• Nenhum resultado encontrado

2.1 A contratação de obras públicas

2.1.1 A Lei de Licitações e a garantia da qualidade

2.1.1.4 O Edital

A contratação de obras e serviços de engenharia pelos Órgãos Públicos deve ser exercida dentro de critérios claramente estipulados. É preciso realizar a contratação de obras e serviços de engenharia de forma organizada e com ampla transparência, de modo a não haver favorecimento de pessoas ou empresas, garantindo a lisura do processo e, consequentemente, o bom uso do dinheiro público.

Assim sendo, salvo nos casos em que é dispensada ou inexigível a licitação, há a necessidade de publicação de edital, também chamado de instrumento convocatório, que é o documento oficial que define claramente o objeto a ser licitado, e a experiência e abrangência necessárias ao fornecedor do produto ou serviço a ser adquirido pela Administração Pública, contendo os procedimentos que deverão ser seguidos para a execução da obra ou serviço e as regras das relações comerciais entre a contratante e a contratada. O edital normalmente contém os seguintes documentos:

• Projetos;

• Cadernos de Encargos com especificações e procedimentos;

• Orçamento Estimado detalhado;

• Habilitação e qualificação mínima dos participantes; • Minuta de contrato;

• Modelos de declarações.

Para que o edital seja uma ferramenta efetiva sobre o processo construtivo da obra, aumentando a qualidade do serviço prestado e do produto final, é importante que os documentos sejam cuidadosamente preparados, uma vez que suas funções específicas estão inter-relacionadas e que uma eventual falha, omissão ou divergência nos serviços especificados pode gerar conseqüências prejudiciais ao perfeito andamento dos trabalhos. Nesse sentido, destacam-se alguns pontos relevantes que deverão constar dos citados documentos:

a) Projeto Básico ou Executivo: Os projetos deverão conter a descrição clara e pormenorizada do objeto licitado, com detalhamento suficiente à correta elaboração

da proposta comercial. Segundo a Lei n° 8.666/93 o projeto executivo é o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo

com as normas pertinentes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)5.

O projeto executivo deve conter o nível máximo de detalhamento possível de todas as suas etapas. Os diversos projetos como arquitetura, estrutura, elétrica, hidráulica, ar condicionado e outros, devem estar compatibilizados de forma que suas interferências tenham sido previamente estudadas, visando eliminar qualquer contratempo durante a execução dos serviços. As interferências com as concessionárias prestadoras de serviços públicos, as autorizações especiais, taxas e licenças devem ter sido previstas na fase do projeto.

b) Cadernos de Encargos: São os termos de referência a serem seguidos pela contratada para a execução da obra, onde são descritas as normas, as especificações dos materiais e equipamentos que serão empregados na obra, e os procedimentos, abrangendo as condições de execução de cada tipo de serviço previsto no projeto executivo da obra, incluindo os aspectos de higiene e segurança do trabalho. Os cadernos de encargos devem ser os mais abrangentes e inteligíveis possíveis quanto às especificações e aos procedimentos a serem executados, de forma a não gerar dúvidas para o executor e ser uma ferramenta a favor do contratante para a aceitação dos serviços e produtos e não um instrumento de discórdia entre as partes.

c) Orçamento Estimado: A planilha de orçamento deve descrever todos os serviços, devidamente quantificados e multiplicados pelos respectivos preços

5

unitários, cuja somatória define o preço global. Os custos para cada serviço da obra são compostos levando em consideração o quanto de mão-de-obra, material e equipamento são gastos em sua execução. Além do custo direto dos serviços, também são computados os custos indiretos: manutenção do canteiro de obras, equipes técnica, administrativa e de suporte de obra, taxas e emolumentos, etc. O orçamento estimado detalhado deve retratar a realidade da obra. O orçamento não tem que ser exato, porém preciso. Quanto mais apurado e criterioso for o orçamento, menor será sua margem de erro em relação ao valor real da obra.

Primeiramente, esses três itens são fundamentais para que os interessados em participar do processo licitatório tenham uma visão detalhada do serviço e do que será exigido pela contratante. Segundo, quanto menor o número de divergências, erros e omissões nesses itens, melhor será o desenvolvimento das etapas da obra e menores serão os desgastes entre a contratante e a contratada.

d) Habilitação e qualificação mínima dos participantes: São os pré-requisitos para a participação nos certames, onde é exigida dos licitantes a comprovação documental relativa à regularidade fiscal, qualificação técnica e qualificação econômico-financeira.

e) Minuta de contrato: A minuta de contrato é composta pela identificação das partes, do objeto contratado, pelas obrigações e deveres do contratado e contratante, do valor e da forma de pagamento, da vigência, das sanções. Na minuta de contrato é mencionado que o edital é parte integrante do contrato, o que torna

cada peça do edital um instrumento que pode ser acionado juridicamente, se necessário (GUIDUGLI, 2002).

f) Modelos de declarações: A declaração de visita ao local da obra e a de que o participante do processo licitatório não apresenta impedimentos contratuais são os documentos mais exigidos para os licitantes antes da abertura das propostas. A declaração de visita ao local da obra torna-se importante, uma vez que o participante toma conhecimento das condições do futuro canteiro de obras e possibilita a compatibilização “in loco” do que foi projetado e do que realmente existe, nos casos das reformas prediais. Segundo Guidugli (2002), este procedimento de conhecer o local evita, ou pelo menos minimiza as reclamações e atritos futuros relacionados às condições de trabalho. A declaração de que não há impedimentos contratuais com o poder público é importante para verificar se a empresa tem inadimplência ou está suspensa para prestar serviços para a Administração Pública.