• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 4: Metodologia

4.3 O gênero textual comentário no Facebook e a questão estilística

O Facebook desenvolveu a ferramenta ‘comentário’ juntamente com sua criação. Ou seja, é um dos importantes recursos que tal rede virtual de interação social utiliza para favorecer a interação, ganhando, assim, adeptos no mundo todo. É uma forma rápida e eficaz de interação social. Em 2013, o Facebook lançou a ferramenta ‘resposta a um comentário específico’ (Reply/Resposta), o que conferiu ao usuário a possibilidade de interação direta com outro usuário cujo comentário lhe provocou algum tipo de reação.

Devido à alta interatividade entre pessoas de várias nacionalidades, os comentários dispõem de uma ferramenta de tradução (Bing da Microsoft) que funciona de maneira prática e simples, obviamente, dentro das limitações linguísticas que quaisquer provedores de tradução também apresentam, tais como o Google Translate, por exemplo. Outra característica extremamente relevante do gênero comentário no Facebook é a possibilidade de editar a mensagem postada. Isso pode conferir ao texto um nível maior de formalidade, uma vez que a linguagem pode ser mais monitorada.

Segundo Marcuschi (2004), “o estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade”. Ainda não encontramos na literatura dos estudos linguísticos nenhuma definição do gênero textual comentário presente em páginas virtuais de relacionamento, tais como Facebook, Youtube etc.22 Isso provavelmente se deve ao fato de tal gênero ter ganhado força e adesão nos últimos anos com a difusão em massa da comunicação realizada por meio das redes sociais.

Para Marcuschi (2004), é possível designarmos três aspectos dos gêneros textuais da CMD que tornam suas análises linguísticas relevantes:

1. seu franco desenvolvimento e um uso cada vez mais generalizado;

2. suas peculiaridades formais e funcionais, não obstante terem eles contrapartes em gêneros prévios;

22 Talvez o que mais se assemelhe seja o gênero textual‘fórum de discussão’ (cf. NARDOCCI, 2010; XAVIER;

3. a possibilidade que oferecem de se rever conceitos tradicionais, permitindo repensar nossa relação com a oralidade e a escrita. (MARCUSCHI, 2004)

Os comentários no Facebook possuem objetivos pragmático-discursivos bastante claros: expressar uma opinião através de textos curtos cujo conteúdo varia de acordo com o grau de envolvimento afetivo do leitor/escritor frente a uma postagem principal. Indo além, verificamos que os estilos ali presentes são variados.

Por exemplo, em resposta a uma postagem na qual uma pessoa se dizia arrependida e angustiada por ter comido meia barra de chocolate, houve a postagem do seguinte comentário, em que é nítido o alto grau de informalidade marcado no uso de abreviações (n = não) e interjeições (kkk = risadas), assim como pela própria temática tratada, de cunho pessoal.

(39) SE tivesse comido a barra toda n tava assim kkk (1WM)

Já no exemplo que se segue, verifica-se um maior grau de formalidade possivelmente impulsionado pelo tópico discutido, de natureza mais complexa, envolvendo opinião sobre eventos políticos: o comentário foi feito em relação a um post que lamentava o fato de algumas pessoas, durante manifestações que ocorreram no Brasil no dia 15 de março de 2015, estarem segurando cartazes que pediam a volta dos militares ao poder. Na ocorrência abaixo, não numerada por não fazer parte de nosso corpus, o alto grau de formalidade encontra-se marcado na escolha lexical e no uso da pontuação adequada às regras.

Não é exatamente assim, pois – por exemplo –, acaso os biltres não tivessem parte na história, nenhum dos mais notórios ditadores haveria sido mencionado nos manuais historiográficos.

Observando tamanha heterogeneidade estilística, optamos por considerar o gênero comentário no Facebook como portador de ‘estilos múltiplos’, de grande informalidade a alta formalidade.

Como dito, uma característica marcante dos comentários deixados em diversos tipos de redes é a expressão de opiniões pessoais, estas carregadas de sentimento em relação ao que foi postado. Tais textos, escritos como resposta a uma postagem principal, serão válidos não apenas para o exato momento em que foram postados como também para momentos posteriores, o que se configura em asynchronous CMD. Sobre tal tópico, alguns autores, a exemplo de Herring

(1996), Androutsopoulos (2011) e Baron (2013), concordam com a divisão da CMD em dois parâmetros: síncrono e assíncrono.

Marcuschi também corrobora essa ideia, afirmando que

um dos aspectos essenciais da mídia virtual é a centralidade da escrita, pois a tecnologia digital depende totalmente da escrita. Assim, nessa era eletrônica não se pode mais postular como propriedade típica da escrita a relação assíncrona, caracterizada pela defasagem temporal entre produção e recepção, pois os bate-papos virtuais são síncronos (MARCUSCHI, 2004, p. 18).

Basicamente, os termos síncrono e assíncrono remetem à questão temporal da troca das mensagens. O primeiro diz respeito à “transmissão essencialmente instantânea”, ou seja, com troca de informações “de um para um” ou de “muitos para muitos”, em tempo real (BARON, 2013, p. 125), cujo principal exemplo são as mensagens instantâneas. No caso dos textos da internet considerados assíncronos, subentende-se “um ponto posterior no tempo” (HERRING, 1996, p. 1), ou seja, são mensagens enviadas para serem posteriormente lidas e também podem ser de “um para um” ou de “muitos para muitos”

Síncrona Assíncrona

Um para um Mensagem instantânea E-mail e torpedos em celular Muitos para muitos Chats, conferência por

computador

Lista de discussão, blogs, redes sociais

Quadro 9: Características de textos da internet. Fonte: Baron (2013, p. 125)

Entendemos que os textos assíncronos podem apresentar como característica o fato de não gerar expectativa ou mesmo de requerer uma resposta imediata, sendo simplesmente a explanação de uma opinião frente a algo declarado, tal qual o uso do gênero comentário no Facebook, o que nos leva a propor uma quarta coluna no quadro de Baron:

Síncrona Assíncrona Assíncrona

Um para um Mensagem instantânea E-mail e torpedos em celular Comentário e/ou reposta a um comentário Muitos para muitos

Chats, conferência por computador

Lista de discussão, blogs, redes sociais

Quadro 10: Características de textos da internet incluindo o comentário no Facebook. Fonte: reformulação nossa do quadro de Baron (2013, p. 125).

O parâmetro assíncrono dos comentários é confirmado na maioria dos casos, mas nada impede que surja uma pequena conversa ou um pequeno debate entre os comentadores e as trocas de mensagens sejam feitas em tempo real.

O quadro proposto por Baron (2013) nos mostra uma outra característica muito relevante dos comentários nas redes sociais: seus multi-interlocutores. Isso significa que os comentários não são direcionados a apenas um leitor, mas a muitos leitores.

Destacamos agora alguns estudos que utilizam dados provenientes do Facebook. Sardinha (2013) descreveu a pesquisa comparativa de Biber (1988, 2009) sobre registros de internet e registros pré-internet. Esse pesquisador trata o Facebook enquanto “unidade textual”, não especificando se os dados por ele analisados foram retirados de postagens principais, comentários sobre as postagens principais, mensagens privadas ou outro gênero textual. Biber (2009) obteve interessantes resultados no tocante ao grau de envolvimento dos autores de textos na internet quanto ao uso de enfatizadores, marcadores conversacionais, contrações etc. em contraste com autores de textos não oriundos da internet.

Já Carvalho e Kramer (2013, p. 78) focaram sua pesquisa na análise de “algumas configurações atuais da mídia informativa, através de recentes publicações de notícias nas redes sociais”. Os pesquisadores buscaram descobrir de que forma as notícias, tradicionalmente veiculadas na televisão e no jornal impresso através da escrita padrão, vem sofrendo alterações quando apresentadas no Facebook e qual o nível de aceitação/rejeição dos usuários frente às mudanças.

Em recente artigo, Peersman et al. (2016) apresentaram os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa com dados advindos de uma página virtual de interação social destinado a adolescentes belgas: Netlog. Com mais de 99 milhões de membros, tal rede social favorece a análise de três importantes características sociais (idade, sexo e escolaridade), assim como permite a análise do uso da língua não padrão típica do falar adolescente.

Os estudos com a CMD revelam a importância da leitura e da escrita digitais para a comunicação na atualidade, mostrando quão essencial tem se tornado um maior aprofundamento do que seria uma ‘linguística da internet’ (cf. SHEPARD, 2013). São ideias, sentimentos, desejos cada vez mais expostos para outros leitores em redes sociais e, muitas vezes, para interlocutores desconhecidos. A era do anonimato acabou para os usuários das redes sociais, o importante agora é ser lido, visto e seguido.