• Nenhum resultado encontrado

C ONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM

DE

QUESTÕES

SOCIOCIENTÍFICAS

À

CONSTRUÇÃO

DE

NOVAS

COMPREENSÕES

SOBRE

A

PERSPECTIVA

CTSA POR

PARTE

DE

PROFESSORES

DE QUÍMICA

EM

SERVIÇO

Leonardo Fabio Martínez Pérez1

Washington Luiz Pacheco de Carvalho2

Introdução

Na literatura sobre a formação de professores de Ciências, encon- tramos várias pesquisas focadas em caracterizar as concepções e/ou as crenças de licenciados ou professores em serviço com respeito às relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) (Ace- vedo, 2000; Acevedo, Vásquez & Manassero, 2002; Acevedo et al., 2002). Esses trabalhos têm privilegiado a análise das crenças por se- 1. Universidad Pedagógica Nacional – UPN/Bogotá (Colômbia). Docente do

Departamento de Química. Doutor em Educação para a Ciência – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/ Campus de Bauru. Ex-bolsista da Capes/CNPq – IEL Nacional – Brasil.

e-mail: lemartinez@pedagogica.edu.co.

2. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Fa- culdade de Engenharia/Campus de Ilha Solteira. Professor adjunto do Depar- tamento de Física e Química. e-mail: washcar@dfq.feis.unesp.br.

rem estas “responsáveis” por práticas de ensino tradicionais. No en- tanto, é necessário realizar uma análise mais ampla que inclua as práticas docentes e os fatores pessoais, sociais e escolares que as in- fluenciam.

A complexidade compreendida entre crenças e práticas apre- senta um desafio para o Ensino de Ciências com enfoque CTSA, entendido como uma perspectiva potencialmente formativa que articula teoria e prática de acordo com um enfoque crítico do en- sino. Nesse sentido, o ensino de Ciências precisa refletir sobre a práxis do professor para a superação da racionalidade técnica (Schön, 1997, 2000) que reduz a atividade docente à mera aplicação de teorias, modelos ou estratégias que são criadas por especialistas ou ainda são oferecidas por determinadas orientações curriculares.

Pensar o ensino de Ciências, desde a práxis do professor, requer necessariamente a sua participação na definição, não só das estraté- gias de ensino, mas também na definição de problemas, conteúdos e objetivos associados à sua profissão. A ideia do professor como sujeito ativo de sua práxis é uma construção que precisa do estabe- lecimento de relações com seus pares (colegas, pesquisadores, ad- ministradores educativos, etc.) em espaços sociais e históricos determinados.

Segundo Carr & Kemmis (1988), o ensino crítico exige uma permanente reflexão do professor sobre seus próprios conheci- mentos teóricos e práticos; assim o ensino torna-se uma prática profissional comprometida com a pesquisa dos problemas pedagó- gicos enfrentados nas instituições educativas e em salas de aula. Para esses autores, a pesquisa educativa não consiste apenas em produzir teorias ou desenvolver práticas mais eficazes; o que se busca, principalmente, é fazer da prática um processo crítico que permita compreendê-la e transformá-la.

Embora a perspectiva CTSA tenha se constituído em uma linha de pesquisa do ensino de Ciências, há poucos esforços para en- tender a prática dos professores ao trabalharem esse enfoque peda- gógico-didático (Pedretti et al., 2008). Nesse contexto, propomos neste trabalho uma análise crítica de discurso sobre as contribui-

ções da abordagem de questões sociocientíficas (QSC) à construção de novas compreensões da perspectiva CTSA por parte de profes- sores de Química em serviço.

A metodologia adotada na pesquisa foi qualitativa e as análises foram desenvolvidas após o trabalho realizado com 31 professores de Química em serviço na disciplina Ensino de Ciências com En- foque CTSA, a Partir de QSC oferecida em um curso de mestrado em docência da Química pertencente a uma universidade governa- mental da Colômbia.

A disciplina teve como objetivo geral o estudo dos pressupostos teóricos e metodológicos do ensino de Ciências com enfoque CTSA, focalizando a análise das práticas dos professores partici- pantes na perspectiva de sua qualificação ou transformação. Essa disciplina também teve como objetivo o acompanhamento da ela- boração e o desenvolvimento de um projeto de ensino sobre QSC. No total, a disciplina teve três encontros presenciais de quatro horas e quatro encontros presenciais de oito horas, somando 44 horas de trabalho presencial. Após a realização da disciplina, foi rea lizada uma entrevista focal visando explorar as contribuições da abordagem de QSC à construção de novas compreensões da pers- pectiva CTSA por parte dos professores. A entrevista focal (EF) foi desenvolvida com seis grupos de professores e foi transcrita na ín- tegra para efeitos das análises. Na apresentação dos episódios ou recortes da entrevista, os nomes dos professores são fictícios.

Conforme Fairclough (2001), a análise crítica de discurso foi rea lizada a partir dos elementos analíticos de modalidade, ethos e polidez. A modalidade representa o grau de afinidade ou de aceita- ção de uma determinada proposição proposta por um interlocutor. A modalidade, gramaticalmente, está associada com o uso de ver- bos auxiliares modais (dever, poder, etc.) e advérbios modais (pro- vavelmente, possivelmente, obviamente, etc.). Esses elementos de análise também estão relacionados com manifestações linguísticas de afinidade, tais como “uma espécie de”, “um pouco”, “uma coisa assim”. O ethos é constituído intertextualmente e, portanto, é cons- truído socialmente nos processos discursivos de maneira que con-

tribui para a constituição da subjetividade dos participantes de uma interação dialógica; dessa forma, o ethos tem a ver com a cons- trução da autonomia dos sujeitos.

A polidez é um elemento de análise interessante para entender as estratégias utilizadas pelos participantes de diálogos para miti- gar atos de fala que sejam potencialmente ameaçadores. Assim, as concessões de polidez possuem um caráter político relevante que abrange intenções individuais, bem como o sentido de sua varia- bilidade em diferentes tipos de discurso contextualizados cultu- ralmente.

Novas compreensões sobre a perspectiva CTSA