• Nenhum resultado encontrado

2.6 A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

2.6.3 Os ambientes virtuais de aprendizagem

2.6.3.1 O moodle

A plataforma virtual de aprendizagem Moodle, acrônimo de Modular Object-Oriented

Dynamic Learning Environment (ambiente modular de aprendizagem dinâmica

orientada a objetos), surge como grande colaboradora para um processo educativo significativo, tendo como finalidade contribuir para a construção de conhecimentos

autônomos e colaborativos, por meio de diferentes possibilidades de aprendizagem, além de se constituir como um ambiente rico de potencialidades pedagógicas. O software livre moodle é um aplicativo de alta qualidade, com diferentes tipos de recursos disponíveis e que foi desenvolvido para ajudar os educadores a criar cursos online ou, ainda, para dar suporte virtual a cursos presenciais. Também conhecido como Learning Management System (LMS) ou Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), é um projeto em constante desenvolvimento, iniciado por Martin Dougiamas, em 2002, sob a ótica do construtivismo social, a qual defende a construção do aprendizado em ambientes colaborativos, criando, assim, uma cultura de compartilhamento de significados. Está disponível em 220 países e em 40 idiomas.

Os cursos desenvolvidos são criados em um ambiente centrado no estudante, e não no professor. Sobre o ambiente moodle, Almeida afirma que se trata de

um ambiente virtual socializador que dispõe de funcionalidades e de ferrament as síncronas e assíncronas que viabilizam uma estrutura complementar a sala de aula, na qual o professor pode aplicar os conteúdos de sua disciplina, propor leituras, dinâmicas de estudo, discussão em grupo e avaliar a aprendizagem dos educandos. A utilização dessa ferramenta propicia ao educando a troc a de experiências, interatividade entre os pares e assimilação de conteúdos das mais diversas áreas condizentes com as suas reais necessidades e em cumprimento a proposta pedagógica institucional. (ALME IDA, M.V., 2009, p. 5)

Essa ferramenta tornou-se muito popular entre os educadores de todo o mundo na qualidade de instrumento para criar sites de web dinâmicos para seus alunos. Seu foco é disponibilizar aos educadores as melhores ferramentas para gerenciar e promover a aprendizagem.

Para Albuquerque e Leite (2008), a tecnologia educativa do AVA Moodle se mostrou uma ferramenta potencial para compleme ntar o ensino realizado em sala de aula e em laboratórios, bem como um recurso de EaD motivador e inovador para o professor e para o aluno.

Conforme Pulino Filho (2004, p. 4), o moodle nos apresenta as seguintes características:

• Promove uma pedagogia construcionista social (colaboração, atividades,

• Adequado para c ursos 100% online bem como para complementar um

curso presencial;

• Simples, leve, eficiente, compatível, com interface c om navegadores de

baixa tecnologia;

• Fácil de instalar em qualquer plataforma que suporte PHP. Necessita

apenas de um banco de dados e pode compartilhá -lo com outras aplicaç ões

• Os cursos podem ser compartilhados em uma mesma instalação;

• Os cursos podem ser visitados por interessados em conhecer o ambiente

(sem acesso a provas, listas de exercícios e out ras informações que requeiram segurança);

• Os cursos podem ser agrupados por categoria - uma instalação Moodle

suporta milhares de cursos;

• Grande atenção ao aspecto segurança das informaç ões;

• A maior parte das seções (Rec ursos, Fóruns de Discussão, Diário, etc)

tem um editor HTML gráfico WYSIWYG (o que você vê é o que você vai obter)

Segundo Falqueto (2010), ele está em desenvolvimento constante, é simples, com acesso restrito por meio de senha individual, é intuitivo, fácil de usar e apresenta diversos recursos e possibilidades: ferramentas interativas e de comunicação– como chats, glossários e fóruns; ferramentas de avaliação online com relacionamento de colunas, resposta numérica, resposta breve, banco de questões, verdadeiro ou falso, preenchimento de lacunas, além de correção automática, nota e gabarito; ferramentas de monitoração de recebimento de trabalhos, de pesquisas de opinião, de avaliação do curso, de tarefas e de enquetes.

Essas ferramentas apresentam recursos que podem ser utilizados de forma síncrona, no caso dos chats (salas de bate-papo) e das webconferências, ou de forma assíncrona, sob a forma de fóruns, mensagens, tarefas, questionários, vídeo- aulas, lições, glossários, wiki, enquetes e avaliações.

Por meio dessas ferramentas, o ambiente virtual de aprendizagem moodle permite o acompanhamento de dados e informações, que auxiliam a aprendizagem do aluno e oportunizam aos professores a visualização do desempenho integral de cada participante no ambiente virtual.

O Moodle também oferece a possibilidade de adequação à proposta pedagógica das instituições. Isso acontece por ser, tecnicamente, um ambiente open source, ou seja, livre para ser utilizado e alterado por inúmeras pessoas do mundo, recebendo sugestões de melhorias e novas ideias de funcionalidade – o que contribui para o aperfeiçoamento constante do sistema.

Além disso, traz diversos desafios e diferentes possibilidades de produções individuais e/ou grupais, representa uma nova forma de ver e fazer educação, além de uma nova maneira de formar conceitos, hábitos, atitudes e procedimentos, tendo como sujeitos os alunos, os professores e os tutores, envolvendo uma gama diversificada de situações.

Apesar do que se possa pensar, ele não substitui o professor, ao contrário, possibilita que este auxilie o aluno na construção do conhecimento com base nas suas próprias habilidades e conhecimentos. Além disso, oportuniza interatividade e comodidade e flexibilidade do tempo, propiciando aos atores envolvidos a construção de situações significativas de aprendizagem.

Em relação aos atores, o moodle lida com diferentes tipos de usuários e cada qual possui limites de acessos e permissões na execução das atividades no ambiente. São criados perfis personalizados para cada usuário, dependendo da sua função no curso/disciplina, a fim de diminuir os problemas oriundos da execução inadequada de algum recurso.