• Nenhum resultado encontrado

Este documento corresponde à tradução livre do documento intitulado Consent Solicitation Memorandum redigido em língua inglesa, o Ponto Único: Aprovar uma Deliberação Extraordinária (a "Deliberação Extraordinária") de acordo com os termos e as condições das Notes (as "Condições") e do trust deed, datado de 17 de Dezembro de 1998 tal comoalterado em 19 de Setembro de 2000, 20 de Dezembro de 2000, 4 de Fevereiro de 2002, 29 de Abril de 2003, 7 de Novembro de 2006, 23 de Abril de 2010, 1 de Junho de 2012 e 19 de Março de 2014, e ainda conforme o mesmo vier a ser alterado ou aditado (o "Trust Deed"), celebrado entre a Sociedade, a Portugal Telecom SGPS, S.A., a Portugal Telecom lnternational Finance B.V., a MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A. (anteriormente ―PT Comunicações, S.A.‖), a Oi, S.A. e o Citicorp Trustee Company Limited (o "Trustee"), e do Instrumento lnterbolsa datado de 19 de Março de 2014 (o "Instrumento lnterbolsa") com vista a, inter alia, introduzir certas alterações às Notes incluindo a substituição da Sociedade pela PTIF enquanto emitente e principal devedora das Notes, permitir a conclusão da venda da Sociedade e conceder aos Noteholders uma opção de reembolso das Notes (a ―Opção de Reembolso‖).

Informação Preparatória da Assembleia

A partir da publicação da presente Convocatória, ficam à disposição dos Noteholders, na sede da Sociedade, sita na Avenida Fontes Pereira de Melo, n.º 40, 1069-300 Lisboa, Portugal, e no respectivo sítio da internet (www.ptportugal.pt) e no sitio da internet da Comissão do Mercado Valores Mobiliários (―CMVM‖) (www.cmvm.pt), a proposta de aprovação da Deliberação Extraordinária e os documentos que contêm os termos e condições em que a Deliberação Extraordinária deverá ser aprovada (o ―Memorandum relativo à

Solicitação de Consentimento‖).

Participação na Assembleia

Podem participar e votar na Assembleia os Noteholders que, às 00:00 horas (hora de Lisboa) do dia 24 de Abril de 2015 ("Data de Registo"), sejam titulares de, pelo menos, uma Note.

O exercício dos direitos de participação e de voto na Assembleia não é afectado por qualquer transmissão de Notes após a Data de Registo, nem depende do bloqueio das Notes entre a Data de Registo e a data da Assembleia.

Os Noteholders que pretendam participar na Assembleia devem declarar essa intenção ao Presidente da Mesa da Assembleia(*) e ao(s) intermediário(s) financeiro(s), que seja(m) um membro filiado da Interbolsa, e junto do(s) qual(ais) tenham aberto conta de registo individualizado de valores mobiliários (cada, um "Intermediário Financeiro") até às 23:59 horas (hora de Lisboa) do dia 23 de Abril de 2015. Para esse efeito, os Noteholders podem (e são aconselhados) a utilizar as minutas de Declaração de Participação, disponíveis na sede da Sociedade, sita na Avenida Fontes Pereira de Melo, n.º 40, 1069-300 Lisboa, Portugal e no sítio da internet www.ptportugal.pt, a partir da publicação da presente Convocatória.

A Declaração de Participação pode ser enviada, por correio electrónico, para o seguinte endereço:assembleia-ptportugal@telecom.pt.

Os Intermediários Financeiros, informados da intenção dos seus clientes de participarem na Assembleia, devem enviar ao Presidente da Mesa da Assembleia(*), até às 23:59 horas (hora de Lisboa) do dia 24 de Abril de 2015, i.e., até ao final do dia da Data de Registo, informação sobre o número de Notes registadas em nome de cada um dos seus clientes, nos termos do artigo 74° do Código dos Valores Mobiliários, com referência à Data de Registo ("Declaração do Intermediário Financeiro"), podendo, para o efeito, utilizar o endereço de correio electrónico: assembleia-ptportugal@telecom.pt.

Apenas são admitidos a participar e a votar os Noteholders cujas Declarações de Participação referentes às respectivas Notes tenham sido recebidas, pelo Presidente da Mesa da Assembleia, até às 23:59 horas (hora de

Lisboa) do dia 23 de Abril de 2015, e respectivas Declarações dos Intermediários Financeiros tenham sido recebidas, pelo Presidente da Mesa da Assembleia, até às 23:59 horas (hora de Lisboa) do dia 24 de Abril de 2015.

Apenas os Titulares Registados, que correspondem às pessoas que constam dos registos de cada Intermediário Financeiro, podem exercer direitos de voto inerentes às Notes relativamente às quais sejam Titulares Registados. Deste modo, os beneficiários que pretendam votar relativamente à Deliberação Extraordinária ou participar na Assembleia deverão contactar o Titular Registado através do qual detenham as suas Notes para coordenar tal voto ou participação.

Os Noteholders que, a título profissional, detenham Notes em nome próprio, mas por conta de clientes ("Noteholders Profissionais"), podem votar em sentido diverso com as suas Notes desde que, para além do envio da Declaração de Participação e do envio, pelo respectivo Intermediário Financeiro, da informação acima referida, apresentem, ao Presidente da Mesa da Assembleia, até às 23:59 horas (hora de Lisboa) do dia 23 de Abril de 2015, com recurso a meios de prova suficientes e proporcionais: (i) a identificação de cada cliente e o número de Notes a votar por sua conta, e (ii) as instruções de voto dadas pelo cliente em causa em relação ao Ponto Único da Ordem de Trabalhos. Para estes efeitos, considera-se "meio de prova suficiente e proporcional" o envio de uma declaração de responsabilidade pelo Noteholder Profissional confirmando que recebeu instruções de voto dos seus clientes e discriminando os restantes elementos referidos nos pontos (i) e (ii) supra.

Apenas são admitidos a participar e a votar os Noteholders Profissionais se as respectivas: (i) informações referidas no parágrafo anterior forem recebidas, pelo Presidente da Mesa da Assembleia, até às 23:59 horas (hora de Lisboa) do dia 23 de Abril de 2015; (ii) Declarações de Participação forem recebidas, pelo Presidente da Mesa da Assembleia, até às 23:59 horas (hora de Lisboa) do dia 23 de Abril de 2015; e (iii) Declarações de Intermediário Financeiro forem recebidas, pelo Presidente da Mesa da Assembleia, até às 23:59 horas (hora de Lisboa) do dia 24 de Abril de 2015.

Com excepção do acima referido relativamente aos Noteholders Profissionais, cada pessoa com direito a mais de um voto deve emitir todos os seus votos no mesmo sentido.

Os Noteholders que tenham declarado a sua intenção de participar na Assembleia, nos termos acima referidos, ou que tenham emitido votos ou instruções de voto nos termos abaixo descritos, e que transmitam a titularidade de quaisquer Notes, entre a Data de Registo e o fim da Assembleia, devem comunicá-lo, imediatamente, ao Presidente da Mesa da Assembleia e à CMVM.

Direitos dos Noteholders (i) Direito de informação em Assembleia

Os Noteholders podem, no decorrer da Assembleia, requerer que lhes sejam prestadas informações verdadeiras, completas e elucidativas que lhes permitam formar opinião fundamentada sobre os assuntos sujeitos a deliberação.

Quaisquer informações que sejam solicitadas são prestadas pelo órgão da Sociedade que, para tal, esteja habilitado, sendo recusadas caso a sua divulgação possa ocasionar grave prejuízo à Sociedade ou ao Garante, ou a sociedade com ela relacionada, ou violação de segredo imposto por lei.

(ii) Direito de requerer a inclusão de assuntos na Ordem de Trabalhos

Os Noteholders que, individual ou conjuntamente com outros Noteholders, detenham Notes correspondentes a, pelo menos, 2% do montante nominal das Notes emitidas e não reembolsadas (conforme definido no Trust Deed), têm o direito de requerer a inclusão de novos assuntos na Ordem de Trabalhos, mediante requerimento escrito dirigido ao Presidente da Mesa da Assembleia(*).

Este documento corresponde à tradução livre do documento intitulado Consent Solicitation Memorandum redigido em língua inglesa, o O referido requerimento deve ser apresentado nos 5 dias seguintes à data da publicação da presente Convocatória, devidamente justificado e acompanhado de uma proposta de deliberação para cada assunto cuja inclusão se requeira, bem como da prova da titularidade dos necessários 2% do montante nominal das Notes emitidas e não reembolsadas (conforme definido no Trust Deed).

(iii) Direito de apresentar propostas de deliberação

Os Noteholders que, individual ou conjuntamente com outros Noteholders, sejam titulares de Notes correspondentes a, pelo menos, 2% do montante nominal das Notes emitidas e não reembolsadas (conforme definido no Trust Deed), podem requerer a inclusão de propostas de deliberação relativas a assuntos referidos na ordem de trabalhos ou a esta aditados.

Para este efeito, os Noteholders devem dirigir um requerimento, por escrito, ao Presidente da Mesa da Assembleia, nos 5 dias seguintes à data da publicação da presente Convocatória, devidamente justificado e juntamente com a informação que deva acompanhar a proposta, bem como da prova da titularidade dos necessários 2% do montante nominal das Notes emitidas e não reembolsadas (conforme definido no Trust Deed).

Quórum e Exercício de Direitos de Voto

O quórum para a Assembleia reunir corresponde a um ou mais Noteholders presentes ou devidamente representados, e detendo ou representando um total agregado superior a 50% do montante nominal das Notes emitidas e não reembolsadas (conforme definido no Trust Deed). No caso de tal quórum não ser obtido nessa Assembleia, a Assembleia considerar-se-á automaticamente convocada para reunir em segunda data, no dia 19 de Maio de 2015, às 10:00 horas (hora de Lisboa), na sede da Sociedade, na Avenida Fontes Pereira de Melo, n.º 40, 1069 -300 Lisboa, Portugal, com a mesma Ordem de Trabalhos. Na Assembleia convocada para reunir em segunda data, uma ou mais pessoas presentes ou devidamente representadas (qualquer que seja o valor nominal das Notes emitidas e não reembolsadas por si detidas ou representadas) serão suficientes para formar quórum.

Cada Noteholder terá um voto relativamente a cada Note.

Para a Deliberação Extraordinária ser aprovada é necessária uma maioria correspondente a, pelo menos, três quartos dos votos emitidos a favor da mesma. Se aprovada, a Deliberação Extraordinária vinculará todos os Noteholders, quer tenham estado presentes na Assembleia ou não, e quer tenham votado ou não.

Representação de Noteholders

Os Noteholders podem fazer-se representar na Assembleia, bastando, como instrumento de representação, uma carta, com assinatura, dirigida ao Presidente da Mesa da Assembleia(*).

Para este efeito, os Noteholders podem recorrer ao formulário disponibilizado, a partir da publicação da presente Convocatória, na sede social da Sociedade sita na Avenida Fontes Pereira de Melo, n.º 40, 1069 -300 Lisboa, Portugal, e no sítio da Internet www.ptportugal.pt /.

Qualquer Noteholder poderá nomear diferentes representantes relativamente a Notes detidas em diferentes contas de valores mobiliários.

As cartas de representação dos Noteholders a que se referem os parágrafos anteriores, bem como as cartas dos Noteholders que sejam pessoas colectivas comunicando o nome de quem as representa, devem ser dirigidas ao Presidente da Mesa da Assembleia(*) por forma a serem por este recebidas, o mais tardar, até às 23:59 horas (hora de Lisboa) do dia 23 de Abril de 2015.

Apenas são admitidos a participar e a votar os representantes dos Noteholders se as respectivas: (i) informações referidas nos parágrafos anteriores forem recebidas, pelo Presidente da Mesa da Assembleia, até às 23:59 horas (hora de Lisboa) do dia 23 de Abril de 2015; (ii) Declarações de Participação forem recebidas, pelo Presidente da Mesa da Assembleia, até às 23:59 horas (hora de Lisboa) do dia 23 de Abril de 2015; e (iii) Declarações do Intermediário Financeiro forem recebidas, pelo Presidente da Mesa da Assembleia, até às 23:59 horas (hora de Lisboa) do dia 24 de Abril de 2015.

Votação por correspondência

Os Noteholders podem aceder aos boletins de voto no sítio da Internet www.ptportugal.pt, aí disponibilizados a partir da publicação da presente Convocatória e remetê-los à Sociedade, dirigidos ao Presidente da Mesa da Assembleia(*), devidamente preenchidos e em envelope fechado, de modo a que sejam recebidos, juntamente com um envelope contendo uma declaração com assinatura reconhecida, que permita confirmar que o outorgante tem poderes para representar a respectiva sociedade ou, tratando-se de pessoas singulares, com assinatura simples acompanhada de fotocópia de documento de identificação, até às 17:00 horas (hora de Lisboa) do dia 23 de Abril de 2015.

Os votos dos Noteholders por correspondência apenas são considerados se as respectivas: (i) informações referidas no parágrafo anterior forem recebidas, pelo Presidente da Mesa da Assembleia, até às 17:00 horas (hora de Lisboa) do dia 23 de Abril de 2015; (ii) Declarações de Participação forem recebidas pelo Presidente da Mesa da Assembleia, até às 23:59 horas (hora de Lisboa) do dia 23 de Abril de 2015; e (iii) Declarações do Intermediário Financeiro forem recebidas, pelo Presidente da Mesa da Assembleia, até às 23:59 horas (hora de Lisboa) do dia 24 de Abril de 2015.

Votação por meios electrónicos

Os Noteholders podem ainda votar através do sítio da Internet www.ptportugal.pt, de acordo com os requisitos aí estabelecidos, desde que, até às 17:00 horas (hora de Lisboa) do dia 17 de Abril de 2015, o Presidente da Mesa da Assembleia(*) receba uma comunicação elaborada de acordo com o modelo disponibilizado no referido sítio da Internet, com assinatura reconhecida, que permita confirmar que o outorgante tem poderes para representar a sociedade relevante ou, tratando-se de pessoas singulares, com assinatura simples acompanhada de fotocópia do documento de identificação, da qual conste um endereço postal para onde pretendam que seja enviada a palavra-chave disponibilizada, pela Sociedade, para o efeito.

Os Noteholders referidos no parágrafo anterior podem exercer o seu direito de voto entre as 00:00 horas (hora de Lisboa) do dia 24 de Abril de 2015 e as 17:00 horas (hora de Lisboa) do dia 27 de Abril de 2015.

Os votos dos Noteholders submetidos por meios electrónicos, nos termos acima descritos, apenas são considerados se as respectivas: (i) informações referidas no parágrafo anterior forem recebidas, pelo Presidente da Mesa da Assembleia, até às 17:00 horas (hora de Lisboa) do dia 17 de Abril de 2015; (ii) Declarações de Participação forem recebidas, pelo Presidente da Mesa da Assembleia, até às 23:59 horas (hora de Lisboa) do dia 23 de Abril de 2015; e (iii) Declarações do Intermediário Financeiro forem recebidas, pelo Presidente da Mesa da Assembleia, até às 23:59 horas (hora de Lisboa) do dia 24 de Abril de 2015.

Votação através do Tabulation Agent

O Tabulation Agent designado pela Sociedade para a Solicitação de Consentimento disponibilizou aos Titulares Registados um sítio da Internet onde estes podem registar-se e submeter os seus votos a favor ou contra a Deliberação Extraordinária, bem como abster-se de votar.

Os Titulares Registados poderão votar via plataforma electrónica disponível em www.e-forms.lucid-is.com/ptportugal. Os Titulares Registados devem solicitar o registo fornecendo informações para efeitos de verificação da sua identidade e titularidade de Notes face à lista de Titulares Registados elaborada pela

Este documento corresponde à tradução livre do documento intitulado Consent Solicitation Memorandum redigido em língua inglesa, o Interbolsa por referência às 00:00 horas (hora de Lisboa) do dia 24 de Abril de 2015.

Os Titulares Registados que remetam instruções através da plataforma electrónica acima referida:

(i) aceitam que o Presidente da Mesa da Assembleia actue por sua conta tendo exclusivamente em vista

que os seus votos a favor ou contra a Deliberação Extraordinária sejam devidamente emitidos na Assembleia e, ao transmitir as suas Instrução de Voto, os Titulares Registados reconhecem que o Presidente da Mesa da Assembleia actuará como seu representante conforme acima descrito e aprovam tal actuação;

(ii) podem dar instruções ao Presidente da Mesa da Assembleia no sentido de se absterem de votar; (iii) não têm de preencher qualquer documentação em papel;

(iv) (com excepção dos Noteholders Profissionais) devem utilizar a plataforma para remeter votos relativos à totalidade da sua posição em Notes e não poderão transmitir instruções por outros meios.

Os Membros Filiados podem apresentar instruções em nome dos seus clientes que são Titulares Registados.. Cada Membro Filiado que pretenda apresentar instruções em nome dos seus clientes deve seguir o seguinte procedimento:

(i) registar-se no site acima referido para obter um nome de utilizador e uma palavra-passe;

(ii) apresentar uma instrução electrónica por tipo de instrução (voto a favor, voto contra ou abstenção); (iii) enviar um documento que contenha os detalhes dos votos emitidos através do site (uma minuta do

documento estará disponível através de e-mail mediante pedido ao Tabulation Agent),

sendo que no momento do registo no site acima referido, se considerará que o Membro Filiado em causa concorda, reconhece, declara, garante e compromete-se perante a Emitente, a Garante, a PTIF, os Agentes Solicitadores, o Trustee, os Agentes Pagadores e o Tabulation Agent que:

(i) está a actuar de acordo com as instruções escritas e devidamente recebidas dos seus clientes em causa

que são Titulares Registados;

(ii) enviará prontamente uma cópia de quaisquer dessas instruções ao Presidente da Assembleia, se por este solicitado; e

(iii) está, e os seus clientes em causa que são Titulares Registados estão, devidamente informado e concorda e reconhece que o Presidente da Assembleia pode recusar quaisquer votos relativos a instruções apresentadas nesses termos pelo Membro Filiado a respeito das quais o Presidente da Assembleia solicitou cópias das instruções e as mesmas não lhe foram disponibilizadas até ao prazo estabelecido para esse efeito pelo Presidente da Mesa.

Os Noteholders que pretendam votar através do Tabulation Agent devem contactar o Tabulation Agent ou os intermediários financeiros junto dos quais tenham abertas contas individualizadas de valores mobiliários onde as Notes se encontrem registadas. Os prazos e procedimentos que devem ser seguidos, para efeitos de votação via Tabulation Agent encontram-se melhor descritos no Memorandum relativo à Solicitação de Consentimento. Em qualquer caso, instruções remetidas pela plataforma electrónica só poderão ser enviadas por Titulares Registados até às 17:00 horas (hora de Lisboa) do dia 28 de Abril 2015.

Os votos submetidos através do Tabulation Agent apenas são considerados, se forem submetidos por pessoas que sejam Titulares Registados na Data de Registo (24 de Abril de 2015, às 00:00 horas (hora de Lisboa)).

Contagem dos Votos

Os votos emitidos por correspondência, por meios electrónicos ou através do Tabulation Agent são considerados no momento da contagem dos votos, por adição aos votos emitidos no decurso da Assembleia. O resultado da votação relativamente a qualquer deliberação devidamente tomada pelos Noteholders é publicado pela Sociedade no seu sítio da Internet www.ptportugal.pt bem como no sítio da internet da CMVM (www.cmvm.pt), no prazo de 14 dias após o respectivo apuramento, ainda que, a não publicação de tal resultado não o torne inválido.

(*) Presidente da Mesa da Assembleia:

Endereço postal: Avenida Fontes Pereira de Melo, n.º 40, 10.º piso, 1069-300, Lisboa, Portugal

Telefone: +351 215 001 111

Fax: + 351 213 129 761

Email: assembleia-ptportugal@telecom.pt

Lisboa, 9 Abril de 2015

O Presidente da Mesa da Assembleia

________________________________________________ (João Alfredo Trindade Leal)

Este documento corresponde à tradução livre do documento intitulado Consent Solicitation Memorandum redigido em língua inglesa, o A presente Convocatória é feita pela PT Portugal, SGPS, S.A.

Os Noteholders devem contactar as seguintes entidades para obter informação adicional:

AGENTES SOLICITADORES

Documentos relacionados