• Nenhum resultado encontrado

O impacto da ficção na realidade dos personagens

3. Ilusão biográfica e ação da memória em The Affair

3.3. O impacto da ficção na realidade dos personagens

Os limites entre ficção e realidade se diluem todo o tempo, em várias camadas da narrativa, tendo efeito devastador na vida de vários personagens, principalmente de Alison e Cole.

Ao ler as descrições da personagem que corresponderia a ela no livro de Noah, Alison começa a ter graves problemas com sua autoimagem. Apesar de ficcional, o fato das histórias serem bem próximas à realidade daqueles que as conhecem, amplifica a sensação de insegurança de Alison sobre si e sobre o seu papel na vida de Noah. A personagem começa a segunda temporada claramente perdida, tentando entender quem ela é fora de sua cidade natal e pergunta frequentemente a Noah o que ela representa para ele. Este se esquiva com respostas como “você foi a melhor coisa que me aconteceu” ou “você é minha musa”.

No fundo, o que Alison queria era saber se ocupava algum lugar em sua vida que não o de amante e não viver apenas sob a sombra dele. Consegue um trabalho com os senhorios do chalé que os hospedam, Robert e Yvonne. Esse fato causou atrito com Noah, que considerou estranho ela estabelecer laços empregatícios com eles. Tudo se agrava quando Alison percebe uma mudança repentina nas interações com Yvonne, que começa a lhe tratar com imensa frieza e a criticá-la por usar roupas de menos. Por mais que ela não comente sobre o livro de Noah, Alison desconfia que essa possa ser a causa, suspeita confirmada quando Robert lhe diz que Yvonne devorou o manuscrito. Alison havia sido proibida por Noah de ler Descent24, assim não sabia exatamente o que estava lá. Robert acaba confidente de Alison, revelando que o seu relacionamento com Yvonne também começou como um caso e lhe diz que ela não tem culpa do efeito que causa nos homens. O comentário não poderia cair-lhe pior: a imagem da figura sexy lhe pareceu imensamente perturbadora. O imaginário que Yvonne construiu sobre Alison, a partir da leitura do manuscrito, faz com que obrigue Robert a demiti-la. Ele o faz de uma maneira gentil, dizendo que ela não nasceu para ser assistente de alguém, mas Alison percebe que tudo isso é uma desculpa. Alison resolve ir até a casa de Yvonne conversar com ela sobre a demissão, mas encontra a casa vazia. O manuscrito de Noah estava sobre a mesa e ela cai na tentação de lê-lo. A leitura de Alison é acompanhada por um voice-over de Noah, que revela extratos do livro como: “Ela era sexy… a própria definição disso, a razão da palavra ter sido inventada” e “Nenhum casamento, não importa o quão forte fosse, poderia

24 Uma curiosidade é que o livro está disponível para venda por ebook no site da Amazon, com os dizeres “The real best-seller author” e o nome Noah Solloway na autoria.

sobreviver a ela”.25 Alison se vê aos olhos de Noah como uma fantasia e como a representação de uma vadia. Sente que Noah não a compreende e enxerga além desse estigma. Faz as malas e vai procurá-lo na cidade, mas encontra Helen ao invés. Em sua visão, ela lhe pede desculpas dizendo que não teve a intenção de estragar seu casamento. Helen lhe responde que ela teve escolha e considera insinceras suas desculpas. Não sabendo para onde ir, Alison volta para Montauk.

Alison sofre com o olhar dos outros sobre si e acha que tem algo errado com ela. Noah repete inúmeras vezes a Alison que ela não é a personagem do livro, mas ninguém compra essa afirmação, nem mesmo ela. Ela volta para a casa onde está Cole, que não lhe vê dessa forma, a considera apenas uma mulher complicada.

Cole também resolve ler o livro de Noah após Oscar, dono do Lobster Roll, mencionar o papel de destaque de sua família. Ele e seus irmãos eram protagonistas e, ainda que fossem usados pseudônimos, quem os conhecia facilmente percebia que se tratava dos Lockhart. Em grande parte, as revelações correspondiam a realidade, inclusive quando mencionava suas atividades ilícitas. No entanto, havia uma parte que Cole considerou absurda e totalmente ficcional, referente a rixa entre sua família e a família de Oscar. Segundo o livro, ela se iniciou com um caso extraconjugal entre a avó de Cole e o avô de Oscar. Ao descobrir sobre o caso, o avô de Cole, Silas, mata a criança por eles gerada. Em resposta, o avô de Oscar amaldiçoa toda a linhagem dos Lockhart a terminar com os quatro irmãos. A família conversa sobre isso na mesa do Thanksgiving day e a mãe de Cole, Cherry, revela que a história é verdadeira. Isso é um choque para Cole que junta isso ao fato de ter perdido Gabriel, o aborto de Whitney (filha de Noah) do bebê de Scott e outro irmão e sua mulher terem perdido um bebê antes que nascesse.

Whitney aparece na casa de Cherry a procura de Scott, que foge dela e Cole se sente obrigado a levá-la para casa. No caminho, ela comenta como o pai tornou os Lockhart famosos e se recente dele não ter falado sobre ela, pensando que talvez fosse menos importante para o pai do que esperava que fosse. Não percebe o impacto negativo causado nas pessoas que ele retratou.

25 Tradução da autora de: “She was sex… the very definition of it, the reason the word was invented”

e “No marriage no matter how strong could survive her”

No episódio 9, Alison diz a Noah o quanto sua representação no livro a ofendeu. Ele defende que ela serviu apenas de inspiração para a personagem, mas o final do livro, em que a amante é atropelada na estrada, demonstra o contrário:

quando vislumbramos a visão de Noah desse fim, quem aparece atropelada na imagem é Alison. Ela não pode conciliar a ideia que que alguém que a ame possa pensar em um final onde ela seja destruída por ele próprio.

No mesmo episódio, também descobrimos que Luisa, já namorada de Cole, não pode ter filhos e isso reafirma para ele a maldição dos Lockhart. Luisa fica chocada por ele achar que o mundo gira em torno de sua dor. De volta à casa, Cole tem uma visão de seu filho morto e é tomado por um comportamento destrutivo, que o faz colocar fogo na casa consigo dentro.

Até quando o tempo presente se revela, vemos que Alison ainda tem problemas em achar seu lugar na vida de Noah. Ainda que naquele momento ela detenha o papel oficial de esposa, tudo segue turvo na relação com Noah. Ao esbarrar com um conhecido, advogado, descobre que ele está defendendo seu marido e que está sendo pago por Helen. Segue se sentindo a amante, uma intrusa que vive uma vida que de fato não é dela. Ou seja, se já não fosse difícil começar uma nova vida conjugal a partir de um caso, quando o mundo a vê como a personagem destruidora de lares de um best seller, essa tarefa se torna ainda mais hercúlea. A série, então, apresenta ainda mais essa camada além dos relatos, a representação romanceada dos acontecimentos, feita por Noah.