• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 4 Concepção e Implementação

4.7 O Portal (Joomla)

O Joomla é um CMS (Content Management System) que foi desenvolvido segundo o Mambo. Está escrito em PHP e corre num servidor Web Apache ou IIs e numa base de dados MySQL. Pode mesmo dizer-se que o Joomla é um dos mais poderosos sistemas de gestão de conteúdos do planeta. Este está a ser usado pelo mundo inteiro, tanto para construir simples sites pessoais como plataformas relativamente complexas, tais como aplicações governamentais,

sites de revistas e jornais, sites de pequenas e grandes empresas, entre outros

[33].

Com o Joomla, é possível controlar muito facilmente o aspecto do site, adicionar conteúdos ou imagens, actualizar a informação disponibilizada, realizar pagamentos de cartão de crédito e muito mais.

A grande vantagem do Joomla é que este veio resolver o grande problema que constitui o elevado custo de criar e manter um Web site mais ou menos complexo com diversos recursos e conteúdos. Geralmente, são necessárias várias pessoas tais como designers e programadores para a criação deste tipo de sites, o que fica muito caro e ao mesmo tempo, os autores do conteúdo ficam dependentes do pessoal técnico para conseguir publicar o material, o que não acontece com o Joomla e outros CMS.

O termo CMS já foi algumas vezes referido, vejamos de que se trata. Um CMS serve para nos ajudar a criar um site de forma rápida e eficiente, ajudando-nos a publicar conteúdos, mesmo que não sejamos técnicos nem profissionais, usando apenas, para tal, uma base de dados pré-definida.

72 Vários elementos de um Web site são comuns, como por exemplo, o login do utilizador, a criação, edição e a publicação do conteúdo, a publicação dos

banners. No Joomla, todos esses recursos já estão pré-programados e prontos

a serem utilizados. É ainda possível a instalação de módulos e componentes que servem para acrescentar algumas funcionalidades que poderão não estar disponíveis na instalação básica (fóruns, chats, galeria de imagens…). Muitos desses recursos (módulos e componentes) estão disponíveis para download na Internet, sendo muitos deles gratuitos.

A instalação do Joomla é essencialmente feita através do upload dos arquivos e directórios do Joomla para o directório onde se pretende alojar o site e onde será executado o script PHP, criando-se assim, de forma automática, as tabelas com a base de dados que o sistema irá utilizar (é feito através do

browser).

O script pedirá o nome de utilizador e a palavra passe do mesmo para aceder ao host/database. O servidor que usarmos para instalar o site deverá ter um suporte para PHP e MySql, o que é relativamente comum. Tudo que se segue na instalação do software em si é feito através do nosso browser.

Para a apresentação do sistema de videoconferência, optou-se por elaborar um portal em Joomla. Este tem como principais funcionalidades, a disponibilização de materiais didácticos assim como as transmissões directas e em diferido para que os alunos tenham acesso às aulas presentes, mas também às anteriores. O primeiro passo da elaboração do portal está relacionado com a aparência do site. Foi necessário escolher o template que o suporta. Teve de se prestar principal atenção para a versão do template, tendo esta de ser compatível com a versão do CMS que se tinha instalado: 1.5. Pretendia-se um template simples e intuitivo por forma a que qualquer pessoa fosse mais ou menos capaz de o utilizar, independentemente dos seus conhecimentos informáticos.

73

Figura 48 - Template escolhido

Este constituía-se por três colunas, nas quais, a primeira coluna era o menu, a segunda continha a informação principal e a terceira coluna tinha alguns conteúdos publicitários.

As colunas têm um aspecto transparente que permite a visualização de uma imagem de fundo à escolha, dando assim ao site, um aspecto jovem e moderno, não sendo muito maçudo.

O que mais agradou neste template foi a possibilidade que oferece ao utilizador de alterar a imagem de fundo.

74 No topo da coluna central, encontra-se uma série de imagens de fundo que são aplicadas quando se clica em cima de uma delas, podendo assim, o utilizador alterar a aparência do portal consoante os seus gostos, característica esta, bem interessante na área do ensino, uma vez que se pode relacionar as imagens de fundo com o estabelecimento de ensino ou com o curso em si. Foi então que se teve a ideia de definir como imagens de fundo algumas fotos tiradas à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, obtendo o seguinte resultado, figura 49:

Figura 49 – Alteração da Imagem de Fundo I

A próxima preocupação que se teve foi de eliminar a terceira coluna do site, pois considerou-se que esta não seria necessária, uma vez que o essencial no

75 portal a elaborar era a existência de um menu simples e intuitivo e um espaço central, onde a informação seria apresentada.

Considera-se fundamental que um site deste tipo seja o mais funcional possível, tendo em conta o objectivo a que se propõe.

O passo seguinte consistiu em alterar os links dos menus e a respectiva informação, figura 50.

Figura 50 - Menus e Conteúdo Alterado

Neste portal, criaram-se duas disciplinas fictícias, sendo estas, o “Storytelling” e “Redes de Computadores”. Estas duas cadeiras estão inseridas no link “Documentação” do menu principal, figura 51.

76

Figura 51 - Menu do Portal

Quando se opta por uma delas, temos de fazer o login para poder fazer o download da matéria e para visualizar os conteúdos, figura 52 e somos redireccionados para a página da disciplina em questão.

77 Aqui, o formando tem acesso a toda documentação e informação referente às aulas da respectiva disciplina, podendo esta ser uma apresentação em PowerPoint, um documento PDF ou por exemplo, os vídeos que servem de apoio à disciplina, figura 53.

Figura 53 - Download de Matéria de Redes de Computadores

Para que tal fosse possível, foi necessário instalar um módulo de gestão de ficheiros no Joomla. Uma vez esta tarefa cumprida restou-nos publicar o respectivo plugin e começar a fazer os uploads dos materiais.

Documentos relacionados