• Nenhum resultado encontrado

4.3 Avaliação da Carga de Trabalho

4.3.5 Oportunidades de Melhoria

A adequação da carga trabalho é essencial para o bom desempenho dos militares que trabalham em uma seção. Por esta razão, quando é constatada a existência de uma sobrecarga de trabalho, exigir a produtividade do subordinado se torna uma ação incompatível.

Nesse sentido, no intuito de auxiliar na tomada de decisão para um melhor desempenho dos militares envolvidos nos processos e na execução das tarefas inerentes às seções apresentadas neste trabalho, algumas oportunidades de melhorias serão apresentadas. Vale ressaltar que tais melhoria são externadas à partir da análise de informações consolidadas nesta pesquisa.

evidências de alta carga de trabalho, pode-se afirmar que o aumento de seus efetivos ajudaria a reduzir essa sobrecarga, visto que, deste modo, haveria uma redução no volume de processos para cada militar, o que naturalmente reduziria a demanda temporal e mental, as quais tiveram destaque como fatores corroboradores de sobrecarga de trabalho, conforme o gráfico da figura7. Logo, aumentar o efetivo das seções é uma linha de ação razoável para reduzir a alta carga de trabalho.

Na possibilidade de disponibilizar apenas 01 (um) militar para uma das seções, seria preferível a sua alocação naSTE, uma vez que os 02 (dois) militares dessa seção evidenciaram os índices mais altos de frustração. A redistribuição de tarefas com o aumento do efetivo, certamente reduziria a carga de trabalho por pessoa e, consequentemente, reduziria o indicador de frustração no trabalho.

Outra oportunidade de melhoria a fim de reduzir o índice frustração dos militares daSTE, seria consultá-los para verificar sua compatibilidade com as atividades da seção, haja vista que a frustração é um fator que pode ser desencadeado pela falta de adaptação do militar com suas atribuições. Confirmando-se com o militar sua dificuldade de adequação à função desempenhada, mas havendo a possibilidade de empregá-lo em uma atividade que lhe seja mais alinhada às suas aptidões, a tendência é que a percepção da carga de trabalho diminua, além de continuar atendendo a necessidade do serviço. Contudo, não havendo tal viabilidade, substitui-lo também seria uma decisão razoável.

De acordo com o gráfico da figura11, verifica-se que a carga de trabalho tende a reduzir em função do maior tempo de permanência no setor de trabalho. Assim, como linha de ação para viabilizar uma melhor adequação da carga de trabalho na Secretaria Acadêmica e naSTE, o militar, ao ser transferido para algumas destas seções, deveria permanecer no setor durante um tempo que seja razoável e suficiente para aprender e aprimorar os processos. Tal medida, tende a reduzir a sobrecarga de trabalho, tendo em vista a perícia na função que vai sendo adquirida pelo militar ao longo do tempo.

Sendo possível, é preferível que sejam alocados militares que já tenham experiência na função que irão assumir ou em outra atividade afim. Entretanto, não havendo essa possibilidade, outra medida seria, entre os possíveis militares a serem alocados, priorizar os mais antigos, visto que o gráfico da figura12mostra que quanto maior o tempo de serviço, menor será a carga de trabalho. O gráfico da figura10também ratifica essa tendência, mostrando que militares com maior idade, os quais, dentro de seus círculos hierárquicos, tendem a ser mais antigos, também possuem menor percepção da sua carga de trabalho.

Por fim, por meio da pesquisa desenvolvida, acredita-se que as oportunidades de melhorias apresentadas, ajudarão a reduzir a sobrecarga de trabalho das seções analisadas. O modelo

NASA-TLXconsiste em um importante instrumento para que os gestores analisem com mais eficiência as tomadas de decisões relacionadas com a racionalização do seu pessoal, visto que a aplicação do referido modelo possui confiabilidade no meio científico.

5 CONCLUSÃO

Este estudo teve como objetivo a análise da carga de trabalho nos processos de apoio da Secretaria Acadêmica e dos processos finalísticos da STE, ambos daEsFCEx. Tal análise, basicamente, ocorreu por meio da medição daquela carga nos processos das mencionadas seções. A medição da carga de trabalho em si, serve como importante ferramenta de gestão de pessoas, tendo em vista viabilizar a possibilidade de identificar onde há eventual subcarga ou sobrecarga de trabalho, o que proporciona o implemento de medidas que adequem a distribuição desta carga, com vistas a otimizar o trabalho desenvolvido, tornando-o ainda mais eficiente, efetivo, eficaz e possivelmente mais econômico.

Em outras palavras, empregada nessa linha de ação, os resultados da medição da carga de trabalho tendem a atender aos preceitos da racionalização administrativa, como aqueles mencionados ao final do parágrafo antecedente, preconizados peloEB(Portaria No295-EME de 2014; Portaria No325-EME de 2015; Portaria No1.042 de 2017), bem como se alinha à ideia da ciência da ergonomia, considerando que uma melhor distribuição na carga laboral pende para a melhoria do ofício desenvolvido, não só em termos de desenvolvimento de ferramentas que tornem o trabalho mais eficiente, mas também no que tange a viabilização de maior conforto, na medida das possibilidades.

Sedimentadas as informações acima decorrentes da análise da carga de trabalho, por meio de sua medição, para alcançar tal intento de forma mais dinâmica, foram selecionadas duas seções daEsFCEx, sendo uma portadora de processos de natureza de apoio e outra de processos de natureza finalística.

Para isso, foi realizado um primeiro questionário em 05 (cinco) seções da escola para identificar quais delas teriam a maior compatibilidade com os objetivos da pesquisa, sendo 03 (três) destinadas para “atividades-fim” e 02 (duas) direcionadas para “atividades-meio”, respectivamente:STE,SPG,S3 do CA,CAeSP.

Na aplicação deste primeiro questionário, levou-se em consideração a situação das seções quanto ao número de processos que estavam ou não mapeados, ou se suas atividades estavam organizadas em algum tipo deProcedimento Operacional Padrão (POP). Como resultado deste questionário inicial, optou-se pela Secretaria Acadêmica, cujos processos são do viés de apoio, e pelaSTE, cujos processos são de natureza finalística.

Definidas as seções objeto deste estudo, fez-se necessário pesquisar, identificar e escolher a ferramenta mais adequada aos propósitos do presente trabalho, isto é, a análise da carga de trabalho, por meio de sua medição, em processos de apoio e finalísticos das seções acima citadas, optando-se, desta maneira, pelo modeloNASA-TLX.

Portanto, elegeu-se o modelo NASA-TLX como instrumento adequado à medição da carga de trabalho nas seções selecionadas, tendo em vista proporcionar a aplicação de um questionário de avaliação subjetiva bastante apropriado aos propósitos desta pesquisa, considerando as 06 (seis) subescalas que possui, as quais representam, de certa maneiraclusters autônomos de variáveis: demandas mentais, físicas, e temporais, frustrações, esforço e desempenho. Estas variáveis, quando combinadas, possibilitam diagnosticar se está havendo ou não sobrecarga de trabalho.

Ademais, cumpre destacar que o modelo em comento, por ter sido utilizado em pelo menos 550 (quinhentos e cinquenta) estudos, segundo levantamento feito porHart(2006), merece credibilidade para ser empregado.

Como técnica de pesquisa, recorreu-se ao estudo de caso, isto é, a investigação do fenômeno “carga de trabalho”, no contexto real dos processos realizados naSTEe na Secretaria Acadêmica.

Com efeito, salienta-se que, inicialmente, os processos das seções sobreditas não encontravam-se mapeados, motivo pelo qual tornou-se fundamental que fossem confeccionados por meio de dados coletados em cada um daqueles setores, informações estas baseadas nas funções que cada militar executa dentro de uma sequência lógica de atribuições em um fluxo de processo.

Do mapeamento realizado, identificou-se 10 (dez) processos na Secretaria Acadêmica (Processo de Admissão de Servidor Público; Processo de Cadastramento de Tempo de Serviço; Processo de Confecção de Boletim de Conclusão; Processo para Confeccionar e Controlar a Pasta de Habilitação à Pensão Militar; Processo de Pedido de Prêmio para Primeiro Colocado; Processo de Plano de Classificação; Processo de Destino deCertificado de Incorporação (CI),Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI),Certificado de Reservista (CR),Certidão de Serviço Militar (CSM)e Carta Patente; Processo de Confecção do Aditamento de tempo de Serviço; Processo de Implantação no Pagamento; Processo de Solicitação das CTSMdos Alunos) e 05 (cinco) processos na STE (Processo de Correção de Provas e Lançamento de Graus; Processo de Divulgação dos Resultados das Provas; Processo de Elaboração doPGE, Processo de Elaboração e Montagem de Prova; Processo de Pesquisa de Fim de Disciplina). Todos os processos mapeados encontram-se no apêndiceE.

Além destes dados, também foi levantado o perfil do público integrante da Secretaria Acadêmica e daSTE, que voluntariamente concordou em participar da pesquisa. Basicamente, compõe-se de militares, entre 35 e 47 anos de idade, com tempo de serviço variando entre 14 e 29 anos, com nível de escolaridade entre Ensino Médio completo e Mestrado completo e, por fim, são militares que estão na função no período compreendido entre 06 meses a 06 anos.

De posse destas informações, no período de 23 de julho a 27 de agosto de 2018, foram aplicados 05 (cinco) questionários em conformidade com o modeloNASA-TLX, dos quais 02 (dois) foram destinados à Secretaria Acadêmica e 03 (três) destinados àSTE. Tais questionários

tinham como critérios norteadores para a pesquisa pretendida, 06 (seis) variáveis acima já mencionadas.

Respondidos os questionários, diante de 15 (quinze) combinações possíveis e por meio das escolhas feitas pelos participantes, obteve-se os pesos necessários para a medição da carga de trabalho dos processos mapeados nas seções selecionadas, o que possibilitou também a medição em relação aos indivíduos.

Como resultado geral do questionárioNASA-TLX(figura5), em uma escala de 0 (zero) a 15 (quinze), levando em conta que, quanto mais próximo do valor 15 (quinze) maior a carga de trabalho e que, acima do valor 7,5 (sete vírgula cinco) indica elevada carga de trabalho, ficou demonstrado que nenhum participante apresentou um escore abaixo de 7,5 (sete vírgula cinco). Apenas um dos indivíduos fez o escore de 8,6 (oito vírgula seis), sendo que os demais fizeram escores superiores à marca 10,7 (dez vírgula sete), isto é, pontuações elevadas que apontam para uma grande carga de trabalho atribuída a estes trabalhadores.

No presente estudo, também foi levado em conta aspectos particulares de cada participante da pesquisa, tais como experiências, habilidades, estados emocionais, motivação, estimativa de risco e a percepção do custo de uma tarefa. Estes fatores devem ser considerados, tendo em vista o fato de influenciarem na análise da carga de trabalho.

Por sua vez, a figura7demonstra o resultado da aplicação dos questionários embasados no modeloNASA-TLX, considerando as (06) seis variáveis: demanda mental, demanda física, demanda temporal, nível de satisfação pessoal, nível de esforço e nível de frustração. Em que pese o fato de praticamente todos os participantes terem apresentado escores acima de 7,5 (sete vírgula cinco), constatou-se, por exemplo, que, enquanto para alguns dos participantes a demanda mental representa o componente de maior peso na composição da carga de trabalho, para outros podem ser o componente da demanda física, da demanda temporal e assim por diante.

Em outras palavras, a título exemplificativo, verifica-se por meio da figura 7 que a demanda temporal para o indivíduo 2 tem razoável peso para a análise de sua carga de trabalho, enquanto que para o indivíduo 3 a demanda mental prepondera sobre as demais.

Em linhas gerais, complementado pela correlação de Pearson (tabela3) entre os componentes, os resultados apontam, em síntese, que quanto maior a demanda física ou a demanda mental, maior será o nível de esforço.

No que tange a carga de trabalho sob a perspectiva das seções (figura9), também por meio da aplicação de questionários embasados no modelo NASA-TLX, constatou-se que a Secretaria Acadêmica possui uma carga de trabalho maior do que aquela destinada àSTE.

Por fim, por meio das pesquisas realizadas, foi possível constatar que quanto maior a idade do executor de tarefas (figura10), quanto maior for o tempo do indivíduo na função, quanto maior o tempo de serviço, menor será a percepção da carga de trabalho, ou seja, é possível inferir que, seja em decorrência da idade, do tempo de serviço ou do tempo de permanência na

função, a experiência adquirida ao longo do tempo é determinante para influenciar na diminuição da percepção da carga de trabalho, tendo em vista a detenção de um maior know how para o cumprimento das missões de forma mais eficiente, eficaz, efetiva e possivelmente mais econômica.

Após a utilização do modeloNASA-TLX, foram verificados tanto aspectos positivos quanto negativos. Como principal ponto positivo constatou-se que o modelo oferece uma grande diversidade de variações que afetam a carga de trabalho. Por outro lado, como ponto negativo, verificou-se a necessidade de supervisão na aplicação dos questionário.

Assim sendo, amparado no modeloNASA-TLX, importante instrumento de medição de carga de trabalho, diante de todas as informações coletadas, produzidas e analisadas, concluiu-se pela existência de sobrecarga de trabalho nos processos que foram mapeados na STE e na Secretaria Acadêmica da EsFCEx. Outrossim, foi possível constatar ainda que o militar que possui mais tempo de serviço, que está na mesma seção e função em um maior período, contribuem para a racionalização do trabalho, diminuindo assim, a percepção da carga de trabalho.

Contudo, conquanto não haja divergência de que a experiência profissional seja fundamental para otimizar a dinâmica das atividades desempenhadas nas seções objeto deste estudo, também concluiu-se, a título de oportunidade de melhoria, que seria de bom grado: aumentar o efetivo de militares em cada seção, com a consequente redistribuição das tarefas; conjugar, na medida do possível, as aptidões do militar com as características da função a ser executada. Desta forma, entende-se que essas medidas contribuirão para uma distribuição mais adequada da carga de trabalho, importante vetor da almejada efetivação da racionalização administrativa noEB.

Documentos relacionados