• Nenhum resultado encontrado

2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA O ENCAMINHAMENTO

3.1 Os sujeitos da pesquisa e o contexto da escola

Procurou-se, com o desenvolvimento desta pesquisa, possibilitar que os docentes de uma escola pública da rede estadual da periferia da zona sul de Santa Maria/RS percebessem que o seu papel docente extrapolava os limites da sala de aula. Seu papel, concentrou-se em ser sujeito ativo no processo de construção curricular da escola com base na dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), possibilitando aos educandos um ensino pautado pelo diálogo e problematização, propiciando a participação destes neste processo de ensino- aprendizagem.

Neste sentido, o curso de formação7 ocorreu no período compreendido entre o dia 05/10/2013 até o dia 22/01/2014 nas dependências da escola, tendo inicialmente um cronograma de 10 (dez) encontros com duração de 4 (quatro) horas cada. Em virtude de contratempos, mudanças de datas e necessidade de um tempo maior para os planejamentos das atividades, estes encontros perduraram por mais tempo, sendo realizados encontros para reestruturação dos planejamentos durante o mês de março de 2014. Ainda, torna-se importante ressaltar que os encontros destinados às reestruturações dos planejamentos foram desenvolvidos nos finais de semana.

Por se tornar necessário o contato das docentes com a realidade dos educandos, as participantes do curso participaram integralmente do mergulho a comunidade, realizando entrevistas e conversas informais com os moradores. Com isso, o envolvimento e a participação no curso extrapolou às 40 h apresentadas no apêndice A.

7 O curso de formação intitulado “Formação de professores na Perspectiva da Abordagem Temática e dos Três

Momentos Pedagógicos (3MP)” foi registrado, como um projeto de extensão, no Gabinete de Projetos do CCNE sob o nº 035206, conforme Resolução 016/2010.

Inicialmente, a escolha pelo Instituto Estadual Luiz Guilherme do Prado Veppo para ser implantado o projeto ocorreu em função de esta escola estar inserida em uma região da cidade de Santa Maria que enfrenta muitos problemas sociais e estruturais. Ademais, a escolha por esta escola ocorreu também pelo fato desta apresentar como metas alguns aspectos que se entrelaçam com os objetivos apresentados pelo projeto, como é possível de analisar-se no Projeto Pedagógico (PP) da escola:

Realizar um trabalho interdisciplinar através de uma organização curricular diferenciada; Propor um processo avaliativo que rompa com o modelo tradicional; Manter uma relação professor aluno que valorize as experiências, respeite as limitações e ajude no crescimento humano e social; Proporcionar formação continuada para os professores buscando, a melhoria da qualidade docente; Planejar atividades sociais e culturais que possibilitem ao aluno tomar contato com diferentes meios de convivência; Manter um diálogo aberto com toda a Comunidade Escolar; [...] Adquirir bens materiais, na medida do possível, para subsidiar os professores; [...] Proporcionar um horário de planejamento semanal para todos os professores (PP, 2011, p. 9).

Esta escola apresenta em sua estrutura pedagógica uma forma diferenciada de trabalho, em que as aulas são estruturadas por áreas de estudo e os docentes ministram as aulas juntamente com os seus colegas da área. Como segue:

Dá-se prioridade para um trabalho interdisciplinar, isto é, o trabalho realizado em sala de aula será desenvolvido de forma globalizada agrupando-se disciplinas afins que compõem cada área. Cada disciplina terá seu professor específico que trabalharão em conjunto em sala de aula.

Cada área terá dois blocos/semanal em cada série. Portanto, a carga horária é distribuída igualmente em todas as áreas de estudo (PP, 2011, p. 11).

Além disso, a organização curricular das disciplinas correspondentes ao Ensino Médio ocorre da seguinte maneira:

Áreas de estudos Disciplinas que compõem as áreas

Linguagens Códigos e suas

Tecnologias I Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol).

Linguagens Códigos e suas Tecnologias II

Educação Física e Arte.

Matemática e suas Tecnologias

Matemática.

Ciências da Natureza e

suas Tecnologias Biologia, Física e Química.

Ciências Humanas e suas

Tecnologias. História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Ensino Religioso.

Quadro 5 – Organização curricular com base no regime escolar seriado. Fonte: PP, 2011, p. 10.

Por apresentar uma organização curricular que aponta aspectos que estão em sintonia com alguns dos objetivos da dinâmica dos 3MP, tais como o trabalho coletivo e interdisciplinar (mesmo que a compreensão sobre interdisciplinaridade que a escola apresenta seja distinta daquela que os 3MP preconizam8), a estrutura da escola possibilitou que o projeto fosse desenvolvimento de forma mais aceitável e compreensível comparado às escolas que apresentam um perfil tradicional e propedêutico de ensino.

Dessa maneira, em reunião juntamente com todos os professores do turno da tarde foi apresentada a proposta de trabalho e o convite para a participação no projeto. Por contratempos, compromissos e falta de disponibilidade, apenas 3 (três) docentes aceitaram o convite em participar, sendo estas as professoras das disciplinas de química, física e matemática. Posteriormente, o convite estendeu-se para o turno da manhã, tendo o convite sido aceito pela professora de física. A justificativa inicial em ser realizado o projeto apenas com o turno da tarde ocorreu pelo motivo de que, neste turno, a professora de física já conhecia os 3MP e, em contato com a pesquisadora, ela demonstrou um grande interesse em participar do projeto e, ainda, havia uma preocupação em não conseguir realizar o trabalho proposto no tempo estipulado para a realização do projeto com todos os professores da escola de ambos os turnos, visto os contratempos que surgem no decorrer do caminho. Porém, como o convite foi aceito por um pequeno número de professores do turno da tarde, este estendeu-se para o turno da manhã.

Torna-se importante destacar, aqui, que o objetivo proposto inicialmente era a construção curricular da área das Ciências, mas se decidiu estender o convite para todos os professores do turno da tarde em virtude de acreditar que estes poderiam contribuir para o enriquecimento do trabalho.

Assim, o curso iniciou com a participação de 4 (quatro) docentes, mas, em virtude de problemas pessoais, a professora de química não pode continuar participando dos encontros. Com isso, o curso foi desenvolvido com 3 (três) docentes, sendo estas: 2 (duas) docentes da disciplina de física, uma do turno da manhã da escola e a outra do turno da tarde, e 1 (uma) docente da disciplina de matemática.

Em função da disciplina de matemática encontrar-se isolada em sua área, conforme a organização curricular da escola, a escola optou por realizar uma divisão das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, separando assim a física das disciplinas de química e biologia,

articulando-a com a matemática. Dessa forma, a professora de matemática trabalhava em conjunto em sala de aula com ambas as professoras de física do turno da manhã e da tarde.

Torna-se importante ressaltar algumas das dificuldades que ocorreram durante o processo em relação à troca de professores. O quadro de professores que se encontrava até o final do ano de 2013 era composto, conforme foi apontado anteriormente, pela professora de matemática, a qual trabalhava com as duas professoras de física, porém, ao iniciar o ano letivo de 2014, a professora reduziu sua carga horária, interrompendo suas atividades no turno da tarde. Assim, a professora de física do curso da tarde deparou-se com a tarefa de realizar sozinha a implementação das aulas, visto que os planejamentos seriam implantados no início do ano letivo de 2014. Outra docente substituiu a professora de matemática, mas, por esta não ter participado do curso, e por ter ficado afastada por 3 (três) semanas das aulas por motivos pessoais, a mesma não participou das atividades que haviam sido planejadas.

Além disso, o projeto no turno da tarde teve seu encerramento antecipado. Foram apenas 7 (sete) aulas ministradas, não sendo possível avançar de forma significativa no tema Infraestrutura. Este encerramento ocorreu repentinamente pelo fato da professora de física ter saído da escola em função desta ter passado no concurso para docente no Instituto Federal Farroupilha (IFF).

Encontra-se no Apêndice A, o cronograma das atividades realizadas no decorrer dos encontros do curso de formação.

As turmas para a implementação das atividades foram os 3º anos do Ensino Médio de ambos os turnos. Esta escolha ocorreu pelo fato de que estas turmas, de acordo com o relato dos docentes, encontravam-se descontentes e desiludidas com a escola. Além disso, descartou-se a escolha pelo 1º ano por não conhecer os educandos que iriam compor esta turma, ressaltando que esta escola não dispõe do ensino fundamental, assim tornar-se-ia difícil realizar o reconhecimento dos educandos que fariam parte destas turmas, e, analisando as turmas do 2º e 3º ano e em conversa com as docentes, optou-se pelos 3º, tendo em vista aos motivos expostos acima. É possível perceber no diário da pesquisadora que, na fala de uma das docentes, havia a necessidade de apresentar um trabalho diferenciado a estes alunos:

A professora de física da tarde destacou que esse trabalho que estávamos fazendo era de suma importância, pois, a turma em que vamos desenvolver os trabalhos, em uma reunião de classe expôs o descontentamento com a escola, com os professores e com suas aulas. Que estes não entendiam porque tinham que vir a escola, se aquilo que era passado para eles não tinha nenhum sentido e, que ainda, estes não tinham espaço para reclamar das aulas que vinham sendo desenvolvidas. Dessa forma, a professora sentia-se feliz em poder desenvolver um trabalho que abarcaria os descontentamentos dos alunos (DIÁRIO DA PESQUISADORA, 24/10/2013, grifo meu).