• Nenhum resultado encontrado

O Primeiro Reinado (1822 a 1831)

No documento História (páginas 45-49)

e-Tec Brasil

53

Aula 8 - O Primeiro Reinado (1822 a 1831)

Nessa aula você conhecerá sobre a primeira fase da história do Brasil independente e as principais características desse período. Ao final dessa aula você irá compreender as bases socioeconômicas do Império brasileiro, identificando nelas os componentes do liberalismo político em função dos quais o regime sociopolítico assumiu características que correspondiam aos interesses da elite dirigente, que havia se afirmado com a independência. E ainda, concluir que a organização econômica assentada na agricultura de exportação foi um dos fatores determinantes da persistência de características da época colonial.

O Primeiro Reinado (1822-1831) corresponde ao primeiro período da monarquia instalada no Brasil, período este em que o Brasil foi governado por D. Pedro I e deixando posteriormente o trono em favor de seu filho. Como vimos anteriormente a independência do Brasil foi colocada em prática pelas elites dominantes que estavam mais preocupadas com o fortalecimento político e social delas do que com a melhoria da condição social das camadas populares.

Com a declaração de independência certas províncias não aceitaram se desligar do governo português. Houve resistência na Bahia, Piauí, Maranhão, Pará (norte e nordeste) e na Província Cisplatina (sul). Assim ocorreram as guerras de independência entre brasileiros e portugueses. O governo brasileiro organizou-se militarmente e pelo uso das armas impôs ao Maranhão e ao Pará a aceitação da independência e da unidade territorial do Império.

Figura 8.1: Bandeira imperial do Brasil (1822-1889)

História

e-Tec Brasil

54

Atividade de aprendizagem

1. Pesquise qual é o significado de cada um dos elementos que faziam parte da bandeira imperial do Brasil. O que representam os símbolos da ban- deira? ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ _______________________________________________________________ ________________________________________________________________

8.1 A Constituição de 1824

Após uma independência, o novo país, o Brasil é claro, precisava de uma constituição, ou seja, de um conjunto de regras que organizasse a vida no país.

E foi exatamente isso que D. Pedro I fez, organizou um grupo de deputados para que elaborassem as novas leis. A esse conjunto de deputados nós chamamos de ASSEMBLEIA CONSTITUINTE, que em 1823 se reuniu e - logo no início dos trabalhos - as divergências entre os monarquistas e os liberais começaram a aparecer. O tema mais polêmico era em torno do poder monárquico. Havia o grupo que defendia Dom Pedro I e outro o Partido Brasileiro que defendia a criação de uma Constituição soberana.

A ideia de uma constituinte era muito boa, pois cada deputado podia trazer os interesses de um “pedacinho” do povo brasileiro. Mas infelizmente não foi isso que animou o imperador que acabou por fechar a Assembleia e prender vários deputados.

Em seguida Dom Pedro I delegou ao Conselho de Estado, formado por dez membros, a elaboração de um novo texto constitucional. O documento - aprovado por Pedro I - foi apresentado à nação como a primeira Constituição do Brasil, outorgada, ou seja, imposta por meio de um decreto imperial. A constituição de 1824 apresentou as seguintes características:

• O sistema de governo do país passou a ser uma monarquia constitucional, hereditária, vitalícia e representativa.

• O país foi dividido politicamente em províncias que foram governadas por presidentes nomeados pelo imperador

• Divisão do poder em 4 âmbitos: Moderador, Executivo, Legislativo e Judiciário

Monarquia constitucional é uma forma de governo em que o rei comanda, mas deve respeitar a constituição. Essa forma de go- verno ainda é utilizada em vários

países. Hereditária é o termo que sig- nifica que algo vai passar de pai para filho, ou seja, a coroa do império do Brasil passaria para o filho de Dom Pedro I. Vitalícia ou vitalício é algo que uma pessoa vai possuir até o dia de sua morte. Isso significa que em uma monarquia, como foi a do Brasil, o rei governaria até o fim de seus dias.

e-Tec Brasil

55

• A religião oficial estabelecida foi o catolicismo e a Igreja Católica ficava subordinada ao Estado, sendo concedida a liberdade de culto a outras religiões em espaços particulares.

• Voto censitário, baseado na renda do eleitor.

No dia 7 de abril de 1831, D. Pedro I renunciou ao trono após perder o apoio político do Congresso e da maioria de seus partidários. Pressionado pela opinião pública, sem contar mais com o apoio da população, abdicou o poder em favor de seu filho, Pedro de Alcântara, que contava com apenas cinco anos de idade. Dessa forma terminava o Primeiro Reinado e dava início ao período regencial, sendo um dos mais conturbados da história do Império do Brasil.

Atividade de aprendizagem

1. Compare as características, relacionadas no capítulo da primeira Cons- tituição brasileira da época do Império (1824) com a Constituição atual (1988). Existem mais semelhanças ou mais diferenças entre esses dois textos constitucionais? Atualmente quem tem direito ao voto no Brasil? ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

Atenção!!!

Observe a imagem a seguir: Independência ou morte!

Veja o filme Independência ou morte, de Carlos Coimbra, 1972. Sinopse: O filme é uma tentativa de construir um gênero de filme histórico oficial, voltado para o grande público, estimulado pelo regime militar dos anos 1970. Perceba como o diretor apresenta a cultura da corte.

Saiba mais sobre o filme In- dependência ou morte aces- sando http://www.revis- tadehistoria.com.br/v2/ home/?go=detalhe&id=2032 Você pode conhecer mais sobre a Independência do Brasil lendo o livro 1822, de Laurentino Gomes, Editora Nova Fronteira, 2010.

Figura 8.2:O Grito do Ipiranga, óleo sobre tela de Pedro Américo (1843 - 1905)

Museu Paulista.

Fonte:Revista nossa História, 2004.

História

e-Tec Brasil

56

2. “Independência ou morte!” foi produzida entre 1886 a 1888 pelo pintor Pedro Américo, ou seja, mais de 60 anos após ter ocorrido o fato deno- minado “o grito do Ipiranga”. Será que o pintor ao produzir o quadro conseguiu retratar fielmente o fato histórico passado tanto tempo assim? Faça uma pesquisa e procure conhecer mais a respeito da história desse quadro e de Pedro Américo.

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

Resumo

Nessa aula você estudou:

• O processo de independência teve início em 1808 com a chegada da família real e só se concretizou com a abdicação de Dom Pedro I em 1831.

• D. Pedro I se aliou às elites portuguesa e brasileira e conquistou a independência do Brasil em 1822. Em seguida rompeu com a elite política brasileira e exerceu um governo com características absolutistas e centralizadoras.

• No dia 7 de abril, sob forte pressão popular, o imperador abdicou o trono em favor de seu filho de 5 anos, futuro Dom Pedro II.

Para saber mais sobre esse tema consulte: http://educacao.

No documento História (páginas 45-49)