• Nenhum resultado encontrado

Você ganhou um par recentes de mãos, sem mostrar suas cartas Isso é um argumento para sair.

No documento Harrington on Hold'Em Vol.01 (páginas 46-50)

Algumas Regras para Novatos

3. Você ganhou um par recentes de mãos, sem mostrar suas cartas Isso é um argumento para sair.

Quando você ganha mãos mostrando cartas fortes, os jogadores são intimidados. "Eu tenho que ficar longe daquele sujeito, ele está jogando há pouco the nuts." Mas quando você ganhar mãos sem uma confrontação, eles ficam curiosos. "Ele realmente tem alguma coisa? Eu o chamaria melhor e veria. Eu não posso ser empurrado ao redor." Aqui, você estaria contente com um aumento e ganhar o pot incontestado. Mas suas recentes vitórias façam isso menos provável.

4. Há os jogadores ativos depois de você. Isso discute fortemente para uma saída. Idealmente, você gostaria de elevar aqui com jogadores passivos, conservadores para agir, pelas razões óbvias. Mas aqui,

os dois sujeitos logo depois de você têm grandes pilhas de fichas e gostam de jogar, enquanto o último jogador para agir, o big blind, é desconhecido e um dos líderes de fichas no torneio. Esta é uma situação muito comprometedora.

O peso da evidência diz "Saía." Assim você faz.

Situação: Torneio principal, as últimas três mesas, com 28 jogadores sobrando. A mesa esteva

geralmente conservadora. Você tem jogado mais agressivamente que a maioria. Jogador F é sólido, jogador conservador.

Sua mão: Q♠Q♦

Ação para você: Jogadores A, B, e C saíram. Pergunta: Você eleva, neste caso, em quanto?

Resposta: O aumento padrão com esta mão é três a quatro vezes o big blind. Você não quer dá

oportunidade para entrarem barato, mas distinto o caso com valetes ou dez, mas sua mão é forte bastante de forma que você não quer desencorajar uma ação completamente. Aqui $4,000 parecem como um número agradável para aumentar.

Ação: Você eleva a $4,000. Jogador E saiu. Jogador F eleva a $10,000. Os blinds saíram. O pot é agora

de $18,000. O vale $6.000 para chamar.

Pergunta: O que você faz?

Resposta: Seu primeiro trabalho é entender o que esta aposta poderia significar. Seu segundo trabalho

será decidir se você quiser colocar all-in ou não.

Você nunca pode Ler, da aposta de um jogador o que ele tem exatamente antes do flop. O melhor que você pode fazer é pensar em um jogo de possíveis mãos, então decida sobre as suas chances contra cada mão no jogo. Daquela análise você devera adquirir um senso de saber o que é certo fazer. Seja muito cético com jogadores que reivindicam, pois eles podem olhar na alma do oponente deles e podem fazer melhor que isso. Eles estão desarrumando com sua cabeça.

Assim, que mãos ele poderia segurar? A primeira possibilidade, obviamente, é ases ou reis. Se ele segurar essas mãos, você é prejudicado em 4.5-para-1, e é uma decisão muito infeliz.

A próxima possibilidade é o ás-rei. (A ás-rainha é menos provável desde que você segura duas das rainhas e ele provavelmente não jogará deste modo o ás-rainha.) Aqui você está um leve favorito. Em um rígido

cálculo de probabilidade, há mais combinações de ás-rei que pares de ases ou pares de reis combinados. (Há 16 modos para negociar um ás-rei no deck, contra só seis possíveis emparelhamentos de ás-ás e seis

possíveis pares de rei-rei. A ás-rainha neste enredo tem oito combinações mas novamente não é algo ele vai re-aumentar com Ás-rainha do mesmo naipe tem só duas combinações aqui.)

A terceira possibilidade é um par médio, digo valetes-oitos ou setes. Aqui você tem que considerar ambos como mãos prováveis, e como provavelmente ele escolheu elevar com estas mãos. Com ases ou reis, ele escolheria quase certamente elevar. Com pares de valetes ou dez, é possível, mas não correto, que ele teria aderido em um aumento. É pequeno mais provável e habitual porque você foi o jogador agressivo à mesa. Ele poderia ter decidido isso que seu aumento inicial era um blefe, e estas eram boas mãos por fazer uma frente. (É importante para se lembrar disso além de anotar como seus oponentes estão jogando à mesa, você também tem que notar como você se comparta a eles. Às vezes isso proverá uma pista a interpretar as apostas deles. Se você tiver dado ação, muitos jogadores levarão qualquer par e virão atrás de você.)

A última possibilidade é aquele Jogador F segurar alguma mão diferente de quaisquer destes. Não é provável, mas não impossível. Quando pilhas começam a ficar pequenas em relação às blinds, os jogadores começam a fabricar ação, e você tem que contar com isto. Na sua carreira de pôquer, você terminará muitas vezes agonizado em cima de chamar uma aposta, só achar que seu oponente não tem nada absolutamente! Este caso pode não ser muito provável aqui, mas você deveria dar um pouco de probabilidade para isto, talvez aproximadamente 10 por cento.

Globalmente, você é um favorito sólido aqui. Você é um cachorro grande contra os dois overpairs (par alto), e um favorito grande contra qualquer underpair (par baixo). Há muito mais possíveis underpairs que overpairs, assim é até 2.5-ou 3-para-1 que ele está segurando de fato um underpair. Você é um pequeno favorito contra ás-rei, e um grande favorito contra qualquer blefe fortuito.

Tendo isso argumentado, você deveria olhar logo para as vantagens de dinheiro que se mostram ser excelentes. Agora mesmo há $18,000 na pot, e seu oponente tem $27,000. Se você o põe all-in e ele chama, você estaria arriscando $27,000 de seu próprio dinheiro para tentar ganhar $45,000 (os $18,000 atualmente no pot mais os $27,000 ele terá que pôr dentro para chamar). Essas são grandes vantagens em uma situação onde você pensa que é um sólido favorito. Você não estará em boa situação se você perder, mas estes tipos de decisões são o que ganham torneios.

Assim vá ALL-IN.

Resolução: Você vai all-in, e ele chama e mostra K♠K♣ O flop vem 8♠7♠3♠. O turn e o river é o J♠ e os

4♣. Ele ganha com um flush com rei-alto para meu flush com rainha-alta.

Note que você foi destinado para perder muito dinheiro nesta mão. Se você não tivesse posto all-in antes do flop, tivesse só chamado (call), a puxada para o flush teria o forçado a pôr all-in depois do flop.

Situação: Torneio principal, meio do primeiro dia. Jogadores A e C são profissionais que são ambos

muito agressivos e jogam muitos pots. Cada um é capaz de blefar profundamente na mão. Você está jogando em seu primeiro torneio principal, depois de ter ganhado a vaga em um qualifier de internet.

Ação para você: Jogador A aumenta, pondo $3,000. Jogador B saiu. Jogador C chama. Jogador D saiu. O

pot é agora de $7.350.

Pergunta: Você chama ou aumenta?

Resposta: Você tem que aumentar com seus reis. Alguns jogadores são levados, especialmente os

novatos, jogar arrastados para criarem armadilhas com reis. Você poderia tentar isto variando contra um único oponente, mas é muito perigoso contra múltiplos oponentes. O perigo, claro que, é que alguém está chamando com um ás e ums carta pequena, e se você deixá-los ficarem barato no pot, um ás no flop o baterá. Assim aumentar aqui, e tenta reduzir o campo a um único oponente.

Ação: Você aumenta, pondo $10,000. Os jogadores F e G e os blinds saíram. Jogador A sai. Jogador C

chama. O pot é $24.350.

Flop: 9♦7♠2♣

Ação: Jogador C aposta $12,000. O que você faz?

Resposta: Esso é um flop excelente: três cartas baixas em três naipes diferentes, com possibilidades

diretas muito remotas. Seu oponente é conhecido para ser agressivo. Aqui ele parece estar fazendo uma continuação de aposta padrão de meio o pot. Nós discutiremos continuação de aposta mais tarde na Parte Seis; para agora, só uma nota que é uma aposta de poste-flop projetada para ganhar o pot para o logo e que não pode ter melhorado.

Você tem quase certamente a melhor mão agora, você não deveria elevar automaticamente. Isso seria um jogo bom contra um jogador conservador, mas aqui você está contra um jogador agressivo com uma excelente mão, e a melhor estratégia é usar a temida Rope-a-Dope e o deixar tentar levar o pot de você. Uma simples chamada é a idéia certa. Você poderia querer gastar um pouco de tempo pensando sobre a chamada, só para criar um pouco de efeito dramático extra.

Ação: Você chama. O pot agora é $48,350. Turn: 3♠

Ação: O jogador C aposta $15,000. O pot agora é $63,350. Você tem $48,000. O jogador C (depois da

aposta dele) tem $15,000. O que você faz?

Resposta: O turn certamente não o assustou, embora seja possível que seu oponente tenha agora alguma

queda para flush.

Você deveria pôr seu oponente agora all-in. Alguns jogadores chegam gananciosos aqui e há pouco chame, com a idéia que eles apostarão no rio e colecionarão todo o resto das fatias quando o oponente deles pensa que eles estão puxando um roubo de desespero. Eu não gosto daquela aproximação por duas razões:

EU. Jogador C tem algo provavelmente, e você estaria lhe dando uma chance livre para o bater.

2. Se Jogador C é em um puxe, ele ainda tem agora esperança. Se ele perde o utilize o rio, toda a esperança tem sido, e ele dobrará.

Ação: Você realmente só chama. O pot é agora $78,350. Quinta rua: 5♥

Ação: Jogador C pede mesa. O que você faz?

Resposta: Se o jogador C fosse por um flush, a chance dele há pouco evaporou. Há uma chance remota

que você é batido por uma seqüência baixa reta ou um jogo pequeno, mas você não tem bastante tempo em torneios para preocupar com estas coisas. Você tem que acumular fichas e tem que bater os jogadores fora, e isto se parece com uma boa chance para fazer ambos. O ponha all-in. Se ele tiver um par pequeno, ele pode chamar porque as vantagens de pot são muito boas e a pilha dele fica muito fraca se ele sair.

Jogador C perdeu muito dinheiro quando ele fez uma asneira elementar antes do flop. A chamada original de aumentar dele estava correta bem; Ele era agressivo e poderia ter qualquer coisa. Mas quando um novato fizer um grande reraise contra dois profissionais, você tem que levar isto muito à sério. Ele não está blefando. Isso era a hora do jogador C sair fora com a pilha dele intacta. Um profissional que faz aquele grande reraise poderia ter recebido um jogo de apertão, e se você tivesse o visto fazer aquele movimento antes, você poderia querer chamar. Mas um reraise de um novato indica nada mais que força, e você pode muito seguramente ser batido com seus Oitos.

No documento Harrington on Hold'Em Vol.01 (páginas 46-50)