• Nenhum resultado encontrado

O Segundo Reinado (1840 a 1889)

No documento História (páginas 53-57)

e-Tec Brasil

61

Aula 10 - O Segundo Reinado (1840 a 1889)

Nessa aula você vai ver mais um período importante da história do Brasil - Segundo Reinado. Serão abordados aqui os aspectos políticos, econômicos e sociais da época em que Dom Pedro II governou o Brasil. Ao final da aula você deverá reconhecer as características desse período e identificar os principais acontecimentos históricos que ocorreram no Brasil entre os anos de 1840 a 1889.

O Segundo Reinado foi um dos mais longos períodos da política brasileira. Essa duração é geralmente atribuída à estabilidade, à ordem e à tranquilidade do período, ao contrário da grande agitação que assinalou a fase regencial. O Segundo Reinado só terminou em 1889, quando D. Pedro II foi tirado do poder pelo exército e pelos fazendeiros paulistas que proclamaram a República.

Podem-se destacar três fases que deixaram marcas na vida social e política do país:

De 1840 a 1850 Considerada uma fase de preparação e organização De 1850 a 1870 Considerada a fase de apogeu do Segundo Reinado

De 1870 a 1889 Fase em que se verificam transformações que levaram ao declínio da monarquia e ao advento da república

10.1 A política no Segundo Reinado

No quadro da política interna o Golpe da Maioridade (1840) marcou o início do governo de D. Pedro II. Esse golpe foi uma estratégia política dos liberais para afastar do poder os conservadores. Embora a Constituição Imperial de 1824 determinasse que o monarca só poderia assumir o governo com 18 anos, o golpe da Maioridade permitiu que D. Pedro II assumisse o poder com apenas 14 anos de idade.

Durante o Segundo Reinado o poder esteve bastante centralizado na figura do imperador. Isso foi possível porque D. Pedro II contava com o Poder Moderador instituído pela Constituição de 1824 que lhe dava amplos poderes. Assim nomeava e demitia ministérios, dissolvia a Câmara dos Deputados quando entendesse que era necessário, convocava eleições,

História

e-Tec Brasil

62

escolhia senadores de acordo com seus interesses, enfim, ao poder do imperador tudo ou quase tudo era possível.

Procurando manter e consolidar a ordem política e social interna Dom Pedro II governou com o Partido Liberal e o Partido Conservador que se alternaram no poder durante o período do Segundo Reinado.

Já no quadro da política externa do Segundo Reinado o Brasil teve problemas de ordem diplomática com a Inglaterra (Questão Christie - 1861-1865). Já com o Uruguai, Argentina e Paraguai os problemas estavam relacionados com grupos políticos do Uruguai que disputavam o poder nesse país. Apesar desses problemas envolvendo a política desses países, o Brasil, juntamente com o Uruguai e com a Argentina formalizaram um acordo dando origem à Tríplice Aliança na qual se tornaram aliados contra o Paraguai.

10.2 A guerra do Paraguai (1864 a1870)

Os conflitos brasileiros no século XIX (ano 1801 a 1900) estão ligados principalmente às questões platinas, ou seja, ligadas às questões com países que estão na região do Rio da Prata, ao sul do continente sul-americano. Para o Brasil era importante manter livre a navegação dos rios da bacia do Prata para garantir comunicação com Mato Grosso, assim também era necessário manter uma política amigável com o Uruguai e com o Paraguai. A Guerra do Paraguai constituiu o maior conflito armado da América do Sul. Tal guerra foi motivada por desentendimentos políticos entre o governo brasileiro, uruguaio, argentino e paraguaio.

A guerra foi uma verdadeira catástrofe para a população paraguaia, que saiu completamente arrasado do confronto. De acordo com saldos da guerra, a população masculina adulta foi praticamente dizimada, a economia sofreu grande abalo e o país perdeu grande parte do território para seus adversários. Quanto ao Brasil, a guerra acabou por fortalecer o Exército e de certa forma gerou um sentimento de identidade nacional. Por outro lado, 30 mil combatentes caíram nos campos de batalha, gerando um custo financeiro muito alto para o país, fato este que levou o Brasil a contrair novos empréstimos no exterior.

O fim da guerra também fez emergir os problemas do governo de Dom Pedro II. As críticas à escravidão foram intensificadas e o movimento republicano ganhou força ao defender o fim da monarquia.

e-Tec Brasil

63

10.3 Economia no segundo reinado

A agricultura se manteve como atividade principal da economia brasileira. Desde o Primeiro Reinado o café passou a ser o produto de maior destaque da economia brasileira. As primeiras lavouras de café desenvolveram-se no Vale do Paraíba, atual Rio de Janeiro, e em seguida o café atingiu o oeste paulista. O café brasileiro foi amplamente consumido na Europa e nos Estados Unidos. A lavoura canavieira manteve o segundo plano na pauta de exportações brasileiras. Outras atividades também se desenvolveram, como o fumo e o algodão (Norte e Nordeste).

Tanto as atividades extrativas das chamadas drogas do sertão exploradas desde o período colonial, quanto a exploração da borracha na região amazônica se apresentaram como nova fonte de renda devido ao crescente interesse do mercado internacional.

Outras atividades econômicas que também caracterizaram o período colonial como a pecuária se mantinham em desenvolvimento, enquanto a atividade

mineradora diminuía gradativamente.

A industrialização brasileira não foi muito desenvolvida até o final do século XIX (ano 1801 a 1900) porque a Inglaterra tinha alguns acordos comerciais com o Brasil o que favorecia a entrada e o consumo do produto industrializado inglês. As indústrias receberam algum estímulo do governo imperial permitindo assim apoio às iniciativas empreendedoras do Barão e Visconde de Mauá. Porém, a pequena capacidade industrial da produção brasileira, deixou o país na posição de mero fornecedor de matérias-primas. Nem toda a produção brasileira voltava-se à exportação. Em vários lugares havia a criação de gado e de outros animais bem como a produção de alimentos que eram destinados tanto à subsistência quanto à comercialização no mercado interno.

10.4 A sociedade no segundo reinado

A sociedade no Segundo Reinado guarda sob alguns aspectos certas semelhanças com os períodos anteriores. Além dos brancos de origem e descendência europeia, naturalmente já havia uma população branca nacional que aumentava gradativamente, além é claro da população de índios, negros e mestiços. Quanto à migração interna, os nordestinos foram os responsáveis pelos maiores movimentos. Esse grande deslocamento populacional do Nordeste para o Norte ocorreu devido à necessidade de buscar melhores condições de vida na exploração da borracha na região amazônica. Pioneiros nordestinos penetraram pelos afluentes da margem

História

e-Tec Brasil

64

direita do Amazonas, terminando por entrar em terras do Acre, até então abandonadas.

No século XIX (ano 1801 a 1900), devido à passagem da mão de obra escrava para a livre, é que ocorreu a introdução dos imigrantes europeus, principalmente italianos, alemães e eslavos. Esses colonos estabeleceram-se nas regiões Sudeste e Sul onde passaram a trabalhar no campo com a lavoura cafeeira e nas cidades mais urbanizadas como Rio de Janeiro e São Paulo. Nessas cidades os imigrantes atuaram nas oficinas e em estabelecimentos industriais. Depois de 1870, o governo imperial incentivou a vinda de colonos italianos para o Rio Grande do Sul. A atividade econômica desses italianos especializou-se no cultivo da uva e na produção de vinho. Entre os anos de 1882 e 1889, num total de 41 mil imigrantes que foram instalados no Rio Grande do Sul, 34 mil deles eram italianos.

Atividades de aprendizagem

1. Em seu estado ou em sua região você sabe se existiram colônias de imi- grantes europeus no século XIX? Em caso positivo, existem algumas he- ranças deixadas por esses imigrantes?

2. Converse com as pessoas mais velhas da sua família ou comunidade para obter maiores informações sobre os grupos sociais que viveram antiga- mente em sua região. Quais são as lembranças e memórias que essas pessoas têm do passado?

Resumo

Nessa aula você estudou:

• Os principais aspectos políticos, econômicos e sociais do Segundo Reinado.

• Como aconteceu a passagem da mão de obra escrava para o trabalho livre.

• A Guerra do Paraguai, suas características e seus reflexos no Brasil.

• Sobre os fatores que levaram à crise e a decadência do Segundo Reinado. Assista ao filme Mauá - o im-

perador e o rei, de Sergio Re- zende, 1998. Sinopse: O Barão de Mauá foi o maior empresário capitalista brasileiro do século XIX. Mauá é apresentado como figura pro- gressista, liberal e inovadora, enquanto a elite imperial e o próprio Imperador Dom Pedro II aparecem no filme como atrasa- dos e defensores dos privilégios das classes dominantes. Perceba no filme as dificuldades enfrenta- das por Mauá para desenvolver

No documento História (páginas 53-57)