (mosto em fermentação).

Micronix, à base de caseinato de potássio

Durante a fermentação (densidade cerca de 1070), aplicar Micronix, preparado à base de caseinato de potássio puríssimo em associação com bentonite activada, para estimular a acção floculante.

Produto Dose a aplicar Aplicação Modo de aplicação

Micronix 300 g/500 L

Clarificante de mostos e vinhos

Dissolver em cerca de 15 partes de água fria. Aplicar lentamente o Micronix na água fria e para facilitar a sua solubilização, utilizar agitadores eléctricos. Adicionar lentamente sem provocar formação e espuma.

A meio da fermentação aplicar Enovit para reactivar a fermentação, restabelecer o teor óptimo em azoto amoniacal, e aumentar o teor vitamínico em microelementos, no caso de carências nutritivas provocadas pela característica da casta, uvas sobremaduras, botritizadas, ou mostos clarificados.

Enovit provoca um aumento da concentração celular, prolongando a vitalidade das leveduras e favorece o final da fermentação, sobretudo na fase crítica das populações de leveduras em fase de desenvolvimento decrescente.

SERVIÇOS ENOLÓGICOS, UNIPESSOAL, LDA Tel - 919 375 012 Fax - 252 833 188

Fim da Fermentação

Produto Dose a aplicar Aplicação Modo de aplicação

Enovit 75 g/500 L Nutriente das leveduras,activador da fermentação Dissolver em água ou em mosto a fermentar.

Quando a produção de CO2 não for significativa e a densidade do mosto se situar nos1000-1010, a fermentação alcoólica terminou.

6 - Transfega com arejamento e correcção do S02

Logo que o vinho estiver completamente sem açúcar (vinho seco), deve-se efectuar-se a 1.ª transfega, 30 dias após a colheita das uvas.

É importante nesta fase a separação do vinho das borras mais grosseiras, para evitar maus odores, mas também para arejar um pouco o vinho e, se necessário, reiniciar a fermentação.

A 1.a análise ao vinho deverá acontecer nesta fase, pois podemos proceder logo a seguir à trasfega ou no acto da trasfega a eventuais correcções de acidez, sulfuroso (Riduxhigh) e outros parâmetros, necessários à conservação e estabilização dos vinhos.

Através de análises Física e Química em laboratório, é possível conhecer cada um dos parâmetros característicos, e proceder a correcções a fim de obter o vinho desejado.

ANÁLISES FÍSICA E QUÍMICA

Parâmetros a analisar Unid. Med. Parâmetro

Título alcoométrico volúmico (% Vol)

Acidez fixa (g/L ác. tart.)

Acidez total (g/Lác. tart.)

Acidez volátil (g/L ác. acét.)

pH ( ……)

Dióxido de enxofre livre (mg/L)

Dióxido de enxofre total (mg/L)

Ácido málico Sem interesse no branco

Ácido láctico Sem interesse no branco

Açúcares redutores (g/L)

Massa volúmica (g/mL)

Riduxhigh estabilizante antioxidásico, para correcção do SO2 dos vinhos depois de

fermentados (acabados).

Devido às fortes propriedades antioxidantes, Riduxhigh causa, em apenas 24 horas, uma diminuição do potencial de oxidação redução, que permanecerá constante ao longo do tempo; daí resulta numa melhor estabilidade do aroma do vinho, e uma melhor exaltação das suas características organolépticas.

A presença de Riduxhigh interrompe a cadeia de reacções que levam à formação de radicais oxidantes, restaurado imediatamente uma atmosfera livre de oxigénio, que se mantém ao longo do tempo, com níveis constantes de SO2 livre.

Testes organolépticos efectuados após alguns dias do tratamento demonstram uma notável melhoria do aroma e sabor: Riduxhigh mantém a frescura o sabor frutado e acentua a fineza e intensidade do bouquet. Estas melhorias foram mantidas durante o tempo, garantindo a estabilidade das características qualitativas dos vinhos, incluindo a conservação difícil ou após envelhecimento prolongado.

Lagar/cuba de fermentação

Transfega

Engarrafamento

Realizar a primeira análise 1 mês após a data da vindima Enviar amostra em garrafa de vidro

0,75 L (completamente cheia) Riduxhigh 80g/500L Corrigir a acidez (se necessário) Ácido Tartárico 500 g/500L ou Mixacid TLM 500 ml/500L Quadro 14 Clarificação Fim da Fermentação 1.ª Análise do vinho

SERVIÇOS ENOLÓGICOS, UNIPESSOAL, LDA Tel - 919 375 012 Fax - 252 833 188

Modo de aplicação: Aromax -100g/500L

Diluir directamente em 20-30 partes de mosto não sulfitado ou água desmineralizada ou também adicionado directamente na uva, na massa ou no mosto.

Aplicar no início ou durante o enchimento das cubas.

Ácido Tartárico-500 g/500L

Dissolver em mosto e adicionar directamente na massa ou no mosto. Aplicar no início ou durante o enchimento das cubas Mixacid TLM- 500 ml/500L

Dissolver em mosto e adicionar directamente na massa ou no mosto. Aplicar no início ou durante o enchimento das cubas Endozym eclair - 10g/500L

Diluir directamente em 20-30 partes de mosto não sulfitado ou água desmineralizada ou também adicionado directamente na uva, na massa ou no mosto.

Aplicar no início ou durante o enchimento das cubas. Fermol Associées - 75g/500L

Rehidratar as leveduras secas activas em cerca de 10 partes de água tépida açucarada, ou no mesmo volume, mas 3 partes de água e 1 de mosto, aquecido a 35°C, durante 20-30 minutos.

Introduzir de seguida as leveduras rehidratadas e em fase avançada de multiplicação, no mosto defecado ou clarificado ou na massa, homogeneizando adequadamente.

Dissolver em água ou em mosto a fermentar e adicionar à massa em remontagem.

Micronix - 300g/500L

Dissolver em cerca de 15 partes de água fria. Aplicar lentamente o Micronix na água fria e para facilitar a sua solubilização, utilizar agitadores eléctricos.

Adicionar lentamente sem provocar formação e espuma.

Enovit - 75g/500L

No documento Como Fazer Um Bom Vinho (páginas 37-42)

Documentos relacionados