• Nenhum resultado encontrado

2. METODOLOGIA

2.4 O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA (PPP)

O projeto político pedagógico da escola (PPP) é um planejamento que apresenta todas as estratégias e metas que serão seguidas por ela para alcançar, da melhor forma possível, a sua missão de educar e formar cidadãos. Assim todas as diretrizes pedagógicas da escola estão

definidas nele. Em um modelo de gestão compartilhada, o gestor direciona a aplicação desse documento, que é formulado e implantado com o auxílio de toda a comunidade escolar.

Na escola objeto deste estudo, a análise das entrevistas semi-estruturadas aplicadas demonstrou que a figura do gestor exerce um papel principal para toda a participação e aceitação da comunidade em relação ao projeto da escola. Não apenas na comunicação com a comunidade, mas na forma como foi feita a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), tendo em vista que, nessa unidade de ensino, o PPP fora elaborado pelos próprios professores e levado a votação perante a comunidade.

Embora não tenha sido acrescido cópia desse PPP aqui neste trabalho, vale mencionar a forma como ele foi elaborado, o que nos faz refletir sobre como deveriam ser pensados os Projetos Pedagógicos das escolas públicas.

Observou-se que, em sua primeira parte, o PPP da escola objeto deste estudo preocupou em justificar a sua criação, e a forma como esta seria dada. Apresentou o intuito desse Projeto e delimitou os resultados a serem alcançados.

A escola privilegia atender as necessidades que a comunidade apresenta, um exemplo disso é a Educação de Jovens e Adultos (EJA 1º e 2º seguimentos), que foi implantada na escola devido à demanda da comunidade. Além disso, a escola tem uma relação de projetos multidisciplinares, todos realizados com a participação e incentivo da comunidade. Alguns agraciados com prêmios de reconhecimento, tanto para a escola como para os alunos em individual. O próprio PPP ressalta a publicação de um livro, escrito pelos alunos da 1ª série fundamental cujo tema principal é o meio-ambiente, em específico a preservação de um parque que se localiza nas adjacências da comunidade. O livro, publicado no ano de 2004 e denominado “O Parque Sucupira é Nosso” teve uma tiragem de 800 unidades.

Outros projetos elencados no PPP fazem referência a parcerias, com a Fundação Athos Bulcão, de teatro. Através dessa parceria, no ano de 2007 e 2008, os alunos montam peças e as apresentam para a comunidade escolar. Também há referência ao Projeto JEPLAN – Jogos Escolares de Planaltina, onde os alunos da escola em estudo destacaram-se de forma exemplar, obtendo o terceiro lugar na classificação geral no ano de 2007.

São abordados também eventos festivos promovidos pela própria escola, como forma de enaltecer a importância dessa dentro daquela comunidade, e os vários prêmios recebidos pela escola ao longo dos anos como reconhecimento do bom trabalho realizado por ela.

A parte introdutória do PPP finaliza com a apresentação do tema que será abordado durante o ano e os subtemas divididos por bimestre, deixando claro, desde o início do ano letivo o que será trabalhado e a forma como esse trabalho deverá se desenvolver ao longo dos

meses que se seguem. O PPP também apresenta o objetivo geral, os objetivos específicos, os princípios norteadores (epistemológicos, didático-pedagógicos, éticos e estéticos) e a organização administrativa da escola referente ao ano de 2010. Também está enumerado, nesta parte do PPP, os percentuais de reprovação, evasão escolar, repetência e as taxas de aprovação por turno (matutino, vespertino e noturno).

O índice de aprovação apresentado no PPP da escola para os anos iniciais do Ensino Fundamental são os seguintes:

Índices de Aprovação

2007 80,2%

2008 85,2%

2009 93,34%

Quadro 3 – Índices de aprovação.

Fonte: PPP da escola estudada (2010). Índices médios de aprovação nas turmas do período matutino.

O índice de evasão escolar obtido na escola também é quase inexistente no período diurno, alcançando a taxa de 0,3%, que equivale a um único aluno que saiu da escola no ano letivo de 2010. É importante ressaltar que a evasão escolar e a aprovação no período noturno não apresenta dados tão bons, sendo de 35,93% e 51,45% respectivamente. Em seu PPP a escola reconhece que esses valores não são bons e traça metas para buscar melhorar essa situação. Esclarece-se aqui que este estudo não visou a análise das questões específicas dos alunos de EJA no período noturno, sendo que para efeitos dessa pesquisa estão sendo analisados os resultados da gestão compartilhada nos alunos do período diurno, que cursam o ensino fundamental.

A melhoria do rendimento escolar dos alunos do período diurno nas séries fundamentais também pode ser verificada nos resultados que a escola tem alcançado no IDEB:

Evolução dos indicadores do Ideb na escola estudada ( 9º ano).

2005 2007 2009

3,5 3,5 4,4

Quadro 4 - Evolução dos indicadores do Ideb na escola estudada ( 9º ano). Fonte:IDEB (2011).

É interessante ressaltar em relação à nota de 2009 que houve troca de supervisor pedagógico por três vezes naquele ano. O PPP da escola apresentou a introdução de aulas de reforço em período inverso ao das aulas como uma medida para buscar melhorar os índices de aprovação, juntamente com a meta de diminuir o índice de reprovação em 5% por ano letivo.

A gestão participativa está presente no PPP da escola,conforme pode ser verificado nas seguintes metas que foram apresentadas para o ano de 2010 na escola:

A. Favorecer a realização de palestras, oficinas, jantares, feiras, para promover a integração social dos atores presentes na escola e conseqüentemente avançar na melhora da auto-estima dos alunos, professores, servidores e comunidade em geral, ligados institucionalmente a esta escola;

B. Criação de datas específicas para a participação de toda a comunidade no ambiente escolar com atividades como palestras, oficinas, jogos, manifestações artísticas e culturais diversas e que atendam as perspectivas da Semana de Educação para a Vida;

C. Convidar a comunidade a estar mais presente nas decisões escolares para com isto fortalecer instituições como APM e Conselho Escolar/ Segurança e Promoção da Paz;

D. Organizar pauta prévia com os segmentos escolares para definir os assuntos a serem tratados em reunião;

E. Oportunizar a realização de pelo menos três eventos que contribuam para uma melhora qualitativa da auto-estima de alunos, professores e servidores;

Embora o PPP não apresente dados relacionados à violência na escola, o PPP apresenta a meta de formar para o exercício da cidadania e combate à violência e ao racismo através do desenvolvimento de projetos e ações que conduzam ao compartilhamento de idéias. Os projetos da escola com alunos e comunidade também envolvem temas relacionados À indisciplina, à desestruturação familiar, à pobreza, à falta de perspectiva de vida e às discriminações que permeiam a sociedade e a escola.

O quadro 5, a seguir, apresenta um diagnóstico quantitativo da escola. Entre outras informações, ele apresenta de quantos são os alunos, quais as séries desses alunos, a quantidade de professores, materiais didáticos, salas de aula e quantidade dos demais auxiliares à educação, como monitores, orientadores, prestadores de serviços de limpeza e terceirizados. O quadro 5 foi estruturado como uma planilha comparativa, resultado da visitação in loco, haja vista que uma das técnicas de coleta de dados desse estudo foi a visita de campo, que permitiu avaliar a estrutura do centro de ensino. Assim, podemos comparar o que havia na escola em 2010 e o que foi encontrado atualmente, 2011, da seguinte forma:

2010

Estrutura Organizacional elencada no PPP Estrutura Organizacional encontrada 2011 Instalações físicas:

 15 salas de aula normais e mais 1 sala com tamanho diferenciado devido à necessidade da transformação de outro ambiente em sala de aula;  1 sala de professores;

 1 biblioteca (Athos Bulcão);  1 videoteca;

 1 laboratório de informática Nossa Net, com 34 máquinas em funcionamento;

 1 cantina com depósito de gêneros alimentícios;

 1 sala de servidores;

 4 banheiros para uso pelos alunos, sendo 2 masculinos e 2 femininos;

 2 banheiros para uso pelos professores (1 masculino e 1 feminino);

 2 banheiros para uso pelos servidores (1 masculino e 1 feminino);  1 banheiro Especial;  1 sala da direção;  1 sala de assistência;  1 Secretaria;  1 pátio coberto;  1 quadra de esportes;  1 parquinho infantil ;

 1 depósito destinado à guarda de material de manutenção da escola;

 1 sala de arquivo;

 1 sala de reprografia / guarda de material didático-pedagógico;

 2 depósitos (1 para material do recreio e 1 para o Ciência em Foco);

 1 almoxarifado;  1 guarita;

 1 cantina particular;

 1 Sala de Leitura – Cabana Literária;  1 estacionamento interno;

 1 Sala de recursos;  1 Sala do SOE;

 1 quadra sem cobertura;

Recursos da SEEDF:

HUMANOS  47 Regentes;

 4 Docentes readaptados;  2 Servidores readaptados;

 6 Auxiliares de Educação, distribuídos nas funções de merendeiro, porteiro, auxiliar de secretaria;

Instalações físicas:

 17 salas de aula;

 7 salas de professores e administrativos;  1 biblioteca (Athos Bulcão);

 Não há sala de vídeo, porém a maioria das salas tem TV e DVD;

 1 laboratório de informática, denominado “Nossa Net”, com 34 máquinas em funcionamento as quais os alunos têm acesso para a realização de atividades de pesquisa, com o auxílio dos professores;

 Não há computadores para uso dos professores na sala de professores;

 Não há impressora para uso de professores ou da comunidade;

 1 impressora para uso administrativo;  Não há laboratório de ciências;  1 cozinha;

 1 refeitório, somente para alunos da educação integral;

 Não há sala de reunião para os professores;  Banheiros para uso pelos alunos;

 Banheiros para uso pelos professores e funcionários;

 Banheiro Especial;

 Não há nem espelhos e nem sanitários quebrados nos banheiros;

 Sala da direção;  Auditório;  Secretaria;  Pátio coberto;  Quadra de esportes;  Guarita;  1 estacionamento interno; Recursos Humanos:

 95 funcionários entre docentes, administrativos, técnicos de limpeza e segurança;  1200 alunos atendidos;

 8 voluntários na escola.

Outras considerações:

Em relação à mobília da escola e suas dependências:

 A característica do material mobiliário é boa, a biblioteca é atraente aos alunos, o quadro de giz é bom, as salas de aula são bem iluminadas e ventiladas; há murais de exposição

 1 Professora na Sala de Recursos;  2 Servidores da BELACAP (cedidos);  4 Vigias;

 10 Servidores da limpeza;  4 Coordenadores;

 1 Coordenador de Educação Integral;  1 Orientadora Educacional;

 1 pedagoga;  1 psicóloga;

 1 Monitor Escola Inclusiva;

 4 monitores do Programa Bolsa Universitária;  4 merendeiros terceirizados;

 1 Professora no laboratório de Informática;  5 Professores em cargos da Direção;

 2 servidores da carreira assistência em cargos da Direção.

dos trabalhos de alunos; os banheiros são limpos e têm fechadura;

Em relação aos recursos pedagógicos:  Não tem antena parabólica;

 Há bolas de vôlei, futebol e basquete; mesa de tênis, rede de vôlei e tabuleiro de xadrez;

Em relação à segurança da escola:

 É adotado o sistema de carteirinhas para identificação dos alunos;

 Há boa iluminação na escola durante o período noturno;

 Há grades nas janelas e portões;  Não existem vidros quebrados;

 Existem coordenadores e monitores controlando os alunos nos corredores e recreio;  Há controle de entrada, de alunos e pessoas estranhas, no portão da escola;

 A escola possui muros altos;

 Os alunos são identificados com uso de uniforme;

 Há vigia na escola;

 Não existe policiamento ostensivo na escola e nem nas imediações;

 Kit de primeiros-socorros. Quadro 5. Comparativo PPP 2010/2011.

Fonte: O autor.

Diante do quadro comparativo apresentado, verifica-se que a escola tem uma boa estrutura física e que a qualidade em suas dependências segue o que foi proposto em seu plano pedagógico. Ainda dentro do PPP apresentado, a escola enumera as atividades e ações que deverão ser realizadas e coordenadas dentro do período letivo, ressaltando os aspectos que deverão ser abordados de acordo com a Proposta Pedagógica da SEEDF e adaptando tal proposta às atividades planejadas diante dos temas de trabalho propostos, como cidadania, o meio-ambiente, o combate às drogas e sexualidade.

O PPP da escola dedica um item específico para a apresentação da gestão compartilhada e, em seguida, apresenta em suas metas para o ano de 2011 diversos projetos e ações destinados ao compartilhamento de responsabilidades com a comunidade, como:

A. Apresentação aos diversos segmentos da escola a prestação de contas dos recursos e benefícios obtidos durante o semestre letivo;

B. Busca de parcerias, com a mobilização do comércio local para as necessidades da escola por meio de visitas, convites para conhecer as dependências e as realidades do trabalho pedagógico/administrativo da Unidade de Ensino;

C. Aperfeiçoamento do Projeto Conte Comigo; um banco de recursos humanos da escola composto pelas pessoas da comunidade que possam dispor de suas habilidades em prol da realização de pequenos reparos na escola;

D. Realização de eventos como festa junina, rifas e bingos para levantamento de fundos para a unidade de ensino;

E. Prestação de contas, bimestralmente, da arrecadação e das despesas dos recursos gerenciados pela APM para toda a comunidade escolar, nas reuniões de pais e mestres; F. Busca de parcerias, recursos governamentais ou não com a finalidade de realização das

reformas do parquinho, e dos banheiros da unidade de ensino em questão;

G. Realização de reuniões bimestrais sistemáticas com o Conselho Escolar, com a finalidade de definir a aplicação dos recursos financeiros dirigidos a Escola.