• Nenhum resultado encontrado

Os jogos computacionais e sua classificação

CAPÍTULO II: O JOGO COMPUTACIONAL E SUAS POTENCIALIDADES

2.2. Os jogos computacionais e sua classificação

Em decorrência dos avanços tecnológicos, incluindo o aparecimento da chamada realidade virtual e do surgimento de um número cada vez maior de tipos de jogos computacionais, é possível esboçar um tipo de classificação. Obviamente esta não é uma tarefa fácil. Podemos optar por uma classificação, levando em conta o hardware que utilizam (fliperamas, computadores pessoais, videogames, e games portáteis), ou segundo o conteúdo dos jogos, ou ainda segundo para quem são dirigidos.

Para os objetivos desta pesquisa optaremos pela classificação apresentada por Retschitzki, Gurtner (1996) e ressaltamos que concordamos com sua posição quando afirma que

32 O conceito de interface é muito importante, indo muito além da simples aparência gráfica: compreende

Introdução Capítulo Capítulo Capítulo Capítulo Capítulo Capítulo Referências

qualquer classificação é arbitrária e a que escolhemos não escapa desta regra. Assim sendo, para que cada jogo seja classificado efetivamente, seria necessário, talvez, ter em mãos um número maior de categorias. O mérito principal de um número restrito é que se pode memorizar mais facilmente e o utilizar. Para simplificar as idéias, distinguimos, por conseguinte aqui as quatro grandes classes de jogos seguintes: jogos de ação, jogos de aventura, jogos de simulação e jogos de reflexão. (RETSCHITZKI, GURTNER, 1996, p. 85)33 (tradução nossa).

Retschitzki, Gurtner (1996) representa sua classificação dos jogos computacionais em forma de um diagrama representado conforme a figura abaixo:

combate habilidade vida ecológico exploração RPG34

estratégia sociedade (passatempo) plataforma esportivo

militares

FIGURA 2.2. Diagrama de classificação dos jogos computacionais segundo as categorias propostas por Retschitzki (1996).

Acrescentamos à lista apresentada por Retschitzki, Gurtner (1996), consoante ao trabalho de Battaiola (2000), o jogo infantil.

Jogos de ação

Os jogos de ação são, de acordo com Retschitzki, Gurtner (1996), os mais conhecidos; enfatizam as habilidades perceptivas e motoras, os reflexos do jogador, mais 33 Toute classification est arbitraire et celle que nous avons choisie n'échappe pas à la régle. Pour que chaque jeu

soit bien placé il faudrait peut-être avoir recours à plus grand nombre de catégories. Le mérite principal d'un nombre restreint est qu'on peut plus aisément les mémoriser et les utiliser. Pour simplifier les idées, nous distinguons donc ici les quatre grandes classes de jeux suivantes: jeux d'action, jeux d'aventure, jeux de simulation et jeux de réflexion

34 ou Jogo de Interpretação de Personagens. Maiores informações sobre o assunto no site

http://www.historias.interativas.nom.br/educ/index.htm , acesso em 12 de jan. de 2005.

Jogos Computacionais

Introdução Capítulo I Capítulo II Capítulo III Capítulo IV Capítulo V Capítulo VI Referências Bibliográficas

-

48

especificamente sua capacidade de reação rápida. Estão incluídos nesta categoria os jogos de guerra, de combate35, os jogos de plataforma em que o personagem vai passando de uma plataforma a outra para escapar de diferentes perigos ou amontoar riquezas. A série dos MARIO’s e SONIC’s são os mais famosos desta categoria. E os jogos de habilidade que requerem dos jogadores maior destreza com o teclado, mouse ou joystick.

Jogos de aventura

Os jogos de aventura são aqueles que partem da idéia de se conseguir um determinado objetivo em um ambiente de aventura e perigo em que o jogador tem que resolver problemas ou enigmas, encontrar objetos e derrotar seus inimigos. São os jogos de exploração que, de acordo com Battaiola (2000), são aqueles derivados de filmes de ação ou de detetives: Mortal Kombat; Aliens vc. Predator; Batman Begins; X-Men Legends; Carmen Sandiego: Secret of the Stolen Drum; Prince of Pérsia; são alguns dos títulos deste tipo de jogo e os jogos de RPG (Role Playing Game).

O jogo de RPG (Role Playing Game) é, de acordo com Rosa (2004), um jogo de interpretação e faz-de-conta. É uma categoria de jogo que utiliza a representação como fator dominante. Retschitzki, Gurtner (1996) ressalta que neste tipo de jogo é acrescentada a interatividade (os jogadores interagem entre si e com o mestre). Em uma sessão de RPG, os jogadores recebem ou criam personagens cujas ações na história são decididas por eles. Uma pessoa, normalmente chamada de mestre ou narrador, conta a história e decide quais são as ações e reações das personagens não controladas pelos jogadores. O mestre deve guiar os jogadores por um mundo que pode ser criado por ele, adaptado ou até mesmo copiado, e deve, com ajuda das regras, resolver os impasses dando suporte para o desenrolar do jogo.

O RPG tem algumas características que o tornam educativo, dentre elas, a socialização, pois os jogadores conversam entre si e com o mestre, trocando idéias e expondo as ações de seus personagens. Outro aspecto importante é a cooperação, pois para que a história seja bem sucedida, é extremamente necessário que haja a cooperação entre os jogadores. Rosa (2004) ressalta que a base do RPG é a criatividade que é desenvolvida quando os jogadores se imaginam na história e decidem como seus personagens reagem e resolvem os desafios das histórias. E por fim, a interdisciplinaridade, pois em uma única história pode abordar temas de várias disciplinas. Ressaltamos alguns títulos desta categoria: 35 Counter Strike é, sem dúvida, o título mais famoso dos jogos de combate.

Introdução Capítulo Capítulo Capítulo Capítulo Capítulo Capítulo Referências

Tíbia, Dungeons and Dragons, Baldur´s Gate, O Senhor dos Anéis, Final Fantasy, e o RPG Maker36 (que possibilita a construção de jogos de RPG).

Jogos de reflexão e estratégia

Os jogos de reflexão, segundo Retschitzki, Gurtner (1996), demandam de um esforço intelectual por parte do jogador e possibilitam ao sujeito que aprenda com o jogo. Neste tipo de jogo é reproduzida uma série de situações complexas e o jogador deve controlar muitas variáveis para alcançar sua meta. Os jogos de estratégia estão classificados nesta categoria, por exemplo, os jogos de tabuleiro, como damas, xadrez, memória, Taipei, puzzles, dentre outros.

Marco (2004) afirma que os “jogos de estratégia são projetados com o objetivo de levar o usuário a tomar decisões de grande relevância para a situação de jogo” (MARCO, 2004, p. 52). Jogos de guerra também podem ser classificados nesta categoria, como por exemplo, Age for Empires, WarCraft, A World at War, Acto of War, Civilization. Marco (2004) apresenta o jogo Simcity 4 como um exemplo de jogo de estratégia. Entretanto, Retschitzki, Gurtner (1996) o classifica como jogo de simulação. Discutiremos especificamente sobre o jogo Simcity 4 e qual a classificação que adotaremos para esta pesquisa, mais adiante.

Retschitzki, Gurtner (1996) classifica, nessa categoria, o que denomina de jogos de sociedade. Estes jogos são denominados por Battaiola (2000) como jogos de passatempo. Os jogos de passatempo são de entretenimento pessoal, programas simples e sem história relacionada, cujo objetivo é atingir a maior pontuação possível. Jogos de cartas como Paciência, Poker, FreeCell são alguns títulos desta categoria. Battaiola (2000) classifica os jogos de tabuleiro - que para Retschitzki, Gurtner (1996) são classificados como jogos de reflexão - nesta categoria.

Jogos de simulação

Os jogos de simulação são, de acordo com Battaiola (2000), jogos de âmbito tático cujo principal objetivo é fazer com que haja uma imersão do usuário no ambiente proposto. Os jogos de simulação mais conhecidos são os simuladores de vôo, de carro

36 Rosa apresenta em sua pesquisa a idéia de construção e aplicação de um jogo construído neste software,

Introdução Capítulo I Capítulo II Capítulo III Capítulo IV Capítulo V Capítulo VI Referências Bibliográficas

-

50

(corridas) ou qualquer outro que busca modelar o real. SimTheme Park 37, Airport Tycoon 38, Golf Resort Tycoon 39, TrainTycoon,40 são alguns exemplos de jogos desta categoria.

Retschitzki, Gurtner (1996, p. 92) classifica nesta categoria os jogos denominados ecológicos, militares, esportivos. Como jogo de simulação ecológico cita o Simants que permite ao jogador se colocar no lugar de uma formiga e mudar para um formigueiro em que precisa se defender de perigos que o ameaçam como: homem, aranha, produtos químicos, dentre outros. Outro exemplo é o Simlife que propõe ao jogador criar novas plantas e permite- lhe assim familiarizar-se com conceitos biológicos elementares.

Os jogos militares são aqueles que de acordo com Retschitzki, Gurtner (1996, p. 92), não são somente de combate, como no caso dos jogos de ação, mas são os jogos que reescrevem a história. São antigas batalhas reconstituídas com base em informações relativamente realistas. O jogador desempenha o papel de um chefe de guerra que deve tomar grandes decisões estratégicas a fim de tirar melhor partido da situação.

Nesta categoria, Retschitzki, Gurtner (1996) destaca os jogos de esporte como, por exemplo, os jogos de golfe, de tênis, vôlei, basquete, futebol, dentre outros. Vale ressaltar que Retschitzki, Gurtner (1996) considera que estes jogos de esporte são difíceis de classificar,

as simulações de esportes são mais complexas e formam uma última categoria de jogos de simulação. O futebol, o hockey, o futebol americano assim deu lugar às adaptações nas quais o jogador deve fazer escolhas estratégicas, como um técnico de sua equipe, antes que a ação se desenrole, levando em consideração as características da equipe que é simulada, suas forças, fraquezas, etc.. Os jogos de esporte são, contudo, difíceis de classificar com certeza; se alguns são apenas jogos de ação, outros constituem verdadeiras simulações, enquanto que outros podem ser considerados mais jogos de reflexão. (RETSCHITZKI, GURTNER , 1996,p. 93)41 (tradução nossa)

São exemplos de jogos de simulação de vida, o The Sims e o Simcity. The Sims é

37 Tem como objetivo o gerenciamento de um parque de diversões. 38 O objetivo do jogo é o gerenciamento de um aeroporto.

39 Tem como objetivo a administração de uma estação de Golf. 40 O jogador é responsável por dirigir um trem.

41 Les simulations sportives les plus complexes forment une dernière catégorie de jeux de simulation. Le

football, le hockey, le football américain ont ainsi donné lieu à des adaptations dans lesquelles le joueur doit opérer ds choix stratégiques, à la manière du responsable technique de l’équipe , avant que l’action ne se déroule, tenant compte des caractéristiques de l’équipe qui est simulée, de ses forces de ses faiblesses, etc. Les jeux à thème sportif sont toutefois difficiles à classer avec certitude ; si certains ne sont que des jeux d’acntion, d’autres constituent de véritables simulations, alors que d’autres constituent de véritables simulatations, alors que d ‘autres encore méritent d’être considérés plus comme des jeux de réflexion.

Introdução Capítulo Capítulo Capítulo Capítulo Capítulo Capítulo Referências

um simulador de vida em que o jogador tem a possibilidade de controlar seus Sims (habitantes) por uma vida inteira. O jogador escolhe a aparência e personalidade da pessoa, moldando seus lares com objetos comprados com dinheiro ganho em seus empregos, enquanto buscam a felicidade gerenciando necessidades como fome, diversão e descanso, entre outros.

O jogo computacional Simcity 4, como já descrito anteriormente, é classificado por Retschitzki, Gurtner (1996) como sendo um jogo de simulação e por Battaiola (2000) como um jogo de estratégia. Ao pesquisar este jogo na literatura encontramos o mesmo ora em uma categoria, ora em outra ou ainda nas duas categorias. Este é um bom exemplo que demonstra a complexidade da ação de classificar jogos eletrônicos ou computacionais. Entendemos que alguns destes jogos apresentam características heteróclitas42, podendo ser

portanto, classificados em mais de uma categoria. Entendendo esta característica eclética do jogo computacional Simcity 4, optamos por classificá-lo nas duas categorias: é um jogo de simulação quando o jogador está imerso no ambiente da cidade, fazendo seu gerenciamento e tendo que resolver os problemas que aparecem durante o jogo e um jogo de estratégia quando para resolver estes problemas é necessário elaborar estratégias que podem afetar diretamente a situação do jogo. Assim sendo, faz-se necessária uma caracterização desse jogo.

Jogos infantis

Os jogos infantis têm, segundo Battaiola (2000), como objetivo central divertir as crianças, e sua principal característica são as imagens coloridas, com um visual próximo ao de desenhos animados e de fácil interação, sendo de trama usual e simples.