• Nenhum resultado encontrado

ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO

No documento HSST (páginas 81-87)

A optimização dos postos de trabalho para a máxima produtividade , passa igualmente pela tomada de diversas decisões e metodologias de planificação produtiva , que visam manter no máximo a taxa de ocupação de todos os intervenientes assim como minimizar o efeito de estrangulamentos de

produção ou actividade

Os estrangulamentos determinam por completo as regras e as condições de produção de um sistema produtivo, e desde o planeamento até á execução da produção eles devem merecer a máxima atenção , pois qualquer redução de produtividade nestes pontos , significa perda imediata de produção numa linha

Equilíbrio da capacidade e do fluxo

É necessário equilibrar o fluxo e não as capacidades . O fluxo deve ser contínuo , pelo que os todos os postos devem estar alimentados simultaneamente . Os postos com produção excedentária (folga) devem permitir que os seus operadores façam mais que uma operação , para apoiar operações mais lentas .

Taxa de utilização de um posto de não estrangulamento

Há dois tipos de recursos num sistema produtivo:

A taxa de utilização de um posto de não estrangulamento é imposta pelos constrangimentos do sistema e não pela seu próprio potencial de produção pelo que não adianta aumentar a cadencia dos postos mais rápidos , se tal não libertar o operador para outras funções .

Manual de Formação: Produtividade e Inovação – Programa Formação PME 82/116

Seleccionar um equipamento de alta taxa de produção cujo custo por peça é baixo não significa uma boa escolha desde que o sistema não permita essa taxa.

Taxa de utilização dos postos de estrangulamento e funcionamento do sistema produtivo

Se a taxa de utilização de um posto de estrangulamento for abaixo de 100% toda a utilização do sistema é afectada.

Exemplo

Se o posto X, por alguma razão, apenas produzir 40p/h, então a linha apenas produz 40 p/h.

Uma hora perdida num estrangulamento é uma hora perdida no sistema de produção , com redução da produtividade total

É necessário proteger os estrangulamentos quanto a processos de interrupção de trabalho , pois a sua paragem produz efeitos imediatos na redução do ciclo produtivo , que não são recuperáveis .

È nestes postos de trabalho que deverão existir as melhores condições de :

Operação e controlo (Mão de Obra mais qualificada )

Manutenção (maior aplicação de Manutenção preventiva)

Manual de Formação: Produtividade e Inovação – Programa Formação PME 83/116

Melhor fornecimento de Energia , água ou AR

Caso seja possível (e necessário) deverá ser criado um pequeno stock de material anterior ao PT onde ocorre o Estrangulamento .

Se ocorrem mudanças de ferramentas , deve ser nestes pontos do processo onde podem e devem ser aplicadas técnicas optimização de mudança de Ferramentas .

Regras Importantes a Seguir

Os estrangulamentos (ou gargalos ) da actividade da empresa , devem então concitar a maioria das atenções dos responsáveis , pois qualquer melhoria de processos deve ser iniciada nesses postos de trabalho . A gestão dos estrangulamentos aconselha a que se sigam algumas regras fundamentais para a optimização da produção e da produtividade :

Utilizar os estrangulamentos em pleno rendimento Controlar sempre o desempenho dos estrangulamentos Ganhar horas de produção nos estrangulamentos

Análise de Layout (Arranjo Físico)

Qualquer posto de trabalho está ligado aos demais postos de trabalho, num local qualquer de uma empresa. Esse local pode ser uma área grande ou pequena , fabricação ou serviços .

Manual de Formação: Produtividade e Inovação – Programa Formação PME 84/116

Em geral, essa área é coberta e abriga certos tipos de trabalho que estão ligados entre si por apresentarem serviços semelhantes ou completarem o produto fabricado. O seu conjunto é denominado por sector, departamento ou Fábrica.

Nos locais destinados à fabricação, existem homens, máquinas, equipamentos, matérias-primas localizados em determinados pontos que permitem que várias actividades sejam realizadas simultaneamente em série ou em paralelo conforme os requisitos do produto ou do serviço .

Pensando novamente na Produtividade, verifica-se, muitas vezes que nessas instalações ocorrem factos que promovem a perda de eficiência e de produtividade , como sejam :

Excesso de movimentação de pessoas e matérias-primas

Produtos semi-acabados e produtos acabados, causando transtornos diversos e aumentando os riscos de quebra e acidentes, além de custos e de tempo de produção.

Os produtos têm um percurso produtivo muito complicado

Como se referiu , a ideia base da simplificação do trabalho corresponde á eliminação de tudo aquilo que não agrega valor ao produto, ou seja, tudo aquilo que não melhora ou não transforma o produto e que aumenta os seus custos.

O transporte pode representar esse tipo de actividade que não acrescenta valor ao produto e que se for mal gerido no decorrer do processo , irá onerar em tempo , energia , desgaste de máquinas e paragens o produto final .

Manual de Formação: Produtividade e Inovação – Programa Formação PME 85/116

Torna-se em muitos casos imperioso a avaliar a participação dos processos de transporte e percursos de pessoas e bens , por forma a minimizar a sua participação no custo final do produto e na Produtividade do processo.

A melhor forma de reduzir o transporte entre dois postos de trabalho é a de

aproximar os dois postos, o máximo possível. Essa distância mínima entre

os dois postos de trabalho tem contudo valores mínimos a cumprir , relacionados com a ergonomia necessária e as normas de segurança de cada operação

Por outro lado sugere-se que as vias principais destinadas á circulação de pessoas e materiais devem possuir largura mínima de 1,20 m. devidamente assinaladas com duas barras brancas ou amarelas , que sinalize o percurso ideal e onde não poderá ocorrer qualquer atravancamento nem armazenamento , mesmo que temporário.

Dentro desses princípios, para melhor organizar a produção, podemos elaborar um estudo de reorganização do Layout fabril , ou seja, avaliar a necessidade de mudança de máquinas, equipamentos e postos de trabalho , por forma a optimizar a DISPOSIÇÃO FÍSICA desses recursos e dos espaços onde se realiza a produção.

Manual de Formação: Produtividade e Inovação – Programa Formação PME 86/116

Na melhoria de um arranjo físico das instalações produtivas , a primeira coisa a fazer é observar o local em estudo e fazer um desenho em planta, relativamente simples, mas com detalhes importantes de implantação como sejam :

Posição real dos equipamentos principais Corredores de passagem

Janelas , portas , Elevadores Pontos de iluminação

Posição dos sistemas de segurança

Pontos de abastecimento de água , energia e ar comprimido Posição média dos Operadores e dos postos de trabalho Fluxos internos dos diferentes produtos

As medidas deverão ser tanto quanto possível rigorosas e a disposição relativa dos diferentes equipamentos deve ser respeitada .

Manual de Formação: Produtividade e Inovação – Programa Formação PME 87/116

Procedimentos para análise de layout

No documento HSST (páginas 81-87)

Documentos relacionados