• Nenhum resultado encontrado

O que pensaria um bom observador neste momento de mim?

No documento Harrington on Hold'Em Vol.01 (páginas 40-46)

Algumas Regras para Novatos

3. O que pensaria um bom observador neste momento de mim?

Só porque você está tentando jogar conscientemente em certo estilo não significa que você será percebido dessa forma. A percepção ao redor da mesa pode ser bastante diferente. Olhemos a várias mãos onde a chave está como a mesa o percebe e o entende, em lugar de como você percebe a mesa.

Exemplo No. 1: É a primeira mesa de seu primeiro torneio principal. Você decidiu começar jogando de

forma conservadora, apertado, então gradualmente relaxa, aproveitando da construção de sua imagem conservadora para roubar alguns pots quando as blinds ficam maiores. (Uma aproximação perfeitamente razoável, tão razoável que a maioria dos recém-chegados estará jogando exatamente do mesmo modo.) Nas primeiras 15 mãos você tem uma corrida enorme de cartas - um par de reis, um par de rainhas, e um par de ás-reis. Você conduz fora e apostou estas mãos, pegou alguns flops bons, e ganhou todas as quatro mãos. Em nenhum caso você mostrou uma mão abaixo. Ao término das primeiras 15 mãos, você dobrou sua pilha de fichas.

Discussão: E Agora? Do seu ponto de vista, você fez nada mais que seu jogo seu normal, jogo apertado e

conservador. Não é sua falha ter uma grande corrida de cartas. Mas outro, do ponto de vista de todo o mundo você é um sujeito selvagem e louco que é tiraniza a mesa. Eles não viram uma única mão; sabem apenas que você parece estar em todo pot, com aumento e re-aumento.

Se você adere a sua estratégia original e agora tenta soltar suas exigências jogando, não trabalhará. Você começará jogando mãos mais fracas da mesma maneira que seus oponentes entenderam que você tem que ser parado. Quando você fizer um movimento com seus conectores do mesmo naipe, o sujeito depois de você o porá all-in com qualquer mão razoável. Você poderia te-lo jogado fora jogando de forma conservadora, mas sua imagem de mesa mudou. Vá com isto. O movimento certo é agora continuar jogando firmemente, talvez até mesmo mais firmemente que antes de, porque integralmente suas mãos boas ganharão ou os colocarão para fora.

Exemplo No. 2: Você é um jogador super-agressivo famoso, jogará totalmente qualquer duas cartas do baralho para roubar um pot. Você está à mesa final de seis jogadores, na big blind. Você apanha

Os quatro primeiros jogadores saíram. O small blind (Jogador agressivo, e que o conhece bem) faz um aumento modesto. O que você deveria fazer?

Discussão: Embora normalmente eu não recomende nenhum slowplaying com pares altos, esta é uma situação na qual você poderia considerar fazendo razoavelmente um pouco disso. Você tem só um oponente, ele está fazendo um movimento que pode ser um roubo descarado, e se você chamar, ele poderia segurar bastante uma mão para perder mais dinheiro depois do flop.

Aquela aproximação poderia trabalhar para muitos jogadores, mas não para você. A essência de uma boa armadilha é fazer um jogo que parece rotineiro para você, e acalma seu oponente para dormir. Se você tiver uma imagem de mesa super-agressiva, uma chamada nesta posição não parecerá nada rotineira. Um re-aumento (reraise) pareceria rotineiro. Os jogadores estão acostumados ao ver elevar constantemene, com todos os tipos de mãos. Aqui um reraise poderia ganhar o pot aqui mesmo, e você não re-aumentará? O que significa isso? Quando os jogadores ficarem suspeitos, você não pode os apanhar. Então faça seu aumento habitual, e veja o que acontece.

Exemplo Nº. 3: É relativamente cedo em um torneio principal. Você tem $23,000. As outras fatias

empilhadas a sua mesa variam de $5,000 para $28,000. O big blind tem $19,000. Os blinds têm $300 / $600, com antes de $25, assim o pot começa com $1,150.

Durante a última hora, você tem jogado agressivamente. Você entrou no pot com um aumento de $2,000 e em quatro ocasiões, a cada tempo você tirou o pot incontestadamente. Cada vez você teve uma mão que, enquanto não desesperado, não era uma mão premiada: 44, A5, KJ, etc. Agora, na quinta posição a uma mesa cheia, você apanha:

a melhor mão na que você viu por algum tempo. Os primeiros quatro jogadores saíram. Você faz seu aumento padrão de $2,000. Todo o mundo saiu e à big blind vai all-in com os $19,000 dele. Se você o chama e perde, você será reduzido a $4,000. O que você faz?

Discussão: Se nenhuma história estivesse presa a este problema, você provavelmente sairia com os dez.

Você fez uma aposta de três vezes o big blind, você levou um re-aumento com all-in, e agora você estaria se perguntando "Que tipo de mão pudesse fazer aquele movimento?" Você está enfrentando

provavelmente um par alto ou duas cartas altas, e enquanto você for um leve favorito contra cartas altas, você é um significativo prejudicado contra os pares mais altos. Você poderia estar contra um blefe, mas é bastante provável esteja essencialmente correndo risco com todas suas fichas. Isso é como você

argumentaria na ausência de qualquer outra informação.

Uma vez que sabe como a mão ocorreu, porém, seu raciocínio deveria mudar dramaticamente. O big blind assistiu você roubar quatro mãos recentemente, e agora você está a caminho de roubar uma quinta mão. Ninguém mais à mesa tem se levantado para você, talvez então é esteja decidido que está na hora para jogar. Quando um jogador pensa que você está empurrando a mesa ao redor e quer acabar com isto, ele levará qualquer duas cartas razoáveis e virá o topo com elas.

Note bem como que um aumento enorme é mais provável indicar uma mão que não quer uma chamada. Jogadores com mãos feitas são mais prováveis o querer no pot contra eles.

O que significa isto? Simplesmente que você não pode assumir mais que a mistura potencial dele de mãos consiste em há pouco pares altos e cartas do mesmo naipe. Há agora um grupo muito mais largo de mãos, enquanto incluindo pares baixos, conectores do mesmo naipe, ás-x, e talvez alguns outros. Você é agora um pequeno favorito ou um grande favorito contra a maioria das mãos que ele poderia mostrar, e só prejudicado contra os pares altos. Porque a imagem que você criou à mesa, está compelindo para chamar a aposta dele agora.

Exemplo No.4: Digamos por discussão que você decidiu sair, em lugar de chamar, aquela aposta. Agora

é exatamente um round depois na mesma mesa. Mais uma vez você é o quinto para agir. Entre sua perda naquela mão e um círculo de blinds e antes, seu stack é de $20,000. Os outros jogadores estão em asperamente nas mesmas posições como antes.

Os primeiros quatro jogadores saíram a você. Você vez mais aumento para $2,000. Os três jogadores atrás de você saíram, mas o small blind, com $18,000 em fichas na pilha dele e uma história de fazer aumentos agressivos e re-aumentos, re-aumenta você para $5,000. O Big blind saiu. O que você faz?

Discussão: Novamente, em teoria isto se parece com uma aposta muito forte. Você elevou ao triplo da

big blind, e um reraise grande saiu de um jogador de posição. Mas agora olhemos para a mesa como o small blind vê isto. Ele é visto por roubar vários pots em cima de um curto período de tempo. (Claro que, ele realmente não sabe que você os rouba - você poderia ter apostado com valores sólidos. Mas se parecer que você os está roubando que realmente é tudo que interessa.) Alguns voltas atrás, ele o viu tentar roubar, então você saiu quando o big blind veio ao topo. Agora aqui é você novamente, provavelmente tentando roubar mais uma vez.

Que tipo de mão ele poderia ter? Dado estas circunstâncias, ele poderia está segurando quase qualquer coisa. Seu A♠Q♥ poderia ser até provavelmente mesmo agora a melhor mão! Eu não penso que você deveria sair, e eu vou nem mesmo chamar. Ao invés, eu re-aumentaria! Considerando que qualquer aumento significante comprometeria pelo menos metade de suas fichas para a pot, você deveria ir all-in e deveria ver o que acontece. Na maioria das vezes, seu oponente jogará fora a mão dele. Se ele chamar, você ainda pode ganhar a confrontação.

Todas as decisões nesta mão originam das imagens de mesa de você e do small blind. Se estivesse apresentando um estado sólido, imagem conservadora, jogando os poucos que dá, e o small blind com uma imagem semelhante, você teria que jogar fora seu A♠Q♥ Sua aposta seria interpretada como quem tem uma mão pelo menos tão forte quanto o que você, e o aumento dele indica uma mão melhor com um alto grau de certeza. Dado essas circunstâncias, você bateria em retirada quietamente.

Se você decidir sair nesta posição, você deve estar atento que sua estratégia para esta mesa tem que mudar dramaticamente. Seus oponentes o viram roubar alguns pots, então correram e esconderam, agora iram para cima com aumentos contra você. A próximo vez que você entrar em um pot, você pode estar bem seguro que você adquirirá ação. Assim troca-se imediatamente para um estilo conservador, e tenha certeza que quando você entrar em uma mão esteja preparado para jogar um pot grande. Você não estará roubando mais nenhum pots barato por algum tempo, mas você pode ter um pouco de boas chances para dobrar suas fichas.

Os Problemas

Observar os jogadores é uma habilidade fundamental numa mesa de pôquer. O problema 3-1 é um exemplo do processo de observação em ação em que o caso contrário é uma mão trivial.

Tentar ou não roubar as mãos baseado no que você viu, está coberto nos Problemas 3-2 e 3-3. O problema 3-4 é um exemplo que mostra a importância de se assistir.

Situação: Cedo em um torneio satélite de mesa-única. O jogador A está em muitos pots. Duas mãos atrás,

Jogador A limpou a mesa com um pequeno aumento de duas vezes o big blind. Jogador E jogou só um pot que ele ganhou.

Sua mão: K♥7♥

Ação para você: Jogador A e Jogador B ambos chamada $20. Jogadores C e D saíram. Jogador E

aumentou para $80. Jogadores F, G, H, e o small blind saíram.

Pergunta: Você sai, chama, ou aumenta?

Resposta: Você claro que saí. Rei-sete é uma mão fraca, do mesmo naipe ou não, e você está numa

posição ruim já que está em frente de um sujeito que lhe pôs um grande aumento. Saía fora.

Ação: Você saiu. Os jogadores A e B ambos saíram. Jogador E recolhe o pot. Pergunta: Qual o significado desta mão? O que você aprendeu?

Resposta: Ao jogador casual, nada realmente aconteceu esta mão. Um par de jogadores chamaram, um

jogador aderiu um aumento grande, e todo o mundo saiu. Bocejo.

Porém para um jogador sério teria aprendido algo valioso. O jogador A, diretamente para minha esquerda, previamente tinha limpado (limp), então chamou um aumento modesto. Aqui, ele limpou, então saiu com um aumento de quatro vezes o big blind. Ele joga muitos pots, assim eu sei que ele conseguiu fazer “limps” com muitas mãos fracas. Se esta situação surgir novamente, e não houver um grande aumento, eu sei que eu posso roubor o pot dele provavelmente com um aumento maior que o comum.

Pergunte a um jogador casual o que o separa dos top jogadores, que provavelmente ele terá dificuldade em lhe dá uma boa resposta. Alguns pensam que os bons jogadores são só muito afortunados. Outros pensam que eles são bons blefadores. Ainda há outros que pensam que podem ler suas cartas dissecando toda e qualquer expressão de sua face.

A verdade é que bons jogadores são realmente bons para se lembrar de tudo o que acontece ao redor da mesa, e utilizando a informação de forma lógica. Recentemente fiz uma nota mental sobre uma tendência que o Jogador A parece ter. O jogador A é especialmente importante para mim porque ele é diretamente o jogador á minha esquerda. Todas minhas tentativas de roubo têm certo que passar por ele, assim eu preciso saber o máximo que puder sobre como ele se comporta. Estas informações me ajudarão a roubar um pot mais tarde? Talvez.

Este grande trabalho e esforço não são para ter uma melhor chance de roubar um pot ou dois? Sim, é. E isso é o coração do bom pôquer. Mantenha a fabricação destas pequenas notas mentais, e depois de um par de horas que você terá muitas informações dos jogadores a sua mesa e seus resultados melhorarão significativamente.

Situação: Satélite de mesa-única para um torneio principal. Foram eliminados quatro jogadores, e nós

estamos entre os seis últimos. O small e big blinds são jogadores soltos, agressivos que gostam de jogar muitos pots. Os jogadores A e C parecem muito conservadores, com B acima da média.

Sua mão: Q♠4♠

Ação para você: Jogadores A, B, e C saíram. Pergunta: Você saí, chama, ou aumenta?

Resposta: Muitos jogadores que aprenderam o pôquer deles de assistir televisão pensam que você quase

pode roubar a qualquer hora um pot que você quer, só lançando algumas fichas e rindo enquanto os outros jogadores saíam do caminho. No mundo real, não é totalmente fácil. Você precisa escolher seus pontos, ache boas situações, varie seus padrões de apostas, e não em excesso.

Nesta mão, se eu não tivesse nenhuma outra informação sobre meus oponentes, eu deixaria a mão. Quando vou roubar, gosto de ter algum tipo de mão para suporta-lo acima. Até mesmo uma mão como 10-9 de naipes diferentes tem algumas possibilidades diretas que trabalham para isto, assim se eu estivesse em uma posição de roubar, eu poderia fazer um movimento com aquela mão. Q♠4♠ tem uma possibilidade de flush, claro que, mas sem o rei ou ás em minha mão, também há a possibilidade que eu pudesse fazer um flush e perder todas minhas fichas.

Se eu soubesse que os jogadores atrás de mim estavam jogando de forma conservadora, e como eu tinha os visto saírem com pequenos aumentos em situações semelhantes, então eu faria um movimento aqui. Eu tentaria elevar qualquer quantia que tenha os visto saírem anteriormente. Se uma aposta de duas vezes o big blind tivesse os jogado fora no passado era o que eu elevaria. Se eles estivessem chamando apostas de duas vezes o big blind, mas saíndo três vezes o blind, então eu colocaria os $300 aqui. Este é outro exemplo de como a observação é importante, até mesmo em mãos que não o envolvem diretamente. A informação normalmente está disponível ao redor da mesa e cabe a você apanhar isto.

Mas aqui você tem pouca informação - e não é bom. Os dois jogadores depois de você estão soltos e agressivos, e eles gostam de jogar muitos pots. Eles são exatamente os tipos de oponentes que você não quer tentar roubar! Isso é tudo que você precisa saber para sair desta mão fraca, até mesmo no botão. Mas na mão atual, o botão tentou roubar este pot. Vejamos o que aconteceu.

Ação: O botão apostou $200. O small e big blind ambos chamam, colocando $150 e $100,

respectivamente. O Pot agora é de $600.

Flop: J♠J♣9♠

Ação: O small blind apostou $200, e o big blind chama. Pot é $1.000. Pergunta: O que é seu jogo?

Resposta: Notícias ruins e boas. Ambos os blinds chamaram sua fraca tentativa de roubar, mas o flop lhe

deu um possível flush. Agora há $1,000 no pot e o vale $200 chamar.

O primeiro ponto para notar é que este é um flop muito bom para você, todas as coisas consideraram. Se nenhum jogador segurasse um Valete que é provavelmente (há só dois Valetes descobertos) então provavelmente o flop completamente sentiu falta deles. Considerando que nenhum jogador elevou antes do flop, provavelmente não há nenhum par grande. E desde que eles são conhecidos por serem jogadores soltos, agressivos, a aposta (bet) e a chamada (call) não significa tanto.

Tempo agora de esquecer de roubar o pot e começar a calcular vantagens de pot. Um flush provavelmente ganhará o pot. As vantagens de puxar um flush na próxima carta são de 4-para-1 contra, e se você puder ficar para o turn e o river, as vantagens caem para 2-para-1 contra. Há outros OUTS que poderiam afetar o resultado - duas rainhas, ou dois quatros, ou outra pessoa segurando um melhor par de cartas para o flush mas eles são improváveis, tão só permaneça focalizado na chance principal (o flush). O pot está oferecendo agora 5-para-1 de vantagens, assim você está justificado para chamar, até mesmo se você consegue ver uma carta. Nem faça, nem mesmo pense em algum reraise excêntrico. Não há nenhuma razão em acreditar que pode expulsar qualquer dos outros oponentes.

Ação: Você chama $200. O Turn é 2♣. O small blind e big blind chamam. O Pot é de $1,600. Pergunta: O que é seu jogo?

Resposta: Você é 4-para-1 contra adquirir o flush na última carta, e o pot está oferecendo 8-para-1.

Chamada fácil, até mesmo tendo a possibilidade que seu flush não é o melhor.

Ação: Você chama $200. Pot agora $1,800. O River é J♥, colocando três valetes no bordo. Os dois

Pergunta: O que é seu jogo?

Resposta: Peça mesa, e esteja preparado para esconder sua mão quando alguém lhe mostra um ás ou um

rei. Apostar é um desperdício de tempo e põe mais fichas em perigo.

Resolução: Você pede mesa, e os primeiros dois jogadores lhe mostram K♦7♦ e K♣T♠, respectivamente.

K♣T♠ ganha o pot.

O botão perdeu $600 nesta mão, uma penalidade justa por não observar a ação mais de perto em círculos prévios. Ambos seus oponentes estavam bastante soltos para chamar até o fim com nada mais que um rei. Não há nenhum modo eles poderiam ter mantido essas tendências em segredo até primeira a metade do torneio.

Situação: Torneio principal, tarde do primeiro dia. Você ganhou dois dos últimos três pots sem mostrar

abaixo sua mão. O jogador F é muito agressivo e gosta de vir ao topo. Jogador G, no botão, também é um jogador ativo. O big blind é uma quantidade desconhecida que uniu há pouco a mesa.

Sua mão: 8♠7♠

Ação para você: Jogadores A, B, C, e D saíram. Pergunta: O que você faz?

Resposta: Conectores do mesmo naipe são uma propriedade flexível, e debaixo de certas circunstâncias

eu posso aumentar, chamadar, ou sair com esta mão. Tentemos aqui ler a mesa e ver o que você deveria fazer.

No documento Harrington on Hold'Em Vol.01 (páginas 40-46)