• Nenhum resultado encontrado

3. PENSANDO O PAPEL DO TRABALHO DA MULHER NEGRA NO BRASIL NA

4.4 Organização Internacional do Trabalho

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) foi criada em 1919 pela Conferência de Paz, posteriormente à Primeira Guerra Mundial; foi outorgada pelo Tratado de Versalhes na Parte XIII, sendo por isso considerada integrante da sociedade das Nações Unidas.

O interesse por instituir uma legislação trabalhista internacional originou-se de reflexões éticas e econômicas a respeito do custo humano da revolução industrial.

As origens mais remotas da OIT estão no início do século XIX, momento em que os líderes industriais Robert Owen e Daniel le Grand desenvolveram práticas em suas empresas no sentido de harmonizar a legislação trabalhista e melhorias nas relações de trabalho.

A Organização Internacional do Trabalho é composta por três órgãos, quais sejam: a Conferência ou Assembléia Geral186, o Conselho de Administração187 e a Repartição Internacional do Trabalho188. Objetivando ser uma organização internacional especializada na promoção de políticas sociais, a Organização Internacional do Trabalho surgiu a princípio com os seguintes fins:

186 A Conferência ou Assembléia Geral é o órgão de deliberação da OIT que se reúne no local

indicado pelo Conselho de Administração. A Conferência é constituída de representantes dos Estados-membros. São realizadas sessões, pelo menos uma vez por ano, em que comparecem as delegações de cada Estado-membro, compostas de membros do governo e representantes dos trabalhadores e dos empregadores. A Conferência traça as diretrizes básicas a serem observadas no âmbito da OIT quanto à política social.Fonte: MARTINS, Sérgio Pinto. Direito do Trabalho. São Paulo: Atlas, 2003, p. 85.

187 O Conselho de Administração exerce função executiva, administrando a OIT, sendo também

composto de representantes de empregados, empregadores e do governo. O Conselho de Administração fixa a data, local e ordem do dia das reuniões da Conferência, elege o Diretor-Geral da Repartição Internacional do Trabalho e institui comissões permanentes ou especiais. Reúne-se o Conselho de Administração três vezes por ano em Genebra, e é composto, atualmente, de 48 membros. Fonte: MARTINS, Sérgio Pinto. Direito do Trabalho. São Paulo: Atlas, 2003, p. 85.

188 A Repartição Internacional do Trabalho é a secretaria da OIT, dedicando-se a documentar e

divulgar suas atividades, publicando as convenções e recomendações adotadas, editando a Revista

Internacional do Trabalho e a Série Legislativa, de maneira a expor as leis trabalhistas dos países-

membros. A Repartição Internacional do Trabalho é dirigida pelo Diretor-Geral nomeado pelo Conselho de Administração, de quem receberá instruções. Fonte: MARTINS, Sérgio Pinto. Direito do

a) humanitários - visando verificar as condições injustas, difíceis e degradantes dos trabalhadores, e, assim, contribuir para o aniquilamento das inumanas condições de trabalho no mundo.

b) políticos - tinha como objetivo verificar e diminuir os riscos de conflitos sociais que ameaçavam a paz entre os povos da humanidade.

c) econômicos - funcionava como limitador de crescimento dos países que se negassem a adotar condições humanas de trabalho.

Posteriormente, em 1944, sob os efeitos da Segunda Guerra Mundial, a OIT anexou à sua constituição a declaração da Filadélfia; tal declaração serviu de exemplo para a Carta das Nações Unidas e para a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

No ano em que a OIT completou 50 anos, ou seja, em 1969, foi contemplada com o Prêmio Nobel da Paz.

Ao longo dos anos, a OIT promulgou muitas convenções189 e recomendações que gozam do status de Direitos Humanos e visam organizar e regulamentar as práticas laborais, lutando pelo trabalho igualitário e contra o desemprego, entre outras questões que assolam o mundo industrializado e ao longo do tempo cada vez mais globalizado.

189 As convenções da OIT são normas jurídicas provenientes da Conferência da OIT que têm por

objetivo determinar regras gerais obrigatórias para os Estados que as ratificarem, passando a fazer parte de seu ordenamento jurídico interno. São aprovadas as convenções da OIT pela Conferência Internacional por maioria de dois terços dos delegados presentes (art. 19.2 da Constituição da OIT) e, para terem validade, devem ser ratificadas pelos países signatários. Os Estados, porém, não são obrigados a ratificá-Ias, só o fazendo quando assim têm interesse. É obrigatória a convenção. Firma direitos e obrigações. Tem natureza de tratado. É objeto de ratificação. É considerada fonte formal de Direito. Tem natureza de lei federal. Fonte: MARTINS, Sérgio Pinto. Direito do Trabalho. São Paulo: Atlas, 2003, p.86.

Os termos protocolo e ratificação também são essenciais para entendermos como é estabelecida a responsabilidade de um Estado ao se submeter às normas estabelecidas pela OIT. Portanto, vejamos:

O protocolo é a forma em que é feito o acordo entre os negociadores a respeito dos tratados. A ratificação é a maneira de se dar validade ao tratado, mostrando que o governo aprova o pacto, que passa a integrar sua ordem jurídica. No Brasil, os tratados e convenções internacionais são considerados leis federais. Fonte: MARTINS, Sérgio Pinto. Direito do Trabalho. São Paulo: Atlas, 2003, p. 86.

A Declaração da OIT sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho e seu Seguimento, foi aceita no ano de 1998, possuindo como finalidade a “reafirmação universal da obrigação de respeitar, promover e tornar realidade os princípios refletidos nas Convenções fundamentais da OIT, ainda que não tenham sido ratificados pelos Estados-Membros”.190

A partir de 1999 a OIT passou a trabalhar a sustentação de seus valores e objetivos em favor de uma agenda social que permita o prosseguimento do processo de globalização por meio do equilíbrio entre desígnio da ação econômica e os da igualdade social.

Constitui preocupação permanente da OIT a melhora das condições de vida e trabalho de homens e mulheres de todo o mundo, e é na consecução desse objetivo precípuo que a organização vem trabalhando desde o seu surgimento.

4.5 As Convenções nº 100 e 111 da Organização Internacional do Trabalho e o