• Nenhum resultado encontrado

2 A TRAJETÓRIA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS (3MP): DO

2.3 Os Três Momentos Pedagógicos em sintonia com os pressupostos freireanos

2.3.3 O trabalho coletivo e a interdisciplinaridade

O trabalho desenvolvido a partir da Investigação Temática (IT), bem como dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), tem por objetivo problematizar, a partir do diálogo, o mundo da vida dos educandos. Estas dinâmicas buscam a participação de todos os sujeitos na construção dos programas, necessitando, para isso, que ocorra a participação de todos os sujeitos a partir do trabalho coletivo.

Pernambuco (1994) destaca que os processos dinâmicos, como exemplo a IT e os 3MP, devem estar sendo repensados e, como processo coletivo, reformulados junto com nossos parceiros na caminhada. Neste sentido, o trabalho coletivo em que escola, comunidade, educandos e professores estejam em sintonia, possibilita o desenvolvimento de um trabalho consistente de dados e informações do ambiente investigado, enriquecendo, com isso, o diálogo problematizador construído entre os pares imersos no processo.

Estando estes dependentes um do outro, o trabalho coletivo e a interdisciplinaridade encontram-se entrelaçados, pois, torna-se inviável a realização de ações pedagógicas que buscam o trabalho coletivo sem a presença da interdisciplinaridade.

Durante o desenvolvimento do Movimento de Reorientação Curricular em que os 3MP tornaram-se o fio condutor das atividades e da estrutura dos programas, o trabalho coletivo teve papel fundamental, pois, é a partir dele que ocorre a discussão, a reflexão e a construção coletiva de trabalho. E ainda, a ação pedagógica deixa de ser uma agregação de falas isoladas para ser um conjunto de falas em torno de eixos comuns (SÃO PAULO, 1990; MUENCHEN, 2010).

O Caderno de Formação 01 da série - Ação Pedagógica da escola pela via da

interdisciplinaridade - aponta a importância do trabalho coletivo na construção das práticas

educativas:

O trabalho coletivo é fundamental na ação pedagógica que se quer interdisciplinar. [...] O trabalho coletivo [...] abre espaço para a participação, mas pede, em troca, a co-responsabilidade no planejamento, na execução, no registro e na avaliação do processo, tendo como pano de fundo a ação-reflexão-ação. O trabalho coletivo leva

as pessoas a se encontrarem mais, a se conhecerem e respeitarem, a trocarem experiências. Embora a aproximação coletiva dos educadores de seus fazeres pedagógicos possa gerar conflitos – porque é da natureza humana- é incontestável que um grupo tende a analisar e sintetizar com mais qualidade do que o indivíduo, porque pressupõe somas, visões diferentes e globais. Sobretudo porque permite ter uma visão interdisciplinar das questões em pauta (SÃO PAULO, 1990, p. 23-24). Da mesma maneira em que os 3MP elaboram suas atividades por meio do trabalho coletivo e interdisciplinar, no processo de IT, o desenvolvimento dos trabalhos ocorre a partir do trabalho conjunto entre professores, educandos, escola e comunidade. Com isso, a interdisciplinaridade encontra-se presente na elaboração dos planejamentos e das atividades na perspectiva dialógica, rompendo, dessa forma, com o tradicional ensino em que as disciplinas encontram-se compartimentadas separadamente. Neste sentido, Paulo Freire sinaliza a presença da interdisciplinaridade nas ações pedagógicas conduzidas pelo educador dialógico: “a tarefa do educador dialógico é, trabalhando em equipe interdisciplinar este universo temático, recolhido na investigação, devolvê-lo, como problema, não como dissertação, aos homens de quem recebeu” (2011, p. 142). Thiesen apresenta a compreensão sobre interdisciplinaridade de Paulo Freire:

Para Paulo Freire (1987), a interdisciplinaridade é o processo metodológico de construção do conhecimento pelo sujeito com base em sua relação com o contexto, com a realidade, com sua cultura. Busca-se a expressão dessa interdisciplinaridade pela caracterização de dois movimentos dialéticos: a problematização da situação, pela qual se desvela a realidade, e a sistematização dos conhecimentos de forma integrada.

De todo modo, o professor precisa tornar-se um profissional com visão integrada da realidade, compreender que um entendimento mais profundo de sua área de formação não é suficiente para dar conta de todo o processo de ensino. Ele precisa apropriar-se também das múltiplas relações conceituais que sua área de formação estabelece com as outras ciências. O conhecimento não deixará de ter seu caráter de especialidade, sobretudo quando profundo, sistemático, analítico, meticulosamente reconstruído; todavia, ao educador caberá o papel de reconstruí-lo dialeticamente na relação com seus alunos por meio de métodos e processos verdadeiramente produtivos (2008, p. 551-552).

Neste mesmo sentido, na dinâmica dos 3MP, a interdisciplinaridade tem um papel importante, pois, com esta dinâmica, as práticas educativas são construídas por equipes de professores que, no coletivo, procuram incorporar informações das disciplinas necessárias para que seja possível a compreensão do tema abordado, distanciando-se, assim, da visão fragmentada no processo de construção do conhecimento em que cada disciplina tem papel isolado. É possível analisar no trecho a seguir a presença da interdisciplinaridade no Projeto Inter, sendo este projeto desenvolvido a partir dos 3MP:

O carácter inovador do Projeto Inter reside precisamente no facto de conter em si a ligação do conceito freireano da construção colectiva do conhecimento, no sentido

de uma consciência transformadora através da troca dialógica, com a ideia de que se atinge melhor a compreensão da realidade através de uma abordagem interdisciplinar da organização do conhecimento no currículo, no contexto formal da escolarização de crianças do ensino elementar. A interdisciplinaridade [...] refere-se ao conceito de que o currículo não deve dividir o conhecimento em disciplinas separadas, mas que todo conhecimento está interrelacionado (TORRES, O’CADIZ, WONG, 2002, p. 117).

Percebe-se que os pressupostos freireanos destacados acima encontram-se em sintonia com as práticas desenvolvidas a partir dos momentos pedagógicos. Isso se justifica pelo fato dos 3MP serem oriundos da concepção freireana para um contexto de educação formal em que a construção do conhecimento ocorre por meio da educação dialógica e problematizadora a partir de problemas emergentes dos educandos. Nesta dinâmica, as atividades ocorrem de forma coletiva entre todos os sujeitos envolvidos no processo, tendo como eixo articulador o diálogo problematizador construído entre educador e educando, proporcionando, com isso, a participação de todos.

2

PROCEDIMENTOS

METODOLÓGICOS

PARA

O