• Nenhum resultado encontrado

Faixa etária dos alunos

3.1. O que as professoras escrevem sobre o que farão

3.1.1. O contexto da instituição nos documentos oficiais

Destacamos que a Instituição Espírita Bezerra de Menezes é uma organização que se enquadra no perfil das organizações filantrópicas, com sua organização voltada para práticas pedagógico-culturais, visando a colaboração na construção do conhecimento, da moral e dos bons costumes, dentro de uma educação informal. A instituição possui 25 anos de existência,

com trabalhos voltados para a comunidade. É administrada com recursos dos sócios e regulada por um estatuto. Todas as atividades são realizadas com o trabalho de voluntários.

A Fraternidade Espírita Bezerra de Menezes é uma instituição com trabalhos direcionados à sociedade em geral e tem como fundamento o espiritismo. O espiritismo trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. O codificador da doutrina espírita foi o professor Hipollyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), nascido em Lyon, na França. Allan Kardec foi o pseudônimo adotado por ele. Matriculado aos 11 anos no Instituto em Yverdon, foi aluno de Pestalozzi, e aos 19 anos de idade já estava em Paris publicando obras didáticas e propostas pedagógicas. Rivail está citado entre os grandes gramáticos franceses de seu tempo. Ver Les Gramairiens français

(1520-1874), Paris, Librairie de T. Didot Frères, 1874, p. 373.

3.1.2. Análise documental

O trabalho realizado na instituição é de integração, socialização, educação moral e alguma assistência material às crianças e jovens que se encontram na faixa dos dois aos 16 anos de idade e que participam, durante o dia, de jogos, brincadeiras, leituras, desenhos, música, teatro e conhecimentos relacionados à cultura geral. Todos eles estão matriculados na rede estadual ou municipal de ensino, e o trabalho realizado nessa instituição caracteriza-se por ser distinto da educação formal por não ser regulado por nenhuma legislação do ensino, mas ao mesmo tempo obedece a horários e a uma regularidade.

O prédio da instituição foi construído para esse fim com recursos próprios oferecidos pelos voluntários e constitui-se de dois andares. No primeiro andar, um auditório, uma biblioteca, uma cozinha e um banheiro; no segundo andar são cinco salas, despensa, sala de atendimento médico e banheiro. As instalações se caracterizam por um aspecto muito simples, as salas possuem carteiras, que nos ciclos mais adiantados são dispostas em círculo, os primeiros ciclos são organizados ao redor de uma mesa.

A instituição possui uma equipe de 14 voluntários: são três administradores de empresa que cuidam de competências ligadas à compra de alimentos, arrecadação de materiais para uso interno e da organização geral do prédio; cinco professoras, sendo uma com formação em psicologia, uma em história, uma em letras, uma em magistério e pedagogia, uma em educação física e mais cinco colaboradores auxiliando na limpeza, na

distribuição dos alimentos e em outras atividades corriqueiras. O responsável pela instituição tem formação em pedagogia, auxilia na estruturação dos planos de aula e acompanha o sistema pedagógico vigente.

Todas as diretrizes tomadas na instituição são amplamente discutidas com o grupo de voluntários. As necessidades das crianças são discutidas e, diante das sugestões dos professores e das dificuldades das crianças, são organizados alguns temas que são incorporados ao projeto pedagógico, sempre relacionado à construção do conhecimento. Outros temas abordam as atividades de humanização.

A instituição mantém o desenvolvimento de ações socioeducacionais alternativas com o intuito de colaborar no atendimento e na promoção das necessidades essenciais das crianças e adolescentes, em situação de pobreza, que residem na cidade de Caruaru. Estes projetos educacionais e sociais procuram interferir positivamente e qualitativamente na melhoria das condições de vida dos mesmos.

As atividades desta instituição não são consideradas como atividades que substituem as escolas formais, e sim, como uma tentativa de colaborar na construção do conhecimento de crianças em situação de vulnerabilidade social. Os programas da instituição, segundo as professoras, seguem um roteiro e têm por finalidade a promoção e a defesa dos direitos das crianças, adolescentes e jovens; o desenvolvimento de programas voltados para práticas pedagógico-culturais que estimulem a construção do conhecimento; o desenvolvimento de ações nas áreas de música, dança, teatro, literatura e artes visuais.

3.1.3. Análise de programas/planos de aula/planos de curso: como se caracterizam os planos de aula

A instituição, pela não formalidade, tem os planos de aula organizados sob formas de roteiros, de guias, que apresentam o desenho pedagógico com objetivos, conteúdos e procedimentos. A instituição realiza, com o auxílio de pedagogos, psicólogos, administradores e assistentes sociais, o planejamento e execução dos programas formativos para a realização das práticas pedagógico-culturais. Os programas são organizados de modo a contemplar temáticas variadas e relevantes. O planejamento é distribuído em etapas que são construídas mensalmente nos encontros realizados entre os colaboradores e são sempre

abordados por temas que direcionam o desenvolvimento de modo integral e nesse sentido são realizadas atividades sociocognitivas e atividades sócio-afetivas.

O público-alvo atendido na instituição se caracteriza por apresentar necessidades essenciais várias. Porque se incluem na situação de pobreza extrema, muitos apresentam dificuldades na escola, as condições familiares são muito delicadas e demandam um trabalho pedagógico cauteloso com vistas à necessidade de reconstrução pessoal e social do aluno.

As atividades artísticas estão fortemente inseridas no projeto pedagógico da instituição em torno do qual se desenvolvem as ações educativas. Na instituição não há obrigatoriedade para participação e também não há mecanismo de reprovação. As aulas são em formato de oficina, com carga horária de 8 horas semanais.

O princípio metodológico é baseado nas propostas didático-pedagógicas do professor e pesquisador Ney Lobo. Nascido em Curitiba, em 1919, formou-se em Letras em 1936. Licenciou-se depois em Filosofia em 1964 e ainda continua militando pela Pedagogia Espírita, escrevendo e dando cursos pelo Brasil. Em sua proposta pedagógica foram retiradas das atividades docentes as formas e imagens do que se costuma denominar aula, com as figuras da classe-auditório e do aluno-ouvinte e do professor-orador. Ou seja, foi substituída a verbalização docente pelo trabalho discente.

Esta proposta repousa no princípio da atividade e nos princípios da individualização e da cooperação, constituindo-se em três dimensões do método espírita. Essas três dimensões, coordenadas entre si, assentam a estrutura do método que, mesmo incorporando outros recursos e fatores, não compromete sua coordenação harmônica e sinérgica. A imagem de um triângulo equilátero pode representar essa conjugação e o equilíbrio das três dimensões. A denominação dessa figura, segundo os propósitos metodológicos da instituição, é de Triângulo Pedagógico Integrado. Esta concepção espírita defende que existe uma igualdade essencial entre todos os seres, mas uma desigualdade relativa pelos diferentes graus evolutivos de cada espírito, justificada pela doutrina espírita, ao considerar as experiências reencarnatórias de cada um, o que determina uma singularidade que jamais será superada pela própria diversidade dessas mesmas experiências.

Adotando os parâmetros de Rousseau, Pestalozzi e Eurípedes, Ney Lobo também abole as punições e recompensas porque não corrigem, não educam e os educandos agem unicamente por contenção e temor, além de provocarem incompreensão e, consequentemente, revolta.