• Nenhum resultado encontrado

3. ASPECTOS METODOLÓGICOS

3.1 A COLETA DOS DADOS

3.1.3 O projeto final

3.1.3.1 Os informantes

Três escolas foram escolhidas para que se aplicasse o questionário nas turmas do terceiro ano. A primeira escola fica situada no bairro da Graça. O bairro em si já é tipicamente de classe média alta. A turma desta escola foi designada turma A e tem dezesseis alunos, dos quais doze são do sexo feminino, o que representa 75% da sala, e quatro, do sexo masculino, representando 25% da turma. Há um desequilíbrio na turma em relação ao fator gênero, já que a quantidade de meninas é três vezes maior do que a quantidade de meninos

Quinze dos dezesseis alunos da turma A têm pelo menos um dos pais com grau de escolaridade superior completo. Percebe-se que a turma tem um perfil de pais altamente escolarizados, representando um percentual de 94% da turma. Apenas um aluno tem pais cujo grau de escolaridade é Ensino Médio. Detalhando melhor, 50% da turma têm pai e mãe com nível superior completo, 44% têm apenas o pai ou a mãe com nível superior completo, ficando somente 6% da turma com pais cujo nível de escolaridade é nível médio completo, como demonstra o gráfico 1:

Gráfico 1: Distribuição dos alunos da turma A segundo a escolaridade dos pais

A segunda escola fica situada no bairro dos Barris. Este bairro fica numa região central da cidade e tem, como moradores, pessoas de classe média. Por sua localização bastante central e de fácil acesso, a grande maioria dos alunos vem de outros bairros da cidade, muitos dos quais, bastante periféricos. A turma B, como foi designada, tem 44 alunos, dos quais 23 são meninas e 21, meninos. Em valores relativos, as meninas representam 52% da turma e os meninos, 48%. Percebe-se, assim, que há um certo equilíbrio na turma quanto ao fator gênero.

Em relação à escolaridade dos pais, a turma B é bastante heterogênea, tendo alunos cujos pais têm grau de escolaridade alto e também alunos com pais com pouca escolaridade. Entretanto, apesar dessa heterogeneidade, é possível perceber que a turma mantém um nível intermediário de escolarização dos pais, já que 20 alunos,

Perfil da turma A em relação à escolaridade dos pais

8; 50% 7; 44%

1; 6%

Pai e mãe superior completo

Pai ou mãe superior completo

Pai e mãe médio completo

equivalentes a 45% da turma, têm pais que cursaram até o Ensino Médio. Somados a estes 20, há ainda mais três alunos cujos pais não concluíram o Ensino Superior. Considerando-se que o falante culto é aquele que possui grau de escolaridade superior completo, é possível inferir que 54% dos alunos, o que corresponde a um total de 24 alunos, convivem em ambiente familiar com falantes não-cultos, enquanto que 41% da turma, equivalente a 18 alunos, convivem com pais considerados cultos. É importante lembrar que 5% dos alunos, o que corresponde a dois alunos, não informaram o grau de escolaridade dos pais, o que pode indicar que seus pais tenham baixa escolaridade também. O gráfico 2 mostra a distribuição da turma B em relação ao grau de escolaridade dos pais de seus alunos.

Gráfico 2: Distribuição dos alunos da turma B segundo escolaridade dos pais

A terceira escola é uma escola estadual situada no bairro de Nazaré. Constituída de quinze alunos, a turma desta escola foi designada de turma C. Nesta turma, dez dos quinze alunos eram meninas e apenas cinco eram meninos. Há um certo desnível no que diz respeito ao fator gênero, na turma, já que os informantes do gênero feminino equivalem a 67% da turma e os informantes do gênero masculino a apenas 33%. A quantidade de meninas, na turma, é o dobro da quantidade de meninos.

Perfil da turma B em relação à escolaridade dos

pais

3; 7% 15; 34% 3; 7% 20; 45% 1; 2%

2; 5% Pai e mãe superiorcompleto

Pai ou mãe superior completo

Pai ou mãe superior incompleto

Pai e/ou mãe médio completo

Pai e /ou mãe Fundamental Não informou

Já em relação ao grau de escolaridade dos pais, a turma mostra também um certo grau de heterogeneidade, embora haja uma predominância de baixa escolaridade dos pais dos alunos. Apenas uma aluna indicou ter mãe com nível superior completo, o que equivale a um valor percentual de 7%. Dos quinze alunos, cinco alunos, equivalentes a 33% da turma, têm pais com grau de escolaridade média, completa ou incompleta. Sete alunos têm pais que não chegaram a completar o Ensino Médio, sendo que desses sete, dois sequer foram alfabetizados. É importante ressaltar que um terço da turma não informou o grau de escolaridade dos pais, o que pode indicar que os pais não tenham sido alfabetizados também. De um modo geral, a turma C se caracteriza por um baixo nível de escolaridade dos pais, o que faz com que os alunos da turma apresentem normas lingüísticas desprestigiadas e populares. O gráfico 3 detalha a distribuição dos alunos em relação à escolaridade dos pais.

Gráfico 3: Distribuição dos alunos da turma C segundo grau de escolaridade dos pais.

Por haver um certo desequilíbrio nas turmas A e C, quanto ao fator gênero, ao analisar os valores absolutos e relativos, este não foi um fator controlado, uma vez que a falta de tempo impediu que se encontrassem turmas com quantidades equilibradas de meninos e meninas. O gráfico 4 mostra que houve uma predominância de meninas no total de informantes. Ao todo, conseguiu-se constituir uma amostra com 75 informantes, dos quais 45 eram meninas, computando-se um total de 60%, e 30 eram meninos, o que representa 40% dos informantes.

Perfil da turma C em relação à escoladidade dos pais

1; 7% 2; 13% 3; 20% 1; 7% 1; 7% 2; 13% 5; 33%

Pai ou mãe superior completo Pai e/ou mãe médio completo

Pai e/ou mãe médio incompleto Pai e/ou mãe fundamental completo

Pai e/ou mãe fundamental incompleto Sem escolaridade

Gráfico 4: Distribuição dos informantes quanto ao sexo, nas turmas e no total