• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2: A OBRA CONSTRUINDO CONSCIÊNCIAS

2.2 O livro Construindo Consciências a partir da avaliação do PNLD

A primeira versão da coleção foi impressa no ano de 2003 atendendo, em primeira mão, às demandas de escolas particulares da região Metropolitana de Belo Horizonte e de outros estados, visto um trabalho anterior de consultoria realizado pelos autores. Na ocasião, eles não tiveram tempo hábil para inscrever a coleção no PNLD, sendo possível participar da avaliação nos anos posteriores. Uma busca no site oficial do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), responsável pela execução de políticas educacionais do MEC, possibilitou-nos o resgate do Guia do Livro Didático das edições 2008, 2011 e 2014, contendo as avaliações da coleção Construindo Consciências. Estes serão brevemente analisados.

O Guia do Livro Didático, na sua essência, é um documento que tem como função subsidiar a escolha dos livros, apresentando ao corpo docente e aos demais profissionais da educação, os critérios de análise das coleções e suas respectivas avaliações. Além disso, busca um diálogo com o professor da educação básica apontando peculiaridades do ensino de Ciências e recomendações para boas práticas. No guia, os exemplares são apresentados e descritos. A equipe responsável “Qualifica” as obras, a partir de cada categoria de análise,

52 representando essa qualificação através de um esquema gradativo de cores (quanto mais intensa a cor, mais a coleção atende aos critérios avaliados) e elabora uma “Resenha” com a descrição das coleções. Os livros destinados aos anos finais do ensino fundamental foram avaliados pela primeira vez no PNLD 1999 (BRASIL, 2016). Assim, o Guia do Livro Didático de Ciências de 5ª a 8ª séries (atuais 6º ao 9º anos) começou a ser produzido neste ano. Esses documentos não seguem um padrão. A cada edição são incorporadas ou retiradas seções.

O Guia do Livro Didático de Ciências, publicado para o PNLD 2008, apresentou treze coleções. Seis aspectos foram considerados norteadores para a avaliação dos exemplares: proposta pedagógica; conhecimentos e conceitos; pesquisa, experimentação e prática; cidadania e ética; ilustrações, diagramas e figuras; e manual do professor. As páginas finais desse guia trazem a “Avaliação das coleções por categorias” pontuando, com mais detalhes, cada aspecto apurado. A coleção Construindo Consciências, de forma geral, foi bem avaliada em todos os quesitos analisados, como mostra o QUADRO 1.

Fonte: GUIA DE LIVROS DIDÁTICOS (2007, p. 24)

A síntese avaliativa da coleção destacou a preocupação dos autores em trabalhar os conhecimentos prévios dos alunos, bem como promover discussões a partir de temas atuais. Foram apontadas como qualidades a retratação da história da ciência, o diálogo entre os conteúdos das diferentes áreas, o incentivo à pesquisa e experimentação, e a transposição de fatos e conceitos. Em alguns momentos, os avaliadores consideraram a linguagem abstrata e complexa. Em outros, aproximada ao senso comum. Nos exemplares estavam presentes abordagens contemporâneas e ambientais, os avanços tecnológicos e a necessidade do cuidado e preservação dos recursos naturais. Ressalvou-se o tratamento individual ao exercício da cidadania em momentos que a coletividade deveria ser destacada e relacionada a

53 temas científicos de interesses econômicos e políticos. Quanto às ilustrações, algumas contribuíram para a compreensão dos conceitos científicos, outras dificultaram a conexão entre texto e imagem, o que refletiu na perda de alguns níveis de qualificação na avaliação da categoria ilustrações, diagramas e figuras. O manual do professor, por sua vez, propôs uma abordagem pedagógica consistente, alinhada as novas tendências em educação e ensino de Ciências. Além disso, indicou leituras, sites, DVDs, CD-ROMs e vídeos, como mais uma ferramenta capaz de aproximar os usuários da coleção à linguagem científica.

Para o ano de 2011, onze coleções foram aprovadas na avaliação do PNLD. Nessa edição, cinco categorias nortearam as análises: proposta pedagógica, conteúdo, pesquisa/experimentação, manual do professor e projeto gráfico. Na síntese avaliativa, a coleção Construindo Consciências, mais uma vez, destacou-se pelo trabalho interdisciplinar, abordagem contextualizada e significativa, avaliação prévia dos conhecimentos e incitação à argumentação. Nesse guia, a “Avaliação por categorias” foi apresentada logo depois da síntese avaliativa, facilitando a consulta das informações. No quadro comparativo, a coleção

Construindo Consciências superou apontamentos do Guia de Livros Didáticos 2008,

avançando em alguns níveis de qualificação, como representado abaixo pela escala de cores (ver QUADRO 2).

Fonte: GUIA DE LIVROS DIDÁTICOS (2010, p. 26)

A análise do conteúdo enfatizou a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) da coleção e a organização curricular não usual e integrada dos diferentes temas das Ciências Naturais. O caráter dialógico, argumentativo e problematizador dos textos, ganhou notoriedade na avaliação. Pedagogicamente, o manual do professor foi destacado por tratar-se de um instrumento de apoio e formação docente. No manual, os autores tiveram o cuidado de justificar suas escolhas pedagógicas e curriculares, indicar os recursos multimídias

54 como meio de acesso ao conteúdo científico e dar subsídios aos professores para trabalhar com a coleção a partir das concepções prévias de seus alunos. As atividades experimentais estimularam interpretação, discussão e formulação de hipóteses, momentos estes de interação e aprendizado. Para tais, os autores propuseram o uso de materiais de fácil aquisição, baixo custo e que não expusessem os alunos a riscos. Ao se referir às imagens, o documento destacou a preocupação em representar o corpo humano sempre inteiro permitindo ao aluno a visão do todo, e não de órgãos e sistemas fragmentados. As ilustrações foram ditas pertinentes e adequadas.

O Guia sugeriu que os professores ficassem atentos a algumas impropriedades, usando como exemplo o ciclo de vida dos insetos. Para os avaliadores, tal ocorrência não comprometeria o trabalho com os exemplares. Ao final das avaliações por categoria, o guia evidenciou aspectos interessantes da coleção e sugeriu abordagens para melhor aproveitamento dos livros na seção “Em sala de aula”. Ressaltaram que a seleção diferenciada de conteúdos realizada pelos autores acarretaria em novas temáticas para estudo, exigindo dos professores e alunos um esforço maior na análise e discussão das propostas. Entretanto, essa seria uma forma de se repensar o papel das Ciências no ensino fundamental.

O Guia de Livros Didáticos 2014 apresentou vinte coleções aprovadas, sendo estas avaliadas com base na proposta pedagógica; no conteúdo; em aspectos da ciência, experimentação e pesquisa; no manual do professor e no projeto editorial. Uma novidade desse guia foi a inserção, no final do documento, da ficha de avaliação das obras utilizada pelos pareceristas. Para os conteúdos multimídia, também foram definidos critérios de avaliação. No Guia de 2014, a Coleção Construindo Consciências apresentou-se como Projeto Velear – Ciências, devido à incorporação dos exemplares ao Projeto Velear. Trata-se de um Projeto que edita e produz livros das disciplinas Ciências, História, Geografia e Matemática. A essência da coleção, as premissas que a norteavam e o nível de qualificação dos exemplares foram mantidos, entretanto, por sugestão da editora, o projeto editorial foi modificado. No QUADRO 3, observe um recorte do quadro geral de análise, que compõe o Guia de Livros Didáticos de 2014, evidenciando os níveis de qualificação da coleção.

55 Fonte: GUIA DE LIVROS DIDÁTICOS (2013, p. 14)

Na análise da obra, os avaliadores reforçaram a tendência construtivista da coleção, bem como a importância das atividades individuais e coletivas para o aprendizado dos alunos. O professor tem disponível várias ferramentas para estimular a capacidade cognitiva dos estudantes, e, por sua vez, a construção do conhecimento. As abordagens dos conteúdos permitirão aos alunos a visão sistêmica não linear dos processos, além da incitação a curiosidade. As atividades experimentais, aliadas a sua natureza investigativa, presente nas obras, são ditas estruturas integradoras das unidades de estudo. O manual do professor, mais uma vez, manteve as premissas didático-pedagógicas propostas pelos autores da coleção e apontou caminhos para abordagens significativas e articuladas a interdisciplinaridade (GUIA DE LIVROS DIDÁTICOS, 2013).

Para finalizar a avaliação dos exemplares do Projeto Velear – Ciências no guia de 2014, os avaliadores destacaram na seção “Em sala de aula” especificações da coleção que poderão facilitar o trabalho dos professores: partir do senso comum para a abordagem científica do conteúdo, estimular a formulação de hipóteses baseando-se nos experimentos e a expressão dos resultados via tabelas e gráficos, estabelecer conexões entre os assuntos tratados em diferentes unidades do mesmo volume ou de outro consultando o “Quadro de conteúdos trabalhados na coleção”, consultar as concepções espontâneas dos alunos, e explorar com profundidade as atividades escolhidas para abordagem cotidiana (GUIA DE LIVROS DIDÁTICOS, 2013).

Os apontamentos dos avaliadores reforçaram as peculiaridades da Coleção

Construindo Consciências e o compromisso dos autores com a formulação de livros

pautados em pesquisas sobre o ensino de Ciências, partindo das vivências adquiridas em sala de aula, enquanto professores e pesquisadores da área. Os recursos da coleção estimulam a construção do conhecimento científico, sendo o aluno o protagonista do seu aprendizado. A todo momento, os textos e imagens exploram a capacidade de diálogo e argumentação dos estudantes, propõem pesquisas ou experimentações de caráter investigativo, traz em suas

56 seções fatos históricos e contemporâneos relacionando ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. O manual do professor serve de aporte para o trabalho cotidiano e como material de formação continuada, tornando as abordagens significativas (GUIA DE LIVROS DIDÁTICOS, 2013). Partindo dessas premissas e de suas potencialidades, a coleção Construindo Consciências foi a escolhida para compor esta investigação.